terça-feira, 1 de setembro de 2015

O TEMA COM O QUAL DEUS MAIS SE PREOCUPA

Certa vez li um artigo técnico que mostrava o número de vezes que os diferentes verbos aparecem no texto da Bíblia. Como verbos significam ação, a ideia por trás desse estudo foi analisar quais são os temas mais presentes no texto bíblico, ou seja aqueles com os quais Deus mais se preocupa (e por isso inspirou os autores da Bíblia a usar). 

Os verbos que mais aparecem na Bíblia são "dar" (2.162 vezes) e "amar" (714 vezes) - somente para fins de comparação, o importante verbo "orar" aparece apenas 371 vezes.

Voltando aos dois verbos mais usados, se considerarmos que o ato de "dar" é também um ato de amor ao próximo, há uma conexão muito grande entre esses dois verbos, o que reforça ainda mais o peso relativo do tema que eles representam. 

Entendo que esses dados nos dão segurança para afirmar que Deus tem enorme preocupação em que haja bom relacionamento entre os seres humanosIsso talvez surpreenda você - confesso que fui surpreendido, quando li o artigo. 

E há aqui outro ensinamento importante: entendemos muito pouco a mente de Deus. Preocupamo-nos demais com temas secundários para Ele, como bençãos materiais, o cumprimento das regras de bom comportamento e outros assim. Assuntos que certamente têm importância, mas não são prioridades para Deus.

E se pensarmos um pouco, é fácil entender porque a grande preocupação de Deus é com o amor ao próximo e o ato de dar (em lugar de receber): nosso mundo seria um lugar completamente diferente, e muito melhor, se esses temas fossem também a maior preocupação dos seres humanos.

Com carinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário