Você quer melhorar seu relacionamento com Deus? Acredito que sim. Afinal, acredito que você não queira ser mais um(a) daqueles(as) filhos(as) que somente se lembra de Deus quando precisa de ajuda. E quando tudo está bem, simplesmente não se lembra muito dele.
Mas não é todo mundo que consegue fazer isso, embora Deus esteja sempre de braços abertos, nos aguardando. Portanto, aí vão cinco coisas que você pode fazer se quiser de fato melhorar seu relacionamento com Deus.
Assumir compromisso
A primeira coisa que você precisa fazer para melhorar seu relacionamento com Deus, o começo dessa caminhada, é assumir um compromisso real com Ele. Decidir de fato dar prioridade a esse relacionamento e disponibilizar tempo de qualidade para se dedicar a essa tarefa.
Entender melhor como Deus é
A segunda coisa é eliminar certas percepções erradas sobre como Deus quer se relacionar com você. Vou dar alguns exemplos.
Há quem pense que Ele é como uma super babá. Que Deus vai passar a resolver todos os seus problemas, quando você se aproximar dele. Mas, não há respaldo bíblico para esse tipo de pensamento. Deus prometeu que buscaria nosso bem, mas isso não significa que Ele vai acabar com todos os nossos problemas. Afinal, são os problemas, muitas vezes, que nos ensinam, muitas vezes, humildade, paciência, gratidão, amor, etc.
Outro tipo de pensamento errado é achar que Ele pode ser manipulado. Que Ele aceita barganhas do tipo “se Deus fizer isso, eu então faço aquilo”. Deus não faz barganhas. Nunca. E tentar se relacionar com Ele por esse caminho não leva você a lugar nenhum.
Existe ainda quem imagine merecer determinadas coisas dele. Essas pessoas pensam que têm "direitos" especiais, por exemplo, por serem ativas na obra de Deus. Mas, na verdade, Deus não depende de ninguém. O profeta Samuel pensou ser indispensável (1 Reis capítulo 19 versículos 13 a 18) e a Obra de Deus continuou depois que ele foi transladado ao céu, através de Eliseu, seu discípulo.
Prestar atenção no que Deus tem a dizer
A terceira coisa a ser feita para melhorar o relacionamento com Deus é prestar atenção ao que Ele tem a dizer. Ter atenção contínua às coisas dele e às suas mensagens, até porque Deus muitas vezes fala em sussurros, como fez com Elias (1 Reis capítulo 19 versículos 11 a 13). E quando você tiver houver dúvida, a pessoa também pode pedir confirmação de alguma mensagem, como fez Gideão (Juízes capítulo 6, versículos 36 a 40).
Procurar entender o que Deus fala
A quarta coisa é se esforçar para entender o que Deus fala. Não basta só prestar atenção para perceber quando Ele está falando. É preciso mais do que isso. É preciso entender o conteúdo da mensagem.
O entendimento das coisas de Deus vem pela oração, pelo estudo da Bíblia e pelo ensinamento de quem tiver maior conhecimento teológico do que você. Sem isso, a mensagem pode chegar e você ficar sem saber o que fazer com ela.
Estar disposto a obedecer
Finalmente, é preciso estar disposto a obedecer. E isso pode ser difícil , especialmente quando a mensagem, ou o ensinamento, não for aquele que você queria.
É aí que, muitas vezes, as pessoas cometem o erro de tentar “adaptar” o conteúdo da mensagem ou ensinamento para que ela fique mais de acordo com sua vontade. Foi isto que o rei Saul tentou fazer, depois que o profeta Samuel lhe disse que Deus o tinha abandonado (1 Samuel capítulo 15) e se deu muito mal.
Esse último ponto é crucial - provavelmente é o mais importante dos cinco. Não tente aprofundar uma relacionamento com Deus sem estar disposto a obedecer sua voz, mesmo que isso contrarie sua vontade. Afinal, ser obediente à vontade de Deus é a verdadeira "prova dos nove" de um bom relacionamento com Ele.
Com carinho
Meu professor, estou interessado em adquirir o livro q vc citou na aula, acho q até me passou e tomei nota, mas como estou viajando não o tenho comigo. O livro se trata de perdão, e no mesmo vc disse q havia a história de uma mãe q perdoou o assassino de seu filho e o visitou na cadeia, se lembra? Por favor, vc pode me passe por e-mail? Obrigado, abçs, Carlos
ResponderExcluircarlosalvesdeoliveira@ig.com.br