terça-feira, 31 de dezembro de 2019

BENÇÃOS NO NOVO ANO


A virada do ano é sempre um momento de renovação da esperança. As pessoas acreditam que receberão bênçãos de Deus, permitindo que problemas e dificuldades possam ser finalmente superados. E novas, e melhores coisas, surjam nas suas vidas.

E é bom que seja assim, que haja esse renovar de esperança, trazendo como que um sopro de ar fresco nas vidas das pessoas.

Mas, para que não sejam alimentadas esperanças vãs, é importante, entender bem como Deus age na sua. É importante você entender que a esmagadora maioria das ações que Deus realiza são do tipo "silencioso". São ações que não chamam atenção e muito menos geram espetáculo.

O problema com essa forma de Deus agir é que muitas vezes as bênçãos "silenciosas" não são percebidas. E a pessoa acha que nada está acontecendo, mesmo quando Deus agiu e mudou sua vida.
  
Para você entender melhor do que estou falando, vou dar um exemplo relatado na Bíblia.
O milagre "silencioso" na vida de Israel
O maior milagre que aconteceu na vida do povo de Israel - na minha opinião, maior mesmo do que a travessia do Mar Vermelho ou as dez pragas lançadas contra o Egito - foi a formação de uma nação forte, capaz de conquistar a Terra Prometida.
Quando Deus decidiu tirar Israel do Egito, conforme o relato do livro do Êxodo, sua matéria prima foi um grupo de escravos (pessoas que estavam nessa condição há mais de 400 anos), sem organização social e com baixa auto-estima.
Esse último fator era tão sério que, ao primeiro sinal de dificuldade, o povo de Israel preferiu voltar a ser escravo no Egito do que enfrentar o problema,. Isso mesmo já tendo presenciado antes a ação poderosa de Deus (Êxodo capítulo 14, versículos 10 a 14).  
Ora, em apenas 40 anos, Deus transformou esse "bando" em um povo organizado. Com tradições e cultura próprias, capaz de grandes feitos militares. Um povo que acabou por conquistar quase toda a Palestina, vencendo povos bem mais poderosos.
Não há registro na história de coisa similar. Basta lembrar que a integração das duas Alemanhas (Ocidental e Oriental), depois da queda do muro de Berlim, ocorreu cerca de 30 anos atrás e ainda está longe de se completar. O lado anteriormente mais pobre, o Oriental, ainda se sente discriminado. Mesmo tendo sido gastos centenas de bilhões de euros para equalizar a situação dos dois territórios. Ainda há como um muro invisível separando as duas regiões.
Introduzir mudanças sociais e culturais em um povo é coisa para muitas gerações. Todos os exemplos históricos demonstram isso. Outro exemplo importante é a escravidão no Brasil. Ela foi abolida mais ou menos 130 anos atrás e ainda é marcante a diferença de desenvolvimento social entre as populações de etnia branca e negra.
Deus transformou o povo de Israel em apenas 40 anos e isso foi uma coisa sem paralelo. Mas, como esse milagre não foi espetacular ele é reconhecido por pouca gente. Para comprovar o que acabei de dizer, tente lembrar quantas sermões você já ouviu sobre esse tema. Eu, pelo menos, não me lembro de nenhum, em mais de 50 anos de vivência em igrejas.
Por que as bênçãos "silenciosas" não são apreciadas?
Há duas razões para isso. A primeira é que nossa sociedade anda cada vez mais rápido e quer resultados logo - não há paciência para esperar o tempo de Deus. As pessoas têm dificuldade de apreciar uma obra que é feita por Deus gota a gota.
A segunda razão é porque colocamos na cabeça que Deus vai fazer as coisas de determinada forma e Ele sempre age de forma diferente do que esperamos. Ele tem o jeito d´Ele de fazer as coisas.
É como se esperássemos um avião trazendo socorro vindo do norte e o socorro chega mesmo de barco, vindo do sul. Aí demoramos a perceber que o socorro chegou.
As suas bênçãos de ano novo
Você certamente vai pedir várias coisas a Deus na passagem de ano e não há nada de errado nisso. Mas você precisa aprender a reconhecer quando Deus agir na sua vida. Quando os milagres "silenciosos" ocorrerem.
Às vezes, passos pequenos, que parecerão pouco significativos, irão se acumulando e terminarão por levar você mais longe do que parecia possível - eu sei, pois isso já aconteceu comigo.
Deus está sempre presente e atuando, não importa se você percebe isso ou não. Mas se você perceber, sentir-se-á reconfortado/a e terá novo ânimo para tocar sua vida. Fique pois atento/a ao agir de Deus.
Veja mais sobre esse tema aqui.
Com carinho

2 comentários:

  1. Oi
    Você deve estar de ferias? Nunca mais vi postagens. Continue postando, Deus fala muito através da suas postagens. A paz.. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Richard

      Já tenho quinze postagens em 2013. Esse tipo de atividade não permite férias.

      Um abraço

      Excluir