quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

E QUANDO O "SATISFATÓRIO" NÃO SATISFAZ?

Se alguém perguntar ao dirigente de uma grande empresa qual é o objetivo real da organização que dirige, a resposta provavelmente será: “conseguir o máximo de lucro possível”. Esse tipo de objetivo é conhecido como maximização dos resultados. 

Décadas atrás, o Prof. Herbert Simon, o qual acabou ganhando o Prêmio Nobel de Economia por causa desse estudo,  postulou que as empresas na verdade não procuram maximizar lucros, pois isso é muito difícil de fazer, já que há muitas variáveis a serem controladas. As organizações procuram obter apenas um resultado que preencha as expectativas dos seus acionistas, o que é muito mais simples. Isso se chama satisfazer

Essa postura – apenas satisfazer porque conseguir obter o máximo é muito difícil - se aplica a vários campos da vida humana. Vejamos, por exemplo, o que acontece no casamento. Estudo recente, publicado no livro "Marriage confidential", de autoria de Pamela Haag, indicou que a esmagadora maioria dos casamentos existentes nos Estados Unidos se equilibra na faixa do satisfatório ou até abaixo disso. Isto porque, pouco tempo depois do seu início, as pessoas percebem a dificuldade de obter o máximo possível da relação e vão aos poucos se conformando em aceitar um resultado mais modesto. E muitas vezes acabam presas a relacionamentos empobrecidos.

E o mesmo princípio - aceitar o possível, por ser mais fácil de conseguir, ao invés de procurar obter o melhor - também ocorre na vida espiritual das pessoas.

A maioria daqueles(as) que se converte a Cristo costuma dar alguns passos para aperfeiçoar suas práticas de vida, seguindo os ensinamentos da doutrina cristã. E depois se acomoda numa zona de conforto. 

Salvação garantida – assim essas pessoas pensam – e livres dos pecados considerados socialmente mais graves (matar, roubar, se embriagar, etc), elas imaginam já ter feito o suficiente. Para que orar com mais fervor, falar do Evangelho com maior frequência, dedicar-se mais aos necessitados ou mesmo livrar-se de pecados de "estimação", o que é trabalhoso, se o principal já foi conseguido? É mais fácil se acomodar.

Essa postura pode também ser encontrada quando as pessoas, com medo de não estar à altura das tarefas que Deus venha a lhes pedir, não desafiam a própria fé e até tentam se esconder de Deus. Foi isso que o profeta Jonas (aquele que foi engolido pelo peixe) tentou fazer, quando Deus o mandou pregar o arrependimento para o povo da cidade de Nínive - ele fugiu e somente voltou quando forçado por Deus.

Por se esconder, essas pessoas deixam de viver experiências espirituais mais desafiadoras, inclusive aquelas onde Deus se faz presente através de milagres.

Agora, Deus não concorda com essa postura “morna”. Ele cobra muito mais de nós - espera que cada um(a) dê o máximo de si. Busque preencher todo o seu potencial espiritual. 

E é fácil provar que Deus espera o máximo e não o satisfatório apenas. O primeiro dentre os dois grandes mandamentos é amar a Deus sobre todas as coisas, de toda a alma e entendimento (Mateus capítulo 22, versículo 37). Ora, isso é maximizar e nunca apenas satisfazer. A mesma exigência pode ser percebida no segundo grande mandamento, relacionado com amor ao próximo. 

No livro do Apocalipse, Cristo apareceu numa visão a João e mandou um recado para sete igrejas localizadas na Ásia Menor, comentando o comportamento de cada uma. Ao se dirigir à igreja de Laodiceia, Jesus a acusou de ser morna e disse que iria "vomitá-la" da sua boca (Apocalipse capítulo 4, versículos 14 a 16). Isto é Jesus não se conforma com uma postura "morna" e se revolta contra quem age assim.

É relativamente fácil identificar os(as) "mornos(as)" numa igreja. São pessoas que perambulam por ali, meio como "zumbis" espirituais, parecendo vivas, mas na verdade mortas por dentro. Esperam pouco e se contentam com menos. Entram e saem, mas nunca deixam uma marca da sua presença naquele lugar.

O fato é que Deus deseja ter uma relação especial com você, pode ter certeza disso. Uma relação onde seja preenchido todo o potencial existente. Onde seja alcançado o máximo possível. 

Ele quer fazer coisas extraordinárias para você e através de você. A Bíblia prova isso vezes sem conta. Só depende que você deixe sua zona de conforto e se abra para Ele entrar e atuar em sua vida. 


Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário