sábado, 4 de janeiro de 2014

BENÇÃOS NO NOVO ANO

A virada do ano é sempre um período de renovação da esperança. De acreditar que novas e melhores coisas surgirão na vida. Que problemas e dificuldades serão finalmente resolvidos e/ou superados. E é bom que seja assim, que haja esse renovar de esperanças, trazendo um sopro de ar fresco sobre nossas vidas.

Mas é importante, quando essas esperanças se renovarem, entender bem como Deus age. Como Ele vai mudar sua vida e ajudar você a superar as dificuldades. 

A esmagadora maioria dos milagres que Ele realiza nessas situações são do tipo "silencioso". E o problema é que esse tipo de milagre "silencioso" não é percebido e a pessoa acha que nada está acontecendo.  

O milagre "silencioso" na vida de Israel
O maior milagre que aconteceu na vida do povo de Israel - na minha opinião, maior mesmo do que a travessia do Mar Vermelho ou as dez pragas lançadas contra o faraó do Egito - foi a formação de uma nação forte, capaz de conquistar a Terra Prometida.

Quando Deus decidiu tirar Israel do Egito, conforme o relato do Êxodo, sua matéria prima foi um grupo de escravos (nessa condição há mais de 400 anos), sem organização social e com baixa auto-estima. Esse último fator era tão sério que, ao primeiro sinal de dificuldade, o povo de Israel preferiu voltar a ser escravo no Egito do que enfrentar o problema (capítulo 14, versículos 10 a 14).  

Em apenas 40 anos, Deus transformou esse "bando" em um povo organizado, com tradições e cultura próprias, capaz de grandes feitos militares. E não há registro na história de algo similar. Basta lembrar que a integração das duas Alemanha, a partir da queda do muro de Berlim, ocorreu cerca de 25 anos atrás e ainda está longe de se completar. O lado mais pobre, o Oriental, ainda se sente discriminado pelo mais rico, apesar de centenas de bilhões de euros gastos em subsídios para equalizar a situação - ainda há como um muro invisível separando as duas regiões.

Introduzir transformações sociais e culturais em um povo é coisa para muitas gerações - todos os exemplos históricos demonstram isso. Mas, Deus fez isso em apenas 40 anos. E infelizmente essa transformação nunca é reconhecida como milagre que foi. 

Para comprovar o que eu acabei de dizer, basta tentar lembrar quantas vezes você viu um sermão ou leu um livro falando sobre isso - eu, pelo menos, nunca vi nada nesse sentido. E essa falta de percepção se dá porque um milagre que simplesmente vai ocorrendo aos poucos, acaba não sendo notado. Simples assim.

Entendendo os milagres "silenciosos"
As razões para que alguns milagres se tornem "silenciosos" são duas. A primeira é que nossa sociedade anda cada vez mais rápido e quer resultados logo - não há paciência para esperar. Assim fica difícil apreciar devidamente uma obra que é feita gota a gota.

A segunda razão é porque imaginamos que Deus vai fazer as coisas de determinada forma e Ele sempre age ao jeito d´Ele. E uma coisa normalmente é bem diferente da outra. É como se esperássemos um avião de socorro vindo do norte e ele chega do sul. Aí demoramos a perceber que o socorro chegou.

Palavras finais
Você certamente vai pedir várias coisas a Deus durante o novo ano e não há nada de errado nisso. Mas você precisa aprender a reconhecer quando Deus estiver agindo na sua vida. 

Às vezes serão passos pequenos, que parecerão pouco significativos, mas que irão sendo acumulados e terminarão por levar você mais longe do que imaginava ser possível. Eu sei, pois isso já aconteceu comigo.

Deus está sempre presente e atuando, não importa se você percebe isso ou não. Mas se você perceber, sentir-se-á reconfortado/a e terá novo ânimo para tocar sua vida.

Com carinho

2 comentários:

  1. Oi
    Você deve estar de ferias? Nunca mais vi postagens. Continue postando, Deus fala muito através da suas postagens. A paz.. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Richard

      Já tenho quinze postagens em 2013. Esse tipo de atividade não permite férias.

      Um abraço

      Excluir