terça-feira, 5 de janeiro de 2016

AS BOAS NOTÍCIAS DO CRISTIANISMO

Os principais órgãos da mídia - jornais, rádio, televisão, sites de notícias, etc - preferem veicular notícias ruins. Um escândalo ou morte violenta ocupa muito espaço, enquanto que uma notícia boa costuma ser dada sem muito destaque. Quase sempre é assim.

A predileção por notícias ruins é uma situação que incomoda muita gente. Tem dias que nem quero ler o jornal, pois é uma desgraça atrás da outra. A mídia faz isso por um motivo simples: notícia ruim vende mais do que a boa. Chama mais atenção. 

Não estou defendendo aqui uma visão "cor de rosa" da vida, igual ao dos contos de fada, onde tudo é perfeito e os heróis são felizes para sempre. Problemas existem - são muitos e de toda natureza. E as críticas são necessárias. Mas a vida precisa ser mais do que os problemas e as críticas. É preciso perceber nela o que há de bom e encontrar motivo para ter esperança - daí o incômodo que muitos(as) têm com a predileção da mídia por notícias ruins. 

Outro dia passei por uma experiência interessante em relação a essa questão: um amigo acusou o cristianismo de ser igual à mídia, ao colocar ênfase nas coisas ruins. O foco parece estar no pecado humano, no julgamento de Deus, na condenação ao inferno, etc. Parece que muitos(as) cristãos(ãs) só percebem o lado feio das coisas. Tornam-se pessoas carrancudas, inconvenientes e chatas.

Essa observação tem muito de verdade, pois há mesmo muita gente assim. Falam tanto do diabo, do inferno, do pecado, que esquecem do outro lado. E essa é visão negativa é uma distorção da mensagem cristã. Afinal, a palavra "evangelho" no grego quer dizer "boas novas". 

E foi isso que Jesus veio trazer ao mundo: as melhores notícias possíveis. Portanto, aceitar Jesus e as boas novas que Ele corporifica deve ser motivo de grande alegria: a Bíblia afirma que há "festa" no céu, toda vez que alguém se converte de fato (Lucas capítulo 15, versículos 7 a 10).

O cristianismo deve ser motivo de celebração constante. De alegria. De esperança. Essa é a mensagem real do Evangelho de Jesus. Mas o que há no Evangelho para trazer tanta alegria? 

Muitas coisas e vou falar aqui apenas de três delas. A primeira e a mais óbvia é a morte de Cristo na cruz para dar acesso a Deus àqueles que n´Ele acreditarem como seu Salvador. Essa notícia é tão incrível que somente ela deveria bastar para nos deixar alegres todo o tempo. 

Outra boa nova de grande importância é o fato que Deus cuida da vida material dos seus filhos(as). Isso não significa garantir-lhes abundância, como defendem muita gente, mas sim nunca ter falta daquilo que é essencial. Jesus nos lembrou que Deus cuida das flores do campo e dos pássaros do céu e, portanto, não irá deixar seus(suas) filhos(as) desamparados(as) (Mateus capítulo 6, versículos 25 a 34). O salmista disse (37, versículo 25) que uma pessoa justa, isso é aquela que faz a vontade de Deus, nunca será abandonada e precisará mendigar o próprio pão, pois Ele vai prover o necessário.

Ora, essa promessa deve ser motivo de grande conforto e segurança, pois não temos controle sobre as coisas que impactam nossas vidas. Crises financeiras, guerras, perseguições políticas e outras coisas assim já destruíram a vida de muita gente que estava numa situação privilegiada na vida.

Outra boa nova é o fato que Deus atende as orações dos(as) seus(suas) filhos(as). Veja o que diz o texto de João capítulo 15, versículo 7:
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido.
Repare como essa promessa é poderosa: podemos pedir qualquer coisa a Deus e esperar o atendimento. Qualquer coisa. Mas há uma condição: isso vale apenas para aqueles(as) que permanecem em Jesus. E o próprio texto explica o que isso: aqueles(as) nos quais a Palavra de Jesus - seus ensinamentos - se faz presente e guia suas vidas. 

É exatamente por isso que Deus pode fazer promessa tão ampla: as pessoas que permanecem em Cristo só irão pedir a Deus aquilo que for da vontade d´Ele. Simples assim.

Concluindo, temos muitos bons motivos para começarmos ao ano alegres e cheios de esperança. Temos as boas notícias vindas de Jesus. Ele veio ao mundo para nos salvar e não há qualquer força que possa impedir isso. Ele nos dá garantia que nossas necessidades mínimas serão sempre atendidas. E podemos pedir a Deus aquilo que esteja de acordo com sua vontade e podemos ter certeza de sermos atendidos.  

Com carinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário