terça-feira, 5 de junho de 2018

O CHAMADO DE CADA PESSOA

A Bíblia afala de diversas situações onde há um chamado de Deus para diferentes pessoas se envolverem na sua obra. E essas situações têm muito a nos ensinar para nossa vida. 

Vejamos três exemplos. O primeiro envolveu Moisés, no conhecido episódio da "sarça ardente". Moisés pastoreava rebanhos do sogro, Jetro, quando viu algo estranho no Monte Sinai. Subiu até lá e encontrou um arbusto queimando, mas que surpreendentemente não se consumia. E de dentro da sarça ardente, Deus falou com Moisés e lhe deu a missão de libertar o povo de Israel da escravidão no Egito (Êxodo capítulo 3).

O segundo exemplo aconteceu com Isaías: o profeta teve uma visão do trono de Deus e ficou aterrorizado, pois se sentiu um homem pecador, em meio à santidade no entorno de Deus. Aí um anjo purificou a boca de Isaías com uma brasa viva e Deus o enviou para anunciar sua vontade para o povo de Israel (capítulo 6, versículos 1 a 10).

O terceiro caso envolveu Jesus e um de seus apóstolos, Pedro, aquele que negou o Mestre por três vezes. Os discípulos vinham num barco e se aproximavam da praia, quando viram um homem - o próprio Jesus , já ressuscitado - assando peixes num braseiro. Pedro o reconheceu e nadou até a praia, ansioso por encontrá-lo. Ali, Jesus perguntou a Pedro, também por três vezes (uma para cada vez que Pedro o negou), se o apóstolo o amava, e lhe pediu para pastorear suas ovelhas (João capítulo 21).

Repare bem nas diferenças entre os três casos. Isaías era um sacerdote e a visão que teve fez referência à liturgia usada no Templo de Jerusalém, coisa que o profeta conhecia bem. Moisés falou com Deus pela primeira vez em um monte, perto de onde pastoreava seus animais - sua atenção foi chamada por uma planta que queimava. Jesus falou com Pedro numa praia, onde uma refeição simples estava sendo preparada, cenário bem familiar para pescadores, como era o caso do apóstolo. 

Dessa constatação podemos tirar um ensinamento importante: Deus fala com cada pessoa respeitando sua forma de ser, suas necessidades, sua cultura, as circunstâncias em que vive e assim por diante. Isso prova que Ele respeita os seres humanos. 

E nosso chamado é para atuar na obra de Deus exatamente da maneira que somos. Deus somente espera que venhamos a mudar - passando a viver mais de acordo com aquilo que a Bíblia ensina -, depois que esse chamado é aceito e nos envolvemos de fato na obra de Deus. E essa mudança será uma decorrência natural da intimidade que passaremos a ter com o Espírito Santo.

Lembro-me de ouvir, certa vez, um rapaz, afastado da igreja e do convívio com Deus, dizer que primeiro precisava corrigir seus caminhos, antes de voltar à igreja. Ele pensava ser preciso primeiro mudar, para depois poder se aproximar de Deus. 

Esse é um erro terrível, pois quem tentar agir assim, nunca vai conseguir voltar reativar a convivência com Deus. A forma correta de agir é exatamente a oposta: primeiro a pessoa precisa decidir se envolver na obra de Deus e faz isso. E depois a mudança na sua vida vem, justamente como consequência da maior proximidade com Deus.

Cada um/a de nós é chamado/a por Deus para se aproximar d´Ele e atuar na sua obra exatamente nas condições em que nos encontramos - com as falhas e as limitações que temos. E se aceitarmos esse chamado - como fizeram Moisés, Isaías e Pedro - e seguirmos em frente, sem hesitações, Deus mudará as nossas vidas. Passaremos a ser outras pessoas.

Portanto, não hesite em ouvir e atender o chamado de Deus, quando ele vier. Você não vai se arrepender.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário