sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

UMA ÚNICA PALAVRA QUE MUDOU MUITA COISA

"Pois vocês não receberam o espírito que os torne escravos medrosos e servis, mas receberam o Espírito que os adota como verdadeiros filhos, pelo qual clamamos: 'Abba, Pai'."                                             Romanos capítulo 8, versículo 15
Este texto do apóstolo Paulo fala de várias coisas importantes, mas quero me concentrar aqui apenas no uso da palavra "Abba", que significa "Pai" no aramaico (a língua que Jesus falava).

Paulo incluiu esta passagem numa carta que escreveu para a igreja de Roma. Tal carta foi endereçado a uma audiência quase toda formada por não judeus (gentios), sendo assim foi escrita em grego, língua que todos falavam. Por que então Paulo fez questão de colocar no meio do texto uma única palavra em aramaico, Abba? Deve ter havido uma razão forte.

Ocorre que o uso da palavra "Abba" para se referir a Deus foi popularizado por Jesus - por exemplo, é ela que dá início à famosa oração do "Pai Nosso". E assim "Abba" acabou se tornando uma "marca registrada" dos cristãos.

Antes disso acontecer, os judeus só se dirigiam a Deus de forma muito solene, por exemplo "Senhor dos Exércitos" ou "Todo Poderoso". Aí veio Jesus e orientou seus seguidores a se referir a Ele usando uma palavra - "Abba" - que as crianças pequenas usavam para chamar seus próprios pais. 

Foi como se Jesus tivesse "liberado" as pessoas para se dirigir a Deus com intimidade. Tivesse incentivado seus seguidores a "sentar no colo de Deus", pedindo e recebendo carinho.

E assim a relação do ser humano com Deus sofreu uma grande mudança qualitativa e para melhor. Uma barreira foi levantada para não mais ser re-estabelecida. O acesso a Deus passou a ser tão direto e simples como o de um filho pequeno com seu pai.

Foi assim que a palavra Abba passou a ter uma importância muito especial para o cristianismo. E os cristãos se acostumaram a citá-la em aramaico, até porque a pronuncia de "Abba" é muito fácil - até uma criança de 2 anos pode repeti-la sem dificuldade. 

Resumindo, quando escreveu o texto citado acima, Paulo sabia que seus leitores interpretariam a citação da palavra "Abba" como a referencia a uma relação íntima do ser humano com Deus, mediada pelo Espírito Santo. 

É por causa disso tudo que "Abba" é uma palavra simples mas que mudou muita coisa. 

Com carinho    

Nenhum comentário:

Postar um comentário