sábado, 5 de setembro de 2015

POR QUE DEUS NÃO REVELA TUDO QUE PENSA?

As pessoas frequentemente querem saber as razões de Deus para agir de determinada forma. Fazem perguntas do tipo: Por que Deus fez isso ou deixou de fazer aquilo? O que devo fazer para que Ele atenda o meu pedido? Por que isso aconteceu comigo (ou com quem eu amo)?

E penso que há duas razões para as pessoas insistirem em saber como Deus pensa. Uma delas é legítima, e positiva, já a outra, nem tanto:

Melhorar o relacionamento com Deus
A primeira razão é entender Deus para poder melhorar o próprio relacionamento com Ele. Afinal, como em qualquer relacionamento, quanto mais uma parte conhece a outra, melhor. Deus já sabe tudo sobre as pessoas, mas a recíproca não é verdadeira e é legítimo que elas desejem saber mais sobre Ele. 

O problema aqui com esse esforço é que o ser humano tem limitações e nunca poderá entender Deus em toda sua grandeza - isso simplesmente está fora do nosso alcance. 

Manipular o Sagrado
A outra razão para querer conhecer como Deus pensa e age é menos nobre - sua base é muito parecida com a motivação que leva os(as) cientistas a buscarem entender o funcionamento da natureza. 

A sede dos(as) cientistas por saber mais não se deve apenas a uma curiosidade natural - não é a busca do conhecimento apenas pelo conhecimento em si. Eles(as) querem também desenvolver tecnologias, isto é encontrar formas para manipular o mundo físico a favor de determinados objetivos, como melhorar as condições da vida das pessoas e/ou obter lucro. 

Por exemplo, o conhecimento de biologia serve para desenvolver remédios, fertilizantes, sementes mais produtivas, etc. Já o estudo da eletricidade e do magnetismo serve para o desenvolvimento de geradores e motores elétricos, a transmissão de energia a longa distância, etc. 

Vemos esse mesmo tipo de comportamento com clareza nas religiões mais primitivas - as pessoas tentam entender como seus deuses pensam e agem para obter seu favor através de oferendas, amuletos e encantamentos apropriados. Em outras palavras, tentam manipular o sagrado. 

E infelizmente o mesmo acontece com os(as) cristãos(ãs): as pessoas querem entender como Deus pensa para poder obter bençãos. Só que os mecanismos para obter o favor d´Ele são outros: jejuns, retiros espirituais, ofertas de dinheiro, etc. 

É claro que Deus não se deixa manipular de qualquer forma. Ele não muda de humor ou altera sua decisão porque alguém faz jejum ou dá mais dinheiro na sua igreja. E penso que se fosse possível manipular Deus dessa forma, Ele não seria digno do respeito e da adoração que lhe devemos. Ele não seria o Ser fantástico que imaginamos. Simples assim.

A Bíblia é clara: o que agrada a Deus é a fé verdadeira das pessoas n´Ele. E a obediência aos seus mandamentos. Só isso.  

O conhecimento sobre Deus é limitado mas suficiente  
Sabemos sobre Deus aquilo que Ele escolheu nos contar (revelar). A natureza, por exemplo, revela seu espírito criador e o brilhantismo e complexidade da sua mente. 

Sabemos mais detalhes sobre quem Ele é (p. ex. sobre a Trindade Divina - Pai, Filho e Espírito Santo) e sobre o que Ele quer (p. ex. a vinda do Filho ao mundo para nos salvar) através da revelação contida na Bíblia

Deus também revela coisas específicas para as pessoas - conta coisas sobre seu futuro e também adverte sobre possíveis desvios na sua conduta. Ele faz isso diretamente para a pessoa (através de sonhos e visões) ou indiretamente, através dos profetas. 

Agora, todo esse conjunto de revelações é limitado e não nos permite entender Deus além de certo ponto. Até porque Deus guarda muitos mistérios para si mesmo, coisas que Ele entende não nos cabe saber (p. ex. quando o mundo vai acabar).

E precisamos nos contentar com as informações que Deus nos dá. Afinal, elas são suficientes para podermos nos relacionar corretamente com Ele. Para conseguirmos amá-lo e respeitá-lo. E, sobretudo, para termos segurança de que Ele quer sempre o melhor para nós. Em resumo, sabemos o suficiente para poder exercer adequadamente nossa fé

Portanto, não perca seu tempo tentando obter respostas que vão além daquilo que Deus decidiu lhe revelar. Você pode e deve investir tempo e esforço para entender melhor aquilo que a Bíblia conta - e esse é um dos objetivos deste blog. Mas nunca conseguirá saber tudo que gostaria. 

O que lhe cabe fazer quando não entender algo, quando não souber porque Deus fez isso ou deixou de fazer aquilo, é exercer sua fé, isto é continuar a confiar n´Ele. 

Não tente penetrar nos mistérios de Deus porque se você tentar fazer isso, poderá sofrer dois tipos de consequências ruins. A primeira delas é obter respostas erradas, fruto de interpretações fantasiosas da Bíblia oferecidas por líderes inescrupulosos - p. ex, foi isso que levou muitas pessoas a tomarem medidas terríveis para si mesmas quando acharam que o mundo ia acabar na virada do ano 1.000 da nossa era.  
A outra consequência ruim é a frustração, por buscar as respostas e não conseguir encontrá-las. E essa frustração pode se transformar em revolta e levar você a se afastar de Deus.

Confie em Deus. No seu amor e desejo de fazer o melhor por você. E aprenda a aceitar as coisas como Ele as estabeleceu e descanse n´Ele.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário