quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

QUAL A FÉ QUE VOCÊ QUER TER?

Certo dia Jesus e seus discípulos navegavam no lago da Galiléia. Aí veio enorme tempestade, colocando o barco em risco de naufrágio. E enquanto o drama se desenrolava, Jesus dormia confortavelmente. Depois de hesitar, os discípulos resolveram acordar Jesus para que Ele os salvasse. Jesus repreendeu o vento e a tempestade se acalmou (Lucas capítulo 8, versículos 22 a 25).

O fato é que os discípulos tiveram fé suficiente para saber que Jesus poderia salvá-los, mas sua fé não foi o bastante para que eles mesmos executassem o milagre. Mas o mesmo poder que Jesus usou - o Espírito Santo - também estava disponível para os discípulos. O que faltou para aqueles homens foi fé. Foi por isso que Jesus, logo depois de acalmar o vento, perguntou àqueles homens onde estava sua fé.

O que mais ouço nas igrejas são pedidos das pessoas para Deus aumentar sua fé. Mas para que as pessoas querem mais fé? Quando faço esse tipo de pergunta, a resposta que quase sempre recebo é que a fé faz a mão de Deus se mover. Em outras palavras, as pessoas esperam conseguir uma resposta maior de Deus, se tiverem fé maior. 

Não digo que essa resposta esteja errada, mas acho que ela apequena a ideia da fé. E penso que é por causa disso que a fé da maioria das pessoas nunca aumenta muito. 

Uma fé maior deveria levar as pessoas a fazerem mais em prol do Reino de Deus. A amarem mais ao seu próximo. Essa deveria ser a justificativa para o pedido de uma fé maior. Mas raramente vi alguém fazer isso. 

Tiago, irmão de Jesus, escreveu uma carta onde ensinou que a fé sem obras é morta. Assim, se quisermos ver como está a fé de alguém, basta olhar para suas obras (Tiago, capítulo 2, versículos 17 e 18). E se formos olhar para o conceito de obras na Bíblia, veremos que elas se referem essencialmente àquilo que edifica o Reino de Deus. Que atende sua vontade.

E tenho certeza que Deus nunca deixará de atender alguém que peça sinceramente para ter sua fé aumentada visando trabalhar na obra de Deus. 

Você quer mais fé? Acredito que sim. Eu também quero. Cabe então a pergunta: se você receber uma fé maior de Deus, no que pretende usá-la? Apenas para acalmar tempestades na sua vida? Para impedir que seu "barco" afunde"? Ou para agir na vida do seu próximo?

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário