domingo, 25 de outubro de 2015

A PAZ DE JESUS

[Disse Jesus:] Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não permitais que vosso coração se preocupe, nem vos deixeis amedrontar. João capítulo 14 versículo 27

No texto acima Jesus usou a palavra hebraica "shalom" que foi traduzida como "paz", mas essa palavra significa muito mais do que isso. Significa também harmonia, completude, bem estar e segurança. Refere-se a um processo, um movimento em direção a algo bom que faz o ser humano sentir-se bem, completo. 

Esse conceito amplo de "shalom" também é usado para caracterizar os resultados esperados da missão do Messias (Jesus) aqui na terra. Dai lhe ser atribuído o título de "Príncipe da Paz" (Isaías capítulo 9, versículo 6 e Miqueias capítulo 5, versículos 4 e 5).

Assim, a declaração que Jesus fez no texto citado acima tem grande importância. Sem dúvida essa mensagem foi bem entendida com clareza pelos discípulos, que conheciam bem a importância da palavra "shalom". 

Jesus falou muitas coisas importantes nessas poucas palavras. Começo notando que Ele falou da "sua paz", ou seja colocou-se claramente na posição de Deus, pois somente Ele pode trazer "shalom" completa. Somente Deus tem poder para isso.

Depois, Jesus explicou que a paz d´Ele é diferente da paz humana. A paz que vem dos seres humanos é apenas a ausência de guerra - uma trégua entre um conflito e outro. 

Na verdade, a mundo nunca teve paz completa, pois mesmo quando não há guerras maiores, aquelas entre grandes potências, sempre há conflitos regionais onde essas mesmas potências se enfrentam em busca de conquistas estratégicas - é isso que temos hoje no Afeganistão, Iraque, Síria, Palestina e outros mais.

Não podemos esquecer também as guerras econômicas, onde os países mais fortes subjugam os mais fracos através de controles financeiros, batalhas comerciais, etc. Somos também envolvidos em guerras políticos - o Brasil vive um momento onde os ânimos estão muito exaltados, com divisões profundas entre aqueles(as) que defendem ou são contra o atual governo. E assim por diante.

Em resumo, o mundo nunca tem paz de fato, apenas momentos maiores ou menores de trégua, de ausência de hostilidade aberta. Mas a paz de Deus, conforme Jesus disse,  é diferente: faz-se presente até mesmo em meio aos conflitos. 

Isso porque a paz de Deus está dentro das pessoas. Reside no seu interior. Tem a ver com suas crenças e valores pessoais e isso não é afetado pelas circunstâncias que vivem. Por exemplo, se elas têm fé (confiança) em Deus, acreditam que Ele cuida e vela por suas vidas, não vão se amedrontar nos momentos difíceis. Não vão desanimar nos momentos de dificuldade.

A paz de Deus não é dada da mesma forma como o mundo gera sua paz. A sociedade chega à paz conseguindo reunir as circunstâncias adequadas - por exemplo, a harmonização dos interesses básicos das potências. 

Trata-se de uma construção externa, de conseguir lidar adequadamente com as circunstâncias. Já a paz de Deus vem através da transformação interior das pessoas. Através da mudança da sua forma de ser e se comportar. Portanto, não depende das circunstâncias. A paz de Deus se faz presente apesar das circunstâncias. Foi isso que Jesus quis ensinar na declaração citada acima.

E Ele falou isso num momento em que preparava seus discípulos para o que haveria de vir - sua crucificação e um período de grande instabilidade política. Jesus estava lhes pedindo para não ficarem amedrontados com seu sofrimento e morte. Para não se deixar impressionar. Para aceitar sua paz e se sentir tranquilos, seguros e motivados para seguir em frente.

Acho que você não tem dúvida que precisa dessa paz na sua vida, assim como eu. Somente ela pode nos fazer viver de forma plena. E aí cabe uma pergunta: como alcançar essa paz?

O texto de João deu a resposta no versículo 26, imediatamente anterior àquele onde Jesus falou sobre a paz: Ele disse que isso é papel do Espírito Santo. Quando Ele se faz presente, a pessoa consegue mudar sua forma de ser, a ponto de conquistar e manter dentro de si a paz que só Jesus pode dar.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário