sábado, 14 de outubro de 2017

EXISTE MALDIÇÃO HEREDITÁRIA?


Você já deve ter ouvido falar muito de maldição hereditária (ou maldição de família ou pecado de geração). Trata-se de assunto muito popular no meio evangélico.

Quem acredita nisso defende que certas pessoas estão sujeitas à maldição por terem nascido em determinada família. A origem da maldição seriam pecados dos antepassados - palavras indevidas proferidas por eles, bens "contaminados" que passaram de pai para filho, etc.

Esse tipo de problema, segundo tal tipo de pensamento, geraria consequências terríveis para sucessivas gerações, sendo os descendentes de tais famílias acometidos por doenças (como alcoolismo ou câncer), tendo maior propensão ao adultério, correndo maior risco de acidentes, etc. 

Essas consequências terríveis seriam causadas por demônios que atuariam junto àquela família ao longo do tempo. Ficam como "agarrados" ao dia-a-dia daquele grupo social, fazendo tudo para trazer a desgraça para aquelas pessoas.

E acabou sendo desenvolvido, no meio evangélico, todo um conjunto de práticas para combater a maldição hereditária, que vão de cursos e seminários para formação de especialistas em quebrar tal tipo de maldição, até cultos de libertação e outras ações pastorais específicas para esse assunto. Essas práticas acabam atraindo grande interesse do público evangélico porque a crença na maldição hereditária é muito difundida.

Existe justificativa bíblica para a maldição hereditária?
O conceito de maldição hereditária foi desenvolvido no final da década de setenta por líderes pentecostais norte-americanos. No Brasil, esse tipo de teologia encontrou terreno fértil, como forma de combater as religiões de origem africana e o espiritismo, bastante populares entre nós. E, infelizmente, esse movimento tem feito mal a muitas pessoas, como mostrarei adiante. 

Antes de ir adiante, é preciso ver o que a Bíblia fala a esse respeito. O texto básico usado por quem acredita na maldição hereditária é Êxodo capítulo 20, versículo 5, onde está dito que Deus "visita" a iniquidade feita pelos pais, nos/as filhos/as, até a quarta geração. 

De acordo com essa linha de pensamento, os pecados dos pais podem gerar maldições hereditárias transferidas para seus descendentes. E como os descendentes, muitas vezes, acabam por pecar da mesma forma, a maldição vai se perpetuando indefinidamente, até ser quebrada. 

Outro texto usado para defender essa ideia é Romanos capítulo 5, versículo 12, onde Paulo fala que todos os seres humanos sofrem consequências por causa do pecado de Adão, o primeiro homem. Ora, se há uma maldição hereditária, gerada por Adão, podem existir outras maldições da mesma natureza.

Quando a maldição hereditária é diagnosticada, diz essa doutrina, torna-se necessário fazer algumas coisas para quebrar o ciclo negativo: por exemplo, a expulsão de demônios, o descarte de bens "contaminados", pedidos de perdão em nome dos antepassados, etc.

Felizmente, não há embasamento bíblico para essas conclusões todas. Em primeiro lugar, porque o texto do Êxodo acima citado se refere às consequências do pecado sendo sentidas pelas gerações posteriores e não de uma maldição. 

Por exemplo, filhos de pais alcoólatras podem sofrer de abusos, mal tratos, etc, o que contribui para que eles, por sua vez, também se tornem pessoas desequilibradas e possam vir a abusar dos seus próprios filhos/as, ou vir a ter problemas de saúde. Não se trata de uma maldição em funcionamento e sim da propagação das consequências dos pecados passados. 

Da mesma forma, que a grande chaga da escravidão ainda gera desigualdades sociais no Brasil dos dias de hoje. Os/as negros/as nunca tiveram as mesmas oportunidades que as pessoas brancas e isso se reflete em condições de vida piores, menor expectativa de vida, maior índice de criminalidade, etc. 

Em segundo lugar, a Bíblia nos diz que o/a filho/a nunca reparte a culpa com o/a pai/mãe e vice versa (Ezequiel capítulo 18, versículo 20). Cada pessoal é responsável pelos pecados que comete, inclusive perante a justiça dos homens. E é interessante observar que quando alguém usou o ditado popular “os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos é que se embotaram”, Deus respondeu que esse provérbio não deveria nunca ser usado (Ezequiel capítulo 18, versículos 2 a 4). 

A terceira razão para não existir maldição hereditária toma por base o mesmo texto de Romanos acima citado. Nele, Paulo disse que o sacrifício de Jesus acabou com as consequências do pecado de Adão. Se Paulo estava mesmo falando de maldição hereditária, o que é muito questionado, tal problema acabou 2.000 anos atrás, com a crucificação de Jesus. 

E Paulo ainda falou que Jesus levou sobre si os nossos pecados e maldições e, por conta de suas feridas, fomos sarados/as. 

A última razão para justificar que não existe esse tipo de maldição é o fato que a maldição bíblica nada tem a ver com pragas, “olho gordo”, etc, coisas comuns no pensamento brasileiro. A maldição bíblica decorre do pecado da própria pessoa - em outras palavras, é ela que causa o problema para si mesma. Ora, sendo assim, não há qualquer sentido que filhos/as paguem por algo que os pais teriam feito. 

Consequências ruins dessa doutrina errada 
Na prática, costumam ocorrer três tipos de problemas para quem acredita em maldição hereditária. O primeiro deles é o excesso de diagnósticos de maldições – acabam sendo tantas as “ocorrências”, que as pessoas acabam fragilizadas e inseguras. 

O segundo problema é que, na ânsia de quebrar a maldição, as pessoas acabam sendo aconselhadas a fazer o que não deveriam, como difamar o nome dos antepassados, coagir familiares a confessar coisas sem sentido, descartar bens de valor, etc. 

O terceiro problema tem a ver com o fato que os/as líderes cristãos/ãs que acreditam no conceito de maldição hereditária não concordam muito entre si quanto ao que deve ser feito para superá-la - basta ler os livros falando sobre esse tema, para ter comprovação do que acabei de falar. Por causa disso, as pessoas que acreditam nisso acabam ficando muito confusas. 

Conclusão
Não existe a tal maldição hereditária - esse é um conceito desenvolvido recentemente que não tem respaldo bíblico. Esse desenvolvimento teológico nasceu na segunda metade do século passado e ganhou força por conta da sua novidade. 

Certamente que há pessoas sinceras defendendo essas idéias e eu mesmo conheço algumas delas. Mas um erro sincero, não deixa de ser um erro e pode causar prejuízos. Simples assim

Com carinho

28 comentários:

  1. oLÁ VINICIUS,OUVI ISSO NA MINHA IGREJA SEMANA PASSADA SOBRE MALDIÇÃO HEREDITARIA,ONDE INCLUSIVE MEU PASTOR CITOU SOBRE ELI ONDE DEUS MATOU TODOS SEUS FILHOS.NA PREGAÇÃO AINDA DISSE QUE NOS PAIS ASSIM COMO ELI QUANDO DEUS MANDANOS CORRIGILOS E NOSSOS FILHOS NÃO ANDAM NO CAMINHO NOS PAGAMOS POR ISSO QUE DEUS PODE ATE LEVAR A VIDA DE NOSSOS FILHOS" ACHEI TUDO ISSO UM ABSURDO NA HORA VEIO EM MEU CORAÇÃO EZEQUIEL 18

    A PAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Me perdoe se te incomodo me interferindo no assunto, mas, não tenho duvida que vc, além de tirar suas duvidas sobre a palavra d Deus, também não deve se calar diante uma situação dessa meu irmão! Ore antes e converse com o seu pastor, mostre a ele a explicação abençoada de Vinicius Moura! Não se sinta encabulado nem acuado, pois, " ...nossa luta não é contra a carne e sim contra potestades..."Defenda a Palavra de Deus, custe o que custar!!!!No final, aconteça o que acontecer, não contra o homem que vc lutou , mas a favor da Verdade, eo que acontecer depois disso tudo, "colaborará para o bem" RM 8:28

      Excluir
    2. Você achou "UM ABSURDO" o que SEU PASTOR pregou, então amado, começa a orar pela igreja que você congrega, para que Deus venha intervir nesse ministério, Por que DEUS "ERROU" na escolha do líder desse ministério. Três coisas pode ter acontecido nesse caso 1ª DEUS "ERROU" NA ESCOLHA, era para você ser o pastor, por que você está com a verdade de DEUS mais "apurado" que o seu pastor, então, era para ser você o pastor, um desperdício no banco. 2ª VOCÊ NÃO UMA É OVELHA, só quem não é ovelha não sabe o seu papel nesse contexto eclesiástico. 3ª O SEU PASTOR NÃO É PASTOR, não tem o "chamado" por Deus para pastorear. eu apostaria que você não sabe quem é no corpo de CRISTO.isso gera esses pensamentos sobre lideres. fica na paz, RECOMENDAÇÕES: Leia mais sua Bíblia, e ore.

      Excluir
    3. sabe Abrao vc deveria esaminar mais as escrituras sagradas (biblia) pois em romanos 5 diz que toda autoridade e estituida por Deus e Deus nunka erra e se todos fossem pastor quem seria as ovelhas mas uma coisa e certa todo ministro do envangelho deve ter uma legitimidade um envio para pregar a palavra de Deus se esse pastor esta fazendo isso sem envio e legitimidade entao ele prestara conta com Deus

      Excluir
    4. O fato de alguem carregar um titulo, outorgado por nao sei quem, de "Pastor" nao o coloca acima da Palavra de Deus. Sim, todo crente deve conferir com as Escrituras o que é falado no pulpito. Ou entao voltemos aos tempos em que ter uma Bibllia em casa era heresia... E mais, tem sim muitos "Pastores" ensinando absurdos em igrejas por aih. Observação: Nao pretendo se Pastor... e creio nem Jesus ou os Apostolos pretendiam ser tomar os lugares dos líderes religiosos de sua epoca.

      Excluir
    5. perdoem-me os erros de digitação acima...
      "ter uma Bíblia*em casa..."
      "Nao pretendo ser* Pastor..."
      "e creio que* nem Jesus..."

      Excluir
  2. Fico feliz de ter ajudado você a tirar essa dúvida. Na verdade, a questão da obrigação dos pais corrigirem sues filhos nada tem com a discussão de maldição hereditária e sim da responsabilidade que os pais têm na vida. Quando Deus puniu os filhos de Eli foi porque eles usavam da posição do pai - sacerdote no tabernáculo de Deus - para tirar proveito próprio, o que era odioso aos olhos do SENHOR. E Eli foi punido porque permitiu - por causa do amor aos filhos, traiu seu compromisso com Deus, como sacerdote.

    ResponderExcluir
  3. Ola vinicius boa tarde!
    Olhaa eu sempre acreditei em maldicao hereditária, sabee, mas ninguém me falou nao..E eu penso assim, pois na família do meu pai e na família da minha, todos, nenhum casamento subsistiu, sabe, nehum ficou todos foram destruídos, entao achaava que poderia ser maldicao HEREDITÁRIA,e penso que se eu nao tivesse conhecido o senhor, iria ter o mesmo fim, mas a graca do senhor me alcancou, apesar de nao ter em casado ainda....e procurando uma outra coisa ví o título, sobre MALDICAO HEREDITÁRIA....Queria que me falasse sobre isso ..Abraco!


    att: Danyla Bernardes

    ResponderExcluir
  4. Conforme eu disse no texto, acredito sim que há famílias que tem propensão para determinado tipo de comportamento - você, por exemplo, se referiu à separação no caso da sua família. Posso lhe dizer que minha família materna tem o mesmo tipo de problema, mas eu não vejo isso como maldição.

    As razões para a repetição do comportamento em diferentes gerações de uma família pode se dever a diversos fatores como forma de criação, fatores genéticos (por exemplo isso acontece no alcoolismo), experiência de vida comum, etc. Acho que atribuir tudo à maldição é um caminho fácil, que muitas vezes nem ataca a raiz do problema. Por exemplo, se o problema for genético, não é uma libertação que vai resolver isso – aí o mais correto seria pensar em cura para um problema físico.

    Há toda uma indústria de livros e ministérios que usam a libertação de maldições como foco. Mas eu não vejo nada disso acontecendo na Bíblia, com Jesus e os apóstolos. Essa é uma visão de doutrina cristã que foi introduzida nas últimas décadas. Afinal, a Bíblia fala claramente que Jesus carregou sobre si nossas maldições. Logo, como poderíamos estar sujeitos s tudo isso?

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu creio na bíblia onde fala que Jesus carregou sobre si nossas maldições. mas conheço pessoas que diz que temos que quebrar as maldições hereditária, como se Jesus já levou todas nossas maldições?

      Excluir
  5. MUIITO MUITO MUITO OTIMOO!!! QUE O CRIADOR CONTINUE TE DANDO SABEDORIA E QUE O IRMAO CONTINUE COMPARTILHANDO CONOSCO ESSAS MENSANNES MARAVILHOSAS

    ResponderExcluir
  6. galatas cp 3vc 13 cristo nos resgatou da maldiçao da lei,fazendo-se ele próprío maldiçao em mosso lugar um pessoa crente nacinda de novo linberta em cristo toda maldiçao e crebrada que nao aseitou cristo esta debaijo de maldiçao, amem, que ta na igreija sai estes mal e pior

    ResponderExcluir
  7. olaa paz do Senhor vinicios, mais veja só, quando não aceitamos a Jesus como salvador de nossas vidas porem somos filhos do diabo e criaturas de Deus, existem maldições proferidas e maldiçoes de macumba feitiçaria e a hereditária, como diz em 2 corintios 5-17, as coisas velhas ja passaram eis que tudo se fez novo, se alguem esta em Cristo nova criatura é, aceitar a Jesus como salvador é o que basta para quebrar todas as maldiçoes e inclusive a hereditária, eu até fiz um hino com esta passagem rs,vc aceitou Jesus não existira mais hereditariedade, o sangue de Jesus nos purifica, nos limpa, Ele se fez maldito p nos salvou de todas as maldições e inclusive hereditaria, mais que não aceitou Jesus eu acredito que as consequencias dos pais podem cair sim sobre eles como exemplo cam, foi amaldiçoado por seu pai noé por escandalizar sua nudes aos irmãos Gs 9-20-27.
    um abraço vinicios e a Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz irmão Vinícius...E com relação ao texto de 1Rs 11 que a partir da desobediência de Salomão, Deus impõe-lhe que a sua descendência iria sofrer pelos seus atos e perderiam o reino, não todo, por causa de Davi. Ouve maldição hereditária neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa pergunta.

      Entendo o que Deus disse para Salomão é que estava retriando sua benção e proteçao. Um reino como israel, que estava no meio de dois poderes muito maiores - um na Mesopotamia e o Egito - somente pode crescer e prosperar por do apoio de Deus. Retirado esse apoio divino, começou a derrocada.

      Assim, não vejo a perda do Reino como uma maldição. E sim como uma consequencia dos atos de um rei - Salomão - que se refletiram na vida dos seus descendentes.

      Aliás, se você ler sobre a vida do filho de Salomão, verá que a divisão do reino entre norte e sul se deu por questões econômicas (excesso de impostos) e políticas. Se o filho tivesse tido uma postura mais tolerante, o resultado teria sido outro. Mas ele já estava tomado por aquela sensação de onipotência que a riqueza excessiva traz. Deu no que deu.

      Excluir
  9. Paz, Vinicius! Assim que me converti fui "doutrinado" sob essa heresia chamada Maldição Hereditária, felizmente e pela GRAÇA de DEUS, pude enxergar nas escrituras que Jesus se fez maldito naquela cruz, e ao ressuscitar venceu a morte e os seu aguilhões, em CRISTO somos transportados do reino das trevas para o Reino da Luz. E o seu amor nos purifica e nos liberta de todo mal, pois nenhuma condenação há para quem esta em CRISTO JESUS O SENHOR! Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  10. A Paz do Senhor,
    Cheguei a acreditar em maldições hereditárias por um curto espaço de tempo, todavia logo nota-se uma contradição ao ler as escrituras, principalmente quando vemos que Jesus se fez maldição por nós, e que quando nos tornamos seguidores de Criso, somos nova criatura- O que gera a contradição com as maldições hereditárias.
    Concordo plenamente com seu ponto de vista ir. Vinicius, o que existe são alguns transtornos psicologicos, feridas abertas, falta de liberar perdão, que nos levam a ter as mesmas atitudes de nossos pais e a cometer os mesmos erros.

    ResponderExcluir
  11. A paz!
    Obrigado pela explicação! Sempre tive dúvidas e cheguei até a acreditar em "maldição hereditária"! Graças a sua explicação simples e direta minhs dúvidas foram sanadas!

    ResponderExcluir
  12. Hoje no trabalho quando falaram de maldição hereditária, mesmo sem ter um conhecimento profundo e por ter pouco tempo de vida cristã,já fui contra e dizendo que fui lavado e remido pelo sangue de Cristo,quase ouve briga kkk,Minhas dúvidas foram esclarecidas na palavra de Deus,agradeço a cada um dos irmãos acima.Que a graça e a paz de Cristo estejam com todos vcs ,obrigado ao irmão Vinícios por criar esse blogger que é uma benção.

    ResponderExcluir
  13. parabens pelo post nossa so me confirmou mais ainda oque sempre disse atodos da minha familia existe uma maldicao hereditaria que vem de geracao na minha familia uma doenca sem cura ainda sem tratamento doenca de morte deixa a pessoa totalmente paralitica e afeta todos mas todos orgaos do corpo ataxia cerebelar em menos de 5 anos ja morreram 2 tias 1 2 tio 1 primo e ainda tipo assim uma familia de 5 irmao 3 tem sempre dizem que tem 50 por cento de chance de terem entao todo mundo da familia espera a doenca chegar uma roleta russa misericordia povo de coracao duro ate no leito de morte nao aceitaram jesus irmao acredito sim que maldicao vem a quem aceita e busca um caminho torto sem jesus DEUS ELE E UM DEUS que livra uma pessoa da morte nao livra seu povo de uma doenca? e jesus levou sobre si todas nossas enfermidades creio nisso e muitos da minha familia tem servido a Deus e estao tendo paz e conviccao que esta doenca nao vai alcansar sirvo a um Deus que tem poder sobre a vida e a morte e fui servir ele por amor nao pela dor nem medo de doenca

    ResponderExcluir
  14. Nobre amigo,
    De fato, as Escrituras Sagradas falam que Jesus Cristo "tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si", mas isso nao se refere somente àqueles que creem na Sua Palavra?
    Os demais nao estariam debaixo da maldiçao de Adao, pois, como dizem as Escrituras Sagradas, sao filhos da ira (Ef 2:3) e filhos do diabo, e, portanto, malditos como seu pai (Jo 8:44 e 1 Jo 3:10)?
    A Bíblia parece ser bem clara ao dizer que todas as pessoas são criação de Deus (Colossenses 1:16), mas que apenas aqueles nascidos de novo são filhos de Deus (João 1:12; João 11:52; Romanos 8:16; 1 João 3:1-10).
    Assim sendo, poderiamos dizer que ao invés de nascermos como filhos de Deus, nascemos em pecado, o qual nos separa de Deus e nos alinha com Satanás como inimigos de Deus (Tiago 4:4; 1 João 3:8)?
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a sua pergunta.

      No meu texto eu falo sobre a questão de Adão. A resposta à sua pergunta é que Cristo quebrou a maldição trazida por Adão. Não parcialmente, mas integralmente. Assim, Romanos 5:18 indica que a Graça vem para todos sem distinção, mediante o sacrifício de Jesus.

      Todos pecam - salvos e não salvos - e não há como fugir disso. Aqueles que não aceitam Jesus não são condenados pela maldição de Adão, pois essa foi quebrada, e sim pelo fato que pecaram e não foram perdoados. Porque sem Jesus não há acesso ao perdão de Deus. Simples assim.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  15. Um posto muito interessante. Parece-me lógico que o cristão, liberto de seus pecados através de Cristo, também seria libertado das supostas maldições através da conversão afinal nosso Deus é poderoso e não permite que seus filhos sofram além do necessário, especialmente por algo que não cometeram.

    ResponderExcluir
  16. Acho bastante temerario dizer que não existe maldição hereditaria quando na propia biblia existem trechos, versiculos e citações que ficam claras estas maldições.
    Exemplo veja o que aconteceu com David após o pecado com Beteseba, seus filhos herdaram coontendas, guerras e adulterio.David éra mulherengo, Salomão tambem, seu filho abusou da meia irmã, e seu filho quiz tomar o seu lugar, tudo isso pre dito pelo profeta Natan. Ora espiritualmente falando demonios tinham habilitação para agir na vida da familia de David. Uma coisa é certa para nós hoje: Jeus Cristo levou sobre sí todas as nossas maldições e somos herdeiros das bençãos celestiais,pois a chave dos reinos esta em suas mãos. mas é preciso ter conciencia plena e fé para quebrar maldiçoes, não acredito que tais maldições possam ser quebradas sem o confessar e lutar no nome do Senhor.

    ResponderExcluir
  17. “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele”. (Mt 11.12)

    “...o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”. (Mt 11.12)

    ResponderExcluir
  18. Acho bastante temerario dizer que não existe maldição hereditaria quando na propia biblia existem trechos, versiculos e citações que ficam claras estas maldições.
    Exemplo veja o que aconteceu com David após o pecado com Beteseba, seus filhos herdaram coontendas, guerras e adulterio.David éra mulherengo, Salomão tambem, seu filho abusou da meia irmã, e seu filho quiz tomar o seu lugar, tudo isso pre dito pelo profeta Natan. Ora espiritualmente falando demonios tinham habilitação para agir na vida da familia de David. Uma coisa é certa para nós hoje: Jeus Cristo levou sobre sí todas as nossas maldições e somos herdeiros das bençãos celestiais,pois a chave dos reinos esta em suas mãos. mas é preciso ter conciencia plena e fé para quebrar maldiçoes, não acredito que tais maldições possam ser quebradas sem o confessar e lutar no nome do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu com Davi não foi uma maldição hereditária e sim consequências dos seus atos errados que recaíram sobre sua família.

      E essa é uma situação muito comum.

      Não se esqueça das palavras de Paulo que disse que Jesus carregou sobre si todas as nossas maldições.

      Abs
      Vinicius

      Excluir