domingo, 2 de fevereiro de 2014

85 PESSOAS VALEM O MESMO QUE 3,5 BILHÕES

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho indicou que 85 multibilionários, em conjunto, têm patrimônio equivalente às 3,5 bilhões de pessoas mais pobres do mundo. É como dizer que cada um desses bilionários tem a mesma riqueza que cerca de 41 milhões de pessoas (uma Argentina). 

Não estou afirmando que esses bilionários sejam más pessoas e/ou tenham ganho suas fortunas explorando os mais pobres. Não, vários deles, como Bill Gates, fundador da Microsoft, são pessoas decentes, religiosas, e até preocupadas com os pobres (doam bilhões para a caridade). Ganharam seu dinheiro de maneira honesta, sendo criativos, competitivos e sabendo aproveitar as oportunidades que surgiram. 

O que me deixa chocado é o tamanho da distorção na distribuição de riqueza mundial para a qual esse relatório aponta. Isso significa que o sistema deste mundo a forma como a sociedade funciona, seus objetivos, etc - está errado, muito errado, e doente. Afinal, não é aceitável, por qualquer padrão de análise, que uma única pessoa tenha a mesma riqueza que 41 milhões de outras.

É por isso que a Bíblia ensina que o "mundo jaz no Maligno", isto é o sistema deste mundo é controlado pela lógica doentia de Satanás. 

O problema não está tanto naqueles que têm muito e sim na gigantesca quantidade daqueles que têm muito pouco. É escandaloso que num mundo com a riqueza e o avanço tecnológico atual ainda existam pessoas que morram de fome, que não tenham suas necessidades básicas atendidas. Não consigam ter uma vida com o mínimo de dignidade humana. 

E, ainda pior, que os governos se desculpem, afirmando não ter recursos para acabar com a pobreza, quando gastam bilhões com sistemas de armas sofisticadas, com obras inúteis e permitam a corrupção em larga escala. Muito triste. 

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário