sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A IGREJA CRISTÃ COMO NEGÓCIO

A revista Veja desta semana trouxe uma reportagem bastante contundente sobre as práticas de determinada denominação no treinamento de seus pastores e na abertura de novas igrejas. Ficou claro ali que aquela denominação vê o cristianismo como um negócio. E, infelizmente, é preciso reconhecer que ela não está sozinha: diversas outras denominações fazem a mesma coisa e arrecadam milhões das pessoas que as frequentam. 

Isso é muito triste de registrar, mas não posso ficar calado, sob pena passar para você a impressão que estou de acordo com essa atitude de líderes cristãos menos responsáveis. É claro que nem toda denominação evangélica comete esse tipo de erro e me arriscaria a dizer que a maioria segue práticas corretas. Mas, infelizmente, há muita gente que se enquadra na situação de "lobos no meio dos cordeiros".

Agora, é preciso separar uma coisa da outra - o "joio do trigo" -, para que o justo não seja incriminado junto com o pecador. E isso a reportagem da Veja não faz, pois não explica que nem todos os evangélicos são assim e, para os desavisados, todos acabam jogados no mesmo "saco", o que é injusto. Afinal "evangélico" é uma palavra guarda-chuva que "abriga" um monte de coisas: igrejas liberais e conservadoras, carismáticas e tradicionais, sérias e corrompidas.

Uma pergunta que me fazem com frequencia é a seguinte: será que o Espírito Santo opera nessas igrejas? Opera sim, em consideração aos inúmeros fiéis, pessoas simples e sinceras na sua fé em Cristo - a Bíblia os chama carinhosamente de "pequeninos" -, que não têm culpa do que faz a liderança da igreja que frequentam. 

Mas é claro que esses fiéis podem acabar feridos espiritualmente, quando perceberem que foram enganadas e/ou usadas - isso é bastante comum e já tratei desse problema aqui no blog.

E como Deus vê esses líderes que abusam do Evangelho de Cristo? Vou deixar a resposta para quem tem muito mais autoridade do que eu - o próprio Jesus:
 "Qualquer porém que fizer tropeçar a um desses pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar... porque é inevitável que venham escândalos, mas aí do homem pelo qual o escândalo vem". Mateus capítulo 18, versículos 6 e 7.
 Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário