terça-feira, 8 de janeiro de 2013

COMO SABER NA PRÁTICA SE DEUS FALOU MESMO COM VOCÊ

Confesso que a pergunta que está no título deste post é delicada, porque hoje há uma verdadeira "avalanche" de pessoas dizendo ouvir Deus. E, infelizmente, em boa parte, essas alegações não são corretas - as pessoas confundem desejos pessoais com comunicações vindas de Deus.
Eu acredito que Deus fala e tenho experiências concretas na minha vida disso. Mas não acredito que Deus esteja falando da forma como todas essas pessoas alegam, até porque, muitas vezes, as mensagens que são atribuídas a Ele não passam de disparates. 

O problema é que há pouca orientação quanto a essa questão: o material que existe ou é muito teórico (teologia pura) e acaba ajudando pouco no dia a dia, ou não passa de uma simples coleção de relatos pessoais, mas que não permite formar doutrina sólida. 

Vem daí o meu incentivo para escrever este post e outros que virão mais adiante: vou tentar dar alguns conselhos práticos, com base em doutrina bíblica sólida. E vou começar analisando um caso concreto - onde, com certeza, recebi um recado de Deus -, e os passos que dei para autenticar essa mensagem. 

O fato real
Aconteceu no último dia de setembro de 2011. Até então eu tinha estado profundamente envolvido na administração da igreja que frequento - eu era uma liderança leiga, eleita pela comunidade, atuando em diversas áreas da vida comunitária, incluindo aspectos administrativos.

Naquele dia eu me aborreci profundamente com alguns fatos ocorridos numa reunião da igreja - você nunca deve se esquecer que todas as igrejas são tripuladas por seres humanos e, portanto, imperfeitas. E fui para casa, depois da reunião, e confesso que não consegui dormir direito.


Já de madrugada, minha cabeça ainda "fervia" com pensamentos de todo tipo. De repente, uma ideia cruzou minha mente: "Seu chamado, Vinicius, não é para gastar tempo em questões desse tipo e sim para ensinar e divulgar a Bíblia. Largue tudo isso e se dedique ao que importa de fato". E esse pensamento ficou martelando minha mente, até que, finalmente, consegui dormir. 


Acordei, horas depois, cansado, mas em paz - o "turbilhão" tinha acabado. Logo cedo, conversei sobre essa ideia com minha mulher e dois amigos e, quanto mais falava sobre ela, mais me convencia que era a coisa certa a fazer. No final do dia a decisão estava tomada - o processo de afastamento de todas aquelas atividades durou cerca de 3 meses. 

Aos poucos, fui dando mais atenção a este blog, que já mantinha em paralelo. E aí uma coisa interessante começou a acontecer: o público do blog começou a crescer lentamente e depois cada vez mais depressa. Hoje, o tráfego que tenho aqui é cerca de 20 VEZES o que era antes. E aqui todo meu tempo é dedicado à discussão das questões relacionadas com os ensinamento da Bíblia, exatamente como é o meu chamado.

Para mim, Deus falou comigo naquela madrugada e, depois que segui sua orientação, Ele fez meu trabalho aqui frutificar de forma que eu nem esperava. Simples assim.

Como verificar se a mensagem veio de Deus
Deus pode falar de diferentes maneiras: por exemplo, sonho (como fez com Jacó), voz audível (como fez com Moisés), visão (como a de Daniel) ou colocando pensamentos na mente da pessoa (como ocorria com os profetas bíblicos). 

Essa última forma é a mais comum e talvez também a mais difícil de atestar a veracidade do comunicado. Isso porque, nesse caso, a mente humana funciona como um aparelho de rádio que "capta" uma mensagem externa emitida por Deus. Mas essa mensagem é "captada" pela mesma mente que gera pensamentos da própria pessoa. Assim é preciso ter discernimento para perceber qual a origem de cada pensamento: "captado" de fora) ou nascido na própria pessoa.

Naquela madrugada, confesso, que não percebi de imediato que o pensamento para mudar minha forma de atuar na obra de Deus, respeitando mais o meu chamado, tinha vindo d´Ele - somente fui entender isso mais adiante. Mas como consegui atestar que aquele comunicado tinha vindo mesmo de Deus?

Há quatro testes que você deve fazer com esse objetivo. A mensagem que "passar" pelos quatro testes têm alta probabilidade de ter vindo de Deus

Teste 1: O pensamento em questão seria normal para você (está de acordo com sua forma de pensar) ou segue um padrão diferente?    

É mais provável que um pensamento vindo de Deus siga um padrão diferente - Deus nos alerta na Bíblia que "seus epnsamentos não são como os nossos pensamentos". Por exemplo, eu normalmente não me afastaria dos meus compromissos formais na liderança da igreja, pois entendia que Deus queria essa dedicação minha. 



Teste 2: O pensamento em questão é coerente com o que sabemos sobre Deus?   


A resposta precisa ser positiva, pois Deus nunca vai se contradizer e criar confusão. No meu caso, essa contastação foi simples pois a Bíblia ensina que os dons vindos de Deus precisam ser usados em todo o seu potencial, o que não estava ocorrendo comigo, pelas minhas atividades administrativas na igreja. 

Teste 3Houve confirmação da mensagem original? 

Essa confirmação pode ser dada a você mesmo/a em outro momento (a Bíblia relata casos em que as pessoas pediram isso e Deus atendeu), ou para outras pessoas (p. ex. alguém que estiver orando por você). No meu caso, recebi diversas confirmações, todas vindas de outras pessoas. E essas confirmações vieram naturalmente, sem que eu as tivesse pedido.

Teste 4: Seu coração ficou em paz, quando você aceitou a mensagem como vinda de Deus? 

A paz de Deus é diferente, pois ela pode chegar até você em qualquer situação - até no meio de uma "guerra". Enquanto a paz dos homens sempre depende das circunstâncias, pois só chega no fim da "guerra". Conforme comentei acima, à medida que a ideia de mudar minha forma de atuar na obra de Deus se solidificava na minha mente, senti uma enorme paz - tão grande, que fiquei até me perguntando porque não tinha tomado aquela decisão antes. 

Análise dos resultados
Quando você receber uma mesnagem de Deus, nunca deixe de verificar os resultados obtidos. No meu caso, foi muito simples, pois o resultado apareceu de imediato, neste blog, com o enorme aumento de leitores. Em outros casos, o resultado pode ser mais lento e/ou difícil de atestar: um relacionamento que vai melhorando aos poucos, uma doença que vai sendo superada, etc. 

E, ao atestar o "dedo" de Deus na sua vida, não deixe de agradecer, e muito. E nunca se esqueça que o Ser, que criou e controla todo o universo, deu-lhe a enorme honra de vir ao seu encontro e mandar uma mensagem especial para você!

Com carinho 



203 comentários:

  1. Vinicius, realmente a voz de Deus trás paz. Mas a minha pergunta pra vc é: Deus fala na palavra também? Converso bastante com Deus,sabe normalmente como se estivesse falando a minha mãe ou a algum amigo. E qdo abro a palavra seja na hora ou um tempo depois,la esta a resposta aos meus questionamentos. Já me disseram pra parar com isto que não vem de Deus, é horóscopo e sei lá o que mais. Mas é sempre a mesma coisa se não obtenho resposta na palavra, obtenho num boletim da igreja, no culto ou até num livro velho e empoeirado, como aconteceu uma vez. Qual sua opinião , Deus fala assim? Se puder me responder : lpcais@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos grandes erros que podemos cometer é tentar enquadrar Deus nas nossas estruturas de pensamento. Deus age como quer, sem precisar dar satisfações a ninguém.

      Sendo assim, eu nunca chegaria para uma pessoa e diria para ela que Deus não pode falar dessa ou daquela forma. Simplesmente porque não me cabe fazer tal coisa. Portanto, não concordo com as pessoas que ficam dizendo para você não seguir tal ou qual prática. A menos que a prática seguida seja claramente anti-bíblica, o que não parece ser o caso, pelo que você descreveu. Logo, não vejo maior problema.

      O que eu acho importante ressaltar é a questão de que é preciso atençaõ para que a prática de falar com Deus não seja banalisada. Falar com Deus significa sempre uma enorme deferencia por parte dele e um privilégio muito grande para quem recebe a comunicação.

      Cada comunicação, portanto, por mais simples que seja, precisa ser tratada como um tesouro. Essa é a lição que a Bíblia nos apresenta.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta.Concordo com você, é mesmo um erro dizer que assim Deus age e desta outra forma não. Ou dizer que esta musica ou este cantor é profano, que são de Deus e aquele outro não. Vejo muito disso por ai. Quem somos nós para dizer como Deus fala,faz ou age. E concordo também no tocante reverencia. Bom mas voltando ao assunto, nos relatos bíblicos Deus chama alguns de amigos e o próprio Jesus diz que não nos chama mais de servos mas de amigos e ao ler a palavra sempre fui incentivada a buscar esta amizade com Deus, e acredito que estas respostas que obtenho na palavra, nas circunstâncias, na mente ou através de alguma conversa desinteressada com alguém, fazem parte desta amizade. Me sinto muito grata a Deus por isto, sei que isto não é por mim, não sou melhor que ninguém ou especial por causa disto.Já fui muito criticada e cheguei a conclusão de que se isto não for Deus falando em minha vida, então meu relacionamento com Deus é uma mentira, e eu então deveria começar a jogar na loteria, porque é coincidência demais na vida de uma pessoa só. Graça e paz.

      Excluir
  2. Vinicius,a paz do Senhor Jesus.Tenho pouco tempo de evangelho,uns 4 anos.So que faz 1 ano que realmente busco a Deus,antes era so ouvinte da palavra,hoje sou pregadora da palavra de Deus.algumas vezes vem um pensamento na minha mente,uma vozinha me mostrando coisas que irão acontecer.Certa vez ,falei ao pastor da minha igreja e sua espôsa que 2 das igrejas que ele dirige ia fechar as portas.Engraçado que eles estavam orando por esta resposta e eu nem sabia.Pela manha enquanto fazia o almoço veio este pensamento como se Deus tivesse falando comigo.Fui falar com eles,e eles disseram que iam orar ,acho que não acreditaram que Deus tinha me revelado.Duas semanas depois uma das igrejas fechou a porta,e a outra esta quase que vazia,eram 2 cultos na semana e agora sao so 1.Você crê que foi Deus quem falou comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Mônica

      Com os dados que você me deu, não dá para dar uma resposta definitiva. Vamos olhar com base nos testes que eu sugeri acima.

      Esse pensamento - fechar duas igrejas - acredito que não seja normal para você, pela sua própria natureza. Portanto, o primeiro teste deu resultado positivo.

      Não há nenhuma incoerência nesse pensamento com a forma como Deus age, portanto o resultado do segundo teste também é positivo.

      A mensagem original foi confirmada apenas em parte - uma das igrejas fechou. A outra não vai bem, mas não fechou ainda. Portanto, a mensagem não se confirmou inteiramente (o que não quer dizer que não venha a ser no futuro). Mas, por ora, ainda não dá para garantir. Logo, o resultado do tereceiro teste não é positivo no dia de hoje.

      Com base no seu relato, seu coração ficou em paz com essa mensagem, portanto, o quarto teste também é positivo.

      Resumindo, se a outra igreja também fechar, os quatro testes estarão cumpridos e acho que você pode acreditar que Deus falou mesmo com você. Mas, se isso não acontecer, a resposta será negativa, pois as profecias de Deus se cumprem 100%.

      Excluir
  3. muito bom eu estou precisando ,muito de uma mensagem de DEUS, para me confirmar revelações do passado ,se formam dele ?(Deus) o u de homens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. 20 Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto'.
      21 "Mas talvez vocês se perguntem: 'Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?'
      22 Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.

      Excluir
    3. Deuteronomio 18:20-22 diz:
      "Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto'.
      "Mas talvez vocês se perguntem: 'Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?'
      Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele."

      É claro que isso esta condicionado à obediencia, afinal temos um histórico biblico comprovando que as promessas de Deus são condicionadas, e a principal condição será sempre a obediência.

      Excluir
  4. Gostaria tambem de saber se é Deus a falar comigo as vezes quando estou conversando com alguem ou até sozinha vem na minha mente a pessoa e a vontade de ligar e alerta.la de algo tipo cuidado com tal coisa as coisas vao ficar bem e uma sensacao diferente no corpo as maos suando e se nao o faço me sinto incomodada..e quando to com alguem e a pessoa comeca a falar derrepente de alguma coisa q acontece ou esta acontecendo em sua vida vem a sensacao estranha no corpo e na mente tipo isso é inveja fale menos da sua vida ou vc precisa orar mais..e tambem incomodada se nao falo..Nao tenho certeza as vezes se é Deus a falar e acho que to ficando paranoica com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como responder com base no seu comentário. Seria preciso mais informações.

      Mas sugiro que você, quando tiver essa tipo de vontade, passe o seu comentário para a pessoa, mas sem dizer que veio de Deus. Fale como coisa sua. Os resultados da mesnagem na vida da pessoa com quem você falou vão dar uma indicação para você de qual foi a origem daquele pensamento.

      Também ajuda muito orar e pedir a Deus confirmação da mensagem. Isso é bíblico e Deus não deixa ninguém na dúvida. Se tiver vindo dele, haverá uma confirmação.

      Excluir
    2. Boa noite , me chamo Patrick,
      Uma coisa é certa, a palavra de Deus não volta vazia.
      Existem coisas que nem precisam de confirmação de Deus. Se você sentir que deve orar mais, buscar mais à Deus, ou sentir que deve falar isso pra alguem, ou sentir de falar de Deus à alguem, tem 99,9% de chances de ser de Deus, afinal o inimigo não iria colocar esse desejo em alguem, muito menos sua carne, afinal ela milita contra o espirito e o espirito contra ela.
      Se a bíblia diz que devemos pregar o evangelho à toda criatura, e diz tambem que devemos orar sem cessar, imagino que são coisas que nem precisam de confirmação de Deus.
      É claro que, o que você for dizer deve ter respaldo biblico, como na parte de seu relato onde você disse que sente vontade de "repreender" alguem dizendo que é inveja, etc.. A biblia diz que se você ver um irmão pecando, você deve avisa-lo.
      O que quero enfatizar é que falta para as pessoas hoje o dicernimento para saber se algo vem de Deus ou não, e as vezes procuram formulas mágicas, ou algum sinal no céu, mas esquecem que dicernimento(assim como qualquer dom) começa e termina na palavra de Deus.
      Vinicius Moura, se eu estiver errado, por favor me corrija.

      Excluir
    3. Patrick
      Muito bom seu comentário. Concordo com o que você disse. Obrigado pela ajuda.

      Excluir
    4. Eu que agradeço Vinicius.
      é sempre uma honra poder colaborar com o reino de Deus ou ajudar o próximo.
      A proposito, gostei do blog, devo visita-lo com mais frequencia. Que Deus lhe abençoe.

      Excluir
  5. Obrigada pela resposta!! Que Contnue.abencoando vc...Mas vo ser sincera eu o falo com Deus todos os dias porem quando se trate desse assunto de saber se Deus confirma ou não oque sinto, fico mais na duvida pois quando leio biblia e peço entendimento nao tenho e com isso me sinto triste de saber a resposta de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom tudo que li sou evangélica tenho cargo onde congrego mas sinto que por causa disso as vezes sou tão perseguida até me pergunto porque isso tudo se o que faço nem é tanta coisa mas parece que as pessoas querem me ver bem longe tenho pensado em deixar o que faço,seria isso correto ou não tenho dúvida se DEUS age dessa maneira mas ao mesmo tempo me pergunto DEUS nos separa para fazermos algo mas será que existe o momento de nós mesmos dizermos chega gostaria de uma resposta.

    ResponderExcluir
  7. olá, gostaria de saber poq pra mim está sendo tão dificil saber diferenciar se a resposta é de Deus ou sou eu quem estou escolhendo a decisão a tomar, geralmente quando acho que Deus fala eu sinto paz e vem certeza ao meu coração, mas sempre as outras pessoas envolvidas na situação julgam que estou errada... o que poderia ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa não é uma pergunta fácil de responder, pois não há uma "fórmula mágica" que resolva toda e qualquer dificuldade.

      Estamos falando aqui de discernimento spiritual, ou seja a capacidade de entender o que se passa no mundo espiritual em relação ao mundo físico. Essa é uma capacidade que você precisa desenvolver.

      No texto eu me referi a quatro testes que podem ajudar nesse processo. Siga-os cuidadosamente, não se esquecendo de antes orar a Deus para que Ele ajude a você.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Boa tarde, me chamo Patrick( ja respondi um comentário acima como usuário "Anonimo", so pra constar ),
      então..
      Nesse caso temos que analisar o "X" da questão que seria a : Decisão.
      Deus não vai decidir nada pela gente, o problema é que as pessoas pedem pra Deus dizer que decisão elas devem tomar pro caso de dar algo errado a culpa sera de Deus- Não estou dizendo que é seu caso.
      No tocante as decisões, acredito que devemos agir como Davi e Abrãao:
      Abraão- Quando houve contenda entre os pastores dele e os de Ló, ele pediu pra Ló escolher um lado para ir, e o lado que Ló escolhesse ele iria para outro- Nesse caso, independente da escolha- esquerda ou direita- Abraão tinha certeza que Deus o abençoaria.
      Davi- Davi sempre seguia em frente, no máximo vemos Ele perguntando se Deus estaria à frente Dele em uma batalha.- Neste outro caso, Davi não olhava para inimigo, mas apenas estava preocupado em saber se Deus estaria com Ele.

      No seu caso, seria mais adequado ter a certeza que Deus está com você e independente da sua escolha( ser um gari ou um Doutor, por exemplo ), Deus vai te abençoar do mesmo jeito.
      Quanto à opinião das outras pessoas, entra um segundo caso: Fé. Lembre-se da mulher com fluxo de sangue e o cego de Jericó, ambos não ouviram a voz das pessoas, mas seguiram em frente em seu objetivo.

      O que quero dizer é que você tem uma escolha( La vem a Decisão de novo ): Ouvir a voz das pessoas, ou acreditar quando a biblia diz: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós,"
      Efésios 3:20

      A escolha é sua.

      Essa é minha humilde opinião..
      Você concorda com esse ponto de vista Vinicius? Pois longe de mim falar algo que destrua meu irmão..

      Excluir
    4. Caro Patrick

      Obrigado por sua contribuição para esse importante debate.

      Um abraço
      Vinicius

      Excluir
  8. eu quando estou louvando, não é sempre, já esta com duas vezes que sinto o senhor falando comigo; é tão forte que se eu não fizer o que ele esta mandando eu fico muito mal sabe; fico com um sentimento de que eu preciso fala e quando falo com a pessoa, eu fico bem aliviada. hoje mesmo veio um pensamento bem forte que eu teria de falar para o patrão do meu marido que ele tinha que voltar para a esposa, que esta separado mais de 4 meses, ela esta na igreja buscando o senhor e ele esta ficando com outras, minha opinião não é que ela fique so na igreja buscando ao senhor pois acho que se ele não quer ela ela deve viver a vida dela também.mais hoje o senhor falou comigo que eu teria que ir falar com ele e dizer que ele tinha que voltar hoje para casa. não pode ir e isso mim sufocava liguei para ele ñ deu certo, ai liguei para meu marido e pedir para ele falar por mim; pois tive medo que ele falasse que estava se metendo na vida dele, so que quando meu marido falou ele disse que muito obrigado por eu mim preocupa com ele e que ia voltar sim que todos dia ele pensava nisso so que tinha medo das brigas continuarem iguais. fico pensando porque eu pois não sou digna que ele fale comigo. bjs fique com a paz de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu testemunho ensina uma coisa importante: quando o recado vem de Deus mesmo, faz eco na mente das pessoas, como aconteceu com o patrão do seu marido.

      Obrigado por compartilhar sua experiência com os leitores deste blog.

      Vinicius

      Excluir
    2. Bah, que benção o seu blog...esse é um assunto do qual é preciso muito cuidado para ministrar, eu particularmente estou passando por um momento bem delicado onde preciso entender se provem de Deus ou não. Ha um tempo atrás havia um desejo no meu coração do qual não expus a Deus, não em oração é claro mas sabia que o Senhor conhecia o assunto, enfim,guardei comigo e continuei a procurar ouvir deus mas nunca nesse assunto...o que aconteceu que no final do ano emquestao estava muito desanimada pois me sentia pressionada pelo assunto e ja estava a jogar a toalha, pedi a deus que acontecesse algo na minha vida pois caso contrario nunca mais tocaria naquele assunto acontece que Deus me ouviu e aconteceu algo no entanto me procuraram para orar e aceitei entrar num relacionamento de oração com um rapaz para dar oportunidade de Deus me mostrar a sua vontade (detalhe a igreja inteira torcia para que aquele relacionamento desse certo) e eu mesmo a disposição de Deus já estava perdendo a paz inicial... Terminamos o relacionamento pois Deus me repreendeu muito claramente dizendo:vc esqueceu o que falei a você!pare de dar ouvidos aos outros ouça a mim somente.meus irmãos naquele dia tomei uma decisão vou me apegar no que que meu coração tem paz em Cristo. Até hj lembro das palavras que Deus me deu,foi o momento em que comecei a entender a diferença entre a voz de Deus e a voz de,todo o resto...Deus foi claro, Ele me ensinou a diferença. 1) quando Deus nos fala algo ao coração isso nos traz vida.pq a,palavra é viva e eficaz 2)o diabo jamais vai querer que vc se aproxime de Deus,portanto se for de Deus lhe levará para mais perto Dele. 3)Deus não muda, cedo ou tarde a sua palavra será testificada, 4) Tudo que vem de Deus nos faz louvar, engrandecer o seu nome. Eu tinha muito receio de que pudesse estar ouvindo o diabo pois ele conhece a palavra melhor que nós, quanto a isso Deus me esclareceu que ele jamais usara a palavra da maneira que Deus usa, que é com revelação... Amados após terminarmos o relacionamento o irmão se desviou revelando o seu coração e eu assustada com tudo agradecendo o cuidado de Deus comigo...a melhor maneira de ouvirmos s Deus é sem duvida tendo comunhão com Ele,peça experiências Deus jamais se escondera daqueles que o busca... Hoje percebo que Deus tem falado sobre aquele primeiro assunto que comecei a relatar,do qual guardei no meu coração e tenho visto fidelidade de Deus, pq Ele realmente não é homem para mudar nunca tive minha fé tao focada em Deus como tenho tido depois de tantas experiências... Ore, jejue, busque de todo o teu coração pq Deus se faz presente se nós os buscarmos. Deixo aqui minha palavra tema jm 29:11-14. Espero ter edificado e ajudado
      Ps. Tive uma,experiência parecida com a sua Vinícius e assim como,você Deus foi muito claro comigo,quanto ao escrever... Tenho recebido até mesmo louvores de Deus...
      Deus o abençoe cada,vê mais.

      Excluir
  9. Oii a Paz do Senhor, eu estava gravida e muito ansiosa pra fazer ultrassom pois ia fazer na terça feira mas na segunda tive um sonho onde eu estava fazendo o ultrassom e no sonho dava que o bebe estava morto na hora acordei não quis acreditar e na quinta fiz o ultrassom e realmente o bebe estava sem vida e eu nem me lembrava do sonho mas no dia seguinte me lembrei, a pergunta é foi Deus que quis me avisar? Eu sou nova nisso essa é a primeira vez que sonho e acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente foi um aviso de Deus sim. Agora, é preciso que você considere duas coisas.

      A primeira é: por que Deus quis avisar a você antes da notícia ser oficial? Alguma razão Ele teve e nãoo foi apenas para te dar a notícia, já que era um fato consumado. Há algo mais aí. E você precisa tentar entender isso.

      A segunda questão é: você precisa aprender a discernir os sonhos que Deus eventualmente vier enviar para você, separando-os dos sonhos normais (as pessoas sonham todas as noites, vários sonhos, mesmo que não se lembrem deles). Ore muito a respeito, estude a Palavra de Deus, para que isso venha a contecer na sua vida.

      Vinicius

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Isso tem respaldo biblico, como sempre digo, o dicernimento( assim como todo e qualquer dom, começam e terminam na palavra de Deus ). Em minha humilde opinião, a opinião de um "estagiário" quanto as coisas de Deus, é que se cumpriu em sua vida o que diz em Amós 3: 7:
      “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.”.
      Acho que a dúvida maior seria: Porque Ele quis te avisar de algo que já era certo de acontecer? Afinal Deus não faz nada por acaso ou sem razão.
      Não lhe conheço, mas imagino que Ele lhe disse ou para que a igreja intervisse em oração, ou para você saber que foi Ele quem levou a criança, pra você não se martirizar ou culpar o inimigo.

      Excluir
  10. Olá vinicius não tenho religião mas tenho muita fé em Deus até ontem me perguntava como pode Deus falar com agente porque ele nunca falou comigo? será que Deus só fala com quem e do evangelho , esses dias venho muito falado com Deus por conta de uma dor que infelizmente estou sofrendo de mais e foi que eu estava na internet e começou a tocar uma musica e eu nem tinha colocado foi ai que me dei conta que era pra mim. e eu senti que era Deus me chamando e dizendo que tudo ia passar e logo depois veio um alivio uma paz e não me contive e comecei a chorar e eu sinto que tudo vai passar . mas mesmo assim me pergunto será que Deus me ouviu ou foi por causa da emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem fé em Deus, você tem religião sim, no sentido de ter acesso a Deus.

      E a Bíblia nos fala de todo tipo de caso de Deus falando com as pessoas, até com aquelas mais improvaveis. Afinal, Deus fala com quem quer e como deseja.

      No meu post eu indiquei alguns passos que você pode adotar para ter a certeza que foi Ele falando com você. Os sinais que você relatou parecem indicar sim a presença d´Ele, mas é preciso que você se aprofunde mais. Mas acho que acho que você está no bom caminho.

      Excluir
  11. Vinicius ...
    Estou num relacionamento de 8 meses, em que eu continuei na igreja por incetivo dele, e ele voltou pra igreja por incentivo meu, sempre achamos que foi Deus quem fez isso. Mas agora o relacionamento esta em crise, ja deu inicio de depressão em mim. E ultimamente tenho ouvido na igreja a frase "Que seja feia a vontade de Deus" mas até então estamos juntos. Orei, fiz jejum, pedi sinal e conversando com uma amiga que frequenta a alguns anos a igreja ela disse que com as brechas que damos na vida, o Diabo nos atenta.
    Não sou batizada ainda e com oq vem acontecendo, estou me afastando da igreja, já que o real motivo de eu ter ficado na igreja foi pelo meu namorado. Orei mais, fiz uma promessa que se tudo se ajeitasse no namoro, eu me batizaria. Pq o namoro é a garantia que vou continuar fazendo as coisas certas. E ai sem eu dizer nada, na igreja o Pastor falou sobre batismo. Não sei se isso seria um sinal. E a promessa não foi só pelo meu namorado, mas também pela vida nova e de benção que eu tive depois que entrei pra igreja. Sei que não conseguiria manter isso se o relacionamento acabasse. Sei que eu ia continuar adorando meu Deus, mas não mais em uma igreja e que acabaria afundando em pecados. E não sei se é um sinal. Acredito que seja, porque foi depois da conversa mais franca que tive com Deus. Quando pensei em desistir do batismo, sem nem mesmo ter contado isso pra ninguem, uma mulher da igreja dele do nada veio falar comigo e disse que o Senhor tocou ela, pra me dizer que nenhuma arma do inimigo é forte suficiente pra impedir a obra que Deus tem em minha vida. Preciso de alguem que entenda sobre isso pra poder me dar uma opinião, não só sobre os sinais, mas sobre o resto também. Pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O batismo é uma caracterização pública de que a pessoa aceitou Jesus como seu Salvador e nada tem (e nem pode ter) a ver com a existência ou não de um relacionamento. Só deve se batizar quem se converteu e todo mundo que se converteu deve procurar o batismo, se já não tiver sido batizado.

      Segundo, nenhum namoro deve ser a garantia que você vai continuar a fazer as coisas certas. Devemos fazer o que é certo aos olhos de Deus por convicção íntima, não porque estamos com alguém. Se o namoro tem esse peso para você, o problema principal não está no seu namoro, mas nas suas convicções.

      Por favor, não misture as duas coisas. São questões diferentes, que devem ser tratadas de forma separada.

      Você deve se batizar se entender que Jesus é seu Salvador e se estiver preparada a viver uma vida de acordo com a vontade de Deus, com ou sem namorado. Essa é uma decisão e um compromisso individual. Enquanto não tiver essa certeza não se batize. Quando tiver, vá se batizar, independentemente do que qualquer pessoa pense.

      Trate o namoro como uma coisa separada. O relacionamento pode ser bom para você (não tenho como saber com base nas informações que você mandou), isso nada deve ter a ver com seu batismo e como você vai se comportar, uma vez que tenha sido convertida.

      Espero ter ajudado.
      Vinicius

      Excluir
    2. Não devo misturar as coisas e nem fazer promessas em troca de algo atoa como um namoro ? Entendi ... Reconheço que Jesus é meu Senhor e Salvador e se tudo der certo, em um mês estou batizada. Obrigada de verdade.

      Excluir
  12. Olá, gostaria de dizer que é a primeira vez que venho aqui e gostei do que li, sou católica não era praticante e devido algumas provações voltem pra igreja e sinto que foi a melhor coisa que fiz pra minha vida, foi voltar pra Jesus, e lendo os comentários não vi nenhum que se parecia comigo, e realmente ficava na dúvida se Deus falava comigo ou era coisas da minha cabeça.
    Acontece que comigo foi diferente, desde do principio deste ano comecei a escrever um diário assim sem proposito nenhum, e em 13/02 escrevi que assim que recebesse a minha benção eu iria escrever um testemunho deixaria na igreja falando da benção recebida, e quando foi no dia seguinte para minha surpresa recebi essa palavra "eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas (sl 9:1), falo uma coisa pra vc não tenho por habito ler o que escrevi, e na verdade nem me lembrava que tinha escrito isso, só que para minha surpresa voltando no meu diário puder ver que eu tinha escrito no dia 12/02, e agora voltou acontecer escrevi não no meu diário mas em outro lugar e me veio esta palavra "fazemos-te este pedido, porque tu és um Deus de misericórdia, não porque tenhamos procedido bem" Daniel 9:18, ainda não se concretizou se for olhar no que você descreveu, mas posso considerar como se Jesus falando comigo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes guardamos coisas no nosso inconsciente, da qual não nos lembramos. Isso já aconteceu comigo. Portanto, o relato que você faz não garante que a coincidência seja sinal de uma comunicação de Deus.

      Acho que a confirmação virá quando a graça que você pediu for alcançada. Se isso acontecer, acho que sim, você poderá ter certeza que houve essa comunicação.

      Vinicius

      Excluir
  13. Paz do Senhor,

    Minha parente tb cristã dividiu comigo de uma decisão que teria que tomar e estava orando a Deus por resposta, mas no decorrer da conversa, ela ja justificava a decisão, se baseando nos hábitos do passado, dizendo:
    Pq eu nao aguento ficar em casa, sempre trabalhei, sempre vendi, que antes acontecia, que antes, que antes, e isso me fez dizer a ela para nao considerar as coisas antiga, eis que tudo se fez novo.
    Ai no outro dia qdo acordei o Senhor me disse pra orar por ela e me revelou uma palavra da biblia em lucas que eu deveria dar a ela: Quem lança mão no arado..etc
    Fiz o que o Senhor mandou, e durante o dia o Senhor foi me falando mais a respeito, pelo menos estava certa de que vinha Dele, inclusive a palavra que dizia: o profeta não tem honra na sua patria. Como ela nao tivesse recebido a msg.
    Como eu tb tivesse que falar isso pra ela.
    Ai fiquei confusa, pois estava certa de que Deus estava falando comigo, mas ela nao recebeu bem a msg qdo disse tb sobre o profeta nao tem honra na sua patria, e se irou...e disse que tinha meditado sim na palavra, mas complementou: nao sei pq Deus não fala diretamente comigo, como nao acreditasse.
    Eu agi mal qdo falei que o profeta nao tem honra na sua patria?
    Sera que isso veio de mim mesma?
    Tenho buscado a presença do Senhor, e conhece-Lo mais e mais, e me surpreendi pois estava certa de que Deus tinha me dito tudo isso.
    A paz

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde nao estou indo na igreja mas em 2010 eu estava um dia tava feliz pensando nos hinos e derrepente uma voz disse canser eu achei estranho achei q era coisa da minha cabeca mas hoje me encontro doente o osso do meu pe esfarelou sinto dores ainda nao sei o q e so ando d um lado p outro nao cosegui aindame tra tar o medico disse q pode ser osteomilite orem por mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou orar por você.

      Agora, se puder volte a frequentar uma igreja pois isso é muito importante.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  15. Gostei mto do assunto estava buscando resposta pra esta pergunta Deus tbm ja falou comigo em duas situacoes foram marcantes: eu andava angustiada pelo meu relacionamento nao ir bem e todos me falavam q deveria procurar uma cartomante pra saber se havia trabalho de feiticatia sobre meu relacionamento horas depois eu fui pra igreja e um pouco desanimada apos ouvir mais este conselho e querendo confiar apenas em Deus tomei a decisao e forcas de me animar e ir la Deus falou comigo na leitura da palavra em Tiago 1.2-18 em especial o versiculo 6. E eu nunca procurei seguir esses conselhos e me firmei na palavra de Deus. E outra situacao em q eu estava mto angustiada pelo meu relacionamento queerendo por Deus em prova veio a palavra da historia de um rei q colocou Deus em prova e o fim tragico foi q teve q oferecer a unica filha em holocausto a partor disso eu desisti de querer confrontar com Deus. Hj 22/06/14 meu relacionamento acabou devido a desobediencia a Deus e ter praticado alguns pecados. Sou nova convertida e ate o momento eu ainda nao busquei Deus verdadeiramente e esperando a vontade dele, mas ja tive a palavra dele que meu namoro sera restaurado assim que eu buscar mais a Ele entregar minha vida e nao praticar mais o pecado. As vezes bate a tristeza pois amo meu namorado mas a solucao é orar buscar esperar a vontade de Deus. Viver o dia d hj pq o futuro so a Deus pertece. E todo tempo d namoro 2 anos o inimigo tentou mto em nossas vidas ainda mais pelo fato dele ser presbitero causando varias separacoes e 1 separacao d 4 meses e agora so Deus sabe qto tempo ira durar esta separacao. Mas em nome de JesusDeus vai trazer eu e a ele transformados e firmes na promessa. E fazer diferente se das outras vezes nao busquei verdadeiramente a Deus agora é hora Deus tbm usa de situacoes para nos consertamos qdo erramos muito nao pq nao seja da vontade dele o relacionamento, mas pq é necessario. Por mim eu nunca tomaria esta atitude d separar. Deus tbm falou cmg ontem q eu deveria mudar d igreja por um tempo me afastar do ex e hj ja irei em outra talvez durante a semana q é os dias q ele nao vai eu volte pra igreja onde sempre frenquentei apenas no domingo me ausentarei de la. Gostaria da opinioes de vcs.

    ResponderExcluir
  16. Preciso muito aprender ouvir a voz de Deus, este é o meu maior desejo, pois Deus tem falado comigo e ainda não sei como discernir a voz de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Estou angustiada, também tenho sonhos, e ando afastada da igreja, mas continuo orando e sempre pedindo conselhos a Deus... Meu sogro faleceu a poucos dias, tinha muita ligação a ele. Ele era espírita e acredita em tudo, natureza, luz, força do pensamento, etc.... Sonhei com ele avisando que somente tinha convite para baixo.. Estou triste, e acreditando que Deus está chateado comigo e quer falar algo comigo devido meu afastamento, prezo muito pelo Senhor, e por minha família.. Me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce esta emocionalmente abalada e isto vem impactando seu lado espiritual.

      Nos cristaos nao acreditamos em espirito de mortos se comunicando com os vivos, portanto nao se impressione com o sonho que teve com seu sogro. Nao ha recado espiritual ai, pode ficar tranquila.

      Agora, vc esta fragil espiritualmente e precsa de ajuda. Nao basta orar sozinha. Vc precisa da ajuda de uma comunidade. Volte a frquentar uma boa igreja. Procure por ajuda entre seus irmaos e irmas na fe.

      Vinicius

      Excluir
  18. Estou em uma situação de desespero na vida profissional. Então teve um dia essa semana que uma amiga virtual, que nem sabe dos meus problemas e nem me conhece pessoalmente, disse para mim que estava orando de madrugada e que do nada ela lembrou de mim e que junto veio uma palavra "Deus não é homem para que minta, se Ele te prometeu algo, vai cumprir". Fiquei impressionada, pq ela não sabe muito da minha vida, e justo no dia que passei uma angústia muito grande, veio essa palavra. Fiquei na dúvida: como saber se essa mensagem foi realmente um recado de Deus para mim??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase esta citada na Biblia. Portanto sua amiga fez apenabs uma citacao. E que sem duvida eh uma verdade pois a Biblia somente contenm verdades.

      Eh claro que tudo que esta na Biblia eh de alguma forma um recado para os seres humanos. Portanto nesse sentido eh possivel afirmar que se trata de uma mensagem de Deus.

      Mas somente com os dados que vc me passou nao eh possivel afirmar que houve uma mensagem individual dirigida especificamente para vc. Portanto, conforme eu ensinei no texto acima, vc deve pedir a Deus uma confirmacao.

      Vinicius

      Excluir
  19. Obrigado. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  20. Eu e minha família estamos passando por um momento muito difícil com a doença da minha mãe, um câncer de pulmão com metástases. Nossa família é muito unida e hoje mais do que nunca. minha mãe é muito religiosa, assim como toda minha família. Eu é que estava afastada de Deus a algum tempo. Nesses últimos dias a doença se agravou, e eu peço a deus todos os dias pela cura dela, peço a misericórdia dele, pois ele nos deu uma família tão maravilhosa... Oro a deus todos os dias pela cura dela. E nessas orações, talvez pelo meu afastamento dele, eu queria sempre um sinal de que ele estava me ouvindo, de que ele estava agindo na cura dela... Por quase um mês orei a Deus pela cura, implorei a ele misericórdia, pois ele é o único médico que pode salvar minha mãe e cura-la. Não obtive nenhuma resposta, nenhum sonho, nenhuma visão, nada que me confortasse. Um dia com uma amiga, chorando muito durante um almoço, uma moça evangélica se aproximou , e disse pra mim não saber o motivo pelo qual eu chorava, mas disse que Deus pediu pra ela me dizer que ele estava do meu lado, e que aquilo era para meu crescimento e que algo muito bom iria acontecer na minha vida. Eu chorei mais ainda, porque pensei: "Tem pessoas que se aproveitam de momentos frágeis da gente, e nos dão esperanças... Será mesmo que Deus mandou um recado através dessa desconhecida pra mim? Seria Deus tão brincalhão com minha dor e permitiria que alguém me falasse algo que não fosse verdade?" Por fim, eu senti que deus estava e está mesmo do meu lado. Mas aquilo ainda não havia me trazido paz. Eu continuei sentindo uma dor terrível, como se um pedaço de mim estivesse sendo arrancado sem anestesia. sentia o coração acelerar todas as manhãs, parecia que a morte tava do meu lado. Tinha pavor de pensar que poderia perder pessoas que amo, achando que jamais iria me recuperar... Nos últimos 15 dias emagreci 9 kg, pq simplesmente não conseguia comer, não achava certo, minha mãe sem conseguir comer, e eu sim, não conseguir dormir, porque ela não consegue... Ontem fui visita-lá. eu moro em SP e ela em SC. Na volta, mais uma vez implorei a Deus que cure ela, pois quero muito voltar na casa de meus pais e sentir o cheirinho dela, beijar o rostinho macio, poder olhar dentro do olho dela... Tive uma conversa sincera com Deus... Falei pra ele o quanto ela é importante pra mim, meu irmão, meu pai e toda a família, que ela é merecedora de um milagre dele. E que mesmo que os médicos digam que nesse momento nada pode ser feito, ele é o senhor da razão e é dele a última palavra... Que ele tem o poder de cura. Porque o comando é sempre de Deus... E chorando orei a Deus... Naquele momento, me veio um pensamento: "Tudo vai ficar bem." Senti uma calma muito grande, e os pensamentos ruins que eu estava tendo nos últimos dias, pensamentos esses que me atormentavam, sumiram digamos que 90% naquele mesmo momento. Quando paramos para o lanche, cerca de 1 hora depois, eu tinha vontade de comer, coisa que eu estava fazendo nos últimos dias só pra não desmaiar... Acredito que Deus se compadeceu da minha dor de filha e soprou ao meu coração esse pensamento... Não sei se ele vai curar o câncer dela, mas continuarei pedindo a cura sim, pois enquanto houver um sopro de vida, terei esperança de que deus agirá na cura da minha mãe, que é o meu pedaço mais lindo e sensível. Por ela, pela minha família e por mim. Mas hoje é fato que consegui desenvolver minhas tarefas diárias, consegui comer, e aquela sensação de morte se foi. Estou triste porque sei que ela está la com dores e fraquinha, mas sei que deus está agindo, de uma forma ou de outra, ele me deu a certeza de que tudo vai ficar bem para todos, especialmente pra ela. Como você disse no seu texto, a paz veio antes do fim da guerra... então creio que o senhor tenha mesmo falado comigo... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingri
      Gostei muito do seu depoimento. Acho que você está no caminho certo. Que Deus abençoe muito a você, sua mãe e toda a sua família.

      Vinicius

      Excluir
  21. Ola Vinicios ,me chamo gustavo tenho 17 anos entao , assim eu tenho quase um ano de evangélico e estou de pé na igreja seguindo certinho e buscando a Deus sempre e queria que me ajuda se em uma pergunta , eu tenho uma companheira namoramos 3 meses e agente só brigava e etc.. Termina vamos direto foral umas 6 vezes em 3 meses e passou se o tempo 1 mês fiquei afastado dela e voltamos a cv e estamos meio que querendo voltar só que não temos um tempo uma oportunidade pra conversamos e queria muito que Deus falase comigo sobre ela sobre o que eu teria que fazer , por que fiz uma prova com Deus e e da vontade dele eu e a menina voltar mais não agora isso tem umas duas semanas e eu tenho orado muito mesmo de madrugada fico esperando dar 02:30 03:00 praticamente todos os dias e comeso a orar por ela por mim por todos enfim uma oração longa , só que as vezes eu me sinto um pouco só por não ter muitos amigos e não ter alguem pra conversar ou ter uma amizade verdadeira , mais enfim eu queria ter mais aproximação de Deus quero que ele me usa pra fazer os sonhos dele e eu dou muito espaço pra Deus , ou talvez posso tar errado de algo mais não consigo ver onde estou errado eu ando na rua com o pensamento em Deus tipo conversando toda hora com ele chego em casa oro , eu leio a bíblia mais como todo ser humano tem suas preocupações e eu tenho uma grande preocupação com minha "namorada" e tenho um sonho de se casar com ela na presença do senhor no lugar onde eu congrego , nesses últimos dias tenho deixado de fazer certas coisas pq sei que e pecado mais , sinto que esta faltando algo em mim ainda e procuro muita ajuda das pessoas so que não encontro .. Sou muito persistente tenho muita fé sou otimista e não desisto das coisas fácil ..não sei oque eu faço :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gustavo

      Há duas coisas que se misturam no seu comentário: a vontade de estar mais perto de Deus e a resposta dele sobre a questão da sua namorada. E uma coisa nada tem a ver com a outra.

      É muito bom que você queira se aproximar com Deus, mas você deve fazer isso sem ter outras intenções que não seja estar junto d´Ele. Enquanto você buscá-lo com outras intenções que não seja isso, esse relacionamento vai ficar limitado. Não se esqueça que Deus lê seus pensamentos e sonda a sua alma - nada fica escondido d´Ele. Ele sabe exatamente o que se passa com você.

      Agora, quanto a Deus responder a você a respeito desse namoro, existe várias possibilidades para o fato da resposta não ter vindo ainda. Pode ser, por exemplo, que Ele nada tenha respondido porque está aguardando o momento certo. Ou pode ser outro o motivo. Não dá ara saber por enquanto.

      Você tem apenas 17 anos, ainda não está na hora de ficar pensando em casamento. Você precisa amadurecer emocionalmente antes disso. Não estou dizendo que você não possa namorar e sim que não deve entrar num namoro na idade já pensando em casamento.

      O namoro é exatamente para aprender a se relacionar com o sexo oposto. Ninguém nasce sabendo fazer isso e é necessário aprender.

      Alguns pastores defendem a tese que somente se deve namorar com a pessoa com quem se vai casar, mas penso que isso é colocar uma carga de responsabilidade no namoro que não deve existir. O namoro é uma tentativa. É da natureza desse tipo de relacionamento. Especialmente na sua idade.

      Resumindo, se é do seu desejo e desejo dela, namore a moça, sem culpa. Agora, faça a coisa da forma certa, com o conhecimento da sua família e da dela. Trate a moça como ela merece, respeite-a e nunca prometa a ela o que não pode cumprir - por exemplo, amor eterno (você tem apenas 17 anos e vai mudar muito ao longo da vida).

      Se o relacionamento der certo - conheço casos de pessoas que começaram a namorar nessa idade e acabaram se casando - aí sim pense nos próximos passos.

      Espero ter ajudado
      Vinicius

      Excluir
    2. Obrigado ai Vinicios pelo conselho que Deus te abençoe por ter ajudado ..

      Excluir
  22. Há pouco tempo tenho frequentado igreja evangélica pois meu namorado já estava frequentando e me levou. Estou gostando muito e estou me tornando uma pessoa melhor. Há menos de um mês descobri que estou grávida e a mãe da minha amiga que frequenta a igreja evangélica a muito tempo não sabia ainda e sonhou com um menino branquinho, carequinha, mas só me falou depois que a filha dela contou pra ela e tinha dito que essa visão que ela teve era para mim. Estou em dúvida para saber quem é o pai porque passei um mês afastada do meu parceiro e tive outro parceiro. A mãe dela chegou a me falar que era do meu namorado mesmo. Fui a igreja e uma senhora pediu para orar em mim e no meu parceiro pois me sentiu muito angustiada e o espírito santo disse que eu e ele seríamos muito felizes com essa criança, que essa criança era uma benção e estava vindo para trazer a união entre a minha familia e a dele. E senti que esse filho era realmente do meu parceiro, pois as semanas de gestação estão me deixando confusas. Ontem senti que era pra eu parar de ficar olhando as semanas direto pois eu deveria confiar em Deus e em uma oração também senti conforto que me dizia que essa criança era do meu parceiro. Resolvi parar de ficar olhando as semanas pois estava confusa e confiar em Deus.. minha amiga que também frequenta a igreja disse para confiar em Deus e ir para a igreja que Deus já tinha me confirmado. O que você acha? Estou muito angustiada.

    ResponderExcluir
  23. Continuando o último post
    E descobri essa semana que era um menino como a mãe da minha amiga tinha falado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há dois tipos de paternidade:a biológica e a de fato, que decorre da convivência e do amor. Às vezes as duas se fazem presentes, mas às vezes não. O melhor exemplo é o das crianças adotadas, que podem ser extremamente felizes com seus pais não biológicos.

      A grande questão, a meu ver, não é quem gerou a criança e sim se seu companheiro atual a aceita e quer ser um pai para ela, independentemente de quem for o pai biológico. Se esse é o caso, não há porque sentir angústia e sofrer. Agradeça a Deus por ter colocado um bom homem na sua vida e vá ser feliz com ele.

      Agora, se seu companheiro somente aceita criar esse filho se for dele mesmo, coisa que ele tem direito de fazer, aí não lhe resta outra alternativa do que fazer um teste de paternidade. E aceitar as consequências. Afinal, o que aconteceu foi fruto de uma escolha que você fez.

      O que não pode acontecer é seu companheiro atual não saber sobre o que acontece. Isso não é justo com ele e pode ter certeza que Deus não apoia tal tipo de coisa. Se ainda não sabe, ele precisa saber e cabe a ele decidir sobre o que quer fazer.

      Agora, eu não tenho, apenas com base no que você escreveu, como garantir que o recado recebido foi de Deus. Mas você pode, como o meu texto ensinou, pedir-lhe que confirme a mensagem. E isso terá que ocorrer por outra pessoa que nada saiba dos fatos. Há ainda outras formas pela qual isso pode se dar - releia meu texto que eu explico tudo ali.

      Espero ter ajudado
      Vinicius

      Excluir
  24. É de fato uma questão bem sensível e difícil de precisar quando de fato Deus fala conosco ou somos nós que estamos fazendo de nosso próprio pensamento e desejo.
    O problema que eu percebo nas leituras e conversas que já tive ao longo de 16 anos de relacionamento com Cristo e as pessoas que se aglomeram em torno dele é que a maioria das pessoas ignoram o fato de serem dotadas de livre arbítrio, e que para o cristão esse livre arbítrio precisa passar pelo crivo da palavra de Deus, daí se tem muita gente querendo ouvir Deus dizer até qual a melhor ora de ir ao banheiro, qual o melhor caminho para ir pro trabalho, se é pra fazer isso ou aquilo, hoje ou amanhã, ir ou não ir, ficar ou não ficar, mas percebo também ao longo de minha história com o evangelho uma crise aguda no que respeita ao estudo da escritura sagrada e de oração respaldada pelo mesmo estudo.
    Então muita gente fica por aí esperando que Deus digite comandos que determinem nossas ações mais elementares, mas não estamos muito dispostos a nos debruçarmos sobre a palavra de Deus de forma sistemática em pesquisa e oração, visto tratar-se de um texto escrito por homens em um determinado tempo histórico, contexto e cultura diferentes do nosso, e oração por ser um texto, embora escrito por homens com toda sua carga histórica, cultural e política, é também inspirado pelo Espírito Santo.
    Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
    Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Timóteo 3:14-17)
    “ensinar, corrigir, instruir na justiça e dar sabedoria”.
    Entendo então que tudo o que temos que fazer deve ser feito mediante prudência, consciência e sabedoria oriundas destes elementos, “estudo do texto bíblico e oração”, não da pra viver esperando que Deus anule nosso livre arbítrio e responsabilidade de agir com prudência e sabedoria e nos manipule como marionetes.
    Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
    Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e “nessa lei medita dia e noite”.
    É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que “ele faz” prospera! (Salmos 1:1-3)
    Não falta vontade de ouvir Deus, mas falta consciência de responsabilidade cristã para agir de forma coerente diante da sociedade e da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi muito oportuno e enriqueceu o debate. Obrigado.

      Falei exatamente sobre esse tem em outro post, este do dia 7 de março último. meu comentário foi muito similar ao seu.

      Abs

      Excluir
  25. engracado se eu te falar vc nem vai acreditar seu blog faz parte da mensagen que deus esta mandando pra mim .porque eu estava em duvida se era msm mensagen de deus ou se era eu que tava meio doido ;ai eu pesquisando alguma coisa apareceu este site pra mim da a certeza
    obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!
    Procurando por minhas respostas me deparei com esse blog.
    Faz alguns anos que estou longe da igreja, mas Deus sempre dá um jeito de me avisar coisas, geralmente por sonhos (Não sei se você crê nessa possibilidade)
    Caso creia, será que poderia me responder algumas perguntas?
    Por que Deus dá avisos através de sonhos?
    Exemplo: Sonhei com a morte de um conhecido. E sei que não se trata de morte física.
    Qual é a finalidade desse sonho?
    A bíblia diz que O avisado vê o mal e se esconde.
    Isso pode significar então que podemos mudar o final de um sonho?
    Todos os avisos de Deus se cumprem?
    Lendo a bíblia eu percebi que todos os sonhos descritos se cumpriram, estando o povo preparado (Como no caso da escassez de comida no Egito) ou não (Como nabucodonosor)
    O meu Senhor nunca me deu um sonho que deixasse de se cumprir, mas desse eu tenho andado descrente, e o meu temor é que na minha descrença eu acabe prejudicando outra pessoa.
    Um presbítero uma vez me disse que quem sonha é sempre responsável.
    Desde já grata e ansiosa pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus fala por sonhos e por diversas outras formas: pelo texto da Bíblia, através de profetas, por meio de sinais, etc.

      Não tenho como responder sobre um sonho específico sem conhecer os detalhes todos envolvidos. Seria leviano.

      A citação da Bíblia à qual você se refere nada tem a ver com a mudança do final de um sonho. A discussão nesse caso é bem outra.

      Se o sonho vier de Deus, o que nele tiver sido revelado vai se cumprir e não há como mudar nada. Deus falou, acontece. Simples assim.

      Mas isso não quer dizer que tudo que se sonha acontece, porque nem tudo que se sonha vem de Deus. A esmagadora maioria dos sonhos refletem questões emocionais da pessoa.

      Acredito que o tal presbítero quis dizer para você é sobre a responsabilidade relacionada com dar seguimento ao conteúdo dela - ou cumprindo o que foi pedido ou avisando ao destinatário final da profecia o conteúdo da mensagem (como José fez com o faraó).

      Abs

      Excluir
  27. Ola a paz do senhor veja minha situação sou evangélico faz 6 anos mas quando me casei não era nem eu nem minha esposa agora não suporto mais, pois minha esposa não quer aceitar a cristo me xinga e me envergonha perante as pessoas, amigos e parentes dizendo que eu me escondo por traz da bíblia,já chegou as agressões verbais e até mesmo física por parte dela não por me e eu sinto que eu estou esfriando na fé to deixando de ir a igreja por causa dela por causa das brigas constantes e ela já me pediu p/ eu escolher ela ou permanecer crente fiel o que o senhor acha que devo fazer nos temos uma filha de 9 anos hoje devido as brigas e por não conseguir leva-la p/ igreja comigo estou frustado,abatido e triste será que posso me separar dela por isso Deus aprova esta atitude já pedir Deus uma confirmação, mas até hoje sinto que é p/ eu me separar, mas e Deus estou tão confuso me ajude URGENTE! desde já muito obrigado pelo espaço e aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha resposta é simples: se sua esposa pede para você escolher entre ela e Deus, escolha Deus. Não razão para hesitar. E a Bíblia é clara a respeito desse conselho.

      Afinal, nenhum ser humano, seja ele(a) quem for, pode se arvorar em ser mais importante que Deus.

      Acho que você deve ter uma conversa franca com sua mulher e dizer isso para ela. Também deve se esforçar para que ela aceite Jesus - talvez alguma outra pessoa possa falar com ela sobre essa questão.

      Mas ela tem livre arbítrio. Se decidir continuar nessa posição de confronto, você não terá alternativa.

      Agora, ante de falar com ela, ore bastante e se prepare espiritualmente para conduzir bem essa conversa.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  28. Vinicius, bom dia. Fiz uma Oração a um colega que pediu e senti que estava recebendo resposta de Deus para instruí-lo. Entre outras instruções eu disse que Ele ia explicar em pensamento a ele tudo que deveria ser feito e que cabia a ele no livre arbítrio destinguir o que fazer. Será que foi minha a inspiração e eu marquei compromissos para Deus erroneamente?
    Samuelcmartins@uol.com se poder me responder no email tambem eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil responder com segurança com base apenas nessas informações. O que você disse a ao seu amigo faz sentido, dentro de uma visão bíblica de como tratar as comunicações de Deus para nós. Mas não posso dar certeza absoluta, pois as informações que tenho não são suficientes.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Sou nova aqui.. Me deparei com seu Blog, e realmente me ajuda a obter respostas que busco e, se Deus me permitir nao quero parar enquanto obte-las.. Deus o guie sempre!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Vinicius boa noite !

    Estou namorando a uns dois meses com um rapaz que é uma benção, Deus falou através de pessoas que são muito usadas por Deus que ele era meu preparado... Pessoas que eu confio como profeta e estamos juntos e estamos bem ... Porém eu já passei por vários relacionamento frustrados e tenho medo de não ser de Deus mesmo ele falando que é ... Logo no começo eu não estava muito em paz mas eu falei pra Deus se fosse ele mesmo que ele me desse paz e ai eu fiquei em paz. Porém recentemente eu estava em um culto louvando a Deus não estava pensando em nada só na letra do louvor ai derrepente venho um pensamento assim - não é ele ...
    Foi mais ou menos isso eu não consegui dicerbir o que ouvi mas parece que foi isso. Ai eu logo quando ouvi eu falei não esse pensamento não é Deus ... Mas eu estou na dúvida se foi ou não Deus ... Pq eu já tava em paz com ele estamos bem, Deus confirmou e tudo ... Será que foi Deus ?
    Sendo que Ele já unha confirmado pra nós dois através de profecias, palavra ... Me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, toda vez que você tiver dúvida sobre se alguma coisa veio ou não de Deus, peça confirmação. Isso é bíblico. Se for de Deus, a confirmação virá e não da mesma pessoa que deu a palavra inicial. Por exemplo, se a questão veio na sua cabeça, a confirmação não virá na sua mente. Virá de outra pessoa.

      Depois, enquanto não houver confirmação, toque sua vida como se a mensagem a ser confirmada não fosse de Deus. Não faça nada. Se aquiete.

      Certa vez me profetizaram que eu ia sofrer uma acidente se não parasse de viajar de avião. Ora, eu viajava a serviço toda semana. Para seguir essa palavra, eu teria que mudar de emprego. Eu não fiz nada e continuei a viajar sem medo e disse a Deus que faria isso até vir uma confirmação. Essa confirmação nunca veio e minha vida foi em frente.

      Repare, eu continuei a fazer o mesmo que fazia antes, sem sofrer, até vir a confirmação (que nunca veio). No seu caso, continue a tocar sua relação com o rapaz sem preocupação até que venha uma confirmação de que a ideia que passou pela sua cabeça é ou não de Deus. E faça isso sem sofrimento. Sem querer ficar olhando cada situação para obter uma confirmação.

      Em outras palavras, deixe a questão na mão de Deus.

      Espero ter ajudado.
      Vinicius

      Excluir
  33. Amém Vinicius! Me ajudou bastante, que Deus continue te usando pra ajudar vidas ! Deus te abençoe !!

    ResponderExcluir
  34. Olá Vinicius, sou Rodrigo. Obrigado pelo espaço.

    Tenho uma Mulher. Moramos juntos por três anos. E recentemente estamos numa crise e estou nos meus pais no momento.
    Sei que temos o tema do casamento e etc, mas na legislação brasileira a "União Estável" é um regime de comunhão, que se equivale legalmente a comunhão parcial de bens. Sim, a união estável é um regime de comunhão legal, ou seja, legalmente um casamento. As igrejas não casam essas pessoas no religioso com a justificativa que não estão casados pela "lei dos homens", o que é 100% equivocado.

    Nossa situação não é fácil. Ela está muito magoada com algumas coisas (não é traição)

    Certo dia, eram 3:14 da madrugada e eu estava absolutamente, com todo tipo de sentimento, culpa, etc... Eu orei a Deus com muito sofrimento naquele momento, fui até o rádio do meu carro liguei e comecei a zapear, eu queria ouvir qualquer palavra que fosse.

    Tinha um pastor pregando e ele dizia "Deus está te dizendo que a tempestade vai passar. Você deve enxergar o seu futuro e não esse momento de tempestade." Depois citou a história de Jesus no barco com os discípulos, quando Jesus acalmou a tempestade.

    Dois dias depois eu falei com minha sogra. Pois bem, ela me citou alguns exemplos e disse "isso é só uma tempestade, que vai passar". E TAMBÉM citou a história de Jesus no barco com os discípulos.
    Eu achei incrível aquilo e tomei como confirmação de Deus.

    Na minha força eu já teria desistido. Estaria "morto". Mas toda vez que eu pensava dessa forma eu orava, ligava depois o rádio, da mesma forma e vinha uma palavra. Num desses dias o pastor falava "seja forte e tenha fé pois Deus não nos dá um fardo maior do que podemos carregar."

    Comecei a fazer isso com mais frequência e no dia seguinte tinha um pastor e ele falava sobre ser corrigido por Deus. Eu confesso que até pela minha imaturidade eu cometi diversos erros infantis, quando eu deveria me posicionar como homem de Deus da casa. O pastor dizia "você precisa aprender a ser corrigido, aprender que as coisas não são do seu jeito, pois o homem que aceita a correção é preparado para viver um grande futuro e jamais vai errar da mesma forma pelos mesmos motivos. Deus está usando essa pessoa para te corrigir." Ele citou Hebreus 12:11.

    Eu estou nessa batalha há cerca de 3 semanas.

    Num dia eu estava extremamente ansioso e amargurado. Eu fui até a casa dela com a intenção de desistir. Mas mais uma vez ouvi um pastor e a palavra dele era "Deus manda vc continuar lutando Pq Ele Ta contigo..."

    Eu coloco situação por situação porque em cada uma delas, nesses mesmos dias, eu tinha conversas muito duras com minha mulher.

    Poucos dias atrás ouvi palavras muito duras dela e, mais uma vez achei que não fosse aguentar. Então, voltando pra casa, mais uma vez liguei o rádio e um pastor falava "Meu irmão, Deus está te falando 'não desista agora, depois de tudo que vc passou. Não desista agora Pq está quase no final...." Me deu paz...

    Por fim, ontem minha mãe veio até mim e disse "isso é só uma tempestade, que vai passar..." Rsrsr... Foi a mesma palavra de 3 semanas atrás.

    Todas essas situações eu tenho tomado como Deus falando comigo através de pessoas, a maioria delas que nem conheço. Eu não abri a Bíblia num livro e versículos que seriam "boas palavras para mim", tudo veio de terceiros que nem me conhecem em sua maioria.

    Pergunto: é realmente possível que Deus fale comigo dessa forma descrita acima? Estou exagerando?

    Deus abençoe. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é perfeitamente possível que Deus fale dessa forma. Ele fala como quer, quando quer e da forma que quer. Os homens é que ficam criando regras que pensam que Deus vai obedecer. Tentam estabelecer que Ele só pode agir de uma forma ou de outra.

      O seu relato aponta para palavras vindas de diferentes fontes que se confirmaram. E todas apontando na direção de superação dos problemas. Da concórdia. Da paz. E Deus preza essas coisas.

      Uma outra forma de você ter confirmação sobre tudo isso é agir como se as mensagens tivessem vindo de Deus - coisa que parece ser verdade. Se for isso mesmo, sua ação vai frutificar de maneira maravilhosa, porque você estará agindo dentro da vontade d´Ele.

      Em outras palavras, preocupe-se agora menos em saber se foi Deus falando e aja no sentido de ajustar sua relação. De superar as dificuldades. E aí outras coisas vão precisar entrar em cena - perdão, tolerância, capacidade de mudar, etc.

      Abs

      Excluir
    2. Irmão passo por uma situação delicada mais tive umas confirmações de amigos meus e também dei testemunhos, vai ficar tudo certo amigo

      Excluir
  35. Obrigado por responder. Seu blog edificou minha vida.
    Grande abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante estes questionamentos. Mas, acredito somente no que Está Escrito > Vejam em Hebreus 1:1 > 1Havendo Deus, "antigamente" falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais , pelos profetas, a nós falou-nos , nestes últimos dias, pelo Filho ( Jesus é a Palavra de Deus ).
    Será que Deus continua realmente a nos falar através de sonhos, visões e de outras maneiras como é ensinado no espiritismo????
    Meu Deus Verdadeiro, não é deus de confusão!!! Correto? ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus continua a falar por sonhos, visões, etc e isso não traz confusão, se for tratado da forma adequada. E o fato do espiritismo ter-se apropriado dessas práticas, que já eram realizadas pelos cristãos milhares de anos antes de Alan Kardec, não as tornam erradas.

      Se você olhar no Novo Testamento, cerca de 60 anos depois de Jesus ter sido morto na cruz, João teve uma visão dele, gerando o livro do Apocalipse. Paulo declarou que tinha sido levado em sonhos até o terceiro céu. E poderia citar outros exemplos. Isso continuou a acontecer e acontece até hoje. Não com a frequência que as pessoas alegam – e aí está o problema – mas Deus pode perfeitamente falar dessas formas.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  37. boa noite paz do senhor tenho promessas de deus a anos mas nunca tinha me colocado na posicao busquei de deus ser usada desci no po desde entao comecei a ajudar um casamento desfeito que o senhor colocou em minhas maos tudo que deus me revela eu passo pra essa pessoa e acontece ate pensamentos dela deus me mostra tudo ele confirma mas deus me usa de um jeito que nunca vi falar eu oro em misterio e ele fala atraves da minha boca profecias e revelacoes vi umas coisas na igerjas erradas achei que fosse de mim mas deus confirmou atraves de uma pastora que era ele me mostrando mas agora vem o problema estou desnorteada em muitas oracoes deus falou comigo sobre coisas minhas tipo vou fazer tal coisa hoje e nada aconteceu isso ja tem umas quatro vezes irmao como pode ou e deus ou nao e porque deus nao e deus de confusao como isso ocorre ora deus fala e confirma outra que e comigo nao acontece?eu estou ate com medo agora de orar e nao ser deus porque o inimigo e astuto tenho certeza que o espirito santo vai te revelar preciso de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você testemunha que Deus falou com você algumas vezes. E que em outros momentos, você pensou que Deus tinha falado e Ele não o fez.

      Isso é perfeitamente normal, especialmente quando se trata de mensagens relacionadas com a própria pessoa. É muito fácil confundir desejos que a pessoa têm para si mesma com mensagens de Deus nesse sentido. É mais fácil separar as coisas quando a mensagem se refere a outra pessoa.

      Eu recomendo que, quando você tiver uma pensamento sobre você mesmo que pense ser uma mensagem de Deus, antes de assumir que isso é uma verdade, procure confirmação. E essa confirmação precisará vir de outra fonte, que não você mesmo.

      E se a confirmação não vier, atribua tudo a uma confusão sua. E não se mortifique por causa disso, pois tal coisa é normal.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  38. boa noite obg irmao pela resposta mas tenho ainda uma duvida eu nao estou com aquele pensamento na cabeca no momento estou apenas orando sem pedir nada entao com o misterio de linguas sai involuntariamente da minha boca a qual eu tenho calar e nao consigo ate que se termine isso que esta me abalando porque o senhor disse que me usaria de uma forma que muitos na terra nao foram usados entao quando comecei ser instrumento dele por diversas vezes eu duvidei por nao me achgar digna de uma honra desta do senhor falar comigo dai tive um pensamento de que pode o senhor falar e nao acontecer apenas para provar minha fe pra ver se eu duvido que e ele mesmo nao acontecendo? porque o negocio e comigo porque quando e com outros nunca falhou ate porque tais pessoas deixariam de acreditar se nao se cumprisse me de sua opiniao porfavor posso estar tambem sendo engana sim tanto que estou aqui porque tenho duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus fala, acontece. Não há hipótese de Deus falar alguma coisa e não acontecer para provar a pessoa que recebeu a mensagem. Isso não é bíblico.

      O fato de alguma possível revelação sobre você mesmo se mostrar incorreta é perfeitamente compreensível, pois tendemos a confundir as coisas quando a mensagem se refere a nós mesmos. É comum misturamos desejos com aquilo que pensamos que Deus pode ter falado.

      Excluir
  39. bom dia irmao obg por me responder agora tudo vou pedir confirmacao ate oque vc disse aqui outra pessoa disse em outras palavras mas o mesmo amem pela sua vida mas irmao hoje venho novamente aqui lhe pedir um auxilio resposta porque aconteceu algo pra mim terrivel como te disse venho buscando muito aDeus e colocando minha vida no altar mas na madrugada aconteceu assim tive uma luta espiritual com o demonio por longo tempo ele me sufocava me apertava tirava minha voz foi horrivel eu usei todo nome de jesus expulsao louvor nada ele continuava e ria da minha cara eu dizia a ele isso vai ter volta porque sou serva do senhor a menina dos olhos dele vc nao pode fazer isso irmao por fim ele comecou ater relacao sexual comigo isso foi abominavel pois eu senti foi real com meu espirito no ato eu acordei pra gloria de DEUS orei muito e voltei a deitar demorei a dormir quando voltei ele veio denovo mais dai eu expulsei rapido dai acabou fiquei triste com essa situacao irmao oque vc entende sobre isso?oque me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã

      Vamos olhar seu relato à luz da Bíblia, para ver o que pode ser concluído. Ela nos fala de muitos tipos de ações do Demônio - para nos tentar, nos desencaminhar, etc -, mas em lugar nenhum fala de relações sexuais dele com mulheres. Ouvimos falar desse tipo de coisa nos filmes e em livros, mas não na Bíblia.

      Em segundo lugar, a Bíblia não relata lutas como a que você descreve entre filhos(as) de Deus e o Demônio. Ela ensina que quando resistimos ao Diabo, ele foge de nós. Basta o nome de Jesus para que a ameaça desapareça.

      O que quero dizer com isso tudo é que você precisa de apoio espiritual dado por outra pessoa para ajudá-la a discernir melhor o que está acontecendo. Não estou desacreditando que você tenha sentido tudo que relatou, mas acho que sua interpretação do ocorrido pode estar um pouco confusa.

      O que você sentiu precisa ser analisado para identificar melhor o que vem acontecendo na sua vida espiritual e emocional. E acredito que essa ajuda seja muito importante, pois fica difícil para mim, à distância, e apenas por escrito, identificar o que se passou e, o mais importante, o que você deve fazer.

      Espero ter ajudado
      Vinicius

      Excluir
  40. paz do senhor irmao sim me ajudou e muito vou procurar ajuda sim e acho que como em seguida luta espiritual ter a questao sexual lembrei me de um fato e acho que satanas me confundiu mesmo pra tirar minha paz mas irmao tenho mais uma pergunta eu dei uma brecha um dia antes pequei pode ter sido isso que eu nao tive autoridade de Deus pra espulsar no sonho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Paula

      O pecado sempre atrapalha numa luta espiritual. Mas não sei dizer se o que aconteceu com você no dia anterior causou essa dificuldade. Eu não tenho informações suficientes para me posicionar.

      Agora, o que posso adiantar que todos pecam. E se apenas o ato de pecar tirasse a autoridade espiritual de alguém, ninguém poderia ser líder religioso. Nem os apóstolos teriam tido essa autoridade.

      O problema do pecado está na forma como ele é tratado. Se a pessoa se acomoda a ele, o justifica, tenta em encontrar desculpas para si mesma, etc. O pecado confessado a Deus, do qual a pessoa se arrepende sinceramente não tira a autoridade espiritual.

      Vinicius

      Excluir
  41. Irmão , namorava algum tempo um irmão . Ele é um verdadeiro cristão , um bom filho , nunca me desrespeitou . E eu orava para que se nosso relacionamento não fosse da vontade de Deus que não desse certo entre agente. Quando pensamentos do tipo , ele não é pra você começaram a me rondar do nada , no culto , em casa ... A imagem dele aparecia o tempo todo na minha mente , mesmo não estando com ele. e então pedi uma confirmação á Deus de sentir a presença dele caso isso fosse dele e eu senti . Mas, depois que terminei vivo chorando , ele está triste. E as coisas na minha mente piorarm , só que agora não é ele que aparece e sim , várias pessoas , involuntariamente.Porque continuei com essa pertubação ? então , agora percebo que pode ter sido uma seta de confusão ou algo psicológico . E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha experiência com os recados de Deus é que eles não geram confusão. A gente recebe a mensagem, pode até ter dúvida se veio de Deus e pede a confirmação. Ela vem e aí a mente se acalma.

      Não foi isso que aconteceu com você. Sua mente não se acalmou. Só isso para mim caracteriza que houve algum tipo de confusão. Não sei bem precisar onde foi ou o que aconteceu, mas acredito que houve confusão sim.

      Não se sinta muito mal com isso, pois se trata de coisa bastante comum. Quase todo mundo passa por situação desse tipo.

      A questão é o que você vai fazer a respeito, caso se convença que foi isso que aconteceu.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  42. ola sou jóici e constantemente ouço a voz de Deus,falando em minha mente,ja ouvi em alto e bom som,fala comigo em sonho, e também ja tive visões,hj sou ganhadora de almas ainda iniciante, mas meu chamado é muito forte,gostei do seu blog e gostei das confirmações que Deus me deu através dele,que Deus possa abençoar vc sem medidas um fica na paz irmão.

    ResponderExcluir
  43. Oi irmão, vai fazer 2 meses q terminei com meu ex, bom vou explicar a história... antes da gnt namorar eu sofri mto então orava pedindo pra Deus um rapaz como ele e q meu próximo namorado fosse o rapaz d Deus pra mim meu futuro esposo... qnd a gnt se conheceu havia outros 2 garotos querendo namorar cmg e eu nunca havia beijado eles nem nada, ai orei e pedi pra Deus me ajudar e entreguei nas mãos dEle, porém eu escolhi esse meu ex e ele nem na minha cidade mora, ai quando nos conhecimos vi q era do jeitinho q pedi a Deus, então continuei orando pelo nosso namoro, mas cm o tempo eu fui me afastando da igreja e ele até falava pra mim ir na igreja mas eu nn tava nem ai, então me dei conta q estava errada e orei pedindo pra Deus me quebrar e me fazer d novo porém pensei "pra Deus fazer isso ele vai tirar o Thiago d mim" foi qnd logo em seguida começamos a nos desentender coisa q nn acontecia e acabamos terminando, porém voltamos e eu nn me toquei q Deus queria falar cmg e continuei fria, foi qnd fui na igreja fiz a msm oração qnd cheguei em casa havia msg dele terminando cmg, fiquei cm sérios problemas precisei tomar calmamente, chegava a noite eu só sabia chorar, meu ex falava coisas frias q nunca dariamos certo mas eu sentia que ele ainda gostava d mim pois foi por motivos pessoais q terminamos sem nem msm ele querer, foi qnd percebi q meu único remédio era Deus, então comecei a orar pra Deus tirar aquele sentimento ruim d dentro d mim, então comecei a lembrar das orações q fazia antes do namoro e percebi q nn podia desistir assim e comecei a orar pra Deus restituir meu namoro, quanto mais eu orava mas o inimigo tentava roubar minha fé e eu chorava pensava em desistir e Deus falava cmg através d louvores e algo me fazia crer q era d Deus e eu me acalmava, foi qnd então me falaram q ele estava com outra, eu decidi orar e jejuar e me dei conta d q não havia como ele estar cm outra pois havia motivos pra mim ter essa certeza, e eu sentia que era Deus falando cmg pra mim não desistir e que era o inimigo tentando roubar minha fé... Na msm semana louvei na igreja, coisa q eu não fazia à anos, foi quando me lembrei d uma professia d uma irmã para mim, eu ia ter um sonho e a partir desse sonho eu ia louvar e Deus ia me usar no louvor, e meu maior sonho é me casar cm meu ex, coisa q eu falei na cara dele q não queria... e esse sonho só aumenta cada dia q passa, estou mudada completamente, mudei em todos os sentidos, e muitos já perceberam essa mudança, creio q é Deus me lapidando, enfim essa semana Jejuei d segunda até quarta e pedi pra Deus falar pra mim se era pra mim continuar orando por esse propósito, foi quando tudo nas redes sociais evangélicas falavam que não era pra desistir que o parecia impossível Deus ia fazer, na onde eu li na bíblia falava sobre não desistir e na igreja irmãos deram testemunhos sobre suas fé, e o pastor falou sobre nascer de novo e eu percebi q renasci pela segunda vez e que agora é pra valer, e sonhei com meu casamento com meu ex do jeitinho q eu sonho e acordei com a certeza d q minha Vitória está próxima!!! e essa semana tudo está falando q Deus irá me Surpreender e q minha Vitória esta chegando e quando eu menos esperar Deus irá me Surpreender e será do jeito dEle na hora dEle e q é para mim esperar... É Deus né irmão? Muitos acham q é coisa da minha cabeça mas isso pra mim é sinal da minha fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho sua trajetória espiritual bonita, pois vejo crescimento. E isso é muito bom.

      Agora, também acho que você mistura duas coisas: a busca por Deus e o sonho de voltar a ter determinado relacionamento. Não estou dizendo que Deus não queira ajudar você a realizar seu sonho. Mas sim que você não deve se aproximar d´Ele para obter uma benção.

      Você deve fazer isso porque é a coisa mais importante para sua vida. E esse deve ser motivo suficiente.

      Quanto ao desejo do seu coração, o reatamento da relação com seu ex, percebo que você era muito imatura lá atrás e realmente não tinha condições de desenvolver um relacionamento construtivo. Mas agora você amadureceu bastante e já tem condições de fazer isso.

      Eu não posso afirmar para você que a vontade de Deus é que ser relacionamento antigo seja recomposto - não tenho dados suficientes para poder afirmar isso. Mas o que posso dizer é que se você continuar nos caminhos de Deus, Ele vai lhe abençoar.

      Concluindo, não se preocupe tanto se Deus vai ou não re-estabelecer esse relacionamento. Deixe nas mãos d´Ele e aprenda a confiar que Ele fará sempre o melhor para você.

      Espero ter ajudado.
      Vinicius

      Excluir
  44. Oi irmão, vai fazer 2 meses q terminei com meu ex, bom vou explicar a história... antes da gnt namorar eu sofri mto então orava pedindo pra Deus um rapaz como ele e q meu próximo namorado fosse o rapaz d Deus pra mim meu futuro esposo... qnd a gnt se conheceu havia outros 2 garotos querendo namorar cmg e eu nunca havia beijado eles nem nada, ai orei e pedi pra Deus me ajudar e entreguei nas mãos dEle, porém eu escolhi esse meu ex e ele nem na minha cidade mora, ai quando nos conhecimos vi q era do jeitinho q pedi a Deus, então continuei orando pelo nosso namoro, mas cm o tempo eu fui me afastando da igreja e ele até falava pra mim ir na igreja mas eu nn tava nem ai, então me dei conta q estava errada e orei pedindo pra Deus me quebrar e me fazer d novo porém pensei "pra Deus fazer isso ele vai tirar o Thiago d mim" foi qnd logo em seguida começamos a nos desentender coisa q nn acontecia e acabamos terminando, porém voltamos e eu nn me toquei q Deus queria falar cmg e continuei fria, foi qnd fui na igreja fiz a msm oração qnd cheguei em casa havia msg dele terminando cmg, fiquei cm sérios problemas precisei tomar calmamente, chegava a noite eu só sabia chorar, meu ex falava coisas frias q nunca dariamos certo mas eu sentia que ele ainda gostava d mim pois foi por motivos pessoais q terminamos sem nem msm ele querer, foi qnd percebi q meu único remédio era Deus, então comecei a orar pra Deus tirar aquele sentimento ruim d dentro d mim, então comecei a lembrar das orações q fazia antes do namoro e percebi q nn podia desistir assim e comecei a orar pra Deus restituir meu namoro, quanto mais eu orava mas o inimigo tentava roubar minha fé e eu chorava pensava em desistir e Deus falava cmg através d louvores e algo me fazia crer q era d Deus e eu me acalmava, foi qnd então me falaram q ele estava com outra, eu decidi orar e jejuar e me dei conta d q não havia como ele estar cm outra pois havia motivos pra mim ter essa certeza, e eu sentia que era Deus falando cmg pra mim não desistir e que era o inimigo tentando roubar minha fé... Na msm semana louvei na igreja, coisa q eu não fazia à anos, foi quando me lembrei d uma professia d uma irmã para mim, eu ia ter um sonho e a partir desse sonho eu ia louvar e Deus ia me usar no louvor, e meu maior sonho é me casar cm meu ex, coisa q eu falei na cara dele q não queria... e esse sonho só aumenta cada dia q passa, estou mudada completamente, mudei em todos os sentidos, e muitos já perceberam essa mudança, creio q é Deus me lapidando, enfim essa semana Jejuei d segunda até quarta e pedi pra Deus falar pra mim se era pra mim continuar orando por esse propósito, foi quando tudo nas redes sociais evangélicas falavam que não era pra desistir que o parecia impossível Deus ia fazer, na onde eu li na bíblia falava sobre não desistir e na igreja irmãos deram testemunhos sobre suas fé, e o pastor falou sobre nascer de novo e eu percebi q renasci pela segunda vez e que agora é pra valer, e sonhei com meu casamento com meu ex do jeitinho q eu sonho e acordei com a certeza d q minha Vitória está próxima!!! e essa semana tudo está falando q Deus irá me Surpreender e q minha Vitória esta chegando e quando eu menos esperar Deus irá me Surpreender e será do jeito dEle na hora dEle e q é para mim esperar... É Deus né irmão? Muitos acham q é coisa da minha cabeça mas isso pra mim é sinal da minha fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha estou passando pela mesm situação, praticamente igualzinho, demos um tempos, fiquei mal por isso orei. DEUS, fiz promessas, ELE me.trouxe ela, porem vacilei e não cumpri minhas promessas, e acabei relaxando em minhas orações, e não indo na.igreja, então acredito DEUS esta contigo, porque os pensamentos ruins estão também comigo porem meu coração esta em paz, e acredito na.restituição disso

      Excluir
    2. Vamos orar e ter fé e todos vão ver q nosso Deus é o Deus do impossível, muitos dizem para a gnt desistir, mas se estamos cm esse desejo em nosso coração conforme a vontade d Deus não podemos desistir no meio do caminho, Deus é conosco!!!

      Excluir
    3. Com certeza, estou passando agora por um momento em que estão duvidando de minha fé, estão fazendo piada, estou bem mal por causa disso, as vezes sinto até vontade de desistir, porem oro a DEUS que eu prove que estão errados.

      Excluir
  45. Boa noite, amigo passo por uma situação meio triste, esse ano de 2015 tem sidos um dos piores, perdi um semestre na faculdade, namoro de 8 anos, porem irmão me.diga, no início fiquei mal, mais orei a DEUS para a restituição de tudo,namoro faculdade até um.estágio bom, ela sempre queria dar um passo a mais e eu sempre recusava, orei a DEUS fiz promessas e ela voltou a falar comigo, porém eu não cumpri com aquilo que prometi e parei de orar e infelismente terminou de vez.

    OREI muito a DEUS e continuo porém meu coração esta em paz e ELE dizendo que tudo vai dar certo e apos isso um amigo meu veio até mim, e me disse que estava na.igreja e a palavra que estava sendo dita pra ele, ele imediatamente pensou em mim, e me disse assim TUDO QUE O TEU CORAÇÃO MAIS DESEJA SERA REALIZADO, até uma criança de 7 anos me.disse algo que me.tocou, tenho tido alguns sinais, porem esse meu amigo disse que farão com que eu desista, os pensamentos também faram tambem que você.desista, isso meu amigo disse, e ELE todo dia me lembra disso, e eu fico em paz tambem quando estou orando, porém as vezes da um desanimo, até os meus sonhos quando estou pra beijar outra pessoa sou bloqueado, agora preciso de sua opinião, estou orando muuito, e tenho tido pensamentos bons e até mensagem desse meu amigo que nem conhece a menina que amo, e me disse essas palavras, fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais alguma coisa, eu falei a algumas pessoas que estavam com pouca fé e até para uma pessoa ateu COM UMA CONVICÇÃO E fiquei em paz, no total disse a 3 pessoas e uma criança que acabou de conhecer JESUS e eu disse que se ela tiver fé ela.conseguira aquilo bque ela desejar

      Excluir
    2. Meu irmão

      A história que você descreve infelizmente é muito comum. Frequentemente precisamos perder algo para valorizar o que tínhamos e aprender uma lição importante na vida. Isso já aconteceu comigo.

      Acho que você precisa aprender a confiar mais em Deus. Deixar nas mãos d´Ele a direção da sua vida e acreditar que Ele vai fazer o melhor por você.

      Se a vontade d´Ele for re-estabelecer o relacionamento que você teve e não valorizou o suficiente, tudo bem. Mas se não for esse o plano de Deus, pode ter certeza que Ele fará algo muito bom na sua vida, algo que nem passa pela sua cabeça hoje.

      Aprenda a viver mais relaxado e deixar o futuro, as coisas que você não pode mudar mesmo, nas mãos d´Ele. Sua vida vai melhorar muito.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
    3. Irmão hoje estava na igreja orando, (sou.católico), me pus de joelho orando pedindo perdão por naquele dia eu estar triste e um pouco desatento nas orações, pedi a DEUS um sinal, me levantei apenas baixei a cabeça e uma senhora pediu que continuasse de cabeça abaixada, colocou a mão em minha cabeça e orou por mim, depois que terminou agradeci a ela e ela foi orar, depois que ela terminou pediu um abraço e me disse que eu alcançarei aquilo que desejo, 1 semana atrás outro amigo me disse algo parecido, foi DEUS falando comigo? Me senti em paz com isso e muito feliz

      Excluir
  46. Olha o que me aconteceu um dia depois de ter escrito isso.. pedi a DEUS confirmação e olha isso

    Irmão hoje estava na igreja orando, (sou.católico), me pus de joelho orando pedindo perdão por naquele dia eu estar triste e um pouco desatento nas orações, pedi a DEUS um sinal, me levantei apenas baixei a cabeça e uma senhora pediu que continuasse de cabeça abaixada, colocou a mão em minha cabeça e orou por mim, depois que terminou agradeci a ela e ela foi orar, depois que ela terminou pediu um abraço e me disse que eu alcançarei aquilo que desejo, 1 semana atrás outro amigo me disse algo parecido, foi DEUS falando comigo? Me senti em paz com isso e muito feliz, foi DEUS que tocou aquela senhora pea me dizer aquilo?

    ResponderExcluir
  47. Ore para que Deus confirme uma revelacao que recebi pra se cumprir ate dia 20/09/2015. Por favor fale comigo no email:mmmmporto@hotmail.com
    Agradecida.....chamo me Mara.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Vinicius, tenho uma pergunta relacionada a esse artigo. Eu estava andando pleno ano novo 2014 e derepente vi uma moradora de Rua e falei "Deus esta te dizendo que esse ano será ano novo e vida nova, você nao tera essa vida que tu tem hoje", (até hoje não vi essa mulher na rua pegando lixo), logo em seguida encontrei um ex irmão (dono de alguma favela, traficante) e disse á ele "O senhor manda lhe dizer que se não prostates nos pés do Senhor o caminho ficará estreito" e no mesmo ano ele foi preso ! Na hora que dei essas mensagens Senti um fogo, não sei se era por que eu voltava da casa de uma irmã aonde eu estava orando e comecei a falar, senti a presença de Deus e duvidei disso ao mesmo tempo, mas dei essas menaagens sem pensar 2 vezes. Você acha que esse foi o caso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre difícil responder sobre casos específicos sem conhecer toda a história do que aconteceu e sem acompanhamento real do que se ocorreu depois. Por exemplo, você não sabe exatamente o que aconteceu com a mulher para quem profetizou e seria bom que procurasse saber, para poder testemunhar com certeza.

      A descrição que você fez parece indicar terem sido sim profecias, mas não posso garantir com absoluta certeza, pois, como disse, não conheço todos os fatos.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
    2. Olá! Buscando sobre profetas e profecias encontrei este blog.
      Estou passando por um momento difícil, um relacionamento ( Namoro ) de 8 anos acabou sem explicação, eramos muito amigos e cumplices em tudo, estávamos planejando formar família e começaríamos a construir nossa casa. Depois de dias de término eu orei muito e eu estava decidida a pedir pra voltar...porém naquela semana durante uma pregação o meu pastor disse assim ao término do culto..ELE VAI VOLTAR, MAS NÃO PENSE QUE VAI SER FÁCIL, PQ SE FOR FACÍL VC VAI SE DESVIAR DOS CAMINHOS DO SENHOR!
      Pra minha surpresa pedi pra voltar e ele voltou, mas foi horrível, parecia que eu não o conhecia mais e terminou novamente comigo.
      Bem, para ser mais clara não estou aqui em busca de resposta para este relacionamento, até porque o único que pode me dar essa resposta é o Senhor, mas na semana que ele terminou comigo pela segunda vez Eu tive um sonho que ele descia a ladeira com uma colega do trabalho e um mês depois eu descobri que eles dois estavam namorando.
      Já foi me entregue dezenas de vezes que Deus vai restaurar o meu relacionamento...e foi através de varias pessoas e inclusive através da bíblia em momentos que eu estava em oração pedindo resposta ao Senhor.
      A poucos dias atrás eu tive um sonho, sonhei que a irmã dele me contava que ele e a Outra mulher ( separada com 2 filhos) iam construir pra morar juntos, acordei assustada na madrugada e orei repreendendo isso. O tempo passou e dois dias depois desse sonho a mãe dele me liga e diz que eles vão começar a construir em cima da casa dela pra morar juntos..fiquei anestesiado com o fato de já ter sonhado. Três dias depois eu acordei e me ajoelhei para orar como de costume em toda manhã e ao me ajoelhar SENTI OU OUVI, não sei explicar, mas era uma voz me dizendo SOFONIAS, nunca tinha lido esse livro na bíblia e nem sabia onde ficava. Bem o fato é que não dei ouvidos e continuei a minha oração da manhã, porem aquilo me incomodava e então resolvi ler, mas não estava com o tal sonho e ligação em minha mente..deletei...pensei assim: - " vou ler pra desencargo de consciência".
      E assim eu fiz, mas me surpreendi quando cheguei em um versículo que dizia; EDIFICARÃO CASAS, MAS NÃO HABITARÃO NELAS...Eu já tinha ficado anestesiado com o sonho e a ligação e depois da revelação da palavra fiquei maravilhadaaaa....
      Acredito eu que o Senhor tem falado comigo através de sonhos e a paz que eu sinto mesmo amando ele e sabendo que tudo isso está acontecendo do outro lado ( ele com ela ) É INEXPLICAVEL.
      O que eu quero saber é será mesmo Deus está usando profetas, bíblia e até mesmo sonhos para me revelar a restauração desse relacionamento??? As vezes tenho duvida, mas eu sei que as duvidas não permitirão eu ver Deus agindo a meu favor.

      Excluir
    3. Minha cara

      Eu recebo muito esse tipo de pergunta e confesso que a resposta não é fácil de dar. Principalmente porque eu não conheço toda a história, apenas um resumo dos fatos. E como você bem disse, a vontade da pessoa pode gerar distorções nas coisas que percebe.

      Mas acho que tenho algumas coisas para falar que poderão te ajudar. A primeira delas é que sim, Deus continua a falar através de profecias, usando diversas formas: sua Palavra, profetas, sonhos, etc. Disso não tenho qualquer dúvida. tenho inclusive experiências pessoais que me comprovam isso.

      No que se refere a seu caso, há vários indícios que parecem apontar nessa direção. Por exemplo, a inspiração para ler Sofonias, um livro muito pouco conhecido.

      Penso que Deus está falando sim com você. A questão é interpretar o que Ele está dizendo. Deus pode sim estar falando sobre seu relacionamento fracassado. Agora, você entende que Deus aponta para um retorno futuro com seu ex-namorado. E esse é o desejo do seu coração.

      Mas sinceramente não sei se esse é mesmo o recado de Deus. E eu me explico.

      Profecia é o ato de Deus dizer sua vontade para nós. Agora, procure pensar como Ele faz. A questão que se apresenta é a seguinte: esse rapaz é o certo para você? Será que os atos dele, procurando outra moça, construindo um relacionamento com ela, deixando você de lado, etc, o tornam adequado para você? É isso que de fato interessa a Deus.

      Sinceramente, não tenho certeza que essa mensagem que foi dada para você. Por exemplo, você leu Sofonias, falando em edificar a casa, como se referindo ao relacionamento atual do rapaz. Mas pode se referir ao relacionamento anterior, aquele que você teve com ele. Também faz sentido, dentro do contexto. Não dá para ter certeza.

      Resumindo, você disse que não queria discutir profecia para falar do seu relacionamento. Mas foi isso que você fez o tempo todo. Isso é que prende sua atenção. Faz você ficar congelada: tudo fica parado dependendo da retomada desse relacionamento.

      E não pode ser assim. Sua vida precisa ir em frente, precisa prosseguir. Deus pode até ter coisa muito melhor para você.

      Minha sugestão para você é ter fé. Deixar tudo nas mãos de Deus. Parar de se preocupar tanto com essa questão.

      Se os planos de Deus forem você voltar com seu ex, isso vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. Se não for, outra coisa melhor haverá à sua frente.E podemos saber disso pela fé.

      Sua vida é muito importante para você canalizar tudo em cima de um relacionamento. Você é muito mais do que isso. Sua importância para Deus vai muito além disso.

      Talvez eu não tenha dito aquilo que você queria ouvir. Mas foi isso que Deus colocou no meu coração. Espero que tenha ajudado.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  50. Não é bem assim. Deus não usa a pessoa para falar com ela mesma. Deus fala direto com a pessoa, como fez com tantas pessoas na Bíblia.

    ResponderExcluir
  51. Ola por muito tempo eu venho sofrendo por uma situação muito ruim na minha vida (8 anos ) sou usuário de drogas (cocaína ) de uns tempos pra cá me vem uma vontade enorme de entra na igreja e segui o caminho de deus , eu vou as vezes já aceitei Jesus na minha vida sempre pedindo a deus a libertação desse vicio e sempre fico 2 semanas e depois desanimo e paro de ir e depois de um tempo vou de novo e assim de repetidamente , quando eu uso eu náo penso por mim e quando vou ver gastei o dinheiro todo e fico completamente arrependido e peço a deus pra me tira disso pq náo aguento mas , choro pedindo repetidamente pra deus me disso pra ele falar comigo e me dar uma direção . ai me vem em mente em parar com isso e começar uma vida nova um novo dia. Me conforta o coração . mais eu náo sei se e deus falando comigo ou é meu desespero em parar com isso ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que há duas coisas na sua manifestação que precisam ser consideradas. A primeira é que o Espírito Santo sim fala com você, para ajudá-lo a enfrentar seu vício. Não tenho dúvidas quanto a isso.

      E certamente vai continuar falando, incomodando você, enquanto você não conseguir a vitória final.

      A segunda questão é que você precisa de ajuda. De tratamento especializado, para ajudar você a enfrentar os efeitos do vício. Sozinho é muito difícil conseguir fazer isso, mesmo com a ajuda do Espírito Santo.

      É como o apóstolo Paulo ensinou: o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Em outras palavras, a pessoa quer vencer o problema e se convence disso no seu espírito. Mas as fraquezas da natureza humana (a carne) impedem a vitória final.

      Portanto, não deixe de procurar ajuda especializada.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  52. Deus falou comigo em meus pensamentos e no começo pensei que eu estava ficando maluca que aquilo não poderia acontecer comigo. Tudo começou quando eu trabalhava em uma empresa há 15 anos e então eu soube que a empresa iria ser extinta, pois era uma economia mista, e os administradores estavam querendo que todos os funcionários assinassem um documento fazendo um acordo para que a causa que ganhamos na justiça fosse paga em suaves prestações mensais a começar no ano seguinte. Achei um absurdo aquilo pois se a empresa ia fechar jamais conseguiríamos receber alguma coisa, mais os outros funcionários foram convencidos que tudo daria certo e quem não assinasse o acordo poderia até ser colocado na rua, quase todos assinaram e eu até peguei a caneta e recebi o papel para assinar diante do presidente do sindicato, eu realmente estava disposta a assinar se o meu braço não tivesse ficado duro e ele dizia pra mim, assina logo e o braço não saia do lugar, então percebi que Deus estava dizendo naquele momento que não era pra assinar aquele papel e foi o que eu respondi para o presidente do sindicato e ele me respondeu: se você não assinar vai aguentar as consequências desse ato e se prepare para o que está por vir, na hora apenas respondi que se Deus estava comigo eu nada temeria. Fui perseguida covardemente, me tiraram ate cadeira pra sentar, não me davam trabalho nenhum, eu ficava vagando pelos corredores da empresa, me sentia muito mal com a situação e estava disposta a pedir demissão, orei e pedi a Deus que ele me orientasse já que ele não havia deixado eu assinar o papel do acordo, foi quando Deus falou comigo claramente em meus pensamentos dizendo que eu só sairia quando ele determinasse. Fiquei então quieta, mais a situação era horrível, eu chorava de tristeza mais Deus era minha força e um dia quando ia chegando para trabalhar, antes de entrar na empresa olhei para dentro dela e vi uma coisa horrível naquele lugar, era como um monstro babando, mais ou menos igual aqueles que a gente vê na tv como um lobisomen, naquela hora comecei a chorar e em meu pensamento disse a Deus que estava com medo e ele me respondeu que eu entrasse e não tivesse medo porque ele estava comigo, então me tranquilizei e entrei para trabalhar, foi assim quase um ano, pra encurtar a história, um dia acordei, tomei banho pra trabalhar e quando me arrumava Deus falou assim: aqueles que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mais permanecem para sempre, pronto, ali eu sabia que algo naquele dia ia acontecer, falei isso pra minha filha disse a ela que algo ia acontecer na empresa. Quando cheguei na empresa o presidente mandou me chamar e quando eu entrei na sala dele ele me olhou sério e disse: vou lhe pagar tudo que a senhora tem direito, porque eu tentei de tudo contra a senhora, mais de tudo mesmo, e perdi todas as vezes, a senhora deve ter um protetor muito forte, eu disse a ele que meu protetor era Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  53. Recebi tudo que todos os outros não receberam. Eu morava em Porto Velho na época mais minha família mora em Manaus, então Deus me disse que eu iria morar em Manaus então respondi pra ele que lá eu não tinha casa própria, que seria difícil vender aquela casa e comprar outra em Manaus e eu não queria morar com família, estava acostumada na minha casa, disse que preferia ficar em Porto Velho, não teve jeito Deus confirmava minha ida para Manaus, então falei com minha mãe e ela disse que uma senhora que ela havia ajudado tinha falecido e tinha feito a doação de uma casa pra ela em cartório, como a casa estava deteriorada minha mãe reformou a casa toda que ficou como nova, era azul e branca, minha mãe disse que iria me dar essa casa, tudo deu certo, chamei a casa de pedacinho do céu, mais eu não tinha emprego e um dia passando numa estrada vi uma fila e perguntei pra minha irmã que fila era aquela, ela respondeu que era pra emprego seletivo, mais que só era politica, nada era certo, fui pra casa e Deus me mandou pra fila do dito emprego, pra encurtar passei e fui trabalhar no hospital do câncer em Manaus Fundação Cecon, fui para o setor administrativo mais depois fiquei na quimioterapia do hospital e ali vi mais uma vez a mão de Deus na minha vida. vou parar por aqui mais tenho muito mais coisas a contar sobre a minha experiência com Deus. Apenas mais uma. Eu queria muito uma bíblia com letras grandes, tipo bíblia de estudo, comprei-a, era linda e eu estava toda entusiasmada e vivia dizendo minha bíblia pra lá, minha bíblia pra lá, tudo era minha bíblia. Fui a um culto da igreja e quando estava pra terminar o culto ouvi a voz de Deus dizendo pra eu entregar a bíblia pra aquela senhora na minha frente.fiquei pensando e agora o que faço. De novo Deus falou entregue a bíblia, quando terminou o culto eu fui até a dita senhora e toda desconfiada e sem jeito disse a ela que alguém tinha me mandado entregar aquela bíblia, qual não foi minha surpresa, quando a senhora começou a chorar e agradeceu muito dizendo que o marido dela estava estudando para ser pastor, mais como a situação deles estava muito difícil ele usava um livrinho daqueles pequenos que tem só o novo testamento e se valia dos outros que emprestavam bíblia de vez em quando, mais que agora sim ele ia fazer um estudo completo, essa senhor fazia chinelos e insistiu muito em me dar um. Nunca usei o chinelo, fiquei só de lembrança.
    Vou para por aqui, porque tenho muitos assuntos desses para contar. Ouvir a voz de Deus em meus pensamentos foi a melhor coisa que já me aconteceu.
    Tereza Tcbalby de Manaus-Amazonas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Tereza, obrigado pelo seu depoimento. São experiências muito bonitas e que merecem ser compartilhadas.

      Continue firme nos caminhos de Deus.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  54. No facebook tereza tcbalby
    whatsapp 92991904849

    ResponderExcluir
  55. Irmão que Deus continue te abençoando. Paz do senhor.

    ResponderExcluir
  56. Irmão que Deus continue te abençoando. Paz do senhor.

    ResponderExcluir
  57. A PAZ DO SENHOR A TODOS MEU NOME E OBADIAS E AQUI VOU CONTAR O QUE DEUS FAZ.EU TINHA UM DESEJO DE SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA E DEUS TINHA SEUS PLANO E QUERIA QUE FOSSE PASTOR DAI MIM MATRICULEI NA FACULDADE E DEUS VINHA FALANDO NA MINHA MENTE QUE NÃO ERA SEUS PLANOS ENTAO E NÃO QUERIA OBEDECER E IRIA DE MOTO ESTUDAR E ELE SEMPRE NA MINHA MENTE E EU LUTANDO CONTRA MEUS PENSAMENTOS CONTEI A MINHA ESPOSA ,AI ELA FALOU QUE ALGO IRIA ACONTECER PRA MIM NÃO IR MAIS ESTUDAR ,RESUMINDO MINHA MOTO SE QUEBROU ,EU COMECEI A IR DE CARONA .CONCLUZÃO DEUS FEICHOU A FACULDADE E EU DESISTIR DE LUTAR CONTRA DEUS HOJE FAÇO DE TEOLOGIA PARA GLORIA DE DEUS .E A FACULDADE VOLTOU A FICIONAR KK AMEM .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu depoimento.Que Deus dê forças para você continuar andando nos caminhos d´Ele.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  58. DEUS FALA CONOSCO SIM PRINCIPALMENTA NA NOSSA MENTE COMO FEZ COMIGO

    ResponderExcluir
  59. a alguns anos atrás tive um sonho que um vizinho meu sofria um grave acidente isso foi perto do final do ano quando chegou na noite de natal eu fui ate a casa dele e disse a sua mãe para que ela falasse com ele pra tomar cuidado ela não gostou ate porque não era uma boa noticia pra dar na quela hora pois bem passar dos dias ele caiu feio de moto e arrebento a cara toda quase que morre

    ResponderExcluir
  60. gosto muito de falar de deus mais vejo que muitos hoje tanto dentro como fora da igreja so querem status fama querem ser vistos acima dos outros são egoístas usam da palavra para tentar subir e não porque verdadeiramente as pratica basta uma gerra e vc ve ele jogando tudo pro alto porque quando deus pede para que ide e pregai vos o evangelho ele fala de uma maneira humilde e menciona que seriamos tratados como loucos,hoje a igreja julga seu irmão mesmo a palavra sendo o contrario fica ai uma dica não olhem pro homem que prega não tente o imitalo olhe para o que esta acima desse homem porque só assim vc será em verdadeiro cristão

    ResponderExcluir
  61. Pastor estou desnorteada porque uma pastora me passou uma profecia sobre meu relacionamento amoroso que o rapaz que namorava não era o homem pra mim e então que se eu insistisse sofreria muito na mão dele e poderia até perder a vida então me desesperei e ainda estou. Pedi muito que Deus me mostrasse se aquilo era verdade em sonho ou outro profeta. Eu seriamente fiquei confusa e até pedi um tempo para meu namorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara

      Eu vivi uma situação semelhante, quando uma senhora, esposa de pastor, passou-me uma profecia que eu devia parar de viajar de avião, caso contrário sofreria um acidente. E eu viajava a trabalho todas as semanas, naquela época.

      Se fosse atender a profecia, eu teria que sair do meu emprego, que era muito bom, e tomar decisões que mudariam radicalmente minha vida. Fiquei em grande dúvida.

      Aí, eu disse a Deus o seguinte: não estou me insurgindo contra sua orientação, mas não tenho certeza que tal profecia existe mesmo. Assim, vou continuar a viajar de avião normalmente e se for mesmo da sua vontade que eu pare, mande confirmação por outra pessoa e eu pararei de imediato. E assim fiz. E não houve confirmação e também não houve acidente.

      Na verdade, toda essa questão nasce da dúvida quanto à veracidade da profecia, ou seja quanto ao fato do profeta ser mesmo profeta, pois existe muito abuso nos dias de hoje.

      Você pode agir como eu agi. Ore a Deus e diga sinceramente para Ele que você irá se submeter, se essa for mesmo a sua vontade. Mas que não fará nada, ou seja vai continuar sua vida normalmente como está hoje, até que essa profecia seja confirmada claramente. Isso não é insubordinação a Deus e sim bom senso.

      Pode ter certeza que se a mensagem tiver vindo mesmo de Deus, Ele vai confirmar. Se não confirmar, você pode continuar com seu namorado - você poderá ser ou não feliz com ele, mas se não for, as razões serão outras, não essa.

      Espero ter ajudado.

      PS Eu não sou pastor - não quero assumir uma posição que não me pertence. Sou apenas uma pessoa que estuda e vive o Evangelho há muitas décadas e que tem um ministério de ensino.

      Vinicius

      Excluir
  62. A paz do Senhor Vinicius, estava pesquisando sobre como saber quando Deus estar falando com noção e parei aqui no seu blog.vejo que tens respostas direcionadas de Deus.
    Então gostaria de uma ajuda para tirar algumas duvidas.
    Irmão Vinicius algum tempo sinto tipo uma cobrança como se fosse Deus querendo algo de mim tipo mais santificação é busca pra que ele possa me usar mais. Mais eu foco achando que isso é coisa da minha cabeça eu não sei se é Deus ou e desejo do meu coração.
    É um desejo de me santificar mais e fazer mais para aqueles que precisam da palavras.Eu não sei como explicar e como se fosse um desejo ardente em meu coração para mim buscar mais trabalhar em trabalho de libertação na igreja eu vejo assim na minha mente como eu seria usada na presença de Deus.
    Será que é coisa da minha cabeça ou é Deus me mostrando como ele quer me usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Sueli

      Sua pergunta é muito boa e tem tudo a ver com o texto acima. E a resposta para seu caso é fácil de dar: sim, é o Espírito Santo querendo um envolvimento maior seu com a Obra d´Ele. Querendo também que você avance no processo de santificação (melhoria contínua).

      E como posso afirmar isso? Simples. Porque Ele quer isso de cada um de nós. E está sempre nos orientando a agir assim.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  63. A paz do Senhor Vinicius, estava pesquisando sobre como saber quando Deus estar falando com noção e parei aqui no seu blog.vejo que tens respostas direcionadas de Deus.
    Então gostaria de uma ajuda para tirar algumas duvidas.
    Irmão Vinicius algum tempo sinto tipo uma cobrança como se fosse Deus querendo algo de mim tipo mais santificação é busca pra que ele possa me usar mais. Mais eu foco achando que isso é coisa da minha cabeça eu não sei se é Deus ou e desejo do meu coração.
    É um desejo de me santificar mais e fazer mais para aqueles que precisam da palavras.Eu não sei como explicar e como se fosse um desejo ardente em meu coração para mim buscar mais trabalhar em trabalho de libertação na igreja eu vejo assim na minha mente como eu seria usada na presença de Deus.
    Será que é coisa da minha cabeça ou é Deus me mostrando como ele quer me usar?

    ResponderExcluir
  64. boa tarde, sou novo na fé, comecei a buscar por deus quando meu casamento ruiu, então me batizei, minha esposa nao queria saber da igreja, estamos em casa separadas ainda, então em um culto que ela disse nao saber se iria, eu cheguei e ela nao, então comecei a orar e clamar a Deus que se fosse pra mim continuar lutando por esse casamento, que deus a levasse para a igreja naquele dia, mesmo atrasada, em aproximadamente 15 minutos ela apareceu, então, foi uma rsposta de Deus????

    ResponderExcluir
  65. boa tarde, sou novo na fé, comecei a buscar por deus quando meu casamento ruiu, então me batizei, minha esposa nao queria saber da igreja, estamos em casa separadas ainda, então em um culto que ela disse nao saber se iria, eu cheguei e ela nao, então comecei a orar e clamar a Deus que se fosse pra mim continuar lutando por esse casamento, que deus a levasse para a igreja naquele dia, mesmo atrasada, em aproximadamente 15 minutos ela apareceu, então, foi uma rsposta de Deus????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que você descreve, eu acredito que sim. Deus mostrou a você que está presente na sua vida e que há espaço para a reconciliação sua com sua esposa.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  66. Olha o que me aconteceu um dia depois de ter escrito isso.. pedi a DEUS confirmação e olha isso

    Irmão hoje estava na igreja orando, (sou.católico), me pus de joelho orando pedindo perdão por naquele dia eu estar triste e um pouco desatento nas orações, pedi a DEUS um sinal, me levantei apenas baixei a cabeça e uma senhora pediu que continuasse de cabeça abaixada, colocou a mão em minha cabeça e orou por mim, depois que terminou agradeci a ela e ela foi orar, depois que ela terminou pediu um abraço e me disse que eu alcançarei aquilo que desejo, 1 semana atrás outro amigo me disse algo parecido, foi DEUS falando comigo? Me senti em paz com isso e muito feliz, foi DEUS que tocou aquela senhora pra me dizer aquilo?
    Teve outro fato que uma criança de 7 anos virou e disse pra mim que JESUS falou com ela no sonho e estabeleceria meu relacionamento (sei que crianças tem imaginação fértil, mais acredito que não seja por acaso), eu me sinto em paz e de vez em quando me da um desanimo, e quando isso acontece algo me manda ler um mensagem e volto na paz de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que Deus esteja sim querendo dialogar com você. Esses são sinais reais dessa intenção d´Ele.

      Sugiro a você dedicar mais tempo à oração e à meditação nas coisas de Deus e pode ter certeza que Ele vai se fazer mais presente ainda. Você vai ouvir muito mais d´Ele.

      Vinicius

      Excluir
  67. Muito obrigado, Vinícius.
    Que DEUS te abençoe a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde a paz do Espirito Santo. Sei que quando estamos na presença do altíssimo o adversário, é o manifesto é diariio em nosso existência .
    ESTAVA numa semana de oração quando fui convidada, a ora por um casal , desviados dos caminhos do ALTÍSSIMO. pois começamos a orar e derepente senti as narinas do ALTÍSSIMO, veio sobre o meu nariz um cheiro tão forte, um cheiro horrível de em chofre muito forte , e dona da casa ela estava numa de pressão profundo e seu esposo fungo o tempo todo no patio em quanto nos esta vamos na sala da sua casa orando.. Irmão isso é de Deus o que senti e tenho esse tipos de visões .......

    --------------------------------------------------------------------------
    OUTRA COISA; Estou congregando a 4 anos e já me batizei e já me a com teceu tantas coisa na minha vida com Deus . fazia 8 meses que tinha me batizado e estava na igreja Em baixadores de Cristo e fui com vidada ah ir numa outro congregação então frequentei por 3 meses e o pastorial da congregação disse que bem Deus me deu uma vissão do meu vaso se quebrando vi essa visão no ar, e um dia dormindo ele me deu um salmo que dizia espera no Senhor, só que ele tinha me falado que iriamos nos casar e confiei nas suas palavra dai depois da carne ter cometido o ato do sexo ele teve a o dá cia de me disser que oque aconteceu foi do maligno.. Mas hoje graças as misericórdia do meu Senhor Jesus. estou perdoada e pela sua grandiosa graça..... E NTÃO fiquei em casa por um tempo me culpado mais o Salvador ele é fiel.
    Hoje congrego na Assembleia de Deus a dois anos . Porém ninguém soube do que me aconteceu ;
    E as irmãs começaram me joga homens para mim, dai um dia depois que fui chamada pra Louva a O meu Senhor disse pra igreja que não estava na congregação buscando homem, que se um dia se fosse da vontade de Deus , ele ia fala direto comigo .
    Bem um dia entrei num grupo de evangelico que tinha compartilhado uma mensagem e lá estava O meu esposo o Roldy . QUANDO vi FOTO DELE QUE ELE TINHA CURTIDO A MENSAGEM QUE COMPARTILHEI..
    Veio a voz do céu dissendo assim esse é teu esposo , na hora senti se de Deus porém falei calma esse ele é casado veio a voz outra vez, entra no perfil dele entrei e ele era solteiro então hoje nos estamos já orando dia 7 de abril vai fazer 4 meses . ´S QUE ELE É DO PAIS DE CUBA..
    SEJA A VONTADE DE DEUS ESTAMOS ORANDO EM NOME DE JESUS ELE VAI VIM ÃO BRASIL...... QUE DEUS NOS ABENÇOE E ABENÇOE O SEU MINISTÉRIO. E VEM UMA PAZ TÃO MARAVILHOSO NO MEU CORAÇÃO QUE NUNCA SENTI..
    DEUS EM NOME DE JESUS HOJE FAZ SEIS MESES QUE FIZ UM TRATAMENTO DE CÂNCER E MAIO E JUNHO JULHO DO ANO PASADO ESTAVA FAZENDO MEUS EXAME E A IGREJA TODA ORANDO E DE MADRUGADA VEIO UM ANJO DO ALTÍSSIMO DISSE -ME ASSIM FILHA FICA TRANQUILA ESTOU TE GUARDANDO. E QUANDO DEPOIS QUE FIZ OS EXAMES ENTREI NUMA SALA COM OS MÉDICOS ELES ABRIRAM O EXAMES ELES COMEÇARAM ME DISSER QUE NÃO TINHA RAIZ NÃO TINHA EM OUTRO ÓRGÃO GLORIA A DEUS ELE É GLORIFICADO SÓ A ELE TODA A HONRA E A GLORIA... ESTOU FIRME ATE O FIM SEJA A VONTADE DELE...

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Olá Vinícius que a Paz de Cristo esteja com vc. Eu quero dizer que eu descobri seu blogger por acaso e que eu gostaria muito de contar uma história que aconteceu comigo, há uns anos atrás, e que tudo haver com o tema acima. Até tentei escrever aqui mais infelizmente não foi possível. Gostaria gentilmente de poder entrar em contato com vc se fosse possível somente para te contar a minha história. Desde já agradeço e agora passarei a ser umas das seguidoras e leitoras de seu blogger. Um forte abraço meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Liliane

      Você pode me escrever no endereço freiremoura.vinicius@gmail.com .

      Comunicações recebidas no meu email nunca são tornadas públicas no blog.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  71. Esse tema é muito interessante e maravilhoso, Deus interagir com os seus servos.Eu ficava sem entender como eu que vivia numa igreja e nunca Deus falou comigo, e os crentes diziam que Deus falava com eles, eu não aceitava isto. Quando há 9 anos, fui convidada para ir conhecer uma igreja evangélica. E foi lá que Deus falou comigo, como um sussurro no meu ouvido, fiquei abobalhada.Deus já falou comigo várias vezes, são muitos testemunhos neste sentido. Um dia eu entrei no ônibus, ao me sentar ao lado de uma moça, veio na minha mente:Fala com ele de mim, ela está afastada, eu fiquei sem saber o que falar, comecei a falar do tempo e falei de Jesus p ela então ela mesma me falou que estava afastada há 6 anos, e ali Jesus tocou em seu coração e ela voltou, fiquei com seu telefone e começamos a nos falar. Um dia eu estava numa Consagração e uma mãe chorando muito pediu oração p filha dela que saiu de casa e foi para um lugar muito ruim. quando Deus me mostrou em visão uma mão enorme, e eu disse para ela que Deus ia tirá-la com sua mão forte daquele lugar, na semana seguinte ela foi dar o testemunho que a filha voltou para casa., são tantas experiências. Eu congregava numa igreja, onde estavam acontecendo coisas que não me agradavam; então falei para Deus: vou sair de lá, e fiquei com isto na minha cabeça,no dia em que resolvi sair, eu estava sentada na mesa da minha cozinha e Deusa falou na minha mente: Eu te plantei ali, se sair perderá, todas as bençãos que tenho pra te dar, aí falei:Tá bom, tá bom, mas Deus só saio dali quando o Senhor me tirar. Meses depois Deus realizou um grande sonho que eu tinha e me mudei e fui congregar em outra igreja. Deus já falou comigo através de outras pessoas tb. Eu não falo línguas estranhas, mas o Espírito Santo está sempre me orientando, interagindo comigo, é muito bom. Eu tenho muitas falhas, nada perfeita, mas meu coração é de amor por Deus Pai, Deus Filho e pelo Espírito Santo. Para terminar, certa vez eu fiz um comentário de uma irmã com outra irmã, eu não tenho este hábito, mas naquele eu fiz; na hora, Deus falou bravamente comigo:Não gostei do que vc fez; fiquei tão angustiada, um peso tremendo no meu coração, fui para casa pedindo perdão a Deus, depois de muito tempo que eu estava pedindo perdão, completamente arrependida, a angústia foi aos poucos passando até passar por completo. Eu resolvi trocar meu fogão, quando eu estava acertando a compra pela internet, Deus me falou: Não faça esta compra, e eu falei:Mas Deus é só um fogão! E comprei; o fogão veio com defeito de fabricação, dois técnicos tentaram concertar e não conseguiram, aí cancelei a compra. Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  72. Irmãos! Não sou melhor que ninguém, mas a fé que tenho em Deus, mesmo quando eu não era convertida, sempre foi muito grande, sempre confiei Nele em quaisquer circunstâncias. Mas foi quando entreguei a minha vida a Jesus que tudo começou. Vale a pena servir a este Deus tão poderoso e maravilhoso. Abç

    ResponderExcluir
  73. Irmãos! Não sou melhor que ninguém, mas a fé que tenho em Deus, mesmo quando eu não era convertida, sempre foi muito grande, sempre confiei Nele em quaisquer circunstâncias. Mas foi quando entreguei a minha vida a Jesus que tudo começou. Vale a pena servir a este Deus tão poderoso e maravilhoso. Abç

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. a paz,vinicius bom eu quero tirar uma dúvida eu amo uma garota da minha igreja eu sofro porque ella disse que não gostava de mim..mas em uma certa manhã eu estava em uma consagração e deus falou comigo que estava movendo as aguas e ainda disse atravéz de uma senhora:aqui nessa consagração tem alguem sofrendo mas filho eu estou movendo as águas.. obs:naquela manhã..todos os dias eu sofro mais eu nao entendi você pode me explicar esse mover das águas deus se referia a garota que eu amo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Guilherme

      Não tenho dados suficientes para responder sua pergunta. Mas acho que você mesmo pode tirar essa dúvida e chegar à conclusão certa.

      Conforme meu texto explica, você pode pedir confirmação a Deus. E ela virá de fonte diferente daquela que passou a mensagem inicial. Será outra pessoa, um vídeo ou um texto da Bíblia. Algo que vai falar ao seu coração e dar a você a segurança que precisa.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  76. Oi Vinicius, eu tava procurando aqui na Internet em sites cristãos alguma resposta para minha duvida e achei seu blog. Bom é porque duas amigas minhas que seguem Cristo me apoiaram mas outras pessoas disseram que isso podia ser desejo do meu coração. Bom eu conheci um menino por Internet a gente começou a ser mais que amigos, mas depois de um tempo resolvi que era melhor ficarmos na amizade, apesar dele ainda gosta muito de mim e eu dele (é um sentimento muito puro o que sinto por ele, tanto é que eu já sonhei com ele várias vezes e em nenhuma delas a gente se beijou nem teve nenhuma imoralidade) e eu sinto que Deus não colocou ele na minha vida por acaso, mesmo se não for pra nós dois ficarmos juntos um dia, acho que nossa amizade vai durar por muito tempo. Vai fazer 1 ano que me converti, estou bem firme sabe, estou sendo preparada para ser líder e tenho sentindo já faz um tempo para eu cuidar de pessoas, e já faz umas semanas, que tenho sentindo muito a necessidade de ir para a cidade desse meu amigo morar pra lá, já que ano q vem termino a escola e começo faculdade e aqui onde eu moro não tem faculdade boa, tenho orado muito e pedido pra Deus falar comigo, e ele tem falado muito com palavras relacionadas ao amor, e com pequenos detalhes também, mas ainda tô confusa se devo ir ou não, porque sinto que Deus me deu a missão de cuidar dele, ele voltou a pouco tempo p igreja mas sinto que é capaz de que alguma influência seja capaz de tirar lo de novo. Então duas pessoas já me disseram que seria muito bom eu ir pois comigo lá eu o ajudaria a se firmar mesmo, mas outras disseram que isso seja só um desejo do meu coração, porém eu sinto que não é sabe, é isso me trás uma paz tão grande..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara

      Gostei do seu depoimento pela sinceridade que você demonstrou. E também pelo fato de estar tentando ouvir a voz de Deus e não simplesmente fazer com que sua vontade prevaleça. Isso é muito bom.

      Acho que suas observações misturam algumas questões, o que é comum quando aspectos do coração e da fé se juntam.

      Por exemplo, quando você diz que tem vontade de cuidar do rapaz, mesmo que não haja um relacionamento entre vocês. Essa necessidade de cuidar é algo bem feminino, é inerente ás mulheres. E isso não é ruim em si.

      Mas você não pode se enganar achando que esse seu desejo não está ligado a uma vontade de ficar com ele. De tentar embrulhar isso com a roupagem de que estará fazendo um trabalho espiritual junto a ele. Isso seria auto-engano. Seria se iludir.

      Você quer cuidar dele porque gosta dele. Simples assim. E isso não é errado. Ruim é tentar justificar uma coisa natural com razões espirituais.

      Se você gosta dele, vá perseguir seu sonho. Se puder namorá-lo, faça isso. Afinal, o namoro é exatamente um teste para o relacionamento. Existe para que o casal consiga perceber se existe algo além da atração inicial e mais ainda, se há compatibilidade de objetivos na vida, de princípios, etc.

      Se o namoro não der certo, não será o fim do mundo. Você terá ganho experiência e entendido melhor o que deseja num homem. E poderá ter mais sucesso na tentativa seguinte. Se der certo, melhor ainda.

      Mas onde Deus entra nisso tudo? Eu já escrevi em outros posts aqui no blog que muitas vezes Deus não formula planos exatos para nós. O que Ele faz é nos apontar um caminho e deixar que a gente mesmo faça as próprias escolhas para podermos crescer. É isso que a gente costuma fazer com nossos filhos.

      Deus não determina cada passo que devemos tomar, senão o livre arbítrio desapareceria. Ele nos dá liberdade para escolher, mas nos aconselha e nos alerta quando vamos pelo caminho errado. Um relacionamento saudável com Deus é desse tipo.

      Concluindo, é claro que você quer ir para junto desse rapaz e verificar de perto se o que existe entre vocês é real. Por algum motivo, você não se sente à vontade para assumir isso para você mesma e para as pessoas das suas relações, então começa a criar "justificativas" para poder encaminhar as coisas na direção que seu coração deseja - por exemplo, não tem faculdade boa onde você mora mas na cidade dele tem, então é para lá que você deve ir (quando evidentemente existem faculdades boas em outras cidades que não a dele).

      Assuma o que seu coração quer e tente construir um relacionamento. Ore sempre peça a Deus que oriente cada passo, para que você não fazer bobagens por ficar meio "cega" por conta dos seus sentimentos.

      Desejo que você seja muito feliz. E volte sempre aqui.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  77. Olá Vinicius... gostaria q me ajudasse a entender se o q meu namorado recebeu foi mesmo um aviso de Deus.
    A uma semana estavamos conversando ao celular quando uma pessoa o abordou e disse ter um recado de Deus pra ele.
    E começou a falar e falar... disse q ele já havia brincado demais e estava na hora de parar e consertar seus caminhos e disse tbm q os dias dele estavam contados e q via um caixão e q era pra ele... e q até julho ele teria uma resposta.
    Diante disso meu amor se prostou.
    O chão se abriu.
    O psicológico dele tá um lixo.
    Chora a todo tempo.
    Acha q vai morrer.
    Nós terminamos pq não sou divorciada e nem ele, mas continuamos muito amigos e muito próximos pq nos amamos muito.
    E tem me doído demais ver o amor da minha vida naquela situação.
    Ele eh um homem muito sincero, honesto, trabalhador... tem um coração enorme e eh sempre muito amoroso com todos.
    Não consigo acreditar q esse recado tenha vindo de Deus.
    Ele tem vivido uma verdadeira tortura psicológica.
    Aceitou os desígnios, porém ainda n conseguiu ir a igreja.
    O q vc me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara

      Eu já contei várias vezes aqui no blog a "profecia" que me deram tempos atrás de que não poderia mais viajar de avião pois iria sofrer um acidente e morrer. E eu viajava a trabalho todas as semanas. Logo, para obedecer tal profecia, eu precisaria abandonar meu emprego, que era muito bom.

      Disse a Deus, naquela oportunidade, que aguardaria uma confirmação d´Ele, como é bíblico, e até isso acontecer nada faria. A confirmação nunca veio e eu continuei a viajar normalmente. E ainda estou por aqui.

      Penso que é assim que esse rapaz deve agir. Orar e pedir confirmação a Deus e até receber essa mensagem (que precisará vir de quem nada tenha a ver com a primeira mensageira), viver normalmente.

      Se Deus mandar essa confirmação, Ele dirá também o que o rapaz deve fazer para mudar sua sorte. Afinal, se Deus avisou algo, é porque deseja uma mudança e quer preservar a vida do rapaz - a Bíblia está cheia de exemplos assim.

      E se Deus não tiver falado nada e for confusão da cabeça de quem passou a mensagem original, como parece ser mais provável, não virá nenhuma confirmação e o rapaz terá seguido sua vida normalmente, sem qualquer preocupação.

      É só isso.

      Espero ter ajudado.
      Vinicius

      Excluir
  78. A paz do senhor a todos .

    TENHO MUITAS DÚVIDAS , E TENHO CERTEZA QUE DEUS ME ENVIO VOCÊ PRA ME AJUDAR .

    MAS HOJE SÓ VOU FAZER UMA PERGUNTA .
    OS CRISTÃOS PODEM SE BATIZADO MAIS DE UMA VEZ?
    CRECI NUMA RELIGIÃO QUE TEM OUTROS ENSINAMENTO FUI DAS TJ DESDE OS MEUS 3 ANOS E HOJE EU TENHO 43 E TEM 2 ANOS QUE SOU EVANGELICA .
    COM MEU 15 ANOS DEUS ME MOSTROU MEU ESPOSO EM SONHO E COM 2 MÊS EU ENCONTREI COM ELE ESTAMOS JUNTOS A 25 ANOS .
    AGRADEÇO PELA ATENÇÃO .
    DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara

      O batismo é um só. Agora, às vezes a pessoa passou por uma cerimônia anterior que pode ou não ter validade para ela.

      Por exemplo, na igreja que frequento, a metodista, quando a pessoa vai se tornar membro e a pessoa vem do catolicismo, o pastor pergunta se ela reconhece o batismo que teve na igreja católica - repare é a pessoa e não a igreja que define isso. Se ela disser que sim, não passará pelo batismo de novo. Se disser que não, será batizada.

      Em outras palavras, a pessoa poderá passar por mais de uma cerimônia mas somente um batismo será válido para ela.

      Outro exemplo: imagine que a pessoa tenha sido batizada quando criança (várias igrejas evangélicas fazem isso, como a metodista) e depois passou a acreditar que o batismo somente é válido para adultos (o que é defendido por outras igrejas evangélicas), sendo que as duas teses são perfeitamente justificáveis à luz da Bíblia. Para essa pessoa, a primeira cerimônia não valeu e aí ela se batiza de novo. E não vejo qualquer problema nisso.

      Repito, quem deve definir isso é a pessoa. É ela que sabe no seu coração se considera que a primeira cerimônia teve validade. Sei que há muitas igrejas que não pensam assim: elas acham que lhes cabe definir qual batismo é ou não válido. E penso que isso é um erro.

      Espero ter esclarecido.
      Vinicius

      Excluir
  79. Caro Vinicius,

    Sou casada com meu marido e de momento estamos separados.

    Acredito num casamento eterno e não acredito em segundos casamentos.

    Gostaria de saber como devo confirmar se a vontade de lutar pela restauração de meu casamento vem do meu desejo pessoal ou de Deus.

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara

      Acredito que seja vontade de ambos: Deus e sua. Deus prestigia a família e o casamento. Não é da vontade d´Ele que as pessoas se separem, embora isso seja aceito por Ele em diversas situações, como no caso do adultério, conforme explico no meu texto. Mas sua vontade é que as pessoas permaneçam casadas.

      E pelo seu comentário, entendo que essa também é sua vontade. Portanto, pode ter certeza que sua vontade pessoal está em linha com aquilo que Deus deseja.

      Sendo assim, lute pelo seu casamento. Sobretudo, em oração, coisa fundamental nessas horas.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  80. Obrigada pela resposta. Que Deus abençoe em grande sua vida.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde. Eu tenho tido muitas dúvidas nos últimos meses e como a história é um pouco comprida, irei conta-la aqui abaixo para que eu possa explicar o que tem acontecido rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius... Me chamo Patricia e estava pesquisando algumas coisas na internet e me deparei com o seu blog. Para ser mais exata, me deparei com esse seu post e preciso muito de ajuda, pois estou muito confusa.
      Bom,eu tive um relacionamento de 2 anos e meio que terminou ha 6 meses... Sou evangélica desde pequena e ele não era. Porém aí começarmos a namorar, depois de alguns meses, ele começou a frequentar a igreja comigo, aceitou a Jesus por decisão própria, porém não chegou a se batizar. Ele participava da célula (nossa igreja é uma igreja em célula. Temos cultos aos domingos e a célula durante a semana), e ele me dizia diversas vezes que gostava daquilo. Porém eu comecei a ouvir muito os outros e passei a forca-lo a se envolver mais nas coisas e a cobrar que ele se batizasse nas águas. E ele pedia que eu tivesse calma porque ele não entendia essas coisas e queria aprender mais antes de tomar essa decisão...
      Geralmente, ele vinha apenas no culto de domingo a noite porque como ele mora bem longe daqui, ficaria complicado que ele conseguisse, estar no culto da manhã, mas ele sempre se esforçava. Algumas vezes, ele não conseguia vir para a célula por conta de problemas com o carro ou algum problema na casa dele e ao invés de eu entender, comecei a brigar com ele e cobra-lo ainda mais porque os outros diziam que eu deveria fazer ele tomar mais iniciativas, que ele deveria estar SIM nos dois cultos de domingo... E eu passei a cobrar muito isso dele
      Isso foi desgastando o nosso relacionamento é passamos a brigar TODA semana. Ele sempre foi muito reservado, e lá na célula, tínhamos que compartilhar com nossos líderes nossos problemas e ele não gostava de se expor.

      Excluir
    2. E eu não entendia isso, então cobrava que ele o fizesse porque as pessoas diziam que eu deveria fazer isso. Cobra-lo!
      Enfim, depois de tanta brigas, no final de dezembro, terminamos o nosso namoro. Porém, uns dois meses antes de terminamos, meu coração passou a queimar que eu apresentasse o nosso relacionamento a Deus. Que eu orasse pelo nosso namoro. Nao sei explicar, mas o coração simplesmente queimava, mas eu não orei...
      Algumas semanas depois que terminamos, meus líderes da célula me chamaram para conversar. Na metade de dezembro (uma semana antes do término), houve uma confraternização de fim de ano na nossa célula,porem eu não pude ir porque estava com o pé quebrado. Meu namorado não queria ir sozinho, eu falei que ele deveria ir sim e ele pediu para ficar ali comigo pois realmente não queria estar la sozinho. Brigamos e ele foi... A esposa do meu líder, algumas semanas depois do término me disse que no dia da confraternização, ele chegou lá na célula como se não tivéssemos brigado. Apenas disse que eu não pude ir por conta do pé quebrado... Ela pegou os refrigerantes que ele havia levado e foi guardar na cozinha. Ela disse que assim que ela entrou, ela sentiu Deus falando com ela que o nosso relacionamento iria terminar e que ela não deveria orar sobre isso... E uma semana depois desse dia, nosso namoro terminou.
      Desde dezembro, ele não vai na igreja, não vai na célula nem em lugar nenhum. Disse aos nossos líderes que não quer me encontrar ou ir a nenhum lugar que o faça lembrar de mim.
      No começo, eu achava que isso era so mais um término bobo,pois há havíamos terminado outras vezes, mas o máximo que ficamos separados foi 1 mes e mesmo assim, sempre conversavamos bem um com o outro.
      Porém dessa vez foi diferente. Ele passou a ser grosso comigo toda vez que eu tentava entrar em contato... Me tratava mal, era ignorante, dizia que não me amava mais, que não sentia absolutamente nada por mim e que não se importava mais se eu estava bem ou não...

      Excluir
    3. Nao nos vimos mais desde o término, ele nunca me mandou mensagem, sempre sou eu que mandava e ele era grosso comigo em grande maioria...
      No começo, eu pedi então que Deus tirasse todo esse sentimento do meu coração e nada acontecia... Então passei a orar pedindo que Deus restaurasse nosso relacionamento pois eu ainda o amava muito... Pedia que Deus quebrantasse o coração dele ao menos para que eu fosse perdoada e nada acontecia...
      Então, todos a minha volta, simplesmente TODOS começaram a fala que eu deveria parar de orar por ele. Que se em todos aqueles meses Deus não restaurou o meu namoro nem nada aconteceu, nao iria mais acontecer. Que ele teve 2 anos para decidir se batizar e não quis, então ele não era nova criatura, que Deus havia me livrado e que eu deveria parar de lançar pérolas aos porcos. Que não deveria mais orar por ele, pelo nosso namoro nem sequer pela vida dele... Minha mae que é evangélica falou isso, amigos de igreja falaram isso, meus líderes da célula disseram que eu deveria parar de orar... Chegaram até a me dizer que Deus jamais responderia minha oração oi me daria uma direção. Eu perguntei porque Deus não me responderia e ouvi que Ele não responderia simplesmente porque Ele não queria. E isso tudo foi me magoando a um ponto que eu simplesmente parei de orar. Sempre pensava "Se Deus não responde orações ou ao menos me dirige no que eu deva fazer, se eu tenho que fazer isso sozinha,passar por isso sozinha, não tem mais porque eu orar"
      Foi passando o tempo ate que eu estava tão desacreditada em Deus, que deixei de ir a igreja. Simplesmente parei. As vezes vinha aquela coisa para que eu orasse, e eu apenas chorava. Passava horas chorando sem conseguir abrir a boca para falar com Deus. Eu realmente havia desacreditado...

      Excluir
    4. Então no dia 12/06 (havia um mês e meio mais ou menos que eu não ia para a igreja), uma colega minha me convidou a ir com ela em uma que ela frequentava ha anos... Relutei muito, mas por fim, aceitei. A pregação daquele dia, parece que havia sido feita para mim. O pastor pregou sobre Salmos 126. Disse que tínhamos um dono que estava no controle das nossas vidas. Que tudo aquilo que estávamos plantando em meio as lágrimas, colheriamos com alegria. No final do culto, a esposa dele subiu no altar para cantar uma música para encerrar, e antes disso, ela disse que "Aquelas lágrimas que derramamos no nosso quarto, em segredo, sem que ninguem veja, que nossos pais, maridos e filhos nem fazem ideia, Deus vê e recolhe todas. Que cada lágrima, é uma palavra para Deus, mesmo que não falemos nada, Ele sonda nosso coração"
      Sai da igreja animada com isso e naquele dia, resolvi voltar a orar pela vida do meu ex. Quero sim ver ele salvo, de volta a igreja e se for de Deus, que nosso relacionamento seja restaurado. Passei a frequentar uma igreja onde ninguém me conhecia e estou me alimentando ali...

      Excluir
    5. Porém, depois que eu voltei a orar, as coisas pioraram ainda mais. Ele começou a ser cada vez mais ignorante, grosso e duro em palavras comigo. Dizendo que não queria sequer manter mais contato comigo, falar comigo e que eu deveria deixar a vida dele em paz. A mae dele mesma me mandou uma mensagem dizendo que não ve mais volta no nosso Relacionamento e que eu deveria seguir a minha vida. Depois disso, desanimei novamente porque não imaginei que a situação pioraria da forma com a qual aconteceu. Orei por mais duas semanas e estava tão esgotada de orar e não ver sequer um resquício de mudança ou o coração dele um pouco mais maleável, então disse a Deus que para mim, já dava. Que nao iria mais abrir a boca para falar Dele, que estava cansada e tao machucada que não tinha mais forças para orar. Fui a igreja naquela noite e ao chegar, começaram a cantar aquela música "Não, este não pode ser teu fim... Não é o que Deus sonhou pra ti... Não podes aceitar, ver tua família se acabar, tua esperança se apagar, tua fé esmorecer... Sei que é difícil crer que sim, se tudo em volta diz que não..." e eu ja segurei as lágrimas e disse no meu coração que mesmo assim, não iria mais orar...
      Então um rapaz foi dar uma palavra e disse que se queremos ver algo acontecer, não devemos deixar de orar. E quando o pastor começou a pregar, ele pregou sobre Gideao...

      Excluir
    6. Disse que toda bênção, toda promessa, demora um tempo para acontecer. Disse "Até quando você vai ficar pedindo sinais para Deus? Ate quando você vai ficar chorando quando Deus fala que para que você seja forte e corajoso? Deus não precisa de muito, apenas que voce permaneça fiel. E outra, Deus não quer que você tente 'ajuda-lo'. Deus não precisa de uma mãozinha sua pra realizar a vontade Dele, Ele sabe como operar e quando operar. Ele tem o tempo Dele e o tempo Dele não é igual o nosso. É na hora certa, no dia certo que Ele vai realizar. Que sempre quando tentamos dar uma "ajudinha" pra Deus, acabamos retardando o tempo da promessa chegar (ele deu o exemplo de Abraão). Ele é um Deus que trabalha no silêncio. Você não precisa ver, apenas crer no que Ele diz. Nao no que os outros dizem, mas no que Ele diz...
      O tempo de espera é de Amadurecimento. Se ainda não aconteceu, é porque Deus está trabalhando em algo ainda e não é apenas em você que Deus vai trabalhar. Deus está trabalhando em outras coisas. Não queira tentar "ajudar" a Deus e pela sua pressa, acabar gerando um Ismael. Espere no tempo do Senhor e gere um Isaque!" Eu fiquei de boca aberta com essa pregação. Quando o culto estava terminando, o pastor apontou o dedo pra mim é disse "Irmã, durante a oração eu orei por você e Deus queimou no meu coração para te dizer que Ele está cuidando de você. Ele tem sondado o seu coração e você só precisa descansar seu coração no Senhor. Apenas isso. No lugar da sua vergonha, Deus esta te preparando Dupla honra, mas pra isso, você precisa descansar"...

      Excluir
    7. Eu nunca tive nenhuma revelação e nem acreditava nisso... Nunca falei com esse pastor nem com ninguém dessa igreja sobre o que eu passo. Sempre fico mandando mensagem pro meu ex ao menos para puxar assunto e não ser "esquecida" e sempre acabamos brigando. Ele é sempre grosso comigo... E quando o pastor disse que eu não precisava dar uma "mãozinha" pra Deus, me veio isso na cabeça. Que eu nao devo mais ficar mandando mensagens, mas apenas orar... Continuar orando. Porem quanto mais eu oro, mais pessoas vem me dizer que não é de Deus, que devo parar de orar... Que o término foi livramento... E isso me leva a realmente crer que não tem mais jeito, principalmente pela forma com a qual ele me trata... Não sei se ele já esta com alguém nem nada... E isso me angústia tanto... Mas sempre que eu vou na igreja, SEMPRE, a pregação é sobre esperar o tempo de Deus e perseverança...
      Porém eu estou num ponto, onde mesmo eu querendo muito ver essas coisas restauradas ou ao menos ser perdoada por ele e podermos ficar bem (sem essa raiva imensa que ele tem de mim), eu não acredito mais que seja possível.

      Excluir
    8. Não me acho mais digna por todas as coisas que eu já fiz e porque a cada dia, essa situação apenas piora. Todas as pessoas que vem me dizer que não é mais de Deus para mim, são evangélicas sabe? Aí eu fico pensando que talvez seja resposta de Deus de que Ele realmente não está mais nisso... Mas em todos os cultos, vem coisas diferentes através da pregacao... Não sei se estou certa em continuar achando que não tem mais jeito e que devo de uma vez por todas parar de orar, ou se devo permanecer... Estou aflita em meio a tantas vozes porque sempre quando eu oro, apresento isso a Deus, eu fico lembrando das coisas que ele me fala, da maneira como me trata... Antes ele me tratava como um princesa. Me respeitava e hoje, me trata como lixo... E tudo isso realmente me faz pensar que não tem mais jeito... Não sei se devo crer contra tudo o que tenho visto ou se não devo deixar isso me parar..

      Excluir
    9. Eu quero muito a vontade de Deus em minha vida. Ja disse para Deus que se Ele não estiver mais nesse sentimento, que Ele pode tirar tudo do meu coração...
      Eu não quero me guiar pelo meu próprio sentimento ou desejo... Quero seguir no que Deus quer pra mim e nao no que eu mesma quero sabe? E eu nunca passei por nenhuma onde eu não deveria fazer nada, não tomar nenhuma atitude, apenas orar... Nunca experimentei isso e me assusta...
      Nao quero insistir em oração se isso não for o que Deus quer. Nao quero criar expectativas e não for os planos de Deus e eu me frustrar la na frente. Da mesma forma, não quero parar de orar se Deus estiver mandando eu continuar. Me sinto sozinha nisso porque não posso conversar com ninguém, pois todos são contra. E são pessoas evangélicas que falam que Deus não está nisso. Que foi livramento...
      E desculpa escrever tanto, mas eu realmente precisava falar tudo isso

      Excluir
    10. Minha cara

      Seu depoimento foi longo, mas importante porque deu para que eu adquirisse uma percepção mais clara do seu caso.

      Você fala de muitos temas diferentes no seu depoimento. Vou tentar separar os temas para poder responder de forma mais efetiva.

      Primeiro, o caso da oração pela rapaz. Não há dúvida que você deve orar por ele: pela sua salvação, pela sua permanência na fé, etc. Quem quer que fale algo diferente para você não está de acordo com a Bíblia. Simples assim.

      Agora, a questão real é outra: você deve continuar a orar pelo restabelecimento da relação de vocês? Se essa é a sua vontade, sim, sem dúvida. Até pelo menos o momento em que o próprio Deus diga para você parar. E repare bem: quem deve mandar você parar é Deus. Ninguém mais.

      E aqui entro no segundo tema: você parece dar importância demais ao que outras pessoas falam. E esse tipo de postura acaba trazendo confusão.

      Você pode e deve ter algum líder espiritual, para lhe dar conselhos. Pode ter também ter uma ou duas confidentes, para desabafar. Mas sobretudo deve aprender a ouvir diretamente de Deus. E por não conseguir fazer isso com clareza, você acaba ouvindo mesmo quem está em torno.

      A terceira coisa é o erro de ter colocado pressão sobre seu ex-namorado para aprofundar logo o caminho espiritual dele. Isso foi um erro.

      Esse tipo de atitude nunca é boa e nem é bíblica. Infelizmente muita gente cai nessa armadilho na aflição de ver a pessoa amada crescer na fé. E essa atitude, mesmo bem intencionada, pode acabar tendo efeitos ruins, como aconteceu no seu caso.

      Cada pessoa tem sua trajetória espiritual. Umas vão depressa, outras bem mais devagar. E não há forma certa ou errada e sim a maneira de cada pessoa.

      Aprenda essa lição para o futuro da sua vida. Esse erro custou a você um namoro que era importante.

      Espero que Deus abençoe você.

      Abs

      Excluir
  82. Oi, a paz! Foi bênção encontrar esse blog. Na sua opinião quando Deus nos fala algo e confirma através de um profeta e a pessoa não quer, você acha que Deus fará acontecer a vontade dele ou ele dar a benção pra outra pessoa? Outra pergunta, tive a experiência de ir em uma adivinha ele me revelou o que aconteceu comigo e me fez previsões, com uns meses me converti e Deus usou uma profeta que teve uma visão, praticamente o que a adivinha tinha me dito. Como isso é possível Vinícius? Realmente tudo, mas em outras palavras... o que acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nos deu livre arbítrio. Ou seja, podemos escolher fazer ou não aquilo que Deus nos pediu. E se não fizermos sua vontade, podemos perder a benção atrelada aquele pedido de Deus. A Bíblia está cheia de casos assim.

      Quanto ao caso da adivinha, é simples de entender. Aliás, há um caso bíblico como esse, quando Saul consultou a médium de En-Dor.

      O Inimigo também tem poder: ele ouve o que as pessoas falam, sabe como elas se comportam, etc. Portanto, não é de se estranhar que ele possa passar mensagens importantes através de uma adivinha. Mas ela fará isso tentando tirar a pessoa do caminho certo. Tentando afastar a pessoa de Deus. Essa é a diferença fundamental.

      Abs

      Excluir
  83. Boa noite a paz meu querido irmão, eu amo uma garota..ela não gosta de mim mais através da oração eu posso consegui-la? Todo dia eu peço a deus crendo q um dia ela será minha esposa.entao irmão vinicius é possível ?? Deus concede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro

      Sua pergunta é muito boa. E ela mistura dois assuntos. O primeiro é a vontade de Deus atender seu pedido. E a resposta para essa primeira questão é clara: sim, Deus atende pode atender seu pedido, desde que você tenha fé verdadeira e seu pedido esteja de acordo com a vontade d´Ele (o que é óbvio).

      E é aí que entra a segunda parte da sua pergunta. Você precisa entender que a garota também tem direito a ter sua vontade respeitada. Ela também tem livre arbítrio dado por Deus. E Deus não vai passar por cima da vontade dela (assim como não passa por cima da sua vontade).

      Portanto, se for da vontade de Deus, Ele pode atender você. Ele pode até trabalhar o coração da moça para que ela passe a ver uma relação com você de forma favorável. Mas Deus irá sempre respeitar a vontade dela.

      Abs

      Excluir
    2. obrigado irmão Vinicius que Deus te abençoe!!

      Excluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Irmão Vinicius,a paz,então sobre aquele assunto que você tirou minha dúvida em relação a garota que amo,agora eu quero a confirmação de Deus,como eu posso alcançar a confirmação dele?

    ResponderExcluir
  86. Meu caro

    Ore muito. Ore sempre. E peça a Deus para falar com você.

    E sempre peça confirmação de qualquer mensagem que você imagine ter recebido por outra fonte (por exemplo, se você achar que Deus falou na sua mente, aguarde confirmação de uma pessoa que não saiba de nada e fale com você sobre essa mesma questão).

    Abs

    ResponderExcluir
  87. Oi Vinícius me ajude numa questão: você acredita que Deus tem planos de casamento na vida das pessoas? Assim que Deus escolhe as pessoas e faz elas um dia se encontrarem e casar? E você acredita que Deus nos revela ou mostra pra outras pessoas que estavam orando por uma confirmação? Porque vejo pastores dizer que Deus não é santo casamenteiro e nem se mete na vida sentimental de ninguém, mas nossa vida sentimental é mais importante do que a vida financeira e menos do que a vida espiritual pq Deus não se importaria com isso? Quando Deus que casar duas pessoas é união de propósitos tipo um ministério na vida deles ou pq somos predestinado a tal pessoa mesmo. São muitas perguntas, mas se puder me responde por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta é muito boa: toca numa questão muito importante. E começo a responder pela parte mais fácil: não acredito que Deus predestine duas pessoas a se casarem pois não acredito em pré-destinação. Até porque tal conceito vai muita além do casamento em si e envolve coisas muito mais importantes como a salvação (se a pre-destinação for aceita, alguns estariam pré-destinados a serem salvos e outros não).

      Deus nos deu o livre arbítrio e como tal o direito à escolha. Se Ele nos obrigasse a casar com alguém escolhido por Ele, estaria nos impedindo de exercer nosso direito de escolha.

      Agora, acredito sim que Deus pode dar um "presente", colocando no caminho de um rapaz (ou de uma moça) alguém que lhe vai fazer feliz. Agora, cabe ao destinatário(a) do presente aceitá-lo e trabalhar para tornar essa possível relação numa realidade - cada um precisa fazer sua parte.

      O exemplo do "presente" acho que caracteriza bem a situação. Deus não prometeu que tem um(a) escolhido(a) para cada jovem. Esse tipo de declaração é comum em várias igrejas e isso simplesmente não tem base bíblica. Não há qualquer promessa nesse sentido.

      Mas, Ele pode sim decidir encaminhar, dar uma orientação, como Pai amoroso que é.

      Finalmente, quanto à declaração que "Deus não é santo casamenteiro", penso que há algo de verdade nela: Ele nunca se colocou dessa forma na Bíblia. Mas por outro lado afirmar com segurança que Deus não irá intervir nesse tipo de assunto, é limitar Deus. É dizer para Ele o que pode ou não fazer. E Deus simplesmente não aceita cabresto de ninguém.

      Abs

      Excluir
  88. Boa tarde irmão vinicius então,Sempre pedi para Deus uma namorada..na minha infância hoje tenho 16..praticamente eu pedi quando tinha uns 13 12...mas então já gostei de várias pessoas...mas descobri que foi apenas como eu posso dizer..apenas ''encanto'' Foi algo surreal... então chegou uma família na minha igreja:mãe,pai,filho e filha..Irmão não vou mentir pro senhor quando eu olhei para ela senti algo que nunca senti antes na minha vida..eu tenho consciência das coisas...o que sinto é amor.. e ela não gosta de mim.. isso ela me dizer há alguns meses..mas eu que puxo assunto com ela..então irmão só tenho olhos para ela se eu pedir para Deus ele me concede ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa esse ''pessoas'' são meninas irmão kk (:

      Excluir
    2. Caro Guilherme

      Talvez você não goste de que eu diga isso, mas você tem apenas 16 anos. Acredite em mim, sua vida amorosa está apenas começando. Muita coisa ainda vai acontecer.

      Não estou dizendo que você não goste de verdade dessa menina e sim que você vai mudar muito nos próximos anos e seus sentimentos vão mudar também. E isso nada tem de errado. É natural.

      Quanto a Deus conceder o que você pede, sim é possível. Se Ele achar que isso é a coisa certa, pode conceder sim. Agora, você precisa lembrar que a menina também tem livre arbítrio - direito de escolha - e Deus não vai passar por cima disso. Ou seja, Ele não vai obrigá-la a fazer o que não quer.

      Se essa é a sua vontade, continue orando. E não se esqueça de fazer sua parte - trate-a bem, com atenção e carinho. Mulheres gostam disso.

      Abs

      Excluir
  89. boa tarde vinicius hoje tive uma experiencia sobre ouvir DEUS falar e ai veio a duvida,sera que realmente foi DEUS ou algo da minha mente,apos ler o seu texto fiz os testes passei em tres rsrs,no quesito em que se confirma a questão atravez de alguem nos respondendo ainda nao aconteceu foi hoje de manha,eu pedi deus que se fosse dele que eu recebesse uma ligação mas a ligação não aconteceu e possivel que não seja?ou esta confirmação ainda pode vir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ansiedade numa situação dessas é natural. A pessoa acha que ouviu Deus e quer uma confirmação de imediato. Mas lembre-se que o tempo de Deus não é o seu tempo.

      Portanto, continue a orar pedindo essa confirmação e aguarde com tranquilidade. E toque sua vida normalmente, como se nada tivesse acontecido. Quando a confirmação vier, se vier, aí sim leve em conta a mensagem que pensa ter recebido. Se não vier, sua vida já tinha mesmo continuado normalmente e não houve prejuízo maior.

      Abs

      Excluir
  90. Boa tarde,

    Minha ex namorada terminou comigo depois de termos caído. Mas a razão que ela trouxe para mim, foi que Deus falou pra interromper. Eu já pedi perdão a Deus e estou certo que não errarei mais. Pois o que desejo é casar e antes disso não terei namoro como antes. Ela diz que se Deus falou interromper é para sempre porque Deus não retrocede. Eu acredito que uma vez cessando o pecado e gerando arrependimento Deus perdoa e pode aprovar depois que estivermos sarados e em santidade, apesar de pagarmos pelo pecado. Ela diz que Deus não tem eu para ela e nem ela para mim. E disse que ouviu profecias para entender assim. Orando a Deus tenho entendido a necessidade de perseverar na fé, focar mais em Deus como nunca estive. E nesses momentos entendo que Deus pode vir a mudar a situação se for do seu querer. Peço que seja feita a vontade de Deus, mas também peço que Deus sonde meu querer e me diga se agrada de nossa união. Pela palavra que leio, pelas orações, pela fé que Deus perdoa o arrependido não desisti e espero no Senhor que ele venha abençoar. Mas se não for da vontade dele que ele venha trazer outra resposta. O que fazer: seguir o que ela diz ou entregar minhas orações ao Senhor e pedir respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro

      Deus pode voltar atrás? Pode sim. E há um caso na Bíblia que prova isso: leia Isaías 38:1-22. O profeta trouxe a mensagem de Deus para o rei Ezequias que ele ia morrer. O rei se arrependeu, orou a Deus e Deus mudou sua sorte, acrescentando quinze anos à vida dele.

      Portanto, se você entende ter pecado e se arrependeu sinceramente, Deus pode mudar sua sorte. Não tenho qualquer dúvida disso.

      Agora, no caso em questão, a atitude da sua ex-namorada não é a postura de uma mulher apaixonada. Se ela estivesse mesmo apaixonada por você, a atitude dela seria fazer tudo para ficar junto. Ia revirar a Palavra de Deus para encontrar algum versículo que apoiasse o fato de vocês ficarem juntos. Mas não é isso que ela está fazendo. Muito ao contrário.

      Ela tem dado um monte de justificativas para não ficar junto de você. E quando a gente quer encontrar justificativas, acaba encontrando.

      Não acredito em absoluto que Deus iria separar vocês porque fizeram sexo antes de casar. Isso ocorre em todos os lugares, todos os dias, com um monte de gente. Não é motivo.

      Pode ter certeza que há outra coisa acontecendo nos bastidores dessa história e as profecias, a culpa, etc, são apenas desculpas para que ela poder fazer aquilo que queria ter feito mas não tinha coragem de assumir. Daí as desculpas.

      Lamento te dizer isso, mas é o que penso. E acho que você deve decidir o que vai fazer a partir desse entendimento: o que há são desculpas mascarando algo maior que está por trás de tudo.

      Abs

      Excluir
    2. Obrigado, vou aguardar no Senhor.

      Excluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Irmão vinicius,eu amo uma garota da minha igreja e todo dia antes de dormir eu peço confirmação a deus se é ela..ultimamente eu estou pedindo que me desse confirmação pelo sonho..mais ai eu vi uma amiga da minha igreja dizendo pra mim que me amava..e já é a segunda vez q sonho com ela..mas não estou sabendo interpretar o sonho..me ajuda irmão vinicius estou em dúvida :( obs:ela disse que me amava no sonho..e deu para entender tudo oq ela falou..só q o outro sonho q tive com ela eu não consegui entender..mas eu amo outra menina vinicius..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro

      Em primeiro lugar, você precisa entender que sonhos nem sempre são mensagens de Deus. Na esmagadora maioria das vezes, sonhos são formas do nosso inconsciente manifestar desejos, percepções, etc. E quase sempre essas manifestações em sonho não são claras, diretas. Costumam ser simbólicas. Por exemplo, se você tem muita raiva de uma pessoa, não vai sonhar que está a punindo pois a censura dentro de você não deixa. Assim, é possível que você sonhe com outra pessoa (um símbolo para você mesmo) punindo quem você tem raiva.

      Dito isso, vamos voltar ao seu caso. Não acho que os seus sonhos são manifestações de Deus e sim marcas do seu inconsciente. Eu não tenho dados suficientes para dizer com certeza o que se passou, mas vou levantar duas hipóteses aqui. Por exemplo, pode ser que você tenha percebido, sem se dar conta conscientemente, que sua amiga gosta de você. Talvez as atitudes ou as expressões faciais dela demonstraram isso. E aí o sonho vem falando dessa questão.

      Outra possibilidade é que sua amiga, no sonho, represente a moça de quem você gosta de fato. E essa amiga disse no sonho aquilo que você gostaria de ouvir da sua amada.

      Pode até ser outra possibilidade, diferente dessas duas.

      Resumindo, se você gosta da moça, continue pedindo a Deus que abra o coração dela. Trate-a bem e espere enquanto julgar que vale a pena.

      Quanto à sua amiga, não se surpreenda se ela fizer algum movimento mais claro para mostrar interesse em você e você precisará definir o que fazer a respeito dela.

      Abs

      Excluir
  93. Irmão Vinícius tive um sonho que eu estava em uma determinada cidade e eu perguntava para uma pessoa lá que lugar era aquele, e enquanto ela me dizia eu pensava, amanhã quando acordar vou pesquisar no Google este lugar. E no outro dia pesquisei e realmente esse existe nossa fiquei impressionada pq nunca ouvir falar dessa cidade nem em jornal, porque eu moro no norte e essa cidade e do sudeste. Você acha que foi algo que Deus me mostrou ou foi apenas sonho mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E difícil responder apenas com base nessas informações. Agora, se tiver sido Deus falando, há um propósito - Ele não fala apenas por falar.

      Assim, a melhor forma de tirar sua dúvida é pedir confirmação a Deus - que deve ser feita por outra forma que não seja outro sonho seu. Peça também que se a confirmação vier, que seja esclarecido o propósito desse sonho.

      E siga com sua vida normalmente. Se nada acontecer, você terá certeza que foi apenas seu inconsciente falando.

      Abs

      Excluir
  94. Deus fala conosco como Ele quer!!! E se revela de maneira particular aos seus filhos, através de sonhos, sim! Ele não mudou! Se falou ontem, pode falar hoje e amanhã. É claro que a revelação de Deus já nos foi dada e está completa: a BÍBLIA; e que Deus não precisa mais aparecer em sonhos para transmitir sua mensagem (tirar ou por). A bíblia é taxativa quanto a isso. Mas uma coisa é certa: se Deus quiser falar com uma pessoa em sonho hoje em dia, a Sua mensagem será perfeitamente clara e de acordo com a Sua Palavra. Deus não fará confusão! E mais: não existe NADA na bíblia dizendo que Deus NÃO POSSA mais falar com seus filhos hoje em dia, através de sonhos. São experiências particulares e íntimas de cada um com o Criador. Vejam o avivamento que está acontecendo no mundo islâmico: Jesus aparecendo em SONHOS, dizendo: "arrependei-vos!", "siga-me!", "porque persegues meu povo?" etc.
    JOEL 2:28 profetizou 400 anos a.C.: "e há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão SONHOS, os vossos jovens terão visões"; sendo que o apóstolo Pedro citou o mesmo texto do Profeta Joel em Atos 2:17-18;
    JÓ 33:15-16 diz: "em SONHO ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução".
    Mas muito cuidado, pois a bíblia nos adverte sobre os falsos sonhos. É melhor obedecer o que está em Eclesiastes 5:7: "em meio a tantos sonhos absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus".

    ResponderExcluir
  95. Encontrei esse blog e confesso que preciso de ajuda porque as vezes sinto estar ficando maluca. Há 3 semanas descobri que o meu marido com quem fui casada por 9 anos está de casamento marcado para o mês que vem, ele já estava com essa garota a quase 3 anos e eu sem querer descobri através de uma rede social (o mesmo dizia não ter nenhuma) tudo veio a tona e ele saiu de casa. Minha vida parou naquele momento, confesso que passei uns 8 dias sem nem ao menos tomar água, só chorava e orava... nessas orações eu sempre pedia para Deus restaurar meu casamento. De repente do nada senti um alivio no meu coração e me levantei da cama, mas o estranho é que depois disso parece que ouço meu coração me dizer em cada batida "ele vai voltar" ouço isso dia e Noite, parece ser meu pensamento mas não é... qualquer coisa que eu faça eu ouço "ele vai voltar". Por favor gostaria muito de saber suas opiniões. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara

      Entendo seu sofrimento - deve ser realmente difícil. Mas preciso ser sincero, caso contrário não me será possível ajudar você.

      Em primeiro lugar, é muito comum nesse tipo de situação a pessoa misturar sua vontade pessoal com aquilo que Deus possa estar falando. É difícil mesmo separar essas coisas. É por isso que se torna preciso pedir confirmação.

      Eu explico bem no meu texto como fazer isso. Essa confirmação precisa vir de pessoa diferente de você, de preferencia alguém que não conheça de perto o seu caso e não possa ter sido influenciada pelo seu sofrimento.

      Essa confirmação pode chegar, significando que seu marido sim vai voltar e você está recebendo uma mensagem de Deus. Como também pode não vir, significando que é sua cabeça que está criando essa impressão.

      Agora, até que essa confirmação chegue, procure tocar sua vida para frente, por mais doloroso que isso seja. Até porque tal confirmação pode não chegar. Sei que é duro dizer isso, mas essa é a realidade.

      Agora, você também deveria pensar bem se é razoável querer de volta um marido que manteve um caso de três anos com outra mulher. E fez você de boba, pois foi isso que aconteceu. Você merece muito mais. Merece ser tratada melhor.

      Você poderia argumentar que ele pode se arrepender. Sim, isso sempre é possível, mas não há qualquer sinal desse tipo de mudança nele. Tanto que ele saiu de casa.

      Deus pode mudá-lo? Sim pode, mas lembre-se que todos temos livre arbítrio, isto é direito de escolha. Inclusive para escolher o que é errado. E seu marido tem esse direito.

      Em outras palavras, para mudar é preciso querer - Deus não vai obrigá-lo a nada. Não é assim que o Espírito Santo age. Não tenho certeza se seu marido tem essa vontade.

      Concluindo, minha sugestão para você é orar muito, esperar confirmação, mas sobretudo continuar com sua vida como se essa confirmação não viesse a acontecer. Não é fácil, mas esse é o caminho que resta a você nesse momento.

      Espero ter ajudado. Abs

      Excluir
  96. Encontrei esse blog e confesso que preciso de ajuda porque as vezes sinto estar ficando maluca. Há 3 semanas descobri que o meu marido com quem fui casada por 9 anos está de casamento marcado para o mês que vem, ele já estava com essa garota a quase 3 anos e eu sem querer descobri através de uma rede social (o mesmo dizia não ter nenhuma) tudo veio a tona e ele saiu de casa. Minha vida parou naquele momento, confesso que passei uns 8 dias sem nem ao menos tomar água, só chorava e orava... nessas orações eu sempre pedia para Deus restaurar meu casamento. De repente do nada senti um alivio no meu coração e me levantei da cama, mas o estranho é que depois disso parece que ouço meu coração me dizer em cada batida "ele vai voltar" ouço isso dia e Noite, parece ser meu pensamento mas não é... qualquer coisa que eu faça eu ouço "ele vai voltar". Por favor gostaria muito de saber suas opiniões. Grata

    ResponderExcluir
  97. irmão vinicius a paz,hoje tenho uma pergunta. então sou evangélico,amo uma menina ela tem 13 e eu 17 já pedi a confirmação de deus,to esperando..mas todo dia eu oro e digo ao senhor:Pai,é com ela que eu quero cumprir seu propósito na terra,é com ela pai..bom mas no começo do ano ela disse q n gostava de mim...mais eu amo ela demais vinicius
    e creio q através da minha fé,da minha perseverança deus vai nos unir..eu amo ela de verdade vinicius e quero saber a sua opinião,Deus,ele vai me ajudar não vai? e vai me mandar um sinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro

      Lamento ter que dizer isso mas você é muito jovem. Ela então está apenas começando apenas sua adolescência. Portanto, acho cedo para você falar dessas coisas. Acredite em mim, você vai mudar bastante e ela mais ainda.

      Agora, falando em tese, qualquer rapaz pode sim pedir que Deus o ajude a conquistar o coração de uma moça. Se for da vontade de Deus, essa ajuda pode sim vir. Mas nunca se esqueça que a moça também tem direito a escolha e Deus não vai forçar nada. Não vai tirar o livre arbítrio dela. No final, vai depender em muito da vontade dela.

      Abs

      Excluir
  98. Olá Boa Noite , Eu Orando , Rapidamente Me Passou Na Mente Que Uma Irman Que Tenho , Fez Algo de Macumba Pra Destruir Meu RELACIONAMENTO ..
    Eu tava orando pra quebrar coisas ruins , pois minha esposa me deixou do nada , e nao consigo arrumar emprego .. do nada me passou pela cabeça que ela fez isso .. será aviso divino? meu whats 85984011609

    ResponderExcluir
  99. esclareceu minhas duvidas, obrigadoo

    ResponderExcluir
  100. Olá Boa Noite , Eu Orando , Rapidamente Me Passou Na Mente Que Uma Irman Que Tenho , Fez Algo de Macumba Pra Destruir Meu RELACIONAMENTO ..
    Eu tava orando pra quebrar coisas ruins , pois minha esposa me deixou do nada , e nao consigo arrumar emprego .. do nada me passou pela cabeça que ela fez isso .. será aviso divino? meu whats 85984011609

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro

      Existem sim ações de pessoas mal intencionadas que chamam forças do mal para prejudicar seu próximo. Não sei se esse foi o caso, mas tal tipo de coisa existe sim.

      Agora, a Bíblia nos diz que temos poder, através da ação do Espírito Santo, para enfrentar o mal chamado sobre nós. E isso se consegue através de oração e jejum. Quando a pessoa não tem forças para fazer frente ao ataque sozinha, pode e deve pedir ajuda aos seus irmãos na fé.

      Em paralelo, gostaria de propor uma reflexão para você. Você disse que sua mulher o deixou do nada, mas isso quase nunca é um fato real. Sempre há motivos. Na verdade, você é que não conhece os motivos dela, indicação que o casal não tinha diálogo.

      Não estou afirmando que ela tenha tido razão para fazer o que fez, pois não conheço o caso, mas sim que ela tem suas motivações. E você precisa entender qual são.

      Portanto, sugiro que você pergunte para ela e somente ouça, nessa primeira conversa, sem se preocupar em responder e se justificar. Você poderá fazer isso numa segunda conversa depois de refletir sobre o que ela disse.

      Conhecer as razões dela será um primeiro passo importante para reconciliação do casal.

      Abs

      Excluir