domingo, 3 de agosto de 2014

COMO CONFIAR MAIS EM DEUS

Por favor, leia este mesmo post no meu novo site http://www.sercristao.org/2014/08/03/como-confiar-mais-em-deus/ . 

Meu pai teve um grande amigo, que conheceu na igreja que ambos frequentaram durante muitos anos. Meu pai ajudou muito esse amigo, que vinha de família pobre. Era uma amizade que parecia ser para toda a vida.

Mas o tal amigo traiu nossa família de maneira vergonhosaFoi um choque tão grande, que meu pai ficou doente por um tempo. Afinal, ser traído por pessoa na qual se confia muito é extremamente doloroso - só quem já passou sabe o estrago que esse tipo de coisa pode fazer. 

Essa crise na vida da minha família ensinou-me bem cedo - tinha cerca de 14 anos apenas - a importância de escolher as pessoas certas em quem confiar. Isso porque somos vulneráveis em relação às pessoas em quem confiamos. E esse é um risco presente na vida de cada um de nós.

Como adquirimos confiança em alguém
Depositamos nossa confiança aos pés de determinada pessoa somente depois de algum tempo de convivência com ela. Durante essa "fase de teste", avaliamos o seu caráter, construindo uma imagem mental de quem ela é, e aí definimos se essa pessoa é (ou não ) digna da nossa confiança. Os testemunhos de outros amigos e parentes sobre aquela pessoa também acaba por ter muita influência na construção da imagem dela.  

Portanto, adquirimos confiança, na verdade, nessa imagem. E infelizmente muitas vezes essa imagem se mostra distante da realidade e aí sentimos que nossa confiança foi violada. 

E é interessante perceber que, quando isso acontece, não culpamos a nós mesmos pelo erro de julgamento, ao construirmos uma imagem errada, e sim a pessoa que teria "traído" nossa confiança. 

O problema é que frequentemente vemos nos outros aquilo que queremos ver. Por exemplo, uma pessoa solitária e carente pode acabar imaginando haver amor sincero nos atos de alguém que se aproxima dela, usando palavras carinhosas, mas movido apenas por interesse material.

Assim, muitas vezes escolhemos confiar em quem não merece essa confiança. E pagamos o preço por isso.


Confiando em Deus
A confiança que depositamos em Deus passa pelo mesmo processo. Tudo se apoia na imagem que construímos de Deus com base nas nossas experiências de vida com Ele. Nessa caso, as experiências são as leituras que fazemos da Bíblia, as pregações que ouvimos, as respostas de oração que obtivemos, os testemunhos de outras pessoas sobre a ação d´Ele nas suas vidas e assim por diante. 

Naturalmente, o conteúdo das informações colhidas e a forma como cada um de nós processa esses dados varia muito e assim acabamos construindo imagens muito diferentes de Deus - Ele é um só mas cada um de nós olha-o de forma diferente.

Assim, uns poucos têm confiança quase ilimitada n´Ele – igual àquela que uma criança pequena tem no seu pai ou na sua mãe. Já a maioria de nós confia em Deus de forma limitada. Não deveria ser assim, mas essa é a realidade.

E é possível aferir o tamanho da confiança que cada pessoa deposita em Deus pelas dúvidas que ela têm. Em outras palavras, as perguntas que cada pessoa costuma fazer a si mesma e aos outros sobre Deus são um bom indicador do seu grau de confiança n´Ele. 

Não estou dizendo que é errado ter dúvidas e questionar. Dúvidas são naturais na caminhada espiritual de cada um de nós e Deus compreende e aceita isso. Afirmei apenas que a natureza dessas dúvidas e as respostas que encontradas para elas refletem bem a imagem que cada um construiu de Deus e, portanto, o grau de confiança depositado n´Ele. Simples assim. 

Vejamos dois tipos comuns de dúvidas e o que elas significam no que tange à forma como a pessoa vê a Deus: 

  • Dúvida 1                                                                 Como é possível que fulano, que não segue os ensinamentos da Bíblia, seja mais abençoado do que eu, que sou um cristão sincero(a)? Essa pergunta denota falta confiança na capacidade de Deus de retribuir as pessoas de forma justa (sua justiça). Pode também caracterizar uma falta de confiança no amor d´Ele - “se Ele me amasse mesmo, não me permitiria ficar nessa situação”.
  • Dúvida 2                                                                    Por que Deus estabeleceu um plano de vida que me traz tanto sofrimento? A dúvida aqui se refere à sabedoria e à eficácia de Deus. Ele deveria saber melhor o que a pessoa precisa e agir de acordo com essa necessidade. Pode também caracterizar falta de confiança no amor Deus.


A imagem que construímos de Deus e, portanto, a confiança que depositamos n´Ele, vão mudando ao longo do tempo, junto com o amadurecimento espiritual da pessoa. É um processo e não uma situação estática - podemos crescer (ou diminuir) nessa confiança.

Agora, por que a maioria das pessoas tem tanta dificuldade em confiar em Deus? Uma possível resposta é que as pessoas conhecem pouco sobre a real natureza de Deus e como Ele escolheu agir nesse mundo. 

Outra possibilidade é que elas ainda não construíram uma experiência pessoal real com Ele - há pouca coisa em comum entre essas pessoas e Deus. E assim elas têm dificuldade em entender as mensagens que Deus lhes transmite e acabam interpretando de forma errada os seus atos. 

Essas pessoas, bem lá no fundo, pensam que Ele sabe muito, mas não sabe tudo e, sendo assim, talvez haja algumas coisas que elas conhecem melhor do que Deus, especialmente as que se referem às suas próprias vidas. Ou talvez sintam que Ele controla muita coisa, mas não tudo e aí precisam se garantir, controlando algumas coisas por si mesmas. Ou ainda imaginam que Ele é justo, mas não totalmente, pois pessoas boas sofrem, enquanto pessoas ruins prosperam. 


Palavras finais

Confiança limitada em Deus é muito comum - a maioria esmagadora das pessoas pensa assim. E enquanto essa confiança não se solidifica, a fé da pessoa fica muito limitada. 

Você quer melhorar sua vida espiritual? Acredito que sim. Então, você precisa confiar mais em Deus. E precisa trabalhar nesse sentido. 


Comece fazendo um autoexame sincero e identifique porque sua confiança em Deus não é aquela que deveria ser. Onde sua desconfiança nasce? Será no senso de justiça de Deus? Na sua sabedoria? No seu amor? 


Entendida a origem do problema, procure trabalhar as lacunas que percebeu. Converse com outras pessoas sobre essas questões - pergunte a elas como fizeram para chegar lá e aprenda com a experiência delas. Procure neste blog posts onde discuto e esclareço diversas dessas dúvidas - como Deus age no mundo, como exerce seu amor, etc. Estude sempre a Bíblia pois nada substitui uma experiência pessoal com a Palavra de Deus. E, finalmente, ore sempre - confesse suas dificuldades para Deus e peça a ajuda d´Ele. 

Pode ter certeza que sua vida espiritual vai mudar muito e para melhor.

Com carinho

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei o blog ''por acaso'', quando fazia uma busca de como confiar mais em Deus, de maneira veemente. Gostei muito deste post e estou olhando os outros. Sempre estou em busca de aumentar o meu saber em Deus.
    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!!! Estou passsando por uma situação ruim e este podt me ajudou muito!!! Deus continue te abençoando!!!! Amém!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vinicius.
    Amado, q texto abençoado! Tudo a ver c/ o q estou passando. Tenho detectado falha na minha confiança em Deus e parei p/ pesquisar na net. Sou pentecostal, acredito nos dons, tenho o dom de profecia, revelação... e oro muito em línguas estranhas. Depois de mergulhar muito ultimamente na oração, Deus passou a falar MUITO comigo (1ª desconfiança) e tem dito muitas coisas BOAS (2ª desconfiança)entre outras coisas, conselhos, exortações e puxões de orelha. Parece q eu estou enraizada numa crença distorcida e limitadora q me diz (ou o diabo está me dizendo): "Como Deus pode ficar falando tanto c/ vc assim? Deus não fala dessa maneira! É bom demais p/ ser verdade essa conversa toda c/ o Criador." Outra suspeita: "Ah! Tá bom demais p/ ser verdade essa exaltação toda q Deus quer fazer na sua vida, né? Precisa dessa coisa toda grande desse jeito? Isso não seria humilde!" Então, Deus está me discernindo esses meus impedimentos, a fé fragilizada, pequena e tímida. Ontem, enquanto orava, Deus falou, me dando uma bronca, p/ eu deixar de ser infantil, deixar de ser criança diante da palavra Dele, ou seja, cabreira c/ o q Ele quer fazer na minha vida (exaltação, bençãos, grandes promessas etc.). E Deus tbém falou q Ele fala tanto comigo pq eu pago preço, eu busquei, desejei e busco.(Tenho estranhado a facilidade c/ q Deus tem falado comigo, e falado muitas coisas, muitos conselhos e orientações e direções específicas p/ minha vida.) Então, lembrei do irmão de uma colega minha e de um outro amigo meu. A minha colega dizia q o irmão dela era muito usado por Deus em revelação e profecia, mas q ele vivia orando aqui e ali, vivia lendo a bíblia, e orava muito mesmo!! O meu amigo tbém era um homem de muita oração, vivia em consagrações, pregava a palavra e tinha o dom de profecia. Nessa época eu não tinha o dom desenvolvido, nem sabia q Deus me usaria dessa maneira. Então, eu achava surreal. Agora, antes de orar aqui no meu quarto (eu já tava na minha cabeça de começar falando c/ Deus sobre essa questão da confiança Nele), abri o computador p/ organizar algumas coisas e bati o olho nesse texto q já estava aberto no navegador pela busca q tinha feito dias antes. Ainda não tinha lido o texto, li agora e achei ma-ra-vi-lho-so. Ontem eu disse p/ Deus q não somos muito acostumados a nos relacionar c/ Deus ou ouvi-lo da maneira como tenho passado a ouvir. Como pegar confiança em Deus em certas áreas? Eu disse p/ Deus q eu gostaria de fazer prova Dele em algumas situações p/ q eu pegasse confiança Nele e Ele me confirmasse a sua intenção. Deus me respondeu q tudo bem, disse q eu tinha essa liberdade e q poderia prová-lo. Provar no sentido de querer confirmação sobre o q Ele tem falado comigo - apesar de muitas coisas do q Deus já falou comigo em profecia/revelação, já estarem acontecendo ou terem acontecido. Ontem, por exemplo, Deus mandou eu dar um aviso fortíssimo p/ o meu pai. Eu já falei c/ Deus q darei o aviso se Ele me der uma prova (pq o negócio é sério demais) Quero q todas as desconfianças no meu Senhor sumam de vez p/ q eu seja e faça tudo q Deus quer!
    Valeu pelo texto, Vinincius. Q Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Tbém gostaria de deixar aqui o link p/ o livro do pr. Dave Roberson (O andar no Espírito - O andar no Poder). O livro fala da experiência e descoberta do pastor sobre o dom de línguas. Li (falta um capítulo) e edificou demais a minha vida (muitas coisas foram confirmadas por mim pelas experiências q já vinha tendo c/ Deus). Uma grande benção. Recomendo. Link: http://www.minamd.org.br/material.htm

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!
    Como sempre abençoando nossas vidas com eles!
    Abç ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dazi

      Obrigado pelas suas palavras. Abs.

      Vinicius

      Excluir