domingo, 12 de abril de 2015

O QUE ME FALTA AINDA?

"...um jovem disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: ...Se queres, porém, entrar na vida [eterna], guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades." Mateus capítulo 19, versículos 16 a 23
Essa história é muito interessante. Trata-se do diálogo de Jesus com um jovem rico. O rapaz era seguidor fiel do judaísmo - afirma isso expressamente e Jesus não o contesta. Mas o jovem sabia que isso não era suficiente. Faltava-lhe alguma coisa importante. E ele queria saber de Jesus o que era.

Jesus respondeu indo ao cerne da questão: disse ao jovem para vender tudo e segui-lo. Agora, é importante entender bem essa resposta. Jesus não estava estabelecendo a doutrina que os(as) cristãos(ãs) precisam vender tudo para poder segui-lo. Basta lembrar que Jesus não fez o mesmo tipo de pedido para outras pessoas - fez isso apenas para aquele jovem.

E Jesus teve uma razão forte para fazer isso: queria demonstrar que as posses materiais eram a coisa mais importante na vida daquele jovem - por isso ele ficou tão triste com o pedido de Jesus. O jovem até cumpria os mandamentos, mas não dava prioridade a Deus, nunca entregou seu coração a Ele. Sua religião era fria e legalista. 

Conheço algumas pessoas nessa mesma situação - até tentam seguir o cristianismo, mas suas vidas espirituais são limitadas exatamente porque nunca tomaram a decisão de dar prioridade a Jesus. Outras coisas - família, emprego, sucesso, bens materiais, conforto, lazer, etc - vêm na frente. Deus fica com o tempo que sobra. Simples assim. 

Alguns até se iludem pensando que vão conseguir fazer essa transformação pouco a pouco. Passo a passo. Mas não é isso que a Bíblia fala. Ela ensina que tudo começa com uma decisão pessoal de entregar a vida a Jesus. Esse é o primeiro e mais fundamental passo. A decisão vem sempre antes e, sem ela, Jesus nunca vai ocupar o lugar que merece. 

A mudança de hábitos e de práticas de vida vem depois dessa decisão, quando a pessoa passa a contar com o apoio e a orientação do Espírito Santo. Mas tudo nasce quando a pessoa decide de fato entregar sua vida a Jesus.

Com carinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário