sexta-feira, 27 de março de 2015

ENTENDENDO DEUS ATRAVÉS DA MÚSICA

Como entender Deus em toda sua majestade e glória? Como explicar esse Ser tão diferente para aqueles que não acreditam?

Na verdade, é difícil falar sobre Deus porque as palavras humanas não foram desenvolvidas para descrevê-lo. Elas simplesmente não são suficientes para explicar um Ser tão magnífico, tão especial.

Para mim, a melhor forma de entender Deus é pensar na música. Ela funciona a partir de melodia, ritmo e harmonia e não através de conceitos racionais e, por isso, torna-se impossível descrevê-la com palavras. A música não é para ser compreendida pela razão e sim para ser sentida, isto é "vista" através dos "olhos" dos sentimentos.

E assim também é com Deus: Ele somente pode ser "visto" por nós com os “olhos” da fé, isto é através do nosso espírito, a centelha divina que reside dentro de cada ser humano.

Tal como Deus, a música é muito poderosa. Tem poder até para mudar as circunstâncias das nossas vidas. Por exemplo, experimente assistir um filme de mistério ou de amor sem a música de fundo. O "clima" de suspense ou romantismo vai simplesmente sumir. 

A compatibilidade entre a música e Deus é tão grande que eles estão sempre juntos. A Bíblia nos diz que Deus “habita” no meio dos nossos louvores. E a música é parte muito importante em todo culto a Ele . 

Tenho para mim - essa é apenas uma opinião pessoal - que a boa música não é de fato criada pelo seu compositor. Ela já existe, criada por Deus. O compositor apenas é o primeiro ser humano a captá-la e trazê-la ao nosso conhecimento. Para mim, a Nona Sinfonia de Beethoven prova exatamente isso. Essa obra magnífica foi composta quando Beethoven já estava surdo - ele nunca ouviu a obra que compôs mas a captou através da sua mente. 

Concluindo, se alguém lhe pedir para você falar de Deus, comece dizendo: "pense numa música da qual gosta muito, que fez diferença na sua vida..." 

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário