terça-feira, 30 de setembro de 2014

OS QUATRO TIPOS DE AMOR


"...Se não tiver amor, nada serei. O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal e não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba..."                                 1 Corintios capítulo 13
A passagem acima é muito conhecida e se deve ao apóstolo Paulo. E ninguém falou melhor sobre o amor verdadeiro do que ele. 

Acontece que esse texto é muito usado em casamentos - já perdi a conta das vezes em que vi isso acontecer. Mas Paulo falou que o amor que estava descrevendo não arde em ciúmes. Ora, não há nada que mais "arda em ciúmes" do que o amor entre um homem e uma mulher. E quem diz o contrário, nunca amou. 

Será que Paulo errou na sua descrição, talvez por não ter sido casado? Na verdade, Paulo estava falando de outro tipo de amor. E é um erro de interpretação usar 1 Corintios 13 para falar do amor entre homem e mulher.
 
Esse erro de interpretação tão comum nasceu, na verdade, na tradução do texto original do Novo Testamento do grego koine para o português. O problema é que existem quatro palavras ("eros", "storge", "philia" e "agape") no grego que são todas traduzidas pela mesma palavra em português, "amor". E somente o contexto permite saber do que o autor está falando em cada situação particular. 

O problema de não conseguir encontrar a palavra adequada numa língua quando se traduz da outra é muito comum. Por exemplo, a palavra saudade praticamente não existe fora do português. Outro exemplo é a palavra "chuva" que no japonês pode ser traduzida de 20 diferentes formas.

A seguir explico melhor os quatro diferentes sentidos que a palavra "amor" pode ter na Bíblia. 

Eros
É o amor que existe entre homem e mulher, incluindo os aspectos sexuais. A Bíblia descreve com bastante propriedade esse tipo de amor no livro Cântico dos Cânticos, escrito por Salomão. A palavra paixão descreve uma parte desse amor, o seu aspecto mais físico, mas o amor "eros" vai além disso. 

O "eros" é um amor exigente, pois espera retribuição. Quer exclusividade e sofre muito com o ciúme.

Storge
É o amor existente entre uma mãe e seus filhos ou entre irmãos. Mas não seria errado dizer que também está presente no amor de uma pessoa pelo seu cachorro. 

Uma palavra no português que descreve um pouco melhor o amor "storge" é "afeição", mas essa tradução não é perfeita, pois "storge" tem um sentido mais forte do que "afeição".

"Storge" talvez seja o tipo mais simples de amor. Não exige exclusividade e nem retribuição. É universal pois todas as pessoas esperam receber tal tipo de amor e quando isso não ocorre, sofrem grande trauma emocional - basta ver os problemas que existem entre pais e filhos(as).

Uma característica interessante do amor "storge" é que ele lida mal com a mudança. Para os pais, os filhos nunca crescem e os filhos não gostam muito de ver mudanças nos pais – por exemplo, um novo amor "eros" na vida da mãe ou do pai.

Philia
Esse termo se refere ao amor que existe entre amigos. É semelhante à amizade, porém mais forte. Por exemplo, o Novo Testamento fala que Jesus amava o apóstolo João e o termo usado é exatamente "philia". 

É o amor que deve existir dentro de uma comunidade cristã e também o que mais se aproxima daquele que haverá entre as pessoas salvas, no Paraíso. 

O amor "philia" também pode existir entre marido e mulher ou entre irmãos e certamente sua existência reforça em muito a ligação existente entre essas pessoas.  

"Philia" não é um amor exigente. Não tem limitações de sexo, raça, situação social, etc. É um amor que normalmente não sofre muito com ciúmes – sempre cabe mais um numa roda de amigos. 

Infelizmente, o amor "philia" era mais importante na cultura antiga do que no mundo moderno. Antigamente, as sociedades tinham muitas características tribais, onde a cooperação humana era fundamental. Hoje as pessoas podem viver nas grandes cidades quase sem amigos. 

Agape
Esse é o amor que Deus tem por nós. Também é o tipo de amor que o cristão deve ter pelo próximo se obedecer o mandamento que Jesus estabeleceu. 

Muitos traduzem "agape" como caridade, mas esse tipo de amor vai além disso, pois envolve também carinho, misericórdia, compaixão, etc.

O amor a que Paulo se refere no texto acima é justamente o "agape". É a essência do cristianismo. E foi por isso que Paulo deu tanta importância a ele".

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário