segunda-feira, 6 de outubro de 2014

QUAIS SÃO AS SUAS BOAS NOVAS?


A palavra "evangelho" (do grego "evangelion") significa simplesmente boas novas. Mas não são boas novas comuns - do tipo "deram-me uma promoção no emprego" - e sim notícias tão importantes que precisam ser divulgadas para todos. Nos tempos bíblicos, esse tipo de boas notícias era apresentado por um arauto do rei em praça pública. Hoje, quem faz isso é a mídia - televisões, rádios, jornais e principais veículos da Internet.

Ora, a vinda de Jesus ao mundo para nos salvar e os ensinamentos que Ele passou para as pessoas são boas novas que precisam ser do conhecimento de todos. Os seguidores de Jesus reconheceram isso e começaram a se referir à sua mensagem como "Evangelho", as Boas Novas que o Salvador trouxe para o mundo. 

Quatro seguidores de Jesus - Mateus, Marcos, Lucas e João - escreveram relatos apresentando suas visões pessoais do significado da mensagem que Ele trouxe para o mundo. Esses relatos estão na Bíblia e abrem o Novo Testamento, são os chamados "Evangelhos canônicos".

O núcleo das Boas Novas de Jesus 
Qual é o núcleo do Evangelho de Jesus? Afinal Ele falou sobre muitas coisas e às vezes ficamos perdidos nos detalhes e perdemos de vista o significado mais amplo. 

O próprio Jesus respondeu essa pergunta, logo no início do seu ministério na terra, quando falou para os judeus numa sinagoga. Os dirigentes daquela sinagoga lhe deram uma Bíblia - naquela época, composta apenas pelo Velho Testamento - para ler e comentar, prática normal quando havia um rabi (mestre) visitante. 

E Jesus escolheu um texto do profeta Isaías, conforme Lucas relata no capítulo 4, versículo 18:
"O Espírito do SENHOR está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar libertação para os cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos..."  

Ao final da leitura, Jesus disse que a profecia de Isaías, feita mais de 800 anos antes, acabara de se cumprir n´Ele. Jesus apresentou assim sua “plataforma de campanha”, ou seja disse publicamente a razão pela qual tinha vindo ao mundo.

Ele veio para implantar o Reino de Deus, tanto nesta terra, como no mundo que ainda virá, no final dos tempos. E Reino de Deus é todo local onde a vontade de Deus é feita, independentemente das circunstâncias.

Jesus falou sobre o Reino de Deus em muitos momentos do seu ministério, incluindo na famosa oração do "Pai Nosso" (Mateus capítulo 6, versículo 10). Ali Ele nos ensinou a pedir a Deus que mande seu Reino.

O evangelho de cada um de nós
Agora eu pergunto: qual é o seu Evangelho?  Que boas novas você gera a partir da sua vida para sua família, seus companheiros de trabalho, seus amigos, etc?  São elas que definirão seu legado neste mundo e também definirão como as demais pessoas reagirão à sua passagem nesta terra.

Será que suas novas são marcadas pelo perdão, pelo amor ao próximo, pela fé e pela misericórdia? 

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário