sexta-feira, 11 de maio de 2012

O PECADO SEM POSSIBILIDADE DE PERDÃO

Certa vez estava conversando com um amigo, pessoa que teve sua vida totalmente transformada depois que aceitou Jesus. Antes disso ele era da “pá virada” e fez de tudo um pouco. E esse meu amigo me confessou que tinha muito medo de ter cometido algum pecado grave demais, para o qual não haveria perdão. Será que ele tinha razão em ter esse tipo de medo? 

À primeira vista não haveria razão para isso, pois através do sangue derramado por Jesus, nossos pecados são perdoados (1João capítulo 2, versículos 1 e 2; Colossenses capítulo 2, versículos 13 e 14). Mas, talvez você não saiba que há uma limitação, pois existe um pecado para o qual não há perdão, conforme o próprio Jesus nos alertou (Marcos capítulo 3, versículos 28 e 29):
"...tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno."   

Deus perdoa todo e qualquer pecado, independentemente da sua gravidade, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão, em nenhuma hipótese. E isso não deixa de ser assustador.

Explicando o pecado sem perdão
Blasfemar significa falar injuriosamente sobre alguém. É importante observar desde logo, que há uma diferença entre a blasfêmia contra o Espírito santo e a contra Deus Pai ou Filho. Afinal, a Bíblia relata vários casos em que esse segundo tipo de blasfêmia aconteceu e o pecador foi perdoado (por exemplo, Mateus capítulo 12, versículos 24 a 29). A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado diferenciado, no seu aspecto negativo. 


Ao longo da história, houve várias tentativas de esclarecer que tipo de pecado era esse, o que gerou diferentes interpretações. Uma primeira interpretação diz que esse pecado se refere a rejeição do povo judeu à Jesus como Messias. Os que defendem essa linha de pensamento alegam que como Jesus já voltou para junto do Pai, não haveria mais como cometer esse pecado. Mas é importante observar que, no alerta dado por Jesus, Ele usou as palavras “aquele que blasfemar”, ou seja não há uma restrição a um tipo de pessoa específico.  

Uma segunda possibilidade é que esse pecado ocorra quando alguém atribua conscientemente uma ação inspirada pelo Espírito Santo a Satanás e seus demônios. Por outro lado, a própria Bíblia nos diz para testar o que está por trás de qualquer manifestação espiritual (1 João capítulo 4, versículo 1) e alerta para nos acautelarmos contra falsos profetas, vestidos em pele de cordeiro (Mateus capítulo 7, versículo 15).


Parace absurdo, então, pensar que, se durante esse teste, a pessoa fizer uma confusão, por falta de discernimento espiritual, ela estaria sujeita a incorrer num pecado sem perdão. Certamente essa também não é a resposta correta.

Uma outra possibilidade é que esse pecado se refira à falta de fé em Jesus. E a menção ao Espírito Santo deve-se ao fato de que cabe a Ele nos convencer do pecado e da justiça divina (João capítulo 16, versículos 7 a 11). Isso porque, se as pessoas não aceitaram Jesus é porque rejeitaram a ação do Espírito na vida delas. Mas denominar essa descrença de  blasfêmia é um exagero e essa explicação também não parece adequada.

Finalmente, há ainda a possibilidade de que a pessoa não apenas resista à ação do Espírito Santo, mas acabe se voltando contra Ele, exigindo ser "deixada em paz". E às vezes isso é feito com ódio e revolta -
eu já vi isso acontecer e a pessoa chegou a desafiar Deus a fulminá-la

O resultado é que o Espírito Santo desiste de tentar convencer essa pessoa a mudar e a deixa à sua própria sorte, como ela mesmo pediu. E sem a ação do Espírito Santo, nunca essa pessoa vai ter consciência dos seus pecados e aceitar Jesus e, portanto, não será perdoada por Deus.

Conclusão
Se uma pessoa aceitou Jesus no seu coração, ela não mais poderá cometer o pecado sem perdão. E também certamente não o cometeu antes, pois então o Espírito Santo não teria atuado na vida dela. Assim, meu amigo não deveria ter ficado com medo, apesar do seu passado complicado . 


E é um verdadeiro paradoxo que quando uma pessoa chega a ficar preocupada em ter blasfemado contra o Espírito Santo, essa mesma preocupação, por si só, comprova que certamente ela não tem esse pecado pesando contra si. Que alívio, não?

Com carinho
Vinicius

9 comentários:

  1. Olá, Me sinto até envergonhada de perguntar isso... Mas estou procurando entender tudo o que me for possivel desde o inicio de todas as coisas. Vinicius por favor, me fale uim pouco mas sobre o Espirito Santo! "DEUS'' Pai e nosso "SENHOR JESUS CRISTO" se tornaram um só após a ressureição de "CRISTO''?! certo? Sendo assim as vezes durante os cultos por exemplo os pastores nos dizem Sintam a presença do Espirito Santo em nosso meio! O espirito santo Também é o Espirito de "JESUS e "DEUS" juntos. ao nosso redor. Obg. desculpe se ficou meio ruim de ser entendido. aguardo retorno. Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a falta de acentos e pontuacao, pois estou sem acesso a computador.

      Nao tenha vergonhas de ter duvidas, pois isso eh parte do crescimento na fe.

      Nosso Deus eh composto por tres pessoas, que tem a mesma natureza e unicidade de propositos. Refiro-me ao Pai, Filho (Jesus Cristo) e o Espirito Santo. Cada um tem sua missao. Por exemplo, o Pai eh o Criador, o Filho o Salvador e o Espirito Santo o Consolador.

      Vc pode orar em nome de qualquer um deles, pois eles sao tres mas tambem um. Por isso nos referimos a eles como a Santissima Trindade. Agora, como isso eh possivel nos nao sabemos. Trata-se de um misterio para nos.

      Excluir
    2. Olá! Vinicius; A paz do ''SENHOR''... muito obrigada por responder as minhas duvidas. Fico agradecida, continuarei estudando e aprendendo com você aqui no blog

      Excluir
  2. Olá boa noite, blasfemar contra o espírito santo é o único pecado sem perdão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Bíblia, sim. E a razão fica clara pela própria natureza do pecado.

      Excluir
  3. Bom dia
    Sou cristã e estou depressiva porque acho que blasfemei contra o Espírito Santo.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é cristã de fato, não existe possibilidade de ter cometido esse pecado. Pode ficar tranquila a esse respeito.

      Leia de novo meu post pois explico isso em detalhe.

      Excluir
  4. Oi boa tarde Vinicius! Gostaria de tirar uma duvida quanto ao batismo do Espirito Santo! Ja vi um caso de algumas pessoas em Espirito e outras comentarem que elas estavam recebendo espirito do engano. As pessoas q falaram estariam comentendo uma blasfêmia contra o Espirito Santo por fazer esse julgamento sem ter certeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim haver confusão sobre um fenômeno espiritual e as pessoas chegarem ao diagnóstico errado do que aconteceu por falta de discernimento. Mas isso não é o pecado contra o Espírito Santo.

      E nem seria razoável imaginar que tal tipo de engano fosse um pecado sem possibilidade de perdão.

      Excluir