domingo, 2 de janeiro de 2011

BOAS VINDAS AO BLOG

Os cristãos são incentivados pelo próprio apóstolo Paulo a aprender como explicar os fundamentos e as razões da sua fé (ver Primeira Epístola de Pedro capítulo 3, versículo 15), pois ele sabia muito bem que os seguidores de Cristo teriam, eles mesmos, dúvidas frequentes a serem enfrentadas, e seriam continuamente desafiados a mostrar, para os não cristãos, as razões para sua fé. 


De fato, os cristãos enfrentam muitas dúvidas que frequentemente ficam sem respostas objetivas. Por exemplo: por que sofrem os bons? Se Deus é bom e onipotente, por que o mal existe? Como podemos, se é que podemos, provar que Deus existe? A Bíblia entra em choque com as coisas que a ciência vem comprovando? Como fazer, na prática, para ser um bom cristão sem cair numa lista de regras?


Dúvidas honestas precisam ser discutidas e superadas para não abalar a fé sincera das pessoas. E as respostas precisam passar pelo crivo da prática, caso contrário, viram conceitos frios, válidos apenas nos gabinetes dos estudiosos. 


Além disto, o cristianismo é continuamente desafiado por adeptos de outras religiões e por ateus a explicarem sua fé. E a maioria não sabe fazer isto e se cala, encontrando consolo na desculpa de que “cada um tem direito de pensar como quer”. Mas, o próprio cristianismo não é tratado com essa mesma tolerância por aqueles que veem nele a causa da maior parte dos males deste mundo e pretendem enfraquecer suas bases e presença na sociedade moderna.


O cristão deve ser aquele que se interessa e não se furta a participar desse diálogo. Não se esconde atrás de dogmas, que muitas vezes nem consegue explicar, ou “sataniza” aqueles que discordam ou têm dúvidas. Está interessado em se atualizar com o que acontece no mundo à sua voltar – na ciência, cultura, economia, etc - e quer entender como o cristianismo impacta e é impactado por todas essas coisas. Esse é o verdadeiro desafio de ser cristão.


Sejam bem vindos “cristãs e cristãos”.
Que Deus nos ajude na nossa caminhada.

3 comentários:

  1. Vinicius,
    Parabéns pela iniciativa deste blog! Sobretudo pelo foco e proposta deste espaço virtual.
    Atravessamos um período pós-modernista em que a informação via internet tornou-se sobremodo abundante e vasta, mas também insegura e frívola. Tentamos dirimir as dúvidas deste novo período da contemporaneidade, imerso em multimídias, entretenimentos bizarros, explorações de todos os gêneros, chats de orgias e discussões infrutíferas, cujo teor nefasto reputa à web falsos paradigmas, como o de um paraíso de luxúria, obscenidades, orgias e as mais variadas contravenções que seriam ideais a criminosos como hackers, crackers, fakes e piratas virtuais, todos estes amantes de situações caóticas e ambientes niilistas.
    Outro paradigma, este gerado em nosso meio, o protestante-evangélico, é que ela seria “do diabo”...Isto é uma idéia previsível, posto que a mistificação da cultura brasileira atribui a este anjo caído muito mais poder e inteligência do que ele realmente teria.
    À revelia de qualquer conceito ou preconceito contra a internet, o que realmente importa é que todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele.
    Como podemos observar na prática, onde existe deserto há oásis, as matas fechadas e misteriosas, muitas vezes insalubres e resistentes à presença humana, abrigam rouxinóis e colibris; os grandes mares são pontuados por ilhas, que em inúmeras ocasiões foram a salva-guarda dos náufragos - alguns ilustres, como o grande Paulo. Destarte percebemos que é possível navegar por este colossal e indomável oceano de bytes e encontrar um abrigo onde as velas podem ser amainadas e os pés afagados pela segurança da “terra firme”, esta de onde fomos formados. Metaforicamente, a terra nem sempre é aquela substância mineral que todos conhecemos, mas também aquela na qual o coração descansa, sentimentos são abraçados e a angústia existencial é aplacada.
    Nesta “praia virtual”, Vinícius, pelo que verifiquei, as pessoas têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o desafio de ser cristão, de liberarem o perdão, de terem um significativo vislumbre do amor e justiça de Deus, temas prementes numa sociedade que urge pelo resgate de valores como a compaixão, a ética, honestidade, amizade, compreensão, fé, esperança, ... Enfim, precisa experimentar o desafio de viver em Cristo!
    Que todos os internautas, a começar dos “navegadores” mais cansados e sobrecarregados, possam encontrar a Jesus através deste espaço.
    Grande abraço,
    Orlando.

    ResponderExcluir
  2. Vinícius, o "desafio" não está só no título do blog.
    A sua proposta, em si, já é desafiante, oferecendo às pessoas que têm muitas dúvidas - e, portanto, sede de Deus - um espaço para expor seus conflitos! Isto é maravilhoso, isto é generoso! Parabéns, meu querido irmão de caminhada! Desejo de coração que muitas almas se rendam aos pés de Jesus! Te amo em Cristo. Patricia

    ResponderExcluir
  3. Patricia

    Obrigado pela força. Que Deus continue nos abençoando e dirigindo tudo.

    Beijo

    Vinicius

    ResponderExcluir