terça-feira, 22 de novembro de 2016

A BÍBLIA MANDA NÃO CONFIAR EM NINGUÉM?

Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens... Jeremias capítulo 17, versículo 5
Outro dia discuti aqui no site se seria pecado dar fiança para outra pessoa (veja mais), coisa que não acredito ser errada e proibida pela Bíblia.

Conversando sobre essa questão, neste último fim de semana, alguém citou o versículo de Jeremias, que abre este post, que parece proibir depositar confiança em outro ser humano. Sendo assim, a fiança parece estar proibida por causa disso.

O problema com essa interpretação é que o texto de Jeremias não fala apenas sobre fiança e sim sobre confiança de forma geral. Assim, estaria proibida não somente a fiança, mas também que o marido depositasse confiança na própria mulher e vice-versa. Afinal, são dois seres humanos confiando um no outro.

Como também seria proibido que o pai confie no próprio filho e vice versa. E mais ainda que o(a) cristão(â) deposite confiança no(a) próprio(a) pastor(a). E até que esse(a) pastor(a) confie no(a) no(a) seu(sua) bispo(a).

Em outras palavras, se aceitarmos essa interpretação, não estaria sendo proibida apenas a fiança, mas também qualquer outra relação de confiança. E a vida em sociedade seria impossível.

Ora, a Bíblia está cheia de situações onde pessoas confiaram umas nas outras - um belo exemplo é a Igreja Apostólica, onde as pessoas tinham tudo em comum e cabia aos apóstolos distribuir os bens de acordo com a necessidade de cada uma (Atos dos Apóstolos capítulo 2, versículos 42 a 47). Portanto, essa interpretação não pode estar certa. 

Esse interpretação desse versículo de Jeremias demonstra claramente o perigo de analisar um versículo fora do seu contexto - fazer isso torna possível chegar a qualquer conclusão. Vamos então voltar ao texto de Jeremias e ver o que está acontecendo. Mas agora, vou transcrever a passagem completa:
Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes e não ficará ansiosa no ano da seca, nem deixará de dar fruto". Jeremias capítulo 17, versículos 5 a 8
Repare que o profeta não está discutindo se seres humanos podem ou não confiar uns nos outros. Ele está criticando quem confia mais em outro ser humano do que em Deus. 

E não importa, nesse caso, em quem se está depositando tal confiança irrestrita - marido(esposa), filho(a), amigo(a), pastor(a), chefe, Presidente da República, etc. Pode ser a melhor pessoa do mundo e ainda assim isso está errado. E é pecado. 

Afinal, quem confia mais em outro ser humano do que em Deus, está colocando essa outra pessoa no lugar d´Ele e, por causa disso, comete pecado, pois há um mandamento que proíbe colocar qualquer coisa diante de Deus (Êxodo capítulo 20, versículos 2 e 3). E é desse pecado que decorre a maldição incluída pelo profeta Jeremias nesse texto.

E isso faz todo sentido. Afinal, nenhum ser humano, por melhor intencionado que seja, pode dar total garantia a outra pessoa. Isso simplesmente não é possível. No texto, citado acima, onde discuti a questão da fiança, eu lembrei o caso de um amigo meu - pessoa muito séria -, para quem dei fiança e que morreu inesperadamente. E naturalmente, ela não pode me pagar e eu fiquei com o prejuízo. 

Portanto, a confiança absoluta do ser humano só pode ser depositada em Deus. É para Ele que devemos olhar, quando buscamos garantia plena.

Agora, isso não quer dizer que não podemos ou devemos confiar em outras pessoas. Isso é absolutamente necessário para viver em sociedade. Mas esse tipo de confiança nunca pode ser igual àquela que temos em Deus. Só isso.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário