quinta-feira, 2 de abril de 2015

NATAL OU A PÁSCOA: O QUE É MAIS IMPORTANTE?

Hoje em dia a data mais importante para o cristianismo é o Natal. As famílias se reúnem, presentes são trocados, as igrejas fazem representações da chegada do menino Jesus, o comércio se enfeita todo e parece que as pessoas ficam mais amorosas e preocupadas com os problemas do próximo.

Eu sou fã do Natal – gosto muito, por exemplo, do balé "Quebra Nozes", que é um conto de Natal, das cantatas nas igrejas e da decoração especial cheia de luzes. E algumas de minhas melhores recordações da infância são as festas de Natal na casa da minha avó Irene, lá em Belo Horizonte.

Mas, sem desmerecer o Natal, a percepção de que essa é festa mais importante do cristianismo constitui uma distorção. O período mais importante para os cristãos é aquele que começa na Sexta Feira da Paixão e termina no Domingo de Páscoa (Ressurreição). 

Afinal, como disse o apóstolo Paulo, se Jesus não tivesse morrido e ressuscitado dentre os mortos, a fé cristã não valeria nada (1 Corintios capítulo 15, versículo 17). Ou seja, se os fatos comemorados a partir de hoje não tivessem ocorrido, simplesmente não haveria cristianismo. Jesus seria apenas um profeta importante, como tantos outros citados na Bíblia.

O que comemoramos amanhã, Sexta Feira da Paixão, é o início de tudo: Jesus, o único homem que não pecou, foi crucificado pelos romanos, instigados pelos líderes religiosos judeus. E seu sacrifício é a porta de entrada para que o ser humano possa se reconciliar com Deus, conseguindo o perdão dos seus pecados.

Os sacerdotes judeus usavam o sacrifício de animais perfeitos (sem defeitos) para conseguir o perdão dos pecados do povo, na comemoração do “Dia do Perdão” ("Yom Kippur"). Mas esse sacrifício precisava ser renovado a cada ano. 

Jesus é o Cordeiro de Deus, sem qualquer pecado, que foi sacrificado na cruz. Mas como, além de homem, Ele também é Deus, seu sacrifício nunca perdeu a validade. Somente precisou ocorrer uma vez e permanecerá válido para sempre.

No próximo domingo, vamos relembrar a ressurreição de Jesus, evento que comprovou que Ele é o Messias. E que tudo que prometeu, durante seu ministério aqui na terra, é verdade e irá acontecer, inclusive a sua volta, no final dos tempos.

Não deixe de ir à igreja hoje e no domingo (Páscoa). Agradeça a Deus o que Ele fez por você. E comemore com muita alegria a salvação trazida por Jesus. Boa Páscoa. 

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário