domingo, 17 de agosto de 2014

O QUANTO VOCÊ JÁ CAMINHOU?

Certa vez um amigo me disse mais ou menos o seguinte: “Quando leio seu blog, percebo que estou muito distante daquilo que deveria, em relação à minha caminhada espiritual, e isso me desanima”. 

Respondi que eu também me considero muito distante da meta e também às vezes me sinto desanimado. Completei dizendo que uma coisa é saber racionalmente sobre um assunto, e escrever sobre ele, e outra bem diferente é vivenciar aquilo que se escreveu. Acho que minha resposta surpreendeu meu amigo.

Nunca devemos esquecer que, antes de ser uma religião organizada, o cristianismo era conhecido como o Caminho. E gosto muito desse nome, pois acho que ele reflete bem a essência do que é o desafio de ser cristão. Trata-se de caminhar sempre, olhando para Cristo (a meta). Às vezes paramos, porque faltam forças, mas é preciso sempre recomeçar. De vez em quando até caímos, porque somos feitos de carne e sangue, mas é preciso levantar e seguir em frente. Essa é a história da minha vida e também a de qualquer outra pessoa que siga a Jesus. 

Alguns conseguem andar mais depressa, cair menos e desanimar menos. Outros seguem trajetória mais difícil e conturbada e às vezes até se desviam do Caminho, para mais adiante retomar a jornada.

Essa é a natureza do processo. Não há nada para estranhar quando essas coisas acontecem na vida das pessoas. Portanto, você não deve desanimar se os requerimentos da vida cristã parecerem exigentes. E há várias razões para isso. 

Primeiro, o caminho não precisa ser trilhado sozinho(a). O Espírito Santo está presente no mundo exatamente para ajudar você em todo momento. Basta orar e pedir ajuda. 

Depois você também tem os(as) irmãos(ãs) na fé, que passam pelas mesmas lutas e podem ajudar muito com seu testemunho e seu apoio espiritual. Exatamente por isso é tão importante ser parte de uma comunidade cristã.

Além disso, toda vez que você se afastar da rota ou mesmo cair, basta reconhecer o erro e pedir perdão a Deus. Ele conhece suas dificuldades e está sempre pronto para perdoar, colocando você de volta no caminho certo.

Finalmente, você pode olhar para trás e ver o quanto já caminhou. Você entrou no Caminho quando aceitou Jesus como seu Salvador. Quando aprendeu aquilo que Jesus espera das pessoas -  perdão, amor ao próximo, etc -  e como praticar isso, você já andou um bom pedaço. Quando aprendeu a importância da oração e seu poder sobre a vida do ser humano, mais alguns quilômetros ficaram para trás. Quando conseguiu perdoar alguém de verdade, outra distância foi percorrida. Quando deixou hábitos de vida que prejudicavam sua vida, foi mais um grande avanço, E assim você tem caminhado.

Não olhe somente para aquilo que você ainda não conseguiu, mas também para o que já fez. Talvez você se surpreenda ao perceber o quanto já conseguiu caminhar.

Continue a andar por esse Caminho. Essa é a tarefa mais importante da sua vida.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário