segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

OS MILAGRES DE DEUS SÃO SOB MEDIDA

Acho que muita gente conhece a história dos 40 anos que o povo de Israel andou pelo deserto do Sinai. Para quem não lembra, vou dar uma rápida pincelada. 

O povo foi tirado da escravidão no Egito por Moisés, em meio a uma impressionante série de milagres (as dez pragas, a abertura do Mar Vermelho, etc). Quando Israel chegou na fronteira da Terra Prometida (Canaã ou Palestina), foram enviados doze homens para espionar os cananitas e falar sobre as dificuldades de uma possível invasão.

Esses espiões, com exceção de Calebe e Josué, contaram ter encontrado cidades muito bem fortificadas e inimigos poderosos e, portanto, previram ser impossível conquistar aquelas terras. E naõ levaram em conta o poder de Deus. Faltou-lhes fé.

Por causa disso, Deus puniu o povo, obrigando Israel a vagar pelo deserto do Sinai por quarenta anos, para que aquela geração de homens incrédulos fosse substituída por outra. E assim aconteceu: nenhum dos homens adultos que saiu do Egito, com exceção de Calebe e Josué, entrou na Terra Prometida. Só a nova geração teve esse privilégio.

Assim, Israel ficou por quarenta anos andando pelo deserto e não podemos esquecer que as condições de vida de vida naquele ambiente eram muito difíceis. Mas Deus é misericordioso e continuou ao lado do povo mesmo após o pecado da incredulidade. E Ele realizou diversos milagres para prover o povo de comida (maná) e água, coisas muito difíceis de obter em grande quantidade num deserto.

Agora, as pessoas não vivem só de comida e água. Elas também precisam de outras coisas, como roupas (para se proteger do frio e sol) e calçados (particularmente importantes para andar em terreno pedregoso). Como será que o povo de Israel se arranjou em relação a essas outras necessidades?

Nesse caso, uma parte do que elas precisavam foi provido por Deus. Veja o que a Bíblia diz: “E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé” (Deuteronômio capítulo 29, versículo 5).

Isso quer dizer que, mesmo depois de muitos anos, as roupas e calçados das pessoas estavam nas mesmas condições de quando saíram do Egito. Os muitos anos de uso não geraram desgaste nas peças de vestuário, um grande milagre.

Mas o que dizer do vestuário das crianças? Elas saíram pequenas do Egito e naturalmente cresceram ao longo do tempo. A Bíblia não fala de milagre para fazer suas roupas aumentarem de tamanho, portanto, não podemos imaginar que isso aconteceu. E não podemos falar de milagre se não há referencia a isso no texto bíblico. Outra coisa aconteceu aqui.

Precisamos lembrar que os israelitas saíram do Egito levando com eles bois, cabritos e ovelhas. Portanto, tiveram acesso a peças de couro e também contaram com lã em abundancia (evidentemente as ovelhas precisaram ser periodicamente tosquiadas). Isso quer dizer que contaram com material suficiente para fazer boa quantidade de roupas e atender as necessidades das crianças à medida que cresciam.

Em outras palavras, houve sim milagres quando isso foi preciso. Na medida das necessidades. Mas Deus não fez milagres que não foram necessários, ou seja não fez aquilo que os próprios israelitas podiam fazer.

Nosso Deus é prático: seus milagres levam em conta as necessidades das pessoas que Ele quer beneficiar. Mas nunca faz por nós aquilo que podemos fazer por nossa própria conta. O que está ao nosso alcance fazer é nossa responsabilidade – Deus não irá fazer isso por nós.

E há um outro excelente exemplo bíblico que comprova o que acabei de dizer. Quando Jesus ressuscitou Lázaro, encontrou o amigo enterrado fazia quatro dias. Aí disse aos discípulos para removerem a pedra que vedava a entrada do túmulo onde Lázaro estava enterrado (João capítulo 11, versículos 17 a 39).

Vamos analisar esse acontecimento: se Jesus tinha poder para ressuscitar Lázaro, também o tinha para remover a pedra. Ele não precisava em absoluto da ajuda dos discípulos, mas pediu aos discípulos que tirassem a pedra porque esse ato estava ao alcance deles.

Podemos contar com Deus para preencher nossas necessidades e fazer por nós aquilo que está fora do nosso alcance. Mas Ele não fará por nós aquilo que podemos fazer. Simples assim.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário