quarta-feira, 10 de maio de 2017

SUAS ESCOLHAS SEMPRE TÊM CONSEQUÊNCIAS


A vida é cheia de escolhas: todo dia temos decisões a tomar, desde as simples (que roupa devo vestir hoje?), até as complexas (devo mudar de emprego?).

Às vezes, a pessoa percebe estar diante de uma decisão importante, que vai impactar o seu futuro. Certa vez, meu pai, então alto executivo de uma empresa de engenharia, foi chamado para falar com o dono de uma grande empreiteira, num fim de semana.

A reunião foi no belíssimo apartamento daquele homem, que ficava de frente para a praia do Leblon, no Rio de Janeiro. Na volta da reunião, meu pai relatou para minha mãe que o tal empresário lhe tinha feito uma excelente proposta financeira para ir trabalhar na sua empresa. E comentou que não tinha aceitado e explicou a razão: "O que aquele homem queria comprar eu não podia vender".

Meu pai se recusou a trocar sua honra pessoal por dinheiro, lição que muitos executivos, pegos na operação Lava Jato, poderiam ter aprendido antes de fazer o que fizeram. Meu pai sabia que aquela decisão iria definir sua vida e, como cristão, escolheu ficar no lado certo, mesmo abrindo mão de uma suculenta compensação financeira. 

Outras vezes a pessoa não percebe a importância da decisão que está tomando. Certa vez, um pastor foi visitar no hospital um homem não convertido, que estava muito doente. A intenção original daquele pastor era falar de Jesus para o homem doente. Mas, para não parecer chato, na primeira visita limitou sua conversa a assuntos corriqueiros, como esporte, deixando questões mais profundas (aceitação de Jesus) para uma segunda visita.

O pastor prometeu voltar no dia seguinte e assim fez. Mas, quando chegou no hospital, soube que o homem doente tinha morrido durante a madrugada. A decisão que o pastor tomou no dia anterior, sem perceber a gravidade do que estava fazendo, fez com que ele deixasse de falar de Jesus para um homem que vivia suas últimas horas de vida. No testemunho que escreveu, o pastor confessou que essa é uma culpa que vai carregar para sempre. 

Aprendendo com os exemplos da Bíblia 
A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que fizeram escolhas certas ou erradas. E as duas situações têm muito a ensinar:

1) Rute: a escolha certa por causa da fidelidade (ver o relato no livro de Rute) 
Noemi era uma mulher israelita, viúva, que tinha dois filhos, ambos casados. Ela morava com sua família fora do território de Israel.

O relato diz que os dois filhos de Noemi morreram, deixando as três mulheres (a mãe e as duas noras) sozinhas, sem qualquer proteção - naquela época as mulheres dependiam dos homens para tudo, até sobreviver. 

Noemi contou para as noras que iria voltar para Israel, sua terra natal, pois lá seria mais fácil sobreviver da caridade pública. E disse para as noras que elas estavam livres para voltar para suas famílias de origem, pois como ainda eram jovens, tinham condições de reconstruir suas vidas, casando com outros homens. 

Uma das noras aceitou e partiu. Mas a outra, Rute, disse à sogra que ficaria fiel a ela. E as duas voltaram juntas para Israel e lutaram muito para conseguir sobreviver. 

Rute acabou conhecendo um homem, Boaz, parente afastado de Noemi, com quem se casou e constituiu nova família - ela é a avó do rei Davi. Deus honrou a fidelidade de Rute e mudou sua sorte.

2) Saul: a escolha errada por causa da desobediência (1 Samuel capítulo 15) 
Saul foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. E Deus colocou o profeta Samuel ao seu lado, para orientá-lo e mantê-lo no caminho certo. 

Infelizmente, Saul preferiu desobedecer a orientação que Deus tinha lhe dado, através de Samuel, pois achou que sabia o que era melhor para si mesmo. Esqueceu-se que devia tudo a Deus e devia ter se mantido obediente.

Deus se afastou de Saul e a vida daquele rei acabou de forma trágica: Suicidou-se, após perder uma batalha, quando também seu filho primogênito morreu. 

3) Os dois ladrões: a decisão de ser humilde (Lucas capítulo 23, versículos 39 a 43) 
Acho que todos sabem que Jesus foi crucificado entre dois ladrões. Um dos ladrões resolveu zombar de Jesus, perguntado porque Ele não se salvava.

O segundo criminoso se irritou com aquela atitude e ordenou que o outro homem se calasse, lembrando-lhe que ambos estavam sendo punidos com justiça pelo que tinham feito, enquanto Jesus estava sendo martirizado injustamente.

A diferença de postura dos dois malfeitores é relativamente fácil de explicar: um deles foi arrogante e se recusou a reconhecer seus erros. O outro foi humilde e pediu ajuda a Jesus. Reconheceu que precisava d´Ele para conseguir se reaproximar de Deus. E com esse simples gesto colocou-se debaixo da Graça de Deus e ouviu de Jesus que, ainda naquele mesmo dia, estaria junto a Deus.

Duas escolhas forma feitas ali. Um dos homens deixou-se levar pela arrogância, enquanto o outro foi humilde. Só o segundo foi salvo.

Conclusão
Suas escolhas têm consequências. Em alguns casos, elas são pequenas: Por exemplo, se você escolher a roupa errada, antes de sair de casa, poderá passar calor ou frio durante o dia. Mas, o problema somente vai durar por poucas horas.

Já em outros casos, as consequências podem ser muito mais sérias e mudar o rumo da sua vida. Como aconteceu com Rute ou com os dois ladrões crucificados ao lado de Jesus.

Portanto, aprender discernir o alcance da sua escolha é muito importante. Por isso é fundamental que você sempre recorra ao Espírito Santo, pedindo-lhe sabedoria e entendimento a cada encruzilhada da sua vida.

Lembre-se ainda que nem sempre o resultado das suas escolhas se tornam imediatamente evidentes. Muitas vezes, somente aparece anos depois, quando pode ser tarde demais para consertar o que está errado. Por exemplo, uma pessoa que escolha fumar pode não sentir nada durante muito tempo, até se dar conta, que tem câncer e nada mais há a fazer.

Foi isso que aconteceu com Saul: Quando percebeu que Deus o tinha abandonado, tempos depois da sua desobediência, correu para pedir ajuda a Samuel, mas já era tarde demais. 

Lembre-se que seu futuro, em boa parte, está sendo decidido nas escolhas que você faz hoje. E que suas escolhas sempre têm consequências.

Com carinho

5 comentários:

  1. Para mim, foi uma base de estudos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, foi uma base de estudos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. pra mim foi um estudo. e me ajudou na ministracao que farei sobre escolhas. finalizarei com o exemplo de eva e sua escolha, a quem ela deu ouvidos.

    ResponderExcluir