quinta-feira, 1 de março de 2012

DESCOBRIRAM AFINAL QUE GANÂNCIA NÃO FAZ BEM!!

Há um filme ("Wall Street") feito no final da década de 80, estrelado por Michael Douglas, onde ele faz o papel de um banqueiro de investimentos chamado Gekko, que tenta lucrar de todas as formas mais desonestas possíveis. Vale à pena assistir porque é uma aula sobre o resultado da ganância na vida das pessoas.

No filme, o personagem Gekko chega a dizer, em certo momento, que a ganância é boa, por que faz a sociedade andar. E essa frase ficou muito famosa na época, quando os banqueiros de investimentos ganhavam literalmente bilhões de dólares para seus clientes e para si mesmos. Essa frase acabou servindo de lema para um período da história humana totalmente voltado para o ganho financeiro, fase essa que durou cerca de 30 anos, quase até o final da década passada.

E aí, de repente, a “casa caiu”.  Corporações gigantescas como Lehman Brothers, Citibank, AIG, Bank of America e outras tantas quebraram ou tiveram que ser resgatadas com dinheiro público, para evitar um mal maior. O excesso de ganância tinha levado os banqueiros a correr riscos cada vez maiores em busca de mais e mais lucro. Quando a bolha estourou, sobrou prejuízo para todos. E a recessão, da qual o mundo ainda não saiu, trouxe perdas gigantescas inclusive para muita gente inocente.

Ontem foi publicado em toda a imprensa internacional que o mesmo ator Michael Douglas foi contratado pelo FBI (policia federal americana) para fazer uma propaganda contra a ganância. Representando o personagem Gekko, ele diz num comercial recentemente feito que a ganância sem medida não é boa para sociedade. Em dado momento, o ator chega a dizer: “O filme Wall Street foi ficção, mas o problema é real, pois a economia americana está cada vez mais dependente do sucesso e da integridade moral dos mercados financeiros. Se um negócio lhe parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é isso mesmo.” Ao final, o ator pede aos expectadores para contatar o FBI visando obter mais informações sobre segurança contra fraudes financeiras. 

É surpreendente perceber que tanta gente inteligente e preparada levou quase trinta anos para chegar à conclusão que a ganância junto com a desonestidade é receita certa para o desastre. Se tivessem lido a Bíblia isso estaria claro para todas essas pessoas desde sempre. Afinal, são inúmeras as passagens da Bíblia que falam sobre isso.

O fato é que as pessoas, especialmente as mais cultas e preparadas, acham que sabem mais e melhor do que Deus e não dão muita bola para o que a Bíblia diz. Pensam que ela é ultrapassada pois reflete uma realidade muito antiga; excessivamente conservadora; exclusivista, pois defende a teses que fala a verdade;  e por aí vai.

Mas quando as tragédias batem à porta, junto com elas vêm a comprovação que a Bíblia estava certa e a dita sabedoria desses especialistas, como bem diz Salomão no Eclesiastes, era como correr atrás do vento, ou seja nunca chegou a lugar nenhum.

Com carinho
Vinicius 

Nenhum comentário:

Postar um comentário