quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A GRAÇA DE DEUS TODO O TEMPO

A Bíblia começa e termina falando da Graça de Deus. E isso não acontece por acaso. Há um grande ensinamento aí para nossas vidas.

Mas o que é a Graça de Deus? Quando uma loja diz que algo é grátis afirma que o consumidor vai receber aquele produto sem pagar nada, sem dar qualquer retribuição. E a palavra grátis tem a mesma raiz da palavra graça, apontando para o mesmo conceito.

A Graça de Deus, portanto, é aquilo que Ele dá para o ser humano sem que haja qualquer merecimento por parte das pessoas. A maior manifestação da Graça de Deus é o sacrifício de Jesus na cruz para nos salvar. Nenhum de nós fez nada para merecer esse presente. Trata-se de uma manifestação pura da Graça.

Voltando ao que a Bíblia diz, o texto começa falando da criação do mundo (Gênesis capítulo 1, versículo 1):
"No princípio criou Deus o céu e a terra."
Ora, Deus não tinha qualquer obrigação de criar o universo e muito menos a vida que nele existe, incluindo os seres humanos. Fez isso porque entendeu que era bom. Assim, a vida é um presente. Em outras palavras, a criação é um produto da Graça de Deus. E é exatamente sobre isso que a Bíblia começa falando.

A Bíblia termina no livro do Apocalipse, que traz uma série de visões dadas ao apóstolo João sobre o que acontecerá no final dos tempos (veja mais). E o livro termina, no capítulo 22, versículo 21, da seguinte forma:
"A graça do Senhor Jesus seja com todos". 
A Graça de Deus é lembrada aqui como fonte de bençãos para o ser humano. Ninguém merece ser abençoado, portanto quando recebemos algum benefício de Deus é por conta da sua Graça em ação. Simples assim.

A Graça de Deus abre e fecha o relato da Bíblia. E isso é um ensinamento muito importante. Significa que a Graça está presente em toda a história da relação de Deus com seu povo, começando com Israel (Velho Testamento) e concluindo com a igreja cristã (Novo Testamento).

Essa mensagem significa que o ser humano depende da Graça de Deus para tudo, começando pela sua existência, continuando pela proteção que precisa contra os desafios da vida, e finalizando para sua salvação. 

A nós, cabe reconhecermos esse fato e sermos gratos a Deus, sempre.

Com carinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário