Vou falar hoje do valor que você tem para Deus. E posso garantir que ninguém dá mais valor a você do que Ele. Vamos ver a razão para essa minha afirmação.
Já falei aqui no site sobre a diferença entre as abordagens da auto-ajuda e do cristianismo na identificação e tratamento dos problemas humanos (veja mais). A linha de auto-ajuda procura motivar as pessoas a descobrir seu potencial não utilizado, valorizando aquilo que já possuem. Enquanto o cristianismo defende que as pessoas, por suas limitações próprias, somente vão conseguir resultados positivos caso se apoiem na força de Deus.
Essa diferença de abordagem explica porque a auto-ajuda é cada vez mais popular. Afinal, ela parece dar mais valor ao ser humano e as pessoas gostam daquilo que reforça sua auto-estima. O cristianismo, com sua ênfase no reconhecimento dos pecados pessoais e apelo ao perdão e à graça de Deus, parece fazer exatamente o contrário. Parece diminuir o valor das pessoas.
Mas essa é uma visão incorreta. Nenhuma religião valoriza tanto as pessoas quanto o cristianismo. Em primeiro lugar, a doutrina cristã valoriza as pessoas porque identifica nelas a existência da vida (o "sopro divino") dada por Deus. Por isso o assassinato é proibido e a Bíblia sempre enfatiza ações que concorram para proteger a vida humana, como a ajuda material aos mais fracos ou a proteção dos oprimidos.
Em segundo lugar, a importância de cada ser humano está evidente no plano de salvação que o próprio Deus estabeleceu. O ponto principal desse plano é o sacrifício de Jesus, o Filho de Deus. E ninguém sacrificaria seu próprio filho por algo sem importância. Portanto, é uma decorrência direta do plano da salvação que cada ser humano tem importância para Deus. E muita importância.
Finalmente, a importância de cada pessoa também fica caracterizada pela presença do Espírito Santo na sua dela. Isso prova que Deus se importa com tudo que acontece com ela - a Bíblia chega a dizer que até os cabelos da cabeça da pessoa estão contados.
Cabe ao Espírito Santo levar a pessoa até Deus e mantê-la no caminho certo. Também cabe a Ele interceder pela pessoa, para perdão dos pecados cometidos. E a Bíblia diz que isso é feito usando gemidos que não podem ser expressos em linguagem humana (veja mais).
A auto-ajuda procura dar às pessoas um falso sentimento de poder. Faz com que elas se sintam bem, sem gerar soluções reais, pois seu diagnóstico está errado. O problema não é, como a auto-ajuda defende, que as pessoas não conhecem e exploram plenamente o seu potencial interior. E a solução não é "libertar" esse poder.
Temos capacidade e poder sim, mas somos totalmente dependentes daquele que criou e sustenta o universo (Deus). Você somente vai encontrar aquilo que precisa - a força e o apoio de que precisa - numa relação próxima com Ele. E somente Deus pode trazer o alívio necessário para seus problemas e dificuldades. Conforme Jesus mesmo disse: "venham a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei..." (Mateus capítulo 11, versículos 28).
O cristianismo não faz pouco do ser humano. Apenas apresenta um outro diagnóstico, na minha opinião muito mais verdadeiro, das dificuldades humanas. E completa esse diagnóstico comprovando que o valor de cada pessoa é enorme. Exatamente igual ao preço do sangue de Jesus derramado por você na cruz.
Com carinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário