quinta-feira, 23 de junho de 2016

É PECADO SER RICO?

Há muitas dúvidas e erros de avaliação quanto à posição da Bíblia a respeito da riqueza. Como esse é um assunto importante, entendo que ser útil discuti-lo com franqueza aqui.

A riqueza por si mesma, desde que adquirida por meios legítimos, não é errada aos olhos de Deus. Abraão foi homem rico e Salomão foi rei riquíssimo e nem por isso eles foram criticados na Bíblia por causa dessa condição.

É claro que a riqueza adquirida por meios ilícitos - como a corrupção - é pecado. Mas o problema nesse caso não é a riqueza em si e sim o meio usado para adquiri-la. E Isso ficou bem claro no caso do coletor de impostos Zaqueu, que fraudou seu próprio povo. Ao se converter, quando Jesus visitou sua casa, ele prometeu devolver em dobro tudo que tinha obtido de forma fraudulenta e Jesus o apoiou (Lucas capítulo 19, versículos 1 a 9).

Agora, há três problemas relacionados com a riqueza segundo a Bíblia nos alerta. O primeiro deles é a importância excessiva que ela pode assumir, quando passa a definir toda a vida da pessoa. Em outras palavras, é pecado ter na riqueza a coisa mais importante da própria vida. E a razão é simples: quem vive assim passa a ter outro deus (a riqueza) na frente do Deus verdadeiro.

E infelizmente tal tipo de pecado é extremamente comum entre as pessoas ricas, pois a riqueza exerce uma atração quase irresistível, ao gerar poder, status e enorme segurança. Foi por isso que Jesus afirmou ser "mais fácil passar uma corda grossa pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus". Mas Ele mesmo completou: "os impossíveis para os homens são possíveis para Deus." (Lucas capítulo 18, versículos 24 a 27). Ou seja, é possível sim uma pessoa rica ser salva. 

O segundo problema relacionado com a riqueza é o mau uso. Por exemplo, quando esse uso for egoísta (voltado apenas para a própria pessoa e seus queridos) ou gerar ostentação e luxo excessivo, que afrontam a dignidade das pessoas menos favorecidas. Isso também é pecado, como a parábola do rico e do Lázaro (Lucas capítulo 16, versículos 19 a 31), contada por Jesus, deixa bem claro.

O terceiro problema com a riqueza aparece quando ela é usada para caracterizar as pessoas que dispõem dela como superiores às demais.

É claro que as pessoas não têm todas a mesma capacidade para gerar riquezas: algumas delas são mais competentes e mesmo esforçadas do que outras. E podem acabar adquirindo maior riqueza por causa disso. Nesse tipo de situação, parece ser razoável entender que os(as) mais ricos(as) têm maior mérito.

O problema é quando esse entendimento se torna generalizado: riqueza sempre é sinal de mérito maior. E era assim que a sociedade judaica pensava no tempo de Jesus e Ele criticou essa posição.

O mesmo tipo de pensamento também é muito presente na sociedade norte-americana, que é extremamente competitiva, e também vem ganhando espaço no Brasil. Existe até uma palavra muito dura que caracteriza aqueles(as) que ficam para trás na corrida pela riqueza e posição social: "perdedor(a)" ("loser" em inglês). Fiquei espantado, outro dia, ao ouvir de uma adolescente que essa palavra tornou-se comum nas nossas escolas.

É pecado classificar as pessoas dessa forma, pois muitas pessoas ditas perdedoras não adquiriram recursos suficientes porque não tiveram condições para ser mais e melhores - falta-lhes capacidade, estudo ou até condições emocionais. 

E pobreza não torna ninguém pior aos olhos de Deus - basta lembrar que Jesus e seus principais discípulos foram todos pobres. E Ele chegou a dizer que: “se alguém quiser vir a após mim, pegue sua cruz e me siga” (Lucas capítulo 9, versículo 23). Ora, cruz é sinal de dificuldade, não de prosperidade. 

Deus quer o melhor para cada um(a) de nós, sem dúvida, mas nem sempre a riqueza é o melhor para nossas vidas. Afinal, ela gera enormes riscos, conforme comentei acima. E muito pouca gente saberia lidar bem com esse tipo de situação. 

Com carinho

7 comentários:

  1. Muito obrigado pelo texto!

    Discuti também sobre esse tema de errado ser rico no meu blog:
    http://caiouechi.blogspot.com.br/2015/05/e-errado-querer-ser-rico-vale-pena-ser.html

    Depois da uma lida por favor?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sim amigo é pecado Gênesis 3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão.
      jogos de loteria mega sena , tela sena são jogos de azar !

      Excluir
    2. Caro Lucas

      A questão de jogos de azar é controvertida. Muitos cristãos entendem ser proibido. Outros não - já vi muito bingo e rifa acontecendo em igreja.

      De qualquer forma, não é o texto que você citou que serve de base para discutir a proibição de jogos de azar.

      O versículo se refere à maldição que Deus lançou sobre Adão e Eva por sua desobediência ao comer do fruto da árvore do bem e do mal. A partir dali, Deus não mais iria proporcionar o sustento deles de graça - eles passariam a ter que trabalhar para se sustentar. Isso nada tem a ver com a proibição de jogos de azar.

      Abs
      Vinicius

      Excluir