quinta-feira, 7 de agosto de 2014

COMO DEMONSTRAR AMOR AO PRÓXIMO

Há muitas formas de demonstrar amor ao próximo. Algumas, como a caridade e a misericórdia, são bem conhecidas, mas outras acabam passando meio despercebidas. 

Gostaria de discutir aqui cinco formas importantes de demonstrar amor ao próximo:

1) Ouvir
As pessoas tem cada vez menos tempo e disposição para ouvir os outros. Por exemplo, o marido ocupado pode achar que a esposa perde muito tempo contando todos os detalhes do que aconteceu na sua vida ao longo do dia. Ou ainda pode ser que o chefe pense não ter tempo suficiente para ouvir as "bobagens" dos subordinados. E assim por diante.

Jesus sempre teve disposição e dedicou tempo para ouvir os outros, mesmo aqueles que eram contra ele, como os escribas e fariseus. E ouvia as pessoas exatamente porque as amava - Ele investia seu tempo nelas. 

E é isso que devemos fazer. O ato de ouvir atentamente, por si só, já é uma forma de afirmar para a outra pessoa que ela é importante.

2) Respeitar
A falta de respeito é um problema muito comum. E pode haver várias causas para isso. Por exemplo, o excesso de intimidade, como ocorre depois de vários anos de casamento. Outra causa é o desnível social: as pessoas com nível social mais elevado muitas vezes olham para as de nível inferior com falta de respeito, pois lá no fundo se acham melhores.

A Bíblia ensina que cada ser humano é digno de respeito por carregar em si o sopro da vida dado por Deus - é exatamente esse ensinamento que deu origem ao conceito de "direitos humanos". Portanto, não há como amar de fato sem respeitar. 
 
3) Orar
Orar pelas outras pessoas - interceder pelos seus problemas junto a Deus - é prova de amor. E fazer isso, quando se tem os próprios problemas batendo à porta, é prova ainda maior.

Nunca perca uma oportunidade de ajudar os outros através da oração. Nunca deixe que seus próprios problemas tornem você insensível aos que estão à sua volta. 

4) Compartilhar

É comum que as pessoas compartilhem seus problemas umas com as outras. Mas muito menos comum é compartilharem as coisas boas. 


Por exemplo, muitas pessoas resolvem reservar para si mesmas e aqueles poucos(as) a quem amam os bens que conseguiram amealhar - dinheiro, casa de praia, etc. 

Outras pessoas se recusam a compartilhar os seus conhecimentos. Por isso é comum nas empresas que determinadas coisas somente sejam conhecidas por algumas poucas pessoas, que guardam essas informações zelosamente para manter seu "poder". Também é comum tentar manter para si mesmo(a) as informações que podem gerar vantagens, como a referencia das lojas onde é possível fazer compras a preço baixo (se a notícia se espalhar, outras também vão querer aproveitar e os preços vão acabar subindo). 

Dividir o próprio tempo com aqueles que precisam - de um conselho, de ajuda física, etc - é outra forma de demonstrar amor. Deixar o próprio conforto ou interesses por colocar à frente os outros(as) é prova fundamental de amor. Mas infelizmente isso é pouco comum - é mais fácil conseguir que as pessoas doem dinheiro do que seu tempo à obra de Deus. 

E nunca esqueça que o outro nome que damos para quem guarda apenas para si e uns poucos queridos aquilo que tem de bom é simplesmente egoismo.

5) Reconciliar-se
Perdoar e reconciliar-se são coisas diferentes: o perdão pode vir sem reconciliação e às vezes é necessário que seja assim. 

Mas aquelas pessoas que têm capacidade de perdoar e realmente deixar para trás aquilo que as magoou, retomando o relacionamento em bases zeradas, demonstram enorme capacidade de amar. Afinal, reconciliar-se é muito mais difícil do que apenas perdoar.

Ouvir, respeitar, orar, compartilhar e reconciliar-se são formas bem avançadas de demonstrar amor pelo próximo. E ter capacidade de exercê-las é sem dúvida indicação de grande maturidade espiritual.

Com carinho

Um comentário: