sexta-feira, 10 de outubro de 2014

SANTOS NÃO TÃO SANTOS ASSIM

Se você tivesse oportunidade de conviver com alguns dos grandes personagens da Bíblia - homens e mulheres como Abraão, Sara, Jacó, Rute, Davi, Pedro, Paulo, etc - o que pensaria sobre essas pessoas? Será que perceberia nelas super-homens e super-mulheres? Pessoas muito melhores do que as demais?

Dificilmente. A maioria dessas pessoas eram simples, como Pedro, pescador, ou Paulo, fabricante de tendas. E, quando olhados de perto todas elas mostraram seus defeitos. Por exemplo, Davi adulterou com a mulher de um dos seus mais fiéis auxiliares. E, quando a mulher engravidou e não mais podendo esconder seu erro, encontrou uma forma de fazer o marido dela ser morto em batalha. E depois se casou com a viúva (a mãe do futuro rei Salomão). 

Jacó enganou seu irmão gêmeo, Esaú, algumas vezes e inclusive roubou a benção que seu pai iria transferir para o irmão. Abraão vendeu sua mulher para o faraó, rei do Egito, e depois a recuperou, realizando um grande lucro nessa "transação". Pedro era um fanfarrão e um medroso, por isso negou Jesus por três vezes embora tivesse prometido irrestrita fidelidade a Ele. 

Mas, como sabemos que essas pessoas foram muito importantes na história da fé cristã, temos o hábito vê-las como seres humanos especiais, muito melhores do que as
demais. E o fato da Igreja Católica ter criado o conceito de "santos(as)", atribuído a muitos dentre eles(as), acabou por perpetuar essa noção. 

Essas pessoas não foram super-homens e super-mulheres. Eram como você e eu. E é exatamente isso que dá valor ao que conseguiram alcançar. Mesmo sendo pessoas normais, por conta da sua fé, persistência, coragem e capacidade de ouvir a voz de Deus, elas conseguiram realizar coisas extraordinárias - fizeram história. E isso tem muito mérito, justificando que sejam reconhecidas e admiradas pelo povo de Deus.  

Agora, acredito que o grande ensinamento derivado disso tudo é o fato de que todos nós podemos fazer a diferença na implantação do Reino de Deus aqui na terra. Se algumas pessoas conseguiram fazer isso, você e eu também podemos. Basta querer e seguir o que foi deixado nos relatos da Bíblia.

Com carinho       

Nenhum comentário:

Postar um comentário