segunda-feira, 30 de outubro de 2017

OS DEZ VERSÍCULOS MAIS POPULARES DA BÍBLIA

Estudo conduzido alguns anos atrás pela Bible Gateway, organização exclusivamente voltada para assuntos relacionados com a Bíblia, indicou, com base em 8 milhões de acessos feitos ao seu site, quais são são os dez versículos bíblicos mais populares:


1º      João capítulo 3, versículo 16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


2º      Jeremias capítulo 29, versículo 11
Eu sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

3º       Romanos capítulo 8, versículo 28
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

4º       Filipenses capítulo 4, versículo 13                                 Tudo posso Naquele que me fortalece.

5º      Gênesis capítulo 1, versículo 1                                         No princípio criou Deus os céus e a terra. 

6º      Provérbios capítulo 3, versículo 6                                    Reconhece o SENHOR nos teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas.


7º      Provérbios capítulo 3, versículo 5

Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

8º      Romanos capítulo 12, versículo 2

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


9º      Filipenses capítulo 4, versículo 6

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela súplica, com ações de graças.


10º    Mateus capítulo 28, versículo 19

Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.



O estudo ainda mostrou que esses versículos formam como que um panorama do trabalho de Deus neste mundo: Ele criou tudo (5º colocado) e provou seu amor por nós ao mandar Jesus para morrer em nosso lugar (1º). Portanto, Ele só quer o nosso bem (3º). 

Ele tem um plano para nossas vidas (2º), nos dá a força necessária para enfrentarmos as lutas diárias (4º) e nos chama para confiar Nele (7º e 6º), para que possamos acalmar nossas ansiedades (9º). 

Pede ainda que mudemos as nossas vidas, não fazendo como faz a sociedade em geral (8º). Finalmente, pede que divulguemos as Boas Novas que Jesus trouxe para todos (10º). 


É interessante ainda observar que não há nenhuma referencia ao pecado nos primeiros colocados da lista - o primeiro versículo a tratar desse assunto está em 19º lugar (1 João capítulo 1, versículo 9). E há uma contradição aí, pois o papel de Jesus é reconhecido no 1º lugar, mas a razão para ter sido necessário o seu sacrifício na cruz – o pecado do ser humano – não é algo com que as pessoas se preocupem tanto assim. 

Outro aspecto a comentar, é a necessidade que as  pessoas têm de se certificar das promessas de Deus - seis dentre os dez versículos mais populares (2º, 3º, 4º, 6º, 7º e 9º), têm essa característica.

Finalmente, não foi surpresa para ninguém que o versículo mais procurado seja João 3:16. Mas, o segundo colocado, Jeremias 29:11, pode ser considerado uma surpresa, pois todos esperavam que esse lugar fosse ocupado por Romanos 8:28, que ficou no terceiro lugar. Outras surpresas foram os versículos de Provérbios entre os dez primeiros, no 6º e 7º lugares. 

PS A segunda parte do versículo 2 de Gênesis capítulo 2 - “... se tu uma benção”, o texto preferido por meu saudoso pai, não entrou na lista nem dos vinte mais populares. Não faz mal, esse versículo continua em 1º no meu coração.

Com carinho

17 comentários:

  1. Maravilhoso msm é saber q Deus não cochila, nem dorme. Mas atento nos guia segundo seu querer, vontade e na verdade da sua Palavra,pra q por mais q sejamos falhos, com Ele em nossa vida, podemos vislumbrar um fim de graça, poder e misericórdia, q nos coloque em posição chegadinha ao lado do Pai. E aí, sabemos q estamos sendo o sorriso de Deus nesta terra, levando outras pessoas a desejarem a msma comunhão de entrega e intimidade com o Senhor! Te amo meu Senhor e Salvador, meu Cristo amado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE LINDO JACQUIE VOU COLAR ESTA DECLARAÇÃO DE AMOR QUE VOCE ESCREVEU NO MEU FACE !!DEUS TE ABENÇOE

      Excluir
  2. Ótima postagem...É muito importante falar sobre a Bíblia, e principalmente, mostrar os dez versículos mais importantes da Bíblia...A Bíblia é maravilhosa. Quero aprendê-la por inteiro.
    Bom, é só isso. Que Deus te abençoe e te proteja sempre. Amém
    Lembre-se: Jesus te ama e eu também.:)

    ResponderExcluir
  3. tão bom q não tenho palavras!!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso ler esses versículos e aprender mais de Deus. A palavra de Deus nos ajuda mto. As vzs estamos tristes, com problemas, e ao ler mensagens como essas, sentimos a tranquilidade, e a certeza de que pra Deus tudo se tem um jeito. Confiemos no senhor sempre, porque sem ele nada somos.

    ResponderExcluir
  5. lindas adorei ... se todos olhacem o mundo seria melhor

    ResponderExcluir
  6. ;) Adorei & eu creio que vai ajudar muito esse Capítulos ...!!

    ResponderExcluir
  7. vamos memorizar e guardar TODOS galera...

    Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
    Salmos 119:11-12

    ResponderExcluir
  8. E muito bom... Toda vez que entro nesse blogs encontro palavras de conforto!!! Eu tenho aprendido cada dia um pouco.

    ResponderExcluir
  9. Sei que esse é um blog voltado para temas que envolvem mais a idade adulta. Mais existe uma questão que não sai da minha cabeça, e sobre as tatuagens. Ficaria MUITO grato mesmo, se você pudesse me esclarecer nem que seja só um pouco sobre esse assunto. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Para não deixar você sem resposta, aí vai um resumo do que penso a respeito desse assunto, embora o tema mereça um tratamento mais detalhado.

    Aqueles que dizem que se tatuar é pecado usam o seguinte versículo:
    “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” (Levítico capítulo 19, versículo 28).

    Mas essa passagem se refere especificamente ao culto aos mortos. Portanto, tatuagens feitas com outras intenções - por exemplo, puramente estéticas - não seriam proibidas.

    Alguns usam também a passagem que fala que nosso corpo é o "Templo do Espírito Santo", para justificar a proibição, mas aí já estão "forçando a barra". Se usássemos esse conceito de fato, muita coisa deveria também ser proibida, como comer demais, ter vida sedentária, etc, pois tudo isso prejudica o corpo humano.

    Em resumo, a resposta à sua pergunta vai depender de qual foi o objetivo da tatuagem. Com que intenção ela foi feita. Se houve algum contexto espiritual maligno por trás, será pecado, não pela tatuagem em si, mas sim pelo que esteve nela envolvido.

    Mas, se não houve qualquer conotação espiritual, não vejo qualquer proibição na Bíblia. Fazer ou não a tatuagem seria então uma decisão de cunho estético. Agora, nunca se esqueça que os anos passam e a tatuagem que hoje parece linda, pode se tornar um peso depois.

    Espero ter ajudado.
    Vinicius

    ResponderExcluir
  11. Ai muito obrigado mesmo. Você não tem noção como me ajudou

    ResponderExcluir
  12. Otimo estudo. Que Deus te abençoe grandiosamente.
    E que Ele te capacite mais e mais, para levar as boas novas a toda criatura. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  13. Deus e tudo...temos q consertar as nossas vida cada vez mais pois Jesus esta as portas ...quero parabenlizar a vcs.

    ResponderExcluir
  14. Maravilhoso saber a respeito de tais frases e cabe a nós po-la em nossas vidas como um modelo a seguir a fim de alcansar a santidade...
    Parabens...

    ResponderExcluir
  15. A popularidade de "Salmos 23:1" também é uma das maiores...

    ResponderExcluir
  16. foi muito bom poder ter visto todas as publicações foi de muita ajuda obtive bons conheçimentos

    ResponderExcluir