terça-feira, 2 de julho de 2019

COMO RESPONDER AOS ATEUS


Frequentemente somos pressionados pelos ateus a provar nossas crenças. A defender o cristianismo. E muitas vezes não é fácil fazer isso, embora haja muitos argumentos fortes a favor da nossa fé. Mas, nós não precisamos ficar sempre na defensiva, nos justificando. Podemos também partir para o “ataque”, fazendo questionamentos aos ateus. 

Afinal, o ateísmo é uma crença como qualquer outra e ela precisa ser provada, tanto quanto a nossa. Os ateus creem que tudo é material e que as leis naturais (como as que regem a física) explicam tudo que existe. Como não haveria um Criador, um ser controlador do universo, tudo que existe foi obra do acaso. E, em consequência disso, não há propósito em nada, inclusive na vida dos seres humanos. Finalmente, os ateus ainda creem que a única forma de obter conhecimento verdadeiro é através dos métodos da ciência. Nenhum outro caminho seria válido. 

A seguir, apresento algumas perguntas embaraçosas que podem ser feitas para os ateus visando questionar suas crenças. E são embaraçosas porque os ateus não têm respostas adequadas para elas. Vejamos quais são elas:

1) Como o universo começou?
A ciência ensina que o universo teve início na expansão de um "ovo" cósmico, formado de energia concentrada - o chamado Big Bang. Ora, de onde veio esse “ovo” e que força o colocou no lugar? 

2) Por que as leis do universo são racionais? 
Se o universo foi formado por acaso, como explicar que tenham sido geradas leis tão precisas e racionais que podem ser descritas com base em equações matemáticas? Afinal, o acaso nunca gera esse tipo de resultado.

3) De onde veio o código genético?
A complexidade do código genético existente no núcleo das células humanas é tão grande, mas tão grande, que não haveria tempo suficiente para ele ser desenvolvido com base em tentativa e erro, ou seja, por acaso. Isso é verdade mesmo considerando uma idade de 14 bilhões de anos para o universo.

4) Como é possível o livre arbítrio humano num mundo criado pelo acaso? 
Se tudo é obra do acaso, quem deu ao ser humano a capacidade de pensar por conta própria e de fazer suas próprias escolhas, o chamado livre arbítrio?

5) Como surgiu a consciência no ser humano?
A teoria de Darwin sozinha não consegue explicar esse “salto” de qualidade. Ou seja, a passagem de uma espécie de animais (os seres humanos) de seres irracionais para seres conscientes, inclusive da própria realidade. 

6) Como provar que o mundo espiritual não existe?
Os ateus alegam que o mundo espiritual não existe. Para eles, só haveria o mundo material. Mas, a ciência, a única forma de obter conhecimento verdadeiro para os ateus, não tem como validar essa hipótese. Afinal, seus métodos somente têm validade no mundo material. Portanto, a afirmação que o mundo espiritual não existe não pode ser provada cientificamente. É uma simples crença dos ateus. É uma simples questão de gosto.

7) Como qualificar Jesus?
É voz unânime, mesmo entre os ateus, que Jesus foi uma das maiores personalidades que já viveram, por conta do seu exemplo de vida e seus ensinamentos admiráveis.

Ora, também está estabelecido, que Jesus declarou ser Deus. Sendo assim, somente há três alternativas para avaliar essa declaração dele: Ele mentiu deliberadamente, Ele estava louco (enganado) ou Ele falou a verdade. Não há outra alternativa possível.

Afirmar que Jesus mentiu deliberadamente contraria totalmente seu exemplo de vida e seus ensinamentos. Nada do que Ele fez dá margem para sancionar a ideia que Jesus fosse uma fraude dessas dimensões.

A outra alternativa é pensar que Jesus era louco, ou seja, ele errou naquilo que afirmou, mas agiu de forma honesta. Ora, como conciliar a loucura ou um engano profundo dele com a percepção genial das coisas e a sabedoria imensa que Ele revelou? Uma coisa não bate com a outra. Não parece haver qualquer sentido nessa conclusão.

Ora, se não há condição de declarar Jesus uma fraude ou um louco, só resta a hipótese que ele falou a verdade sobre si mesmo. Portanto, Ele era mesmo quem disse ser.

Com carinho

59 comentários:

  1. Em primeiro lugar: todos ateus e cientistas têm consciência de que a ciência não consegue, ainda, esclarecer tudo o que há no universo. Já começou errado. E, em segundo, já ouviu falar em efeito placebo? Sabia que se alguém, ou se um louco, acreditar verdadeiramente que ele é filho de Deus com tanta convicção e repassar isso aos outros, assim como ele as outras pessoas acreditarão nele. Terceiro, o código genético veio de uma série de evoluções ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos, assim como toda a evolução. As leis universais são racionais porque possuem lógica em si e, graças ao homem que pôde desenvolver-se e pensar, elas foram "encontradas" e estudadas a fundo. Elas são racionais do mesmo modo que os seres vivos precisam de oxigênio para sobreviver inquestionavelmente. E outra, o mundo tecnológico, posso assim dizer, ainda é uma criança, um bebê de colo!, ainda tem muito o que crescer e se desenvolver. Daqui uns anos a ciência terá muito mais respostas do que hoje, duvido que até lá terá gente com tão pouco intelecto a ponto de ainda acreditar cegamente nesses contos para boi dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Jesus te ama saiba disso ,saiba que apesar de sermos pecadores todos somos ,más Ele te aceita como você é basta apenas acreditar que Ele veio a esse mundo para pagar nossos pecados foi crucificado e hoje vive Ele ressucitou porque Deus o mando a terra para pagar um preço que nós que tinha que pagar ,agora para de deizre que Deus não existe confesse seus pecado a ele peça perdão antes q a morte venha sobre sua vida e nao te de oportunidade de pedir perdao a Deus ,sera que vocE^ja pensou que quando morrer voce tem dois opçoes de lugar para ir Ceu e Inferno ,isso Deus julgara pelo seus atos ,se continuar duvidando que Ele existe eu so posso pensar que nao sera o ceu que vc irá .
      fk a Dica que o Senhor abençoe sua mente e lhe de sabedoria ..

      Excluir
    2. garota te aconselho a nao duvida do poder de deus e das suas obras , esse mundo é enganoso , inventam coisas teorias ki nao são confirmadas por ninguem pq eles nao tem como provar tudo mais deus tem a resposta pra tudo , deus te amo espero ki ele abra a sua mente ki vc nao caia nas garras do inimigo

      Excluir
    3. Albert Einstein o homem mais inteligente ki ja existiu ele afirmou ki acreditava em deus
      Albert quanto mais estudava sobre o universo mais ele acreditava em um ser superior , é toli se acredita ki as coisas sugiram do nada , existe um teoria ki ja foi comprovada ki vida so provem de vida

      Excluir
    4. Graças ao homem que pôde se desenvolver e pensar Kauana??Graças a Deus que deu inteligência ao homem para que ele pudesse se desenvolver e pensar,nada é por acaso o acaso não existe tudo tem um propósito.

      Excluir
    5. Kauana, você disse coisas pertinentes, e eu mesmo já cheguei a pensar o mundo como você. Deixei a religião mas nunca me abandonou a dúvida sobre o por que e o como de tudo existir. Do ser humano ter consciência de si mesmo, por exemplo. É importante lembrar que o conhecimento científico parece muito largo, mas ele é bem pequeno, se for pensar em termos de Universo. A ciência já errou muito e continua errando pra evoluir a si mesma. Nosso conhecimento é limitado e somos praticamente nada, perante o Universo. Então vá com calma em questionar a existência de Deus, não perca a sensibilidade, que vi além das equações matemáticas. (pessoal que defende a religião, aconselho a, primeiro, conhecer melhor o português, e depois a ciência e a teologia. E ateu não é, necessariamente intolerante) Grande abraço a todos

      Excluir
    6. Se realmente foi a evolução do macaco para o homem. Porque todos os macacos não evoluiram? Vamos partir do principio que ninguém nunca viu Deus, mas também não havia ninguém lá para ver o espaço o Big Bang.
      No meu ponto de vista é muito mais dificil fazer força para acreditar que Deus não existe do que contrário.
      Proponha algo ao Senhor para que ele se mostre a você e com certeza ele ficará muito feliz em te receber.
      Porque penso que é muito triste vivermos somente da ciência e acreditar que logo que morremos tudo acabou, imaginar que um familiar nosso morreu acabou. Nesse caso para que agir corretamente para que amor ao próximo, se de nada vale, já que se Deus não existe não temos com o que nos preocupar, podmos levar a vida de qualquer jeito, não seremos cobrados por nada! E os sentimentos vem da onde do cerebro? Fique na paz amada irmã!!

      Excluir
    7. Pow, Isso sim foi resposta pra deixar qualquer cristão calado. kkkkkk, nas resposta apenas vi "jesus te ama" "não deixe de acreditar" bla bla bla. se quer eles tem resposta, apenas acreditam no que a igreja fala sem questionar, pra mim são tudo "maria vai com as outras"

      Excluir
    8. Até o diabo acredita em Deus e se caga todinho só em ouvir o nome do Deus vivo!!

      cuidado pós o Fim estar Próximo!

      Excluir
    9. Senhor perdoa os Ateus eles não sabem o que dizem e o que pensam. Me pergunto Senhor! Como pode o ser humano viver sem ti? sem ti meu amado não tenho forças, sem ti Jesus não sei viver. Te amo meu Salvador, nosso Salvador!

      Excluir
    10. Kauana, mandou bem. Com pouco mais de racionalidade, as pessoas deixaram de ser teístas. Boa!!

      Excluir
    11. Aviso aos fundamentalistas cristãos de plantão:
      1º Deus não existe.
      2º Diabo não existe.
      3º É inútil usar tais "seres" para argumentar algo. * Marisa.

      Excluir
    12. Engraçado é os pagadores de Ateus de plantão estar em site cristão respondendo perguntas cristãs... Queria saber se a mãe de vocês sabe que ela paga internet pra vocês pagar de ateu na hora que ela não tá em casa , e que Deus tenha piedade de vocês porque por mim tudo pro inferno seus "MODINHAS".

      Excluir
    13. Se Deus não existe, por que vcs ateus o odeiam? Se ele não existe?
      Se Deus não existe , eu não tenho nada a perder, mais se Deus existe vcs Ateus tem tudo a perder, se vcs acham que Deus não existe , eu só lhe digo uma coisa , que , Deus existe , sabe como? Assim: Deus Te Ama , e vc sabe disso

      Excluir
    14. kuana me responda ou qual quer outro ateu se o homem vei do macaco por que o macaco exite

      Excluir
    15. Albert Einstein não foi o homem mais inteligente que existiu, o homem mais inteligente que existiu foi o Rei Salomão hahahaha...

      Excluir
    16. Na verdade, Salomão foi o homem mais sábio que já existiu, o que é coisa diferente de ser inteligente. Inteligência não é sinônimo de sabedoria.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
    17. ''kuana me responda ou qual quer outro ateu se o homem vei do macaco por que o macaco exite''
      Pelo simples fato que o homen nao veio do macaco, nos compartilhamos um ancestral em comum com o macaco.

      Excluir
    18. Eis que ele vem
      com as nuvens,
      e todo olho o verá,
      até mesmo aqueles
      que o traspassaram;
      e todos os povos da terra
      se lamentarão por causa dele.
      Assim será! Amém.
      Apocalipse 1:7

      Excluir
  2. Agradeço seu comentário. Vamos às respostas:

    1) Diversos cientistas sim acham que a ciência já encontrou todas as respostas ou pelo menos o suficiente para desacreditar Deus - basta ler por exemplo algum livro de Richard Dawkins. Eu pesno que não é assim e que algumas respostas nunca serão encontradas - por exemplo, o sentido da vida -, pois estão fora do domínio da ciência, aliás como a maioria dos filósofos ateus reconhece.

    2) Sim, eu já ouvi falar e já li sobre o efeito placebo. Mas esse argumento não se apalica aqui - não estou discutindo porque as pessoas acreditam ou não em Jesus. O que eu disse é que só existem três explicações possíveis para um homem como Jesus: era louco, mentiroso ou era quem disse que era. São as três únicas alternativas lógicas possíveis para a questão. Pelo que depreendi do seu comentário, você acha que Jesus era louco. Fica então a seu cargo demonstrar como um louco poderia ter dito e vivido o que Ele viveu.

    3) A tese de que as leis científicas são racionais somente ajuda o meu raciocínio. Um mundo que surgiu totalmente por acaso, não poderia ter leis racionais. Essa é uma contradição das quais os ateus não escapam. Ou bem o mundo surgiu por um acaso extraordinário, como alguém que ganha na loteria, ou bem o mundo é racional, com leis e regras estabelecidas. Você nunca pensou como é possível que a matemática descreva tão bem como o universo se comporta, se tudo ocorreu por acaso?

    Considerando o que falei acima, eu acho que seu comentário de que são contos para boi dormir fica um pouco prejuudicado. E repare que nada do que falei acima depende do avanço da ciência.

    Vinicius

    ResponderExcluir
  3. Por que esses ateus não vão procurar saber o porque não existe elefantes cor de rosa com asas? resposta: Deus é mais importante para eles...kkk
    Eu sei... que é difícil uma pessoa crê em Deus vivendo assim, em estado de comatose ateística... Mas isso é porque as mentes são hackeadas pelo diabo.
    Nós fomos criados por Deus e o diabo vem querer mudar nossa vida(até mesmo fazer a pessoa desacreditar em Deus) mesmo que não tenhamos sido criados por ele!
    Eh, o diabo quer mesmo destruir as criaturas de Deus!
    Como esses ateus querem prova da existência de Deus se não quer ver?
    Eu peço a Deus para me da paciência e sabedoria para com essas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por qual razão não vão abrir um livro cientifico, ao invés, de acreditar num livro de cobras e jumentas falantes ? Por qual razão não abrem os olhos para ciência, ao invés, de ter medo de um inferno criado por Tomás ?
      Diabo, Deus não existem. Deus foi criado pelo ser humano para justificar suas fraquezas. Diabo foi criado pelo humano para justificar seus "desvios" de conduta. Enfim, o medo da realidade fizeram com que teístas criassem um deus.
      *Marisa.

      Excluir
  4. Para vcs "ATEUS" que nao acredita em nada, me esplique sobre a morte, e para onde vamos de acordo com seus conceitos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ela tem todo direito de ser expressar. Ordenar que ela se cala só demostra a sua intolerância para ouvir opiniões distintas e/ou falta de argumentação para refuta-la.
      Não precisamos de muito para desvendar a falsidade e incoerência bíblica. A bíblia é refutada quando nos apoiamos em teorias que já foram comprovadas por métodos empíricos. Essa é a diferença entre nós ateus e vocês cristãos. Quando não temos certeza de algo, buscamos respostas, por meio de estudos e experiências. Agora, vocês, creem por crer. Não tem nenhuma razão para isso, apenas uma fé irracional. Quando morremos, sumimos. Quer provas ? Abra um caixão e veja que só têm osso. Vivemos porque temos um coração, cérebros, pulmão.. enfim, órgãos vitais funcionando simultaneamente, por isso, corro, acordo, choro, alegro-me... Tudo por causa do meu organismo. Aceite a ciência e a racionalidade, ela pode ser dura ás vezes, mas ela é melhor que se agarrar em uma pseudo verdade para ter uma falsa esperança. *Marisa

      Excluir
    3. Quais são essas teorias comprovadas empiricamente? E quais relações refutam a BÍBLIA?

      Excluir
  5. Sim, para mim ateu é todo aquele que tem uma visão materialista do mundo, ou seja não existe nada além do mundo material no qual vivemos.

    Dentro da doutrina cristã, entendemos que a pessoa, depois de morrer, pode ter dois destinos céu ou inferno, dependendo das escolhas que tiver feito durante sua vida terrena. Há diversos textos neste blog que falam sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Vinicius, eu li esta postagem e com isso me lembrei de um amigo meu que é ateu...Não acredita de jeito nenhum. Outro dia ele pegou a Bíblia e disse q é muita coragem ler ou algo do tipo. E isso é muito triste p mim, pois sei q ele é mais uma pessoa nesse mundo q tem toda essa ignorância em relação à Deus e a Jesus Cristo. E eu nem tento falar com ele sobre o assunto, pois ele se acha maduro e intelectual.;( Bom, só tenho q entregar nas mãos de Deus né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deny

      O texto que eu coloquei não usa a Bíblia como base. Por que quando tentamos conversar com um ateu a partir da Bíblia, esbarramos no fato de que a pessoa não acredita na Bíblia.

      Por isso todas as minhas colocações partem de informações científicas e não é preciso crer na Bíblia para aceitá-las. Essa é uma forma muito melhor de começar a discutir com um ateu.

      Pode pegar uma cópia do texto e mostrar para seu amigo e pode ser que ele dê espaço para que seja aberta uma conversa franca.

      Um abraço

      Excluir
    2. Concordo plenamente com vc. A única forma de provar o que defendemos é fazendo com que se contradigam nos seus próprios ensinamentos.

      Excluir
  7. querida Kauana ,minha filha se não sabe o que dizer fique calada ,você quer desmentir a bíblia ,sera que quando vocÊ morrer vc acha que vai sumir então se não acredita em Deus então acha que vocÊ vive por que ,vocE^acha que acorda viva por qual motivo ,sua vida todos os dias é milagre um milagre que Deus te da acordar vc esta sega acorda filha aceite Jesus na sua vida ,porque quando ele voltar sobre as nuvens pode ser tarde para vocÊ pedir perdão a Ele .
    fica dica Deus abençoe você ,e olha que eu sei que no fundo mesmo quando vc coloca a cabela no seu travesseiro você sabe que Deus existe so fica fazendo pose para as pessoas

    ResponderExcluir
  8. Boa noite.

    Todos tem liberdade de expressão, a Kauana apenas expressou sua opinião sobre os pontos abordados, se ela não crê em Deus é uma opção dela e pode sim ser expressada nesse blog. Não sou Ateu, mas, ainda não me provaram a existência de um Deus supremo como também não me provaram que ele não existe, portanto, minha opinião é nula, e não vou afirmar que ele não existe por que não tenho como provar assim, mas, também não posso afirmar que ele exite por que não ha provas concretas e empíricas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plenamente de acordo com a liberdade que todos devem ter de se espressar. É exatamente por isso que os comentários neste blog são livres, inclusive para discordar do que escrevo aqui.

      Tenho colocado neste blog vários textos que vão na direção de provar a existência de Deus. escrevi um post no dia 5/2 onde aprofundei bastante esses conceitos.

      Hoje é possível provar sim que existe uma força superior, que criou o mundo. Essa força precisa ser inteligente e ter uma vontade própria, coisas que são necessárias para o próprio ato de criar.

      Agora, isso ainda não prova que tal força é o Deus do cristianismo, o que é uma coisa bem diferente.

      Vinicius

      Excluir
    2. Parabéns a vocês pelo bom nível de discussão!

      Excluir
    3. Meu querido.
      Vc ver o vento? Concerteza não.
      Mais vc sabe que ele existe, e pode senti-lo, não é mesmo.
      Assim é Deus não podemos ver mais sabemos que Ele existe, e podemos sim sentir sua presença.
      Gostaria dde convida-lo a sentir tbm essa presença do Deus vivo.
      Ele te ama, mesmo vc sendo falho e pecador.
      So Jesus Cristo pode transformar uma vida triste e vazia, em uma vida completa e feliz.
      Aceite esse amor e tire suas próprias conclusões creio que não vai se arrenpender.

      Excluir
    4. Veja bem,Deus criou o mundo,Ele te criou e te ama,Ele te ama tanto,mas tanto,q enviou o seu único Filho pra morrer pelos seus pecados.O salário do pecado é a morte,e Ele pagou esse salário por vc.Ele foi humilhado,açoitado,crucificado,rejeitado e negado,só pra vc n sofrer nas garras do inimigo(satanás).Ele ainda te ama e sempre vai te amar.Aceite a Jesus como seu único Senhor e Salvador,deixe Ele mudar a sua vida e o seu coração,faça a crucificação valer a pena.

      Excluir
    5. Na verdade quem crê em Deus não tem que provar nada porque é tudo plano espiritual é pela fé ...existem os que crêem e os que não crêem infelizmente não se prova a existência de Deus da maneira que os ateus querem.. vendo sentindo da forma material é uma experiência pessoal de cada ser humano.... é perca de tempo tentar explicar algo eu creio que Deus existe e não preciso provar eu tive uma experiência com Deus e afirmo através de meus testemunhos que milagres existem fui curada de depressão profunda através da fé em Cristo e entre outros casos pois para os médicos psiquiatra depressão não tem cura então oque tenho a dizer é que se deve respeitar opinião de qualquer um ..com certeza um dia cada ser humano terá a resposta uns tarde de mais infelizmente ....afirmo que tem coisas que não precisa ver basta crer e viverá algo que está fora da compreensão humana ..Deus deixou o livre arbítrio se nem Deus se mete em certas coisas porque nós vamos tentar explicar algo pra alguém que não acredita é inútil um dia talvez a pessoa busque a verdade e encontrará ... Eu não entendo muitas coisas e nemm quero entender porque tive a minha experiência espiritual com Jesus e sei que ele existe e não preciso entender mais nada e nada nem ninguém vai abalar minha fé...

      Excluir
  9. Ora bem…então na minha liberdade de expressão, e suportando-me pelo indignado “início cristão” - “Frequentemente nós, cristãos…” - de pressão ateísta desta publicação gostaria de deixar aqui algumas perguntas.
    Sendo, aqui, o ateismo também considerada uma crença, e tendo em conta que como cristãos acreditam em um único Deus, quais são as vossas considerações quanto a civilizações como os Helénicos(Grécia Antiga) que tinham uma religião politeísta? Num espírito, que no meu ponto de vista possuíria os mesmos contornos ateístas, seriam capazes de negar uma religião que possui vários deuses visto que é uma contrariedade ao primeiro mandamento cristão?
    Por favor não argumentem que se trata de mitologia porque esse é um conceito que contraria o conceito religioso enraízado da civilização helénica na época. Adicionem o fato que o Neopaganismo surge nos dias que correm como resgate de, que alguns gregos consideram, uma religião e verdade.
    O cristianismo, judaísmo, islamismo, etc, religiões monoteístas, encaminham-se ao mesmo Deus? Se sim, qual a que nos apresenta o melhor caminho? Se não possuem o mesmo Deus, devem os fieis das respetivas religiões negarem umas às outras, ou isso seria apenas um mal menor visto que pelo menos terem um Deus Criador?
    Agora a pergunta que considero de 10 milhões de dólares: Se Deus criou o Universo e tudo quanto conhecemos, quem criou Deus? Qual é a árvore geneológica de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, quem criou Deus? ?

      Excluir
    2. Podemos falar em criação de um ser que teve início - não existia antes e em certo momento passou a existir.

      Deus é eterno, isto é nunca teve início e nunca terá fim. Sempre existiu e sempre existirá. Trata-se do único ser com essas características.

      Portanto, Deus não foi criado. Esse conceito não se aplica a Ele.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  10. Entendo que o ateismo é uma crença: não existe Deus e tudo se passa no plano material. Os ateus não tem como provar essas ideias, portanto trata-se de uma crença como qualquer outra.

    A religião dos gregos, no meu conceito, é um caso de politeismo.

    O judaismo e o cristianismo partilham o mesmo Deus. Não há porque uma religião negar a outra, pois são fruto de duas revelações diferentes de Deus, ambas válidas.

    Não há consenso entre os cristãos quanto ao fato do islamismo seguir o mesmo Deus. E a discussão seria muito longa para fazer aqui. Confesso que este é um ponto de dúvida para mim.

    Quanto à sua última questão, ela é uma pergunta clássica dos ateus, para a qual existe também uma resposta clássica. Aliás ela já foi objeto de um post anterior.

    A questão lógica que se coloca é: tudo que teve um início precisa de uma causa original. Assim, se o universo teve início, o que parece caracterizado pelo Big Bang, ele precisaria de uma causa para sua existência.

    Repare que enquanto não ficou claro ter havido um início para o universo, os cientistas não procuraram uma causa para ele. As teorias físicas que ainda defendem que o universo não teve início - ainda existem várias delas - apelam para esse princípio, para não buscar uma causa para o universo.

    Ora, na concepção crsitão, Deus é eterno - não teve início -, portanto não há necessiade de qualquer causa para ele. Se tal fosse verdade para o universo, esse também ficaria dispensado de ter ema causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que reparasse no seu discurso. Numa primeira instância apodera-se de toda a sua lógica para me responder que “tudo que teve um início precisa de uma causa original”. No caso refere que o Big Bang descrito pelos cientistas seria o início do Universo e seguindo a mesma lógica a causa do Big Bang seria Deus, presumo eu (Corrija-me se a presunção está errada). No final, em clara contradição à sua lógica invoca uma concepção cristã para basicamente explicar que Deus existe simplesmente por concepção crista. Ou seja, segundo a forte e convicta, crença direi, concepção cristã da eternidade de Deus que refere, este não está sujeito à sua mesma lógica inicial de que “tudo que teve um início precisa de uma causa original”? Essa não é uma resposta demasiado conveniente, fácil e clássica?
      Visto que considera a religião dos gregos uma religião politeísta, qual é religião mais credível na sua opinião o cristianismo ou (neo)paganismo? Não é o paganismo uma “afronta” ao primeiro mandamento cristão e ao Deus cristão?
      A possibilidade de haver um dia consenso entre o cristianismo e o islamismo não significaria uma revisão às cristalizadas doutrinas de uma e outra religião? Qual delas se iria impôr? Haveria uma nova religião dessa comunhão?

      Repare eu nasci numa família cristã e fui baptizado dessa forma. E se nascesse na Antiga Grécia?
      É uma pergunta clássica mas não menos pertinente…

      Excluir
    2. O argumento defende, seja para o universo, ou para Deus, que aquilo que tem início precisa de uma causa. E é fácil de ver que isso é correto, pois as coisas que "nascem" não podem vir do nada.

      Assim, aquela parcela dos ateus que defende que o universo é eterno, também não precisa explicar que fronecer uma causa para ele. E o mesmo acontece com os cristãos, que postulam a eternidade de Deus.

      Em ambos os casos, portanto, a discussão muda de rumo e passa a ser sobre a eternidade daquilo que se definiu dessa forma: o universo ou Deus, conforme o caso. O tratamento lógico é exatamente igual.

      Agora, não há dúvida que existe alguma entidade eterna, pois a pergunta de qual é a causa do que existe, no limite, levaria a uma infinita regressão de causas e isso não é possível, pois estamos aqui.

      Portanto, a escolha a fazer é entre um universo eterno ou um Deus eterno. Algo de eterno precisa exisitr. Prefiro a segunda opção, por diversas razões. Agora entendo aqueles que façam outra opção, porque essas coisas vão além de provas científicas.



      Excluir
    3. Tomando como verdade(eu desconhecia) o que escreveu sobre uma parcela dos ateus acreditarem na eternidade do Universo e que “Os ateus creem que tudo é material e que as leis naturais(como as da física) explicam tudo que existe”, parece-me razoável dizer que se fizesse referência aqui ao cientista Lawrence Krauss e à sua teoria “A universe from Nothing” talvez seja muito provável que esses ateus crentes das leis naturais rapidamente mudariam de opinião, porque a ciência é isso mesmo, leis que tentam suportar verdades relativas e não absolutas sobre a natureza. E referir também que a ciência sempre mudou a partir de si mesma no questionamento de si própria. Presumo que saiba que até a teoria da relatividade de Einstein já foi posta em causa pelos seus intervenientes, o mesmo que dizer que não existem Deuses ou autoridades nesta “crença”.
      Corrija-me se estou errado, mas a ciência, conta a história, tem desmistificado alguns dos dogmas religiosos, mas deixo isso ao vosso discernimento e reflexão para perceber.

      Digamos que Deus existe. Reparei que não consegue mostrar a “superioridade” do cristianismo em relação a outras religiões com ou sem o mesmo Deus. Inclusivamente ainda não consegui perceber a sua posição, sendo cristão, relativamente ao (neo)paganismo tornando a referir o que eu considero uma “afronta” ao primeiro dos 10 mandamentos cristãos.

      Portanto, acho que a discussão não mudou muito na essência…

      Excluir
    4. Eu não estava pensando em Krauss, quando me referi àqueles que defendem um universo eterno. Referia-me àqueles que, por exemplo, defendem a tese do multiverso, que tem ficado cada vez mais difundida.

      A tese que Krauss defende, assim como Hawkins faz, é a emergência do universo a partir de flutuações de um campo quântico, embora esse linha de pensamento tenha sido muito criticada, pois tal campo quântico não é extamente "nada". E sempre cabe a pergunta: de onde veio o campo quântico?

      O importante aqui é a percepção de que algo tem que existir sem ter alguma causa primordial, seja o universo ou Deus. E essa entidade tem que ser eterna, pois senão ela teria início e precisaria de uma causa. Essa é uma conclusão a que se chega pela lógica apenas.

      E assim, a discussão se transfere para a questão: quem é essa entidade eterna? Alguns, como os cristãos, defendem que é Deus. E eu procurei no meu artigo dar argumentos no sentido de mostrar que há evidências que apontam nessa direção. Já outros pensam que é o universo e alinham suas evidências.

      O artigo que estamos discutindo não se propõe a mostrar a superioridade do cristianismo. Tenho inúmeros outros textos aqui onde defendo essa tese - esse blog não se limita a apenas ao presente texto.

      Quanto ao paganismo, se você ler o meu post sobre o primeiro dos dez mandamentos, verá que defendo claramente que temos um Deus único. Na verdade, na minha visão, nem existem outros deuses, ou seja nem se trata de discutir se ele é superior.

      Excluir
    5. Vinicius querido! não perca seu tempo tentando explicar a pessoas que definitivamente não acreditam em Deus. Tenho 3 professores e quando eles tentaram em uma das oportunidades de dizer que Deus não existe a Escola parou porquê os Alunos se recusaram a continuar. Eles esqueceram que o respeito está em primeiro lugar. Moral da História! Foram transferidos. Acredito que eles aprenderam a Lição. Deus é maior que qualquer Ateu queira eles (as) ou não.

      Excluir
    6. Erika

      Perco algum tempo respondendo aos que não acreditam porque esse é o exemplo que a Bíblia dá. Paulo sempre pregava nas sinagogas, para judeus que ainda não tinham aceitado Jesus. Ele também tentou converter os filósofos gregos em Atenas, conforme o relato de Atos.

      Agora, há um limite para o tempo que se deve dedicar a isso. Quando percebo que a pessoa se recusa a ouvir e somente quer ficar num debate estéril, paro de dedicar tempo para esse tipo de diálogo.E vou em frente. Exatamente como Paulo fazia: quando recusado pleos judeus, ia falar para os gentios. É isso aí.

      Abs

      Excluir
  11. Eu li a sua publicação “Giba, O Torcedor Fanático, e o primeiro mandamento” e portanto na sua visão, ou melhor, na sua visão de fundamento cristão existe apenas um Deus. E como Deuses não estou a falar metafóricamente de equipas de futebol ou “coisas” parecidas.
    Posso então concluir desta sua visão que parece-me que posso inclui-lo, de certa forma, num conceito ateísta. Isto é, se na Terra existessem 10 religiões monoteístas e 10 religiões politeístas, você seria 50% ateísta. O que só mostra a pretensa “superioridade” da religião cristã na sua visão particular(cristã).

    Outro pormenor da mesma publicação, que me parece uma falácia enorme, é a sugestão que como seres humanos seremos mais íntegros, pacientes, amorosos e teremos maior disposição para outros na condição de colocarmos Deus em primeiro lugar e construirmos um relacionamento saudável com ele
    Esta relação sugere na negação da premissa que quem não acredita em Deus sera menos qualificado nessas caraterísticas…
    Finalmente, a verdade é que eu não consigo arranjar argumentos para refutar a sua lógica acerca da percepção de uma causa primordial. Mas na minha opinião todas as visões criacionistas deveriam ser tomadas em atenção mesmo a da Grécia Antiga: a do Caos como estado primordial.
    Estamos é num impasse, todos nos consideramos crentes uns aos outros nas visões…

    ResponderExcluir
  12. A abordagem que, se eu não acredito em determinado deus, eu sou ateu com referencia àquele deus, é uma postura clássica dos ateus verdadeiros. Trata-se apenas de uma classificação, feita com o obejetivo de confundir as coisas, tentado jogar todos no mesmo saco - todos são ateus.

    Minha definição de ateu - baseada na maioria dos filósofos que conheço - é aquele que não acredita no sobrenatural, pois tudo se passa no material. Eu não sou ateu, portanto.

    Agora, a pergunta sobre como é o mundo sobrenatural vai ser respondida de diferentes formas por diferentes pessoas e eu respondo dentro da visão cristão: há apenas um Deus.

    Eu nunca disse aquilo que você colocou acima de que quem não acredita em Deus seja menos qualificado para qualquer coisa. Pelo contrário, eu sempre disse que todos somos pecadores, igualmente. É isso que a Bíblia diz e eu acredito.

    O que eu falei é que não é possível sair da condição humana de pecado pelo próprio esforço. Isso vale para mim, para você e para todos os demais. É aí que cristãos e ateus diferem. Os ateus acreditam que podem ser bons por conta do seu esforço. Os cristãos pensam que ninguém consegue isso, nem ateus nem crsitãos.

    Somente a graça de Deus pode fazer esse trabalho. Portanto, aqueles que não aceitam a graça, seja por que motivo for, não conseguem dar esse passo. Vão ficar tentando e não vão conseguir porque o pecado é inerente ao ser humano.

    Assim, eu não vejo um ateu inferiro a mim. Apenas penso que ele escolheu o "remédio" errado para a doença que ele tem, que é igual à minha.

    Eu não posso tratar todas as visões criacionistas da mesma forma, pois nem todas têm a mesma credibilidade. Se houve um Big Bang, por exemplo, é preciso estabelecer quem colocou aquele "ovo cósmico" lá. Qualquer cosmovisão que se enquadre nessa premissa pode ser considerada - por isso, quando falei dessa tese não estabeleci uma preferencia para o Deus cristão, pois a teologia natural não consegue estabelecer isso, por si só.

    Portanto, não considero as explicações da religião helênica como satisfatórias, como também não vejo como fazer isso com os deuses hindus, por exemplo.

    Finalmente, não concordo que estamos todos no mesmo barco, cofnroe já disse acima. Se você acredita em algum sobrenatural, você não é ateu e sim tem uma crença, que pode não ser a cristã. E sendo assim, a discussão que fiz, que se referia a ateus, não se aplicaria a você.

    Agora se você é materialista, a diferença de visão do mundo é grande, cofnroem já comentei acima.

    ResponderExcluir
  13. Repare, não há tentativa alguma de criar confusão nos meus argumentos. A confusão e inconsistência parte da sua visão no modo subjetivo e falacioso com que se suporta da concepção cristã e na bíblia. Eu referi que você seria 50% ateu na medida em que nega religiões do tipo politeísta. Portanto, parece-me claro e nada confuso para quem nos está a ler, num exercício lógico, que não aceita todas as revelações divinas realizadas ao Homem. A não ser que eu esteja a ser falacioso, parece-me que tomando o seu novo novo suporte – filosófico - posso da mesma forma parafrasear “E o homem, em seu orgulho, criou Deus, à sua imagem e semelhança”. Tanto verdade como mostra a diversidade das revelações e a falta de consenso entre elas.

    Os seu argumento, como já referi anteriormente, continua a ser o mais fácil e a mais conveniente justificação para si. Você fixou a sua convicção: “eu respondo dentro da visão cristão: há apenas um Deus.”, “É isso que a Bíblia diz e eu acredito.”Com os mesmos argumentos e considerações lhe responderá o islamita ou pagão para negar a sua visão cristã.
    Repare, a bíblia começa “No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1”, portanto quando responde dentro da visão cristã automáticamente estabelece uma tese teologica para a criação caso contrário apenas se está contradizer.
    Não pondo de parte a sua lógica de percepção de uma causa primordial para tudo o que vêmos, e que na sua perspetiva segue a visão crista, parece-me que o seu maior medo é assumir a certeza das suas dúvidas quanto às suas certezas, e refugia-se naquilo que herdou(Não se herda só dinheiro).Quanto à minha crença: a minha única certeza são as minhas dúvidas. Da existência de Deus ou Deuses nada sei e portanto nada posso advogar a favor ou contra, mas das religiões…por favor…”Imagine”…

    Finalmente, quanto à aceitação da graça de Deus, mais uma vez se repete a enorme falácia. Não consegue perceber que não preciso de algum Deus ou Deuses para ter mais respeito pela sua vida ou a sua liberdade de ser, ou ter em alguns dos seus valores em comum??!!

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente não tenho condições de continuar essa discussão indefinidamente, até por falta de tempo. Vou responder uma última vez, reafirmando mais uma vez aquilo que já disse.

    Minha definição de ateismo não é igual à sua. Minha definição: ateu é quem acredita apenas na materia e não aceita o mundo sobrenatural. O fato de eu aceitar um determinado Deus e outro não, significa apenas que aceito uma explicação para o mundo sobrenatural e a outra não. O ateu verdadeiro não aceita explicação nenhuma para o mundo material, venha ela de onde vier. Portanto, não existe, a meu ver, tal coisa de ser 10% ou 50% ateu. Ou se é ateu ou não. E foi nesse sentido que disse que sua abordagem trouxe confusão ao debate.

    Agora, como já disse, há várias visões para o mundo sobrenatural. Eu tenho uma visão cristã e deixei claro isso desde o início.

    Mas a discussão aqui era simplesmente: se existe ou não um mundo sobrenatural e não qual explicação para ele é a melhor. Eu apenas mostrei que existe e siquer disse que tal Deus é o Deus cristão, porque para isso seria necessário outra argumentação que não fiz aqui, pois não era meu objetivo.

    Agora acho que você precisa escolher o ponto de vista que quer defender. Pois, ora você defende que não há justificativas para acreditar num mundo material e hora me acusa de ser falacioso, defendendo a prioridade do crisitianismo sobre outras religões. E são duas discussões completamente diferentes.

    Se você acha que a posição materialista é a certa - o que pareceu ser sua colocação no início do debate -, todas as religiões estão erradas e aí não importa se os cristãos pensam mais sobre si do que deveriam. É simplesmente irrelevante.

    Agora, se você aceita o mundo sobrenatural, a crítica não se dirigiu a você, pois era endereçada aos ateus. Mas aí passaria a ter sentido discutir com você se o cristianismo é melhor ou não, embora não seja esse o objetivo aqui. Mas você ora argumenta num campo (materialismo) e ora no outro (pluralidade de visões religiosas).

    Resumindo, é preciso ter o meu post por aquilo que ele é: uma argumentação a favor da existência do mundo sobrenatural e contra o materialismo. E somente isso. Outras questões até poderão surgir, mas não com base no que escrevi neste post.

    Finalmente, eu nunca disse que você precisa ter Deus para ter respeito pela vida humana. Eu disse uma coisa bem diferente: que a visão cristã defende que nenhum ser humano é bom por si mesmo - nem aqueles que são cristãos e nem os que são ateus. Ninguém, não há preferencias. Estamos todos no mesmo barco. Basta pensar nos sentimentos que todos temos de inveja, ciúme, raiva, ódio, etc. O fato que mentimos e enganamos, etc.

    O ateu procura sair desse dilema se esforçando para ser melhor (é o que a Bíblia chama de obras) - uns vão ter mais resultados e outros menos. Agora, a visão cristã é que por esse caminho - obras - ninguém chega muito longe, por mais que se esforce, pois a natureza humana conspira contra.

    Então, a forma que Deus nos deu para sair desse dilema é a sua graça, que é oferecida para todos - cabe a cada um aceitar ou não. Essa é a diferença. E não tem nenhum falácia aí. São duas formas de ver como a questão humana pode ser resolvida e cada um vai acreditar naquilo que entender ser melhor. Obrigado por ter gasto seu tempo para debater essa importante questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade que esta escrito na biblia é que as coisas de Deus são insanas ao mundo, Isso é fato. Acredito que Deus nos deixou com várias duvidas, porque não achou necessário que soubessemos, visto que estamos sob a graça. Vivemos em um paradigma, que o próprio Satanás lança em nossas mentes, assim como fez com Adão e Eva. Eu escolhi confiar em Deus, porque temos seu amor todos os dias.

      Excluir
  15. meu amigo,
    minha melhor resposta veio de uma conversa com meu pai, que sempre e até onde eu saiba é um materialista convicto e que acha que a morte é o fim de tudo
    _ filho, eu fui um homem bom em toda a minha vida. eu vou pro céu ?
    _ pai, você é ateu. como você vai para um lugar que não acredita que exista ?
    _ filho, eu não acredito mas se Deus acreditar, mesmo eu sendo ateu eu posso ir ?
    _ pai, pode sim.

    a ciência nos da muitas provas da criação do mundo, das leis que regem o universo. a razão nos permite argumentar de todas as formas (da existência ou não de deus). mas apenas a fé nos da certeza de sua existência.

    hoje sou bem mais em paz com as provas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo

      É um prazer ver você por aqui.

      Você falou uma grande verdade. Certa vez Jesus disse que era mais fácil uma corda passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus - Jesus se referia ao peso que o dinheiro tem na vida das pessoas.

      Aí um discípulo disse: "sendo assim, quem poderá então ser salvo". E Jesus respondeu,: "para Deus nada é impossível".

      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
    2. Pelos que não crer e eu, estou aqui Senhor!
      Pelos que não crer, nós estamos aqui Senhor!

      Excluir
  16. longe de mim ter sabedoria pra ficar discutindo ciencia fisica ate porque nao me interessa mas e muito estranho porque os cientistas e ateus dizem nao acrediatrem no Deus que criou o universo logo nao acreditam na biblia ne? entao como pode est mesma ciencia desvendar tanto misterio da biblia entao estao lendo algo que nao acreditam porque foi cientista nao cristao que descobriram a arca e pra quem sabe a arca foi Deus que mandou construir para destruir o mundo que os ateus dizem ter surgido do nada pelo big bang entao se teve arca teve umdiluvio se teve um diluvio teve uma destruicao da terra e se a terra foi destruida como ela surgiu denovo? foi outro big bang? isso e so um ponto da existencia de Deus comprovada pela ciencia

    ResponderExcluir
  17. Certa vez consegui deixar um ateísta confuso. Não sei se por falta de conhecimento dele. Enfim, até hoje, ninguém conseguiu me convencer de que algo que não existia veio a existir como o Big Bang, sendo algo irracional. Já vi diversas perguntas e respostas, mas não para essa questão.

    ResponderExcluir
  18. Pode ser que exista um ser superior que nos criou, mas não o vejo como o que está citado na bíblia.

    ResponderExcluir