quinta-feira, 17 de setembro de 2015

AS CRENÇAS MÍNIMAS DE UM CRISTÃO

Há doutrinas que são fundamentais para o cristianismo. Ninguém pode se "auto-intitular" cristão(ã) sem aceitá-las integralmente. O melhor exemplo de uma delas é a crença que Jesus é o Salvador do ser humano. 

Esse conjunto de doutrinas constitui o "cerne" do cristianismo. Agora, existem outras doutrinas que também fazem parte do conjunto de crenças da maioria dos(as) cristãos(ãs), mas que podem ser ou não aceitas pela pessoa e ainda assim ela continuará a ser qualificada como seguidora de Cristo. Um bom exemplo é a forma como o batismo deve ser conduzido (aspersão, derramamento ou imersão em água) - as denominações cristãs usam diferentes umas das outras e algumas (como os metodistas) chegam a praticar as três formas de batismo.

Essas doutrinas, que aqui vou denominar de complementares, na prática simplesmente vão caracterizar, de acordo com quem as segue ou não, os diferentes grupos (denominações) existentes dentro do universo do cristianismo. É por conta dessas crenças complementares que a pessoa é rotulada como presbiteriana, assembleísta, metodista, batista, católica romana, etc

As doutrinas essenciais do cristianismo
Acredito que as doutrinas essenciais do cristianismo estão resumidas nos nove pontos abaixo:
  1. Deus Pai é um ser com vontade própria, inteligente, onipotente e onisciente, que criou tudo o que há a partir do nada.
  2. Jesus Cristo é o único Filho de Deus, tendo a mesma natureza de Deus Pai.
  3. O Espírito Santo, "o Deus que habita em nós", é a terceira pessoa da Trindade Santa.
  4. O Filho se fez humano, por ação do Espírito Santo, e nasceu de uma virgem, Maria. Viveu entre nós, sem pecado algum. Foi morto na cruz e sepultado. Ressurgiu dentre os mortos, ao terceiro dia, por ação do Espirito Santo, e foi para junto do Pai.
  5. Jesus é o único Salvador do ser humano: sua morte ocorreu para que todos aqueles que n´Ele creem tenham seus pecados perdoados mediante a Graça de Deus.
  6. Jesus vai voltar, no final dos tempos, quando os seres humanos já mortos vão ressurgir, em corpos novos, diferentes daqueles que tiveram em vida. Os que estiverem vivos também terão seus corpos igualmente transformados. 
  7. Todos os seres humanos serão julgados e apenas aqueles que tiveram seus pecados perdoados (item 5) terão acesso à Vida Eterna. 
  8. A igreja cristã foi instituída por Jesus e sua missão é pregar o Evangelho de Cristo e implantar o Reino de Deus aqui na terra. 
  9. A Bíblia é a revelação de Deus para o ser humano, onde todas essas coisas são contadas.
Agora, analise todas essas doutrinas com calma. Se você crer nelas, sem dúvida é um(a) cristão. Se tiver dúvida sobre o que significam, consulte outros posts no blog, pois já escrevi aqui sobre cada uma, em alguns casos, mais de uma vez. Você também pode me enviar alguma pergunta, caso a dúvida persista, que eu vou responder. 

Com carinho

Um comentário: