"Jesus chorou." João capítulo 11, versículo 35
O versículo acima é o mais curto da Bíblia. Mas ele não é apenas uma curiosidade literária. Sua importância é bem maior do que essa, pois o pequeno texto embute várias lições importantes.
Jesus chorou antes de ressuscitar Lázaro, que tinha morrido dias antes. Esse homem, juntamente com suas irmãs Maria e Marta, formava uma família muito querida por Jesus. Ele sempre se hospedava na casa da família de Lázaro quando visitava Jerusalém.Jesus chorou a morte de uma pessoa querida. E aí está a primeira lição desse pequeno versículo: homens também choram. Parece surpreendente ter que falar sobre isso, mas evitar o choro, por vergonha de parecer fraco, ainda é uma lição frequentemente passada para os filhos em nossa sociedade machista. "Choro não é coisa de homem", ensinam esses pais.
E Jesus provou que homens choram sim, quando há motivo para isso. E não há vergonha em chorar, pois isso não desmerece ninguém. Muito ao contrário, o choro prova que o homem é sensível.
A segunda lição a ser tirada desse versículo mostra Jesus solidário com a dor física e emocional das pessoas. Ao viver neste mundo, Jesus aprendeu como é difícil sofrer. E Ele acabou passando por grandes sofrimentos, culminando com uma morte horrível na cruz.
A solidariedade de Jesus com a dor humana permanece até hoje. Isso significa que Deus se solidariza quando você sofre e chora junto com você. Portanto, você nunca estará sozinho/a quando em sofrimento. Jesus estará ao seu lado, repartindo sua dor e consolando você.
O terceiro ensinamento fica evidente na continuação da história, depois que Lázaro foi ressuscitado. Jesus não se limitou a chorar a perda do amigo querido. Ele fez mais: agiu de forma decisiva para resolver aquela situação difícil.O choro de Jesus não é apenas uma forma solidariedade conosco. É muito mais: esse choro anuncia uma ação restauradora. Uma ação que muda a situação e transforma lágrimas em motivo de júbilo e gratidão a Deus.
"Jesus chorou". Uma frase muito pequena com um significado tão grande.
Com carinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário