quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

RESOLUÇÕES PARA O ANO NOVO

Uma conhecida tradição de final de ano é a preparação de uma lista de resoluções relacionando uma série de coisas com as quais a pessoa se compromete durante o ano que vai se iniciar. Tanto pode incluir coisas que ela vai deixar de fazer (p. ex. novas dívidas) como outras que passará a fazer (p. ex. regime para emagrecer). 

Acho que listas de ano novo são importantes, não pela lista em si, mas por causa do processo de reflexão que geram. Pensar sobre o que se fez ou se deixou de fazer no ano anterior e o que pode ser feito para melhorar como pessoa é sempre muito saudável. E a virada de ano é sempre uma boa oportunidade para isso. 

Minha experiência mostra que uma lista desse tipo deve ter poucos itens que sejam muito importantes. Não pode conter coisas extremamente difíceis de cumprir - propostas quase irrealizáveis -, pois a pessoa acabará desanimando. Nem deve ser fácil demais - apenas coisas triviais -, pois aí não trará qualquer proveito.

Para ajudar a você nessa reflexão aí vão três sugestões de itens que podem ser incluídos:

  • Controlar melhor a própria língua, especialmente em momentos de ansiedade e nervosismo. Procurar falar mais as coisas que edificam do que aquelas que denigrem. 
  • Dedicar mais tempo para estar com pessoas que precisam de conforto emocional e apoio espiritual. 
  • Preocupar-me cada vez menos com o que as pessoas pensam de você. Levem mais e mais em conta apenas a avaliação de Deus a seu respeito.

Um 2015 pleno das bençãos de Deus para você e todos os seus queridos.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário