domingo, 29 de julho de 2012

POBRE MENINA RICA: QUEM PODERÁ SALVÁ-LA?

A atriz Kristen Stewart ficou famosa como a heroína da série Crepúsculo. Galgou rapidamente o estrelato e, com apenas 22 anos já é rica e famosa. Em junho passado, ela deu uma entrevista para a revista Elle, onde disse literalmente o seguinte: "Você aprende muito com as coisas ruins. Estou cansada. Sinto algo, como, 'por que as coisas são tão fáceis para mim? Mal posso esperar para que algo louco aconteça comigo. É a vida. Quero que alguém me ferre!"  

Hoje ela está nas manchetes por ter tido um caso com o diretor do seu último filme (casado e com dois filhos), revelado publicamente através de fotos comprometedoras. Pelo menos ela teve a decência de reconhecer seu erro e pedir desculpas àqueles a quem feriu.

Olhando de fora, tudo parece uma loucura. Uma pessoa ainda jovem recebe tudo num bandeja - fama, riqueza, talento e beleza. E, como não é totalmente alienada, é capaz de perceber o tamanho desse privilégio, que ela mesma reconhece não ter feito por merecer. Sentindo-se cuulpada, pasasa desejar que algo de ruim lhe aconteça,  para se sentir mais normal. Assume então um comportamento autodestrutivo – tem um caso com um homem casado, à vista de todo mundo – para que sua “profecia” venha a se cumprir. E acaba ferrada aos olhos de todos.   

Essa história surpreendente, que ainda está longe de acabar, demonstra bem dois tipos de problemas que são terríveis na vida de qualquer ser  humano e que são muito mais frequentes entre as pessoas privilegiadas (ricas, bonitas, poderosas, famosas, etc):
 

“Ter” não é melhor do que “ser”
Eu já comentei várias vezes neste blog (XXX) que vivemos numa sociedade onde o sucesso é medido pelo que as pessoas têm: dinheiro, fama, poder, beleza, etc. E não importa como isso foi conseguido. 


Quem tem é um sucesso, mas quem não tem é um fracasso. Nesse tipo de sociedade, Kristen Stewart é um sucesso, enquanto Jesus foi um fracasso. Afinal, Ele não teve dinheiro, poder, beleza e sua fama só lhe trouxe problemas. 

No entanto, apenas com o poder da sua palavra e do seu exemplo de vida, Ele mudou a história da humanidade. É que na verdade Jesus foi um sucesso quando as coisas são medidas pelo que se é e não pelo que se tem. Era sábio, bom, paciente com as falhas do ser humano e amoroso, de uma forma além da nossa compreensão (morreu por nós).   

E é interessante perceber que Kristen tem noção de não ser o sucesso que todos querem ver nela. Percebe que tudo lhe veio muito fácil e que há algo de distorcido no “conto de fadas” que vive. Isso até é um avanço porque outras pessoas na mesma condição tornam-se arrogantes e acabam concluindo que são mesmo especiais.  

A primazia do "ter" sobre o "ser" é péssima, pois torna a sociedade materialista e tira importância das questões espirituais. Kristen talvez não consiga ver as coisas dessa forma clara, mas percebe que há algo de errado, de muito errado.

Não é possível ser feliz sem Deus
O segundo problema que transparece no depoimente de Kristen é o vazio que fica no interior do ser humano que não se relaciona intimamente com Deus. Ela sabe não ter merecido aquilo que tem, mas em momento nenhum procura entender de onde lhe veio as bençãos recebidas. E se tivesse essa preocupação, poderia demonstrar gratidão a Deus, colocando seus recursos e talento em prol de causas nobres. Mas ela vai por um caminho diferente e muito estranho: passa a desejar uma vida menos privilegiada, para não se sentir tão culpada.   


O fato é que fomos criados para viver em comunhão e harmonia com nosso Criador. O ser humano nunca atinge a felicidade plena sem estar junto a Deus. Um exemplo ajuda a explicar bem isso: também fomos feitos para conviver com outras pessoas e, por causa disso, a solidão é das piores coisas, pois deixa um enorme vazio na vida do solitário.  
  
O vazio causado pela necessidade de Deus não pode ser preenchido por nada material, assim como acontece com a solidão. Somente a presença de Deus em nossa vida elimina esse vazio. E é por isso que vemos tantos artistas, políticos, esportistas e socialites, pessoas altamente privilegiadas, profundamente infelizes. Muitas chegam a se autodestruir por conta das drogas e bebida.  

Palavras finais
Eu não sei o que vai acontecer na vida de Kristen Stewart, mas somente desejo o bem para ela. E ela até demonstra uma percepção e humildade acima daquilo que vemos em outras pessoas privilegiadas. 


Mas sem resolver essas duas questões importantes – passar a privilegiar o “ser” sobre o “ter” e se aproximar realmente de Deus – ela não vai resolver suas questões existenciais. Nem ela, nem nenhum de nós, pois estamos todos no mesmo barco. 

Com carinho

5 comentários:

  1. Kristen se autosabotou...
    Esse escândalo veio logo após ela ser declarada a atriz mais bem paga de Hollywood. Ela sempre teve dificuldades em aceitar a enorme fama que alcançou. Sempre tentou ser o mais normal possível, principalmente se comparado as grandes estrelas. Ela desejou que algo ruim acontecesse e procurou faze-lo por si própria, talvez na tentativa de que a deixassem em paz. Provavelmente não pensou que esse comportamento autodestrutivo fosse a colocar ainda em maior evidencia e se tornar algo tão grande, pois traição parece ser banal no mundo das estrelas...

    ResponderExcluir
  2. É bem possível que você tenha razão naquilo que disse. Eu concordo que ela se autosabotou, eu até fiz esse tipo de comentário no meu texto.

    Mas o ponto principal da minha reflexão é porque ela tinha esse sentimento que a levou a se autosabotar? Por que essa culpa de achar que ela não merecia o que conseguiu?

    Entendo que ela é mesmo menos alienada que outras estrelas, mas a falta de uma perspectiva espiritual na sua vida fez com que ela não percebesse que poderia usar seus privilégios de forma mais construtiva.

    ResponderExcluir
  3. É o que também gostaria de saber (sobre esse sentimento que a levou a se autosabotar).
    Kristen sempre demonstrou não se importar com o que falam dela como: Se ela atua bem ou não; Se é ou não feminina o suficiente para o padrão Hollywoodiano; Se fala muito palavrão; Se é bonita ou não - O que eu acho besteira, pois em eventos com “tapetes vermelhos”, ela está (e para mim, é) sempre muito linda.
    Mas a verdade é que não podemos saber o quanto alguns dos comentários da mídia, de fãs ou os não fãs, afetou a ela em longo prazo para que ela se julgue desmerecedora do que alcançou. Comentários superestimando-a ou subestimando-a.
    Eu concordo com você quando cita que ela deveria usar seus privilégios de forma mais construtiva.
    Por exemplo, Kristen tem um irmão mais velho e dois irmãos adotados. Seus pais parecem diferentes, (a mãe com tatuagens e o pai com um enorme cabelo), mas somente o fato de estarem casados há quase trinta anos e todos serem muito próximos, já é motivo de um bom exemplo e base familiar.
    Também tenho a opinião de que apesar dela ter iniciado e seguido carreira como atriz, talvez sua satisfação fosse seguir nesse ramo por trás das câmeras, assim como seus pais.
    Ela é nova e ainda há tempo para que ela encontre o seu caminho. Se um ato de imaturidade irá marcar de forma negativa ou não a sua vida e a sua carreira, só o tempo irá dizer. Assim como aconteceu com tantos outros antes dela.
    Apesar do choque inicial, eu continuo gostando da Kristen e desejo o bem dela, sempre...

    ResponderExcluir
  4. Grande Vinicius... só passei pra deixar um abraço pra você a Alícia.

    Um abraço do Marcoe, Renata, Bia e Pedro!

    Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Caro Marcos
    Grandes saudades dessa família linda. E dos nossos tempos juntos na Escola Dominical. Que Deus esteja sempre com vocês. Um abraço.

    ResponderExcluir