terça-feira, 31 de março de 2015

A VOZ QUE GRITA NO DESERTO

João Batista foi um homem diferente do padrão: vivia no deserto, comia gafanhotos e mel silvestre. Vestia-se de pele de camelo, certamente uma roupa que não era elegante. Sua barba e cabelo não eram aparados com frequência. João não devia ser uma visão muito charmosa. Provavelmente sua aparência era até ridícula.

Ainda assim, Jesus disse que João Batista foi o maior dentre os homens (Mateus capitulo 11, versículo 11). Qual a justificativa para elogio tão grande?

A Bíblia conta que João veio para preparar os caminhos de Jesus: 
“...voz do que clama no deserto, preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas...Mateus capítulo 3, versículos 1 a 3
Portanto, o ministério de João deveria anteceder e preparar as pessoas para o ministério de Jesus, que viria depois. E João cumpriu sua missão, pregando o arrependimento - era só sobre isso que ele falava. E chamava as pessoas para serem batizadas, daí o apelido que ganhou ("Batista", isto é "Batizador").

Agora, o batismo de João não tinha o mesmo significado que o batismo cristão, aquele estabelecido pelo próprio Jesus. O de João significava arrependimento pelos pecados, enquanto o de Jesus significa mais, muito mais: morte, para a vida dominada pelo pecado, e novo nascimento, para a vida reconciliada com Deus. 

E João sabia que haveria diferença entre aquilo que ele pregava e a mensagem do Messias. E que o batismo pregado por Jesus seria mais importante (Mateus capítulo 3, versículos 11 e 12).
Mas não é possível aceitar Jesus como Salvador se a pessoa não tem consciência de que peca. Afinal, se não houvesse pecado, a obra de Jesus não seria necessária. Simples assim. 

Portanto, a mensagem que ajuda a pessoa a tomar consciência dos próprios pecados precede necessariamente o momento em que ela aceita Jesus (é convertida). 

João Batista foi o precursor de Jesus justamente porque pregou o arrependimento - para chegar até Jesus, as pessoas precisam primeiro ouvir a pregação de João Batista. É por isso que este homem tão estranho, coberto de pele de camelo, parecendo ter raiva de tudo e todos, sem amigos, foi tão importante na obra de Deus. Ele foi a voz que gritou no deserto e abriu os caminhos para o Messias. 
Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário