segunda-feira, 17 de julho de 2017

RECOMEÇAR


Recomeçar é das coisas mais difíceis de fazer na vida. A necessidade de um recomeço, por si só, significa que algo deu muito errado - uma relação afetiva importante acabou, a pessoa foi demitida do emprego onde estava há muitos anos, morreu um ente muito querido, é preciso superar uma doença séria, etc.

Não é nada simples ficar de pé de novo e recomeçar – isso me lembra um samba antigo, que foi muito popular, cuja letra aconselhava: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima...” 

Eu já tive oportunidade de recomeçar por duas vezes na minha vida e posso garantir que não é nada fácil. Quando tenta recomeçar, a pessoa costuma ser assaltada por um turbilhão de sentimentos ruins: sensação de fracasso, vergonha, medo de não conseguir se recuperar, autopiedade, culpa, etc. 

A Bíblia tem muito a dizer para quem passa por esse tipo de situação, ensinando pelo exemplo de várias pessoas que precisaram recomeçar e encontraram forças para fazer isso, com a ajuda e orientação de Deus. Vejamos alguns exemplos:

A pessoa tinha ideias erradas
Paulo, antes de se tornar apóstolo, era um judeu ortodoxo que achava o cristianismo uma heresia. Por causa disso, perseguiu os(as) cristãos(ãs) e acabou participando ativamente do martírio de alguns deles, como o do diácono Estevão (Atos dos Apóstolos 7:54 a 8:3).

Um dia, Paulo ia para a cidade de Damasco, para liderar a perseguição aos cristãos daquele local, quando teve uma visão e ouviu uma voz, dizendo: “Paulo, Paulo, por que me persegues?” (Atos dos Apóstolos 9:1-9). Era Jesus se manifestando e colocando Paulo num novo caminho. 

Paulo aceitou recomeçar, mas não foi nada fácil (Atos dos Apóstolos 9:20-22): Precisou desdizer tudo o que tinha dito antes, enfrentou muita resistência, antes de ser totalmente aceito pelos(as) cristãos(ãs) e ainda assim carregou um estigma por toda a vida - ele mesmo se considerava o menor entre os apóstolos, por ter perseguido os seguidores de Cristo.

Paulo teve coragem de recomeçar e acabou se tornando um grande evangelista e o autor de boa parte do Novo Testamento - seus textos estabeleceram as bases teológicas do cristianismo. 

A pessoa estava em pecado 
Os publicanos eram judeus que assumiam o papel de coletar impostos em nome dos dominadores romanos. E faziam isso explorando os próprios compatriotas e lucrando com os excessos de arrecadação que conseguiam extorquir. Não é surpresa, portanto, que os publicanos fossem odiados pelo povo judeu e tidos como pecadores irrecuperáveis. 

Zaqueu era o principal publicano numa cidade que Jesus visitou. Tinha baixa estatura e queria ver o Mestre passar, o que não era fácil, pois Jesus vivia rodeado de muitas pessoas. 

A única forma que Zaqueu encontrou para ver Jesus foi subir numa árvore. Ao passar embaixo dessa árvore, Jesus parou e disse, para surpresa geral, que iria pernoitar na casa de Zaqueu. Isso era impensável naquela época, pois um Mestre (Rabino) evitava ao máximo ter contato com pecadores para não se contaminar.

Zaqueu foi tão tocado pela gesto de Jesus, que confessou seus pecados e prometeu restituir em dobro tudo aquilo que tinha roubado (Lucas 19:1 a 10). 

Ele teve coragem de deixar o pecado para trás, pegar na mão que Jesus lhe estendia e recomeçar a vida.E não deve ter sido nada fácil pois Zaqueu precisou abrir mão de muito dinheiro, mudar de profissão e enfrentar a desconfiança das pessoas.

A pessoa perdeu tudo 
A história de Rute é uma das mais belas da Bíblia. Tudo começa com Noemi, que tinha dois filhos homens, um dos quais casado com Rute. A família morava fora de Israel e por causa disso as noras de Noemi não eram judias. 

Noemi teve o infortúnio de perder o marido e os dois filhos. Ora, naquela época, as mulheres eram totalmente dependentes dos homens e uma família sem homens adultos estava fadada a morrer de fome. 

Noemi disse para as noras voltarem para suas respectivas famílias para poderem sobreviver - ela mesma iria voltar para Israel, contando viver da caridade do seu povo.

Uma das noras aceitou a sugestão e foi embora, mas Rute se manteve fiel à sogra - a frase que disse para a sogra é daquelas que a gente não esquece: “Onde quer que fores, irei eu,... o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute, capítulo 1, versículos 16 e 17). 

Noemi e Rute recomeçaram a vida em Israel, mendigando. Uma reviravolta dos fatos fez com que Rute acabasse casando com Boaz, rico senhor de terras. E o neto de Rute e Boaz foi o rei Davi - essa mulher corajosa e leal acabou entrando na linhagem de Jesus.

Rute recomeçou da forma certa, mantendo-se firme e leal e sua vida foi mudada para muito melhor.

Outra pessoa que perdeu tudo e precisou recomeçar do zero foi José. Jacó, seu pai, tinha doze filhos, mas aquele que amava de fato era José, rapaz fora do comum. 

Os dez irmãos mais velhos de José morriam de ciúmes e acabaram por vendê-lo como escravo. Assim, José perdeu tudo de uma vez só – o conforto do lar, a família, os amigos, a liberdade, etc (Gênesis capítulo 37). Com apenas dezessete anos, ficou sozinho no mundo e teve que recomeçar do zero, no Egito.

Mas ele não desesperou e manteve a confiança em Deus. Conservou também seus princípios morais e quando lhe foi pedido para fazer coisas erradas, para obter vantagens, ele se recusou. Como Deus estava com ele, José superou todas as dificuldades e acabou como o segundo homem mais importante do Egito, o país mais rico do mundo naquela época.

Palavras finais
Se você precisa recomeçar sua vida, não tenha medo. Se Deus estiver com você, como esteve com Paulo, Zaqueu, Rute e José, pode ter certeza que, independentemente das suas circunstâncias, você vai conseguir superar todas as dificuldades. 

Basta ter fé, ir em frente e perseverar. É como diz a letra de uma música muito querida: "Segura na mão de Deus, e vai".

Com carinho

10 comentários:

  1. Muito legal a sua postagem. Estou passando por um processo semelhante, Vinícius, recomeçar é mesmo muito complicado, mas quero me animar, me reestabelecer, me restaurar em Cristo... Quando eu estava no fundo de um poço, foi somente o amor de Jesus que me reergueu. Claro que a luta continua diariamente e, diariamente, eu preciso manter o meu alvo voltado sempre para Jesus. É uma luta contra as circunstâncias, uma luta contra aquilo que nossos olhos carnais vêem, mas não há nada melhor que contemplar com a nossa fé o milagre que Deus nos proporciona. Espero em Cristo um dia me tornar uma pessoa melhor, alinhada com o coração de Deus.

    Abraços.

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. sem jesus nao da para recomecar confie em Deus e tudo se resolvera . Amem

    ResponderExcluir
  3. recomecar e muito dificil sem Deus nada somos

    tudo posso naquele que fortalece
    abracos
    hosana ferreira rosa

    ResponderExcluir
  4. adorei essas palavras de encentivos
    Christoffer rosa dos santos
    perdi meu Pai como sinto falta dele

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de dez anos usando a bipolaridade como desculpas Jesus se tornou o motivo de recomeçar e dar novo sentido para minha vida. amei o artigo

      Excluir
  6. Depois de anos na bipolaridade hoje encontro realmente sentido para recomeçar a vida de forma que JESUS possa ser o senhorio de tudo!

    ResponderExcluir
  7. Depois de anos na bipolaridade hoje encontro realmente sentido para recomeçar a vida de forma que JESUS possa ser o senhorio de tudo!

    ResponderExcluir
  8. Deixei a minha noiva pra ficar com a mulher mais linda. Estava completamente apaixonado e envolvido. Tudo em mim era ela. Por sorte acabei descobrindo que o filho que tivemos não era meu e ela não me traía com um mas com quatro homens ao mesmo tempo.
    Tomei a decisão de recomeçar, está muito difícil mas sei que tudo posso Naquele que me fortalece. Cristo me acolheu, vou seguindo com fé e perseverança dia após dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí. Não desista. Permaneça firme no caminho certo que a vitória final virá.

      Abs
      Vinicius

      Excluir