sábado, 31 de outubro de 2015

O ENSINAMENTO DO VERSÍCULO MAIS POPULAR DA BÍBLIA

Por favor, leia este mesmo post no meu novo site http://www.sercristao.org/2015/10/31/o-ensinamento-do-versiculo-mais-popular/ . 
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.João capítulo 3, versículo 16

O versículo acima é o mais popular da Bíblia, com base em diversas pesquisas feitas ao longo do tempo, várias inclusive usando recursos da Internet (veja mais).

Mas por que esse texto é tão querido? Por que inspira tanto as pessoas? A resposta é simples: está resumida nele toda a mensagem do Evangelho de Jesus. O versículo tem quatro partes que falam: 1) da causa para haver um Plano de salvação do ser humano instituído por Deus; 2) do preço do processo de salvação; 3) da condição para que a salvação ocorra; e 4) da sua consequência. Vamos ver isso tudo em maior detalhe. 

A causa para a salvação
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”

O plano para a salvação dos seres humanos foi instituído por Deus porque Ele nos ama muito. Já sabedor que ao dar o livre arbítrio para as pessoas elas iriam contrariar seus mandamentos (pecar), Deus montou um plano para poder dar-lhes seu perdão sem precisar abrir mão da sua justiça. E esse caminho é o da Graça.

O preço da salvação
“... que deu seu filho unigênito...”

Como os seres humanos pecam, a justiça de Deus demanda punição pelos pecados cometidos. O caminho tradicional para fazer isso seria Deus acertar contas com cada pessoa com base naquilo que ela fez, regulando a punição dela de forma proporcional aos seus pecados individuais. 

Mas essa abordagem gera um problema: como todos(as) pecam - a Bíblia é bem clara a esse respeito - a punição ser ia severa e ninguém conseguiria ser salvo(a). Portanto, era preciso haver uma alternativa. 

Deus, então, instituiu um caminho alternativo: sua Graça. Em outras palavras, Deus deu seu Filho para que Ele sofresse a punição em nome de cada pessoa. Jesus foi sacrificado na cruz por nós. Assim, Deus conseguiu manter sua justiça, pois houve um preço pelos pecados, e mesmo assim dar acesso às pessoas a sua salvação. É uma solução brilhante. Inacreditável mesmo.

A condição para a salvação

“... para que todo aquele que nele crê...”

O caminho para a salvação, via Graça de Deus, não tem um preço para o ser humano, mas tem uma condição: que a pessoa acredite que Jesus morreu por conta dos seus pecados. Reconheça essa realidade. É essa crença (fé) que abre o caminho da Graça para cada ser humano. 

Sem ela, a morte de Jesus não tem significado para a pessoa e, portanto, não pode purificá-la dos seus pecados. Simples assim.

A consequência da salvação
“... não pereça, mas tenha a vida eterna.”

A salvação é o processo pelo qual o acesso do ser humano a Deus, obstruído pelo pecado, fica restaurado. Os pecados da pessoa são perdoados (cobertos pelo sangue de Jesus) e a pessoa pode ser apresentar purificada diante de Deus, passando a ser aceita por Ele. 

E quando isso acontece a pessoa entra na vida eterna, ou seja passa a ter acesso a uma nova realidade que será instituída no final dos tempos - uma nova sociedade, sem pecados, perfeita no seu funcionamento, onde Deus será o centro de tudo. E essa nova realidade não acabará - terá começo mas não fim. 

Tecnicamente é errado usar a palavra eterna para se referir a essa nova forma de viver, pois eterno é algo que não tem nem começo nem fim - sempre existiu e sempre existirá - como Deus. Essa nova forma de vida tem um começo mas não acaba, portanto, tecnicamente, não é eterna. 

Mas falamos em "vida eterna" porque esse novo momento, uma realidade que ainda vai acontecer, sempre esteve presente na mente de Deus. E nesse sentido, é eterno. 

Conclusão
João capítulo 3, versículo 16, resume numa única frase todo o Plano de salvação que Deus concebeu para o ser humano. Daí a importância desse pequeno texto.

Esse Plano foi concebido por que Deus ama sobremaneira cada ser humano e quer todo mundo junto a si. Como todos(as) pecam, a forma de fazer isso é o caminho da Graça. Não é possível a ninguém liberar seu caminho até Deus por méritos próprios.

O preço da salvação pela Graça é que os pecados cometidos pela humanidade sejam todos resgatados através do sacrifício feito em nome delas por Jesus, na cruz, cerca de 2.000 anos atrás.

Agora, a Graça de Deus é oferecida de forma condicional: a pessoa precisa aceitar que Jesus morreu por ela e é seu Salvador pessoal. E não há como fugir desse requisito.

A Graça dá acesso à vida eterna, que será uma nova forma de funcionamento da sociedade, com início no final dos tempos, onde não mais haverá sofrimento nem injustiças. Deus será o centro de tudo e o garantidor da felicidade de todos(as).

Confesso que quando vejo a capacidade de síntese de João, de numa única frase dizer tudo que há para ser dito sobre esse tema - eu fico com "inveja santa". Eu preciso escrever muito mais para conseguir transmitir um significado dessa profundidade. 

Essa frase genial demonstra, sem dúvida, que o texto da Bíblia vai muito além da capacidade humana. É a Palavra de Deus pura e simplesmente.

Com carinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário