quinta-feira, 6 de março de 2014

E QUANDO FAZEM PIADA COM COISA SÉRIA...

Dias atrás eu fazia aula de ginástica em grupo. Em dado momento, uma das pessoas do grupo disse: "prefiro ir para o inferno, pois lá é mais quentinho..." Respondi para a pessoa: "cuidado com o que você pede, pois Deus pode atender seu pedido." 

É muito comum as pessoas fazerem piadas com questões espirituais sérias. Com crenças que consideramos sagradas - por exemplo, a figura de Jesus Cristo. E penso que há duas razões para as pessoas fazerem isso. A primeira razão é não conseguirem olhar de frente para certos ensinamentos sérios da Bíblia - por exemplo, haverá pessoas salvas e pessoas que irão para o inferno. Ao não conseguirem lidar bem com o ensinamento, procuram "adocicá-lo", torná-lo menos sério. E fazem isso através de piadas. Esse foi o caso que aconteceu na minha aula de ginástica.

A segunda razão para as pessoas fazerem piadas com assuntos espirituais sérios é marcar sua posição contrária a eles. E fazem isso ridicularizando aquilo de que discordam. Este é o caso de uma marca de cerveja recentemente lançada no mercado chamada "Diabólica". Além do nome terrível, o anúncio da cerveja faz brincadeira de profundo mau gosto com o conceito de Céu (Paraíso). O nome da bebida ridiculariza nossa crença que existe uma força do mal - Satanás - e o texto do anúncio faz pouco caso da ideia de salvação.

Como enfrentar esse tipo de situação
O que cabe aos cristãos fazerem nesse tipo de situação? Antes de tudo, não devem ficar calados - muitas vezes as pessoas se encolhem para evitar passar imagem de intolerantes, "quadradas" ou mal educadas. Mas é possível responder à provocação, marcar uma posição em defesa da própria crença, sem ser grosseiro ou inconveniente. Jesus fez isso várias vezes, quando era provocado pelos fariseus e outras pessoas adversárias do seu ministério.   

Depois, é preciso levar em conta qual a motivação por trás da piada, antes de responder, para "calibrar" a resposta de acordo com a provocação que foi feita. No caso em que a pessoa fez piada por se sentir desconfortável com alguma verdade espiritual, a melhor resposta é chamar atenção da pessoa para seu desconforto. 

Foi o que procurei fazer no exemplo da aula de ginástica. Aquela piada nasceu na dúvida que a pessoa tinha sobre o que vai acontecer com ela no final dos tempos. Aí ficou mais fácil "adoçar" o significado do inferno, tirando peso do risco de acabar lá. Ao alertar a pessoa para as consequências de Deus atender seu pedido de ir para o inferno, procurei fazer com que ela refletisse sobre a situação como um todo.

Algumas vezes, em situações como essa, será preciso também esclarecer algum conceito espiritual, pois a piada pode ter sido fruto da falta de conhecimento teológico.

Agora, quando alguém faz da piada um ataque direto às crenças cristãs, o cristão deve rebater com muita firmeza. E nem deve se preocupar em ser politicamente correto - afinal, se a pessoa não se preocupou em respeitar a crença alheia, a ponto de fazer piada com ela, não pode se queixar de receber resposta firme.  

Quando o ataque é feito por uma empresa, como no caso da nova cerveja, a resposta mais adequada é simplesmente boicotar os produtos e serviços que ela oferece. O cristão pode até promover campanha pública nesse sentido. Afinal, a parte mais "sensível" de uma empresa é o bolso e quando ela começa a perder dinheiro, rapidamente muda de opinião. Há inúmeros exemplos históricos que comprovam o acerto desse tipo de política - por exemplo, o antigo governo da África do Sul mudou sua política de discriminação dos negros (apartheid) essencialmente por causa do boicote mundial às empresas daquele país. 

Em resumo, nunca deixe de reagir quando ouvir uma piada de mau gosto sobre uma crença cristã importante. É claro que as pessoas têm direito a manifestar livremente sua opinião, pois estamos numa democracia, o que inclui fazer críticas e até piadas com os ensinamentos cristãos. Mas o mesmo direito que a outra pessoa tem de criticar, o cristão também tem de responder de forma educada, mas firme.

Com carinho

2 comentários:

  1. Estou aqui como "anonimo" mas meu nome é Hideraldo e moro em Santa Rosa-RS. Eu queria saber porque as pessoas fazem piada com o nome de Jesus e nunca fazem piada de pai de santo ou de macumbeiro...será que eles tem "medinho" que o pai de santo lhes jogue uma macumba????

    Chegará o dia em que TODO o joelho se dobrará e TODA A língua confessará que JESUS CRISTO é o Senhor!! Eu imploro a essas pessoas que sigam a Jesus, pois conforme as suas palavras onde ele diz "Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim" agindo assim as pessoas estão se afastando da salvação e "entregando a rapadura" ao capeta...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por publicarem meu comentário. Gostaria que as pessoas tomassem consciência da amplitude das palavras de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. Sua palavra se cumpre a cada dia, mas as pessoas infelizmente estão cegas (uns pelo dinheiro, outros pelas drogas, outros pelos prazeres carnais...) estão na verdade, rendendo preito ao diabo e por isso condenando-se com suas próprias mãos...

    ResponderExcluir