sábado, 28 de novembro de 2015

UM CONSELHO IMPORTANTE PARA MELHORAR SUA VIDA

Por favor, leia este mesmo post no meu novo site http://www.sercristao.org/2015/11/28/um-conselho-importante-para-melhorar/ . 

Para viver uma vida melhor, mais feliz e ajustada, a pessoa precisa aprender uma coisa muito importante: distinguir entre o que não pode mudar, não importa o quanto se esforce, e o que pode melhorar, com trabalho e dedicação. 

Muitas pessoas não conseguem perceber essa diferença e ficam lutando para mudar aquilo que não está a seu alcance fazer diferença e acabam não fazendo aquilo que deveriam nas áreas onde poderiam obter resultados positivos.

O que não pode ser mudado na vida inclui um monte de coisas, muito mais do que gostaríamos que fosse verdade, mas essa é a realidade. Vejamos alguns exemplos:
  • Muitas circunstâncias da sua vida – a economia, o clima, o ambiente social em que a pessoa vive, a situação política do seu país, alguns problemas de saúde, como doenças crônicas ou deficiências físicas, e assim por diante
  • O passado - é impressionante o quanto as pessoas gastam de tempo e esforço tentando mudar seu passado - palavras que feriram outras pessoas, escolhas erradas, etc - coisa que não podem fazer. 
  • A passagem do tempo - tudo passa, tanto as coisas boas com as ruins. O tempo leva tudo de roldão e entender isso ajuda a reduzir o sofrimento quando, por exemplo, uma coisa boa acaba.
  • A soberania de Deus - pode parecer estranho incluir isso na lista, mas as pessoas brigam muito contra a soberania de Deus. Muitas acham que Ele poderia e deveria ter feito as coisas de outra forma e não se sentem satisfeitas com aquilo que entendem ser o seu "quinhão" na vida. 
Aprender a aceitar e ficar em paz com aquilo que não se pode mudar é fundamental para alcançar paz de espírito e ter condições de concentrar-se naquilo que importa de fato. Não se trata de conformismo, mas sim de ajustar as próprias expectativas. Afinal, ficar brigando contra o inevitável somente traz frustrações.

Agora, a parte mais importante nessa questão toda é identificar e atuar naquilo que pode ser mudado - a Bíblia chama a esse processo de melhoria contínua de "santificação". É aí que a pessoa pode fazer diferença na sua vida e no mundo. 

E começo lembrando que a pessoa nunca pode mudar seu passado, no máximo pode atenuar as consequências dele. Mas sem dúvida pode alterar seu futuro para melhor. E pode fazer isso desenvolvendo os seus pontos fortes (a Bíblia chama isso de usar bem os próprios talentos), bem como contendo os pontos fracos. 

Coisas que podem ser melhoradas incluem ter mais auto-controle, ajustar as prioridades da própria vida - escapando da armadilha estabelecida pela sociedade moderna, para quem o bom é ter cada vez mais coisas -, estabelecer hábitos mais saudáveis e assim por diante. Falei bastante sobre todas essas questões em outros posts aqui no blog e sugiro a quem se interessar dar uma olhada nesses textos.

Concluindo, aprender a aceitar o que não pode ser mudado e investir naquilo que é possível melhorar, esse é um conselho útil para quem busca uma vida melhor.

Com carinho

Um comentário:

  1. Isso se vê necessário em frustrações. Não é questão de conformismo, como você mesmo disse, mas de ajuste. Interessante.

    ResponderExcluir