domingo, 26 de janeiro de 2014

FÉ CEGA, FACA AMOLADA

Agora não pergunto mais pra onde vai a estrada  Agora não espero mais aquela madrugada...
A fé, a fé, paixão e fé, a fé, faca amolada...                     O brilho cego de paixão e fé, faca amolada               "Fé cega, faca amolada", música de Milton Nascimento e letra de Fernando Brant 

Já ouvi muitas vezes, mesmo de cristãos sinceros, que a fé precisa ser cega, caso contrário não tem valor, não é uma entrega completa a Deus. Segundo essas pessoas, é como a letra da música acima: é preciso ter fé, não perguntar para onde vai a estrada, manter o brilho cego da paixão e amolar a "faca" para enfrentar os obstáculos da vida.

A fé cega parece bonita e mais sincera, só que não é bíblica. Basta ver o que está escrito em 1 Pedro, capítulo 3, versículo 15:  "... estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós". 


A Bíblia ensina, portanto, que deve haver uma razão para a fé e é preciso estar preparado(a) para explicá-la para si mesmo(a) e para as demais pessoas. E, se há uma razão, não se trata de fé cega. Simples assim. 

E isso fica evidente na vida dos grandes heróis da fé: eles duvidaram, pediram explicações, e alguns, como Moisés e Abraão, até discordaram do que Deus pretendia fazer. E Deus aceitou isso muito bem.

Talvez você se surpreenda com o que acabei de dizer, mas a fé burra é ruim porque gera condições para que as pessoas sejam abusadas pelos seus líderes espirituais. A fé burra faz também com que as pessoas adquiram certezas que não deveriam ter, apenas porque precisam sempre se sentir seguras. 

A fé que Deus espera deve ser instruída pela mente, pelo entendimento. É preciso conhecer e entender aquilo que se crê. Portanto, não tenha medo de passar por dúvidas, de perguntar a Deus por que as coisas são de uma forma e não de outra. De demonstrar abertamente suas frustrações e até seu sentimento de ter sido injustiçado(a). 

Afinal, Ele entende você pois o(a) criou e conhece em detalhe cada uma das suas dificuldades e fraquezas.
  
Com carinho

Um comentário:

  1. A fé cega significa não se deixar influenciar pelo que o olhos veem...

    ResponderExcluir