quinta-feira, 14 de maio de 2015

A LUTA ESPIRITUAL

Vivemos entre dois universos que correm em paralelo: o físico e o espiritual. É fácil entender o primeiro deles, pois é onde vivemos, onde experimentamos nosso dia-a-dia. Agora, o mundo espiritual é diferente: trata-se de um universo não material, onde habitam anjos e demônios. 

O fato é que os dois universos se influenciam. Uma ação errada desenvolvida no mundo físico tem consequências não somente materiais mas também espiritual. Por exemplo, quando a pessoa comete um pecado - digamos, um roubo - a consequência material é que alguém acaba prejudicado e sofre por causa disso. Mas também há consequências espirituais, sendo a principal delas o afastamento de Deus, que não suporta o pecado. Outra consequência é a abertura que o pecador dá para Satanás operar na sua vida.

Consequências materiais costumam ser evidentes mas as de cunho espiritual frequentemente passam meio despercebidas. Por isso as pessoas costumam tomar providencias para consertar os problemas físicos e pouco fazem em relação ao lado espiritual.  

As janelas entre os dois universos
De vez em quando, aparecem "janelas" de comunicação entre os dois universos. Nesses momentos as pessoas conseguem perceber com clareza o que está se passando do "outro lado". 

A Bíblia traz um exemplo muito interessante desse tipo de situação. O profeta Eliseu estava na sua casa, que se encontrava cercada pelas tropas do general Naamã. Seu servo, apavorado com a situação, apelou para o profeta, pedindo-lhe que intercedesse para Deus enviar ajuda. E a resposta de Eliseu foi surpreendente: pediu a Deus que abrisse os olhos do rapaz. E o servo viu a casa de Eliseu cercada por gigantesca milícia de carros de fogo com anjos (2 Reis capítulo 6, versículos 13 a 17).

Eliseu era muito próximo de Deus e por causa disso via sempre o lado espiritual. Mas seu servo, como a maioria das pessoas, vivia apenas o lado material e nada sabia do "outro lado". Só quando se abriu uma "janela" entre os dois universos, o rapaz percebeu o tamanho da proteção que estava a seu redor.

São muitos os exemplos descritos na Bíblia de "janelas" abertas para o mundo espiritual. Jacó viu, num sonho, uma escada ligando a terra ao céu e anjos subindo e descendo por ela (Gênesis capítulo 28, versículos 10 a 16). Outro exemplo é a transfiguração de Jesus, quando os discípulos o viram em toda a sua majestade e Deus falou com eles (Mateus capítulo 17, versículos 1 a 9). Mais um exemplo é a visão do trono de Deus que o profeta Isaías teve (capítulo 6, versículos 1 a 8).

Assim como Eliseu, há pessoas que têm o dom do "discernimento espiritual", isso é a capacidade de ver com constância as conexões entre os dois universos - para elas, há como uma "passagem" permanentemente aberta entre essas duas realidades. Mas para a maioria de nós, "janelas" somente se abrem em momentos especiais.

Batalha espiritual 
Sabemos que há conflitos no mundo físico pois as pessoas e os países têm interesses conflitantes. E aí são geradas brigas e guerras, que costumam ter consequências muito ruins.

No mundo espiritual, também há disputas entre as forças de Deus e as de Satanás. Mas é importante perceber que não são dois lados com poder igual: o poder maior e incontestável é o de Deus. Satanás é um arcanjo caído e, portanto, uma criatura de Deus, assim seu poder é infinitamente menor do que o do Criador. Mas precisamos ficar constantemente alertas contra a ação do mal porque o poder de Satanás é respeitável. 

No meio, entre os dois lados, fica a maioria das pessoas, que não se posiciona claramente, por inércia, rebeldia contra Deus e ou por não conhecer bem o que acontece no mundo espiritual.  

Agora, Satanás estabeleceu como sua missão no mundo tentar atrapalhar os planos de Deus e levar as pessoas a se perderem, se afastarem d´Ele. Essa situação gera uma disputa constante - em linguagem teológica, isso se chama "batalha espiritual". 

A luta entre os seguidores de Deus e os de Satanás gera consequências enormes para o mundo material. E a Bíblia traz vários exemplos desse tipo de situação. Um dos mais interessantes ocorreu com o profeta Daniel, que vivia no exílio e estava passando por momento difícil. 

Ele pediu ajuda a Deus e a resposta da sua oração demorou 21 dias. E veja a declaração surpreendente do anjo que foi mandado por Deus em resposta à oração de Daniel (capítulo 10, versículos 12 a 14):
E o anjo prosseguiu me exortando: “Não temas, caro Daniel, porque as tuas palavras foram ouvidas sim; desde o primeiro dia em que aplicaste humildemente o teu coração a fim de buscar entendimento diante do teu Deus, as suas orações foram ouvidas, e eu vim em resposta ao teu clamor. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio me ajudar a vencer o inimigo, porquanto não pude mais continuar ali com os reis da Pérsia. Assim, estou aqui agora para explicar-te o que acontecerá ao seu povo nos tempos futuros, pois a visão que tiveste se refere a dias ainda muito distantes.”…
Preste bastante atenção no que foi dito acima: Deus mandou um anjo e Satanás ("o príncipe do Reino da Pérsia") impediu por três semanas que o anjo chegasse até Daniel. Foi preciso que viesse um poder maior - um arcanjo (Miguel) -, para que o anjo pudesse concluir sua missão. 

Outro exemplo interessante é a disputa entre o arcanjo Miguel e Satanás pelo corpo de Moisés (Judas versículo 9). O Inimigo queria ficar com o corpo para fazer dele um motivo de idolatria pelos israelitas, enquanto o arcanjo Miguel, tinha como missão evitar isso. No final, Miguel prevaleceu, mas não sem ter luta.

Palavras finais
Precisamos entender essas questões espirituais e nos prepararmos adequadamente para enfrentar batalhas espirituais - elas são vencidas com oração, jejum, etc. 

E há duas situações que precisamos evitar. A primeira é desconhecer ou minimizar as questões espirituais apenas porque não são visíveis. Isso é muito perigoso pois se não tivermos consciência clara dos riscos que corremos, deixaremos de nos preparar adequadamente para enfrentá-los.

A outra situação a ser evitada é o medo. Há pessoas que, depois de tomar consciência das questões espirituais, ficam apavoradas e passam a ver a ação de Satanás em tudo. Recebo muitos comentários aqui no blog falando sobre isso. 

Isso é muito ruim pois o medo é mau conselheiro. Não porque ter medo porque, se tomarmos as precauções necessárias, é perfeitamente possível nos protegermos adequadamente dos ataques de Satanás. 

Afinal, conforme ensina a Bíblia, "maior é o que está em [nós] do que o que está no mundo" (1 João capítulo 4, versículo 4). Em outras palavras, maior é o Espirito Santo (aquele que está em nós) do que o "príncipe deste mundo" (Satanás). Portanto, não há porque ter medo.

Com carinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário