domingo, 14 de fevereiro de 2016

O SEGREDO DOS VITORIOSOS

Estamos nos aproximando das Olimpíadas e Para-Olimpíadas do Rio de Janeiro. Certamente veremos atletas heroicos, fazendo o impensável na busca por resultados - lembro-me de edições anteriores quando atletas deram uma volta inteira pela pista do estádio olímpico com a perna quebrada,  saltaram com os ligamentos do joelho rompidos, lutaram com a mão fraturada e assim por diante. 

O exemplo desses atletas prova que há duas coisas fundamentais para sermos vitoriosos, tanto na vida material como espiritual: compromisso e atitude.

Compromisso  
É o comprometimento em fazer alguma coisa ou perseguir um ideal. Mesmo quando não há obrigação formal, quando o compromisso é assumido, passa a haver uma obrigação.

Atletas vencedores são os(as) compromissados(as) em ganhar medalhas - esse objetivo vem na frente de tudo. Lazer, família, vida amorosa ou qualquer outra coisa fica em em segundo plano.

Muitos cristãos tiveram compromisso verdadeiro com Jesus. Começo lembrando dos seus discípulos, que deixaram tudo para segui-lo e quase todos morreram martirizados. Não podemos esquecer de Paulo, incansável nas suas viagens missionárias, enfrentando todo tipo de dificuldade (fome, violência, falta de recursos, etc). Muito menos de Francisco de Assis (distribuiu tudo que tinha pelos pobres), de Dietrich Bonhoeffer (pastor martirizado pelos nazistas) e tanto outros.

Ter compromisso com Jesus significa dar a Ele o lugar de destaque na sua vida. Deus não pode ser alguém com quem você apenas fala rapidamente durante o culto de domingo ou em orações curtas, durante a semana, normalmente só para pedir coisas. Ou de quem você só se lembra nos momentos de aflição, para buscar socorro e alívio.

Deus precisa ser figura presente no seu dia-a-dia. E os ensinamentos de Jesus precisam realmente dirigir sua vida. É isso que significa ter compromisso de fato com Deus. 

Atitude
É agir de maneira coerente com o compromisso assumido. E a atitude têm dois componentes importantes: dedicação e persistência.

Atletas vencedores são dedicados: investem anos da sua vida em treinamentos extenuantes, evitam alimentos gostosos mas não saudáveis, deixam de lado atividades de lazer pois precisam dormir cedo e assim por diante.

Persistência é permanecer no rumo traçado, não se deixando desviar por distrações ou pelas dificuldades. E nos momentos cruciais, atletas persistentes são aqueles(as) que dão um passo a mais: por exemplo, passam por cima da própria dor e vão em frente.

Cristãos verdadeiros têm atitude. Basta lembrar, por exemplo, da vida de Madre Teresa entre os pobres de Calcutá, cuidando dos párias da sociedade hindu (leprosos, deficientes em geral, órfãos abandonados para morrer, etc) e enfrentando as autoridades que eram contra seu trabalho (pelo menos no início).

Dedicação às coisas de Deus - oração, louvor, estudo da Bíblia, caridade com quem precisa, etc - é o que se espera de cada cristão(ã). E essa deve ser a realidade diária.

Persistência também é fundamental na vida espiritual. Por exemplo, imagine a persistência necessária para andar em lombo de cavalo uma distância equivalente a três voltas ao mundo, enfrentando desconforto, mau tempo, perigos, etc. Foi isso que John Wesley fez para conseguir levar o Evangelho para muita gente na Inglaterra.

Palavras finais
Qual é o compromisso que você tem com Jesus? Qual é a importância real que Ele tem na sua vida?. Você é dedicado(a) e persistente na sua vida espiritual? Será que você é candidato(a) a ganhar uma medalha na "Olimpíada" da vida espiritual?

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário