terça-feira, 18 de março de 2014

AS DIFERENÇAS ENTRE OS CRISTÃOS

Vou começar fazendo três perguntas:

  • Até que ponto você acha que Deus se envolve nas questões diárias do mundo?
  • Até que ponto você acha que Deus julga o que as pessoas fazem?
  • Até que ponto você depende de Deus na sua vida diária?

Essas perguntas são importantes porque caraterizam como você, eu e todos(as) os(as) demais cristãos(ãs) se relacionam com Deus. Estudo recente - ver o livro "What we say about God and what that say about us" de Paul Froese - confirmou que são as respostas a essas perguntas e não os rótulos denominacionais (metodista, presbiteriano, batista, etc) que de fato diferenciam as pessoas entre si. 

É claro que parte do conteúdo dessas respostas vem  dos ensinamentos passados pela próprias denominações cristãs. Mas a parte mais importante é construída pela própria pessoa com base nas suas experiências individuais - com quem convive, os livros que lê, as respostas de oração que obteve e assim por diante. 

Essas experiências acabam compondo um quadro mental que define como a pessoa entende a figura de Deus e a forma como Ele quer se relacionar com o ser humano. E é a partir daí que ela estabelece como vai responder. 

Por exemplo, se ela entende Deus como alguém que interfere muito no dia a dia das pessoas, passa a esperar que as respostas para seus problemas venham diretamente d´Ele e, em consequência, tende a rejeitar respostas alternativas oferecidas pela ciência e a sociedade em geral. Já alguém que vê Deus como Criador do universo, mas entende que as coisas funcionam mais ou menos sozinhas, através das leis físicas universais também estabelecidas por Ele, tende a aceitar com maior facilidade as soluções produzidas pela ciência e a a sociedade em geral e não fica esperando muito pela intervenção divina. 

É claro que o nível sócio-econômico e a escolaridade, impactam fortemente a formação das experiências individuais das pessoas e, portanto, o quadro mental que estabelecem sobre Deus.  Por exemplo, pessoas das classes C/D tendem a crer num Deus mais severo, julgador e muito mais intervencionista no dia a dia. Comunidades de classe média tendem a experimentar um cristianismo mais liberal, um Deus mais distante do dia a dia e aceitam menos a imposição de normas de comportamento.

Não é por acaso, então, que a religião cristã praticada na periferia  de uma grande cidade brasileira seja normalmente tão diferente daquela voltada para um público de classe média - e é possível perceber essa diferença até dentro de uma mesma denominação cristã. 

É também em consequência disso que uma mesma mensagem cristã tem impacto tão diverso sobre as diferentes pessoas. Por exemplo, uma pessoa pode ler algo aqui no blog e amar o que escrevi, enquanto outra - cristã tão sincera quanto a primeira - vai se indignar, concluir que estou ensinando errado e vou para o inferno por causa disso. Basta ler os comentários postados aqui para confirmar o que acabei de dizer.

Agora, é fundamental entender que pessoas com diferentes percepções de Deus podem ser igualmente alcançadas pelo Espírito Santo e salvas. O que salva a pessoa é sua fé em Jesus como Salvador da humanidade e não sua percepção quanto ao fato de Deus agir mais, ou menos, no dia a dia, ou se Ele quer, ou não, impor determinadas regras de comportamento sobre as pessoas. 

Divergências doutrinárias têm  sido muito comuns na história do cristianismo e precisamos aprender a conviver com elas. E precisamos ter sempre em mente que Deus não se deixa ficar contido nas "caixinhas" criadas pelas classificações teológicas humanas. Ele age quando quer e da forma que melhor deseja. Assim, Deus certamente é misericordioso, mas também pode ser severo. Está sempre disponível, mas apenas para que aqueles que o buscam da forma correta. O Espírito Santo fala muitas vezes, mas também pode permanecer silencioso por dezenas de anos. 

A fé cristã pode abrigar pessoas que pensam e vivem de forma muito diferente. E é muito bom que seja assim, pois é por isto que ela pôde alcançar de forma efetiva bilhões de pessoas, de diferentes idades, culturas e vivendo em momentos históricos distintos. Glória a Deus por isso.

Com carinho

6 comentários:

  1. Obrigada por este post... Vinicius quando uma pessoa que conhece a verdade frequenta os cultos mas nao ser salvo quando "JESUS" Vinher buscar a sua igreja. Essa pessoa tera uma segunda chance? Camila

    ResponderExcluir
  2. Camila

    O chamado "Arrebatamento" - o evento em que Cristo leva a igreja para junto dele - não tem nada a ver com o Julgamento Final. É claro que as pessoas arrebatadas serão salvas, pois são elas que formam a verdadeira igreja de Cristo. Mas o Julgamento Final ocorrerá bem depois e, até lá, pessoas serão salvas, desde que aceitem Jesus.

    Abs
    Vinicius

    ResponderExcluir
  3. Confesso estar muito confusa diante de tudo isso. Eu imaginava ate então que caso uma pessoa evangélica nao conseguise ser salva no arrebatamento esta teria chance de ser salva depois do arrebatamento. Porem em leitura esses dias encontrei um estudo onde dizia: que muitos crentes se enganam quando pensam que se nao forem salvos no arrebatamento poderão ainda ser salvos depois dele. E que isso nao irá ocorrer, pois aos que ja tiveram a chance de ser salvo no arrebatamento e nao foram ja era...que a salvação após o arrebatamento acontecerá apenas para os que nao ouviram falar de "JESUS" no decorrer de sua vida. E agora nao consigo compreender de fato o que se acontece. Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lembrar o que a Bíblia diz sobre salvação: trata-se de aceitar Jesus como Salvador e confessar isso publicamente. Nada mais.

      Portanto, a Bíblia não fala que a salvação somente poderá acontecer até o Arrebatamento. Não há limitação de data. As pessoas podem ser salvas a qualquer momento.

      Agora, é razoável dizer que, após o Arrebatamento, ficará mais difícil a pessoa ser salva, porque como a igreja saiu do mundo, quem vai pregar a Palavra de Deus?

      Mesmo assim várias pessoas vão encontrar o caminho até Jesus, mas sera mais difícil. Só isso.

      Vinicius

      Excluir
  4. Tipo uma pessoa ouviu a palavra mas nao aceitou a "CRISTO" ela nao vai ser arrebatada. Mas permanecera na terra e "DEUS" ainda dará a essa pessoa a chance de arrepender- se e fazer pon onde conseguir ser salvo? Camila

    ResponderExcluir
  5. Acredito já ter respondido na pergunta anterior.

    Arrebatamento e salvação são coisas diferentes. O Arrebatamento é um evento que acontecerá com pessoas salvas até aquele momento, mas isso nada tem a ver com a possibilidade de pessoas serem salvas depois.

    ResponderExcluir