Hoje vou falar do seu amigo mais íntimo, o melhor amigo que você pode ter na sua vida.
O grande filósofo grego Aristóteles ensinou que é possível ter quatro tipos de amizades:
- Utilitária: pessoas das quais não se costuma ouvir falar exceto quando elas precisam de alguma coisa. Aí você recebe um email, uma mensagem de Whatsapp ou uma ligação pedindo certo favor. E a amizade, se é que se pode chamar isso de amizade, nunca passa disto.
- Interesse compartilhado: aparece quando há uma área de interesse comum – por exemplo, torcer pelo mesmo time de futebol, frequentar a mesma faculdade, apoiar o mesmo partido político ou congregar na mesma igreja. Normalmente, quando esse tipo de vínculo com as pessoas se perde - por exemplo, a pessoa muda de igreja ou se forma na faculdade -, a amizade esfria ou mesmo morre.
- Baseada em sentimentos: há alguns sentimentos, como respeito, admiração, etc, que aproximam as pessoas a as fazem encontrar prazer na convivência, na troca de experiências. Esse tipo de amizade costuma resistir à passagem do tempo e se mantem estável.
- Íntima: nesse tipo de amizade, as pessoas se sentem como irmãs. Há comunhão plena. Mas isso é muito raro e é uma benção ter um/a amigo/a assim.
A amizade íntima
Esse tipo de amizade costuma ter cinco características importantes:
- Você se sente seguro com essa pessoa - não precisa tomar cuidado com seus pensamentos, censurar suas palavras ou esconder seus defeitos. Você consegue confidenciar seus problemas mais íntimos para essa pessoa (João capítulo 15, versículo 15).
- Seu amigo íntimo fica verdadeiramente feliz com sua alegria e sucesso e triste com seu sofrimento.
- Os eventuais desentendimentos com o amigo íntimo nunca prejudicam a amizade. Pode ser que seu amigo íntimo diga as verdades que você precisa ouvir – e vice-versa – mas a amizade permanece e só se solidifica com isso.
- Seu amigo íntimo está sempre disponível para você.
- Seu amigo é sempre solidário, do tipo “mexeu com você, mexeu também com ele”.
Seu melhor e mais íntimo amigo
Agora eu quero apresentar para você aquele que deveria ser seu amigo mais íntimo: Jesus. E Ele quer manter esse tipo de relação com você - basta ver o que disse:
Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai, vos tenho dado a conhecer. João capítulo 15, versículo 15
Analise as características de Jesus como seu amigo e veja como ela se enquadra perfeitamente na descrição que fiz acima:
- Você pode confiar inteiramente em Jesus. Abrir seu coração para Ele. E Jesus vai compreender, perdoar e consolar você.
- Jesus nunca vai trair sua confiança.
- Ele compartilhará suas alegrias e tristezas você.
- Jesus entende quando você discorda d´Ele e mesmo quando contraria sua orientação, em outras palavras, quando você peca. E não somente entende, como é capaz de perdoar, assim que você demonstrar arrependimento.
- Jesus nunca desiste de você - não importa o que você tenha feito ou por onde tenha andado.
- Ele está sempre disponível - basta fechar seus olhos e clamar por Ele e você sentirá sua presença. Essa pedido de comunicação nunca dá sinal de “ocupado”.
- Jesus tem enorme amor por você e tanto é assim que Ele deu sua vida para salvá-lo.
Concluindo, reconheça em Jesus seu maior e mais íntimo amigo. Se você fizer isso, pode ter certeza que sua vida vai mudar e para muito melhor.
Com carinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário