quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

E QUANDO A BÍBLIA CONTRARIA O BOM SENSO?

                "...não se ponha o sol sobre a vossa ira"
                Efésios capítulo 4, versículo 26


Acho que o versículo acima é bem conhecido – pelo menos é citado com frequência. Nele o apóstolo Paulo dá um valioso conselho: as pessoas não devem deixar passar muito tempo antes de tentar reconciliar as diferenças que as separam.

Mas isso contraria o senso comum. A sabedoria popular manda esperar primeiro as coisas serenarem - o tempo faria as pessoas ficarem mais flexíveis. Mas, segundo Paulo, isso é um erro. E nessa questão, portanto, a Bíblia contraria o senso comum. Quem está com a razão?

A Bíblia está certa e isso foi comprovado por estudo realizado quatro anos atrás, publicado pelo "Journal of Neuroscience". Nele foi analisado o comportamento de 106 homens e mulheres que foram dormir experimentando emoções negativas sobre determinada pessoa. E a conclusão foi que a passagem do tempo reforçou ou, pelo menos, preservou os sentimentos negativos. Ou seja, esperar para resolver as diferenças é ruim.

É claro que deixar a "cabeça esfriar" ajuda, pois ânimos exaltados impedem o pensamento claro. Agora, devemos aguardar apenas o tempo necessário para isso ocorrer. Só isso. Dormir com pensamentos ruins tende a piorar as coisas pois acaba cristalizando essas idéias. 

É exatamente por isso que temos dificuldade para dormir depois de ter uma experiência negativa com outra pessoa. De certa forma, é nossa natureza dizendo que isso não é o melhor caminho. Conclusão muito interessante.

Um comentário final: quando a Bíblia é confirmada, como nesse caso, a mídia não dá manchetes. Imagine o que teria acontecido se o estudo tivesse chegado à conclusão contrária! 

Com carinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário